Cannondale Scalpel 2 2012 (Upgrade)

Rui Marçal

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Zanetti,

Está confirmado, nem chega às 1600grs. Scalpel é aquela máquina. Hoje deu-me cá uma esfrega na serra de Candeeiros, até fez Allmoutain e Downhill...
 

Gun_Hugo_Dale

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Rui, obrigado pela partilha do teu contacto, já sabes, se dia 11 DEZ 2011 puderes estar presente, serás bem recebido, bem como os teus amigos

Entretanto, vamo-nos deliciando com a tua máquina!!
 

ruipiu

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Rui, para ti e para os amantes da Cannondale,

O titulo do video diz tudo!...

Especial atenção para o "arrepio" que acontece no 1.14....

[video=youtube;XalCUaG7hBU]http://www.youtube.com/watch?v=XalCUaG7hBU[/video]

Acho que este video abre o apetite para o fim-de-semana!

Boas pedaladas
 
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Rui Marçal

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Fui mais acima, eu e 2 colegas com Giant. Saímos da Nazaré até São Martinho pela parte se serra mais interior. Alguma lama à mistura.

Depois viemos para cima pela parte do mar, muita areia à mistura mas fizemos quase tudo montados. Chegamos a andar nas dunas mais aí nem a descer conseguimos montar, lol. Foi só uns metros.

Foi muito fixe pois para cima foi sempre pelas arribas, passamos por sitios onde era proibido cair, tracks curtos mas de uma beleza que nem as fotos demonstram. Se quiseres vê aqui as fotos, das poucas que tiramos.

Já tinha dito que a Scalpel era menos confortável que uma FS. Isso ficou provado quando fiz o Festibike em andamento muito rápido e com o piso muito seco e duro. Mas já passei pelos Candeeiros e planalto de Santo António, mais umas voltinhas por aí e agora esta volta de 50km e cerca de 5h em cima dela. Nestas circunstâncias não é desconfortável, não é nenhum sofá mas está longe de ser desconfortável.

Já me queixei do barulho que os travões faziam, já solucionei o problema, basta limpar os discos com produto próprio para isso e o resultado é o silêncio absoluto durante muitos km. O problema é mesmo das próprias pastilhas da Avid que fazem um barulhão, modelo que não deverei voltar a comprar quando estas estiverem gastas.

Há malta com muitas dúvidas quanto aos 2 pratos pedaleiros ou 3? Tinha 3 e passei para 2 e aconselho. É mais fácil gerir as mudanças pois em grande parte do percurso em que subiamos e bem, na frente esteve em 80% das situações o prato pequeno metido. A preocupação é só passar atrás.

A avozinha é mais que suficiente no setup 39/26 e cassete 36/11 mesmo para as grandes paredes.

Ainda não tinha experimentado o desviador da frente e o traseiro com lama e muita, a ponto de se deixar de ver e as mudanças entraram sempre, nunca saltaram e com suavidade. Com o anterior Shimano SLX na frente isso não era assim, muitas vezes tive de parar e retirar a lama para mudar de mudanças. Atrás o XT por vezes ou entrava malta, ou saltava ou era tudo menos suave, aqui penso que a SRAM leva vantagem.

Também prefiro a relação de 1:1 da SRAM à situação de 1:2 da Shimano. Quero dizer que quando empurramos o manípulo para reduzir na Shimano passamos 3 mudanças seguidas e na SRAM passamos 5 o que é mais vantajoso em determinadas situações. Onde os singles que fizémos ao pé do mar eram um pouco rápidos mas tinham curvas sem visibilidade e muitas vezes seguidas de drops mas também paredes, quando apareciam de repente eram bom poder reduzir logo uma série de mudanças para começar a bombar.
 

Rui Marçal

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Dentro dos lubrificantes que se podem utilizar temos o Lubriplate GR-132 recomendando pela marca;
Há lojas a utilizar o Weldtite TF2 com lítio e até a BikeZone utiliza o Motorex Manitou Grease 101.


Não consegui no imediato encontrar qualquer um deles e então através das características deles optei por comprar o WD-40 Grasa de Lítio por ter todas as características de todos os outros.


Comprei em massa por um preço de 4,95€ e comprei também em spray por 7,75€.


Este é o material usado para a revisão das 25h.

http://desmond.imageshack.us/Himg819/scaled.php?server=819&filename=img7407ib.jpg&res=medium

Estas são as características do WD-40 Grasa de Lítio:

http://desmond.imageshack.us/Himg864/scaled.php?server=864&filename=img7401d.jpg&res=medium

Depois de retirar a roda, agora está mais simplificado pois não tem de se cortar as abraçadeiras. A Scalpel tem a segurar o foles que protege a suspensão 3 abraçadeiras com parafuso. A suspensão apesar de ter cerca de 50h de uso e ter andado à chuva e lama por diversas vezes ainda estava muito bem conservada, felizmente.

http://desmond.imageshack.us/Himg833/scaled.php?server=833&filename=img7404f.jpg&res=medium

Depois de limpa com papel de cozinha ou um pano que não deixe resíduos, apliquei o WD-40 em spray, para dentro da bainha à qual não temos acesso. Utilizei muito pouco para o efeito. Uma das características deste spray é que sai sobre pressão líquido e instantes depois fica solidificado como a massa.


http://desmond.imageshack.us/Himg716/scaled.php?server=716&filename=img7405q.jpg&res=medium

De seguida, calcei a luva para espalhar a massa nas guias onde correm as fitas de rolamentos. A massa não deve ser espalhada com os dedos.

http://desmond.imageshack.us/Himg402/scaled.php?server=402&filename=img7406q.jpg&res=medium

Não convém por muita massa. O aspeto final é este.

Finalmente puxei o fole para o sítio e antes de o apertar ainda pus mais um pouco de spray entre o fole e a bainha da suspensão só para reforçar mais uma fronteira contra a água e o pó.
E voilá, suspensão para mais 25h em 5 minutos.

Nota: o martelo não foi necessário desta vez e não se estragou qualquer componente da bike.
 

Rui Marçal

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Olá pessoal,

Venho aqui partilhar um spray que há malta que desconhece ou que dúvida da sua eficácia.

A Scalpel vai ficar amanhã com 1000km para fechar o ano com um nº redondo, mas, entretanto tive um furo à 150km atrás...

Foi um rasgo grande no pneu traseiro provocado por um vidro, penso eu e em alcatrão. Passo a vida no meio das pedras e furo em alcatrão, acontece.

O furo foi feio e era um rasgo de cerca de 5mm, o pneu ficou sem ar num minuto. Saco do spray anti-furo da marca Zéfal e aplico tudo. Começou a sair espuma pelo furo e pensei que não me safava. Acabei a lata e o pneu ficou bem cheio, duro como uma pedra, não foi necessário dar à bomba. Comecei a rolar rápido para ver se chegava a casa com ar, mas continuava a vazar e a mandar espuma pelo ar.

A determinada altura parou, cheguei a casa e ainda tinha ar no pneu. No dia seguinte confirmei a pressão e enchi bem o pneu com ar. O "remendo" manteve-se.

Agora, 150km depois ainda não vazou nada, o spray resultou muito bem.

O pneu em questão é um Kenda Nevegal 2.1 tubelesse e tinha líquido anti-furo que sai quando furei. O spray que utilizei é o Zéfal. Também já usei num colega o Btwin que tinha uma câmara de ar sem líquido e também resultou. Com o resto dessa lata meti num pneu da bike da minha filha com uma câmara de ar com 15 anos e está porreiro.



3 tipos diferentes de Spray.
 

Rui Marçal

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Estou tentado a trocar o meu sistema de travões, e, para isso conto com o Vosso apoio, conhecimento e experiência. Os candidatos a substituir os meus Elixir 9 são:

1- Avid XX World Cup;
2- Formula R1 Racing;
3-Hope Race Evo X2;
4- Magura MT8;
5- New Ultimate;
6- Shimano XTR.

Só estou a ponderar topos de gama. É para esta Scalpel, peso 75kg e costumo andar pela serra com descidas violentas. Tenho discos 160/140mm.

Digam de Vossa justiça pessoal.
 

Nimrod

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Se andas pela a serra com descidas violentas talvez seja melhor alterares os discos pra 180/160. Se gostares dos elixir 9, mas ou pelo peso ou pela potência de travagem, estiveres a pensar alterar, pds optar pelos xx, mas tb tens os magura, k têm um peso excelente, bem como potência e doseabilidade, tens os formula r1, k são muito bons, mas dps pecam pelo apoio técnico. Já tive más experiençias com travões hope, bem como amigos meus, os xtr são uma bocado comuns e pra mim nem estao no mesmo patamar dos xx, r1 e mt8, os new ultimate, nunca os vi ou testei mas por akilo k ouvi dão problemas e não são nada de especial, talvez ao mesmo nivel dos xtr. Pra mim seria entre os xx e os magura. Se comprares os xx procura tb comprar uns discos HSX, fazem a diferença.
 

Rui Marçal

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Obrigado Nimrod,

Quanto ao tamanho dos discos e como já tenho uns Hope flutuantes até agora não tive qualquer problema com o aquecimento deles nem perda de potência ou travagem...

Só os quero trocar por uma questão de peso, estética e continuar o upgrade que quero fazer à bike.

Já me disseram que os XX por vezes desferram, principalmente quando a bike fica de lado. Por outro lado já me disseram muito bem dos Hope. Os XTR já experimentei e adorei os travões, mas são os mais pesados do conjunto apresentado....
 
Viva
A hope tem uma nova versão dos race, com uns apontamentos em verde, que ficavam aí na tua bike a matar.
Eu tenho uns e são muito bons, nunca tive nenhum problema com eles nem nunca apanhei nenhum susto desagradável.
Marco Anileiro
 

Rui Marçal

New Member
Marco,

Na minha bike não matavam nada com pormenores em verde, porque ela é branca, preta e vermelha, lol.

Sabes dizer-me qual é a diferença entre os Hope Tech Evo M4, Race Evo X2, Race Evo M4 e Tech Evo V2?
 
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