Cannondale Rush 5 Lefty

jginja

New Member
Viva balzak,
relativamente ao filtro de ar após a respectiva lavagem tens duas opções:
- deixá-lo trabalhar a seco
- lubrificar com óleo
Tanto uma como outra é utilizada pela loja onde perguntei.
Tenho um amigo meu que utiliza a seco.
De qualquer das maneiras, o recomendado pela marca é utilizar um óleo "normal", como o utilizado nos filtros das motos. Não me indicaram nenhuma marca em particular. Desde que seja óleo para filtros de ar está perfeito.
Na minha opinião o filtro funciona melhor com óleo do que a seco, pois estando húmido apanha mais impurezas que venham do exterior.

Boas pedaladas
 

jginja

New Member
Tal como tinha já mencionado este sábado fui com a Rush à revisão das 30 horas. A loja à qual me dirigi foi a Loja das Bicicletas, em Lisboa.
Tinha combinado com o dono da loja aparecer logo à hora de abertura para deixar a bike.
Foi feita a revisão, verificação, lubrificação da Lefty e do amortecedor Fox. Não foram substituídos os O-ring's, nem da suspensaão nem do amortecedor. Estava tudo em boas condições.
A Lefty tinha uma pista a precisar de "reset", o que foi feito.
Por esta intervenção paguei 33,00 euros.

Fiz um "up-grade" à roda traseira. Instalei um pneu Bontrager:
- 600gr
- 2.2 (embora mais estreito do que o Continental Mountain King 2.2)
- tubeless ready
- 30,00 euros
- borracha mais mole nas laterais e mais rija no centro
07bo89758.jpg


Para já sobre o pneu posso dizer que:
- bons acabamentos
- fácil instalação no aro, apesar de ser uma colocação justa
- boa estanquecidade
- rola bem
- prefere uma pressão mais alta (no MK usava 35psi, agora parece melhor com 40psi)
- selante usado é o da Stan's No Tubes
- agarra bem a subir

Brevemente mais considerações sobre o pneu e sobre o comportamento da Rush.

Boas pedaladas
 

SEVEN7

Member
Boa análise jginja

Eu também tenho a felicidade de ter uma Cannondale Rush 5 Lefty.
Apenas tenho a dizer. 5 estrelas.

Seja a subir, seja a descer. Nunca nos deixa ficar mal.

Quanto ao levantar da roda da frente também sinto o mesmo... mas com um pouco de puxar o corpo para a parte da frente do banco, deixa de fazer esse levantar. Depois é dar força no pedal. Sobe lindamente.

GUR, Cannondale sabes que vale a pena.
Quando quiseres dar uma volta, combinamos e experimentas.
Sem dúvida que é uma bike que dá nas vistas.
Nem que seja pelo perguntar de toda a gente onde vou a provas e passeios: " Ó amigo onde está o resto da suspensão"...
lol

Boas pedaladas
SEVEN7
 

jginja

New Member
Viva,
estive no Festibike em Santarém, e aproveitei o facto de estar lá a Cannondale para colocar duas ou três questões sobre a manutenção da Lefty:
- Qual o melhor lubrificante para a Lefty?
Qualquer boa massa lubrificante, em spray ou mais consistente. Tem de ter boa resistência fisíca, à água, ás pressões de trabalho da suspensão. Caso a massa lubrificante seja muito consistente, muito espessa, pode usar-se um pouco de óleo de motor para a diluir um pouco. A consistência ideal será a de um iogurte sólido depois de bem mexido. Ficará suficientemente liquída para se entrenhar na zona das pistas e rolamentos e suficientemente espessa para não escorrer pela perna abaixo. O óleo a usar pode ser um qualquer. Não importa se é mineral ou sintético. O principal é diluir a massa lubificante.
Pode até aplicar-se as duas em simultâneo: a mais consistente para proteger a perna da oxidação e contra a água e a mais liquída para a lubificação das interna das pistas.
Mencionou uma da Park Tool:
det_PPL-1_2005729_2953.jpg

Park Tool's poly-urea lubricant was developed specifically for bicycle maintenance and repair. PolyLube 1000 has an extremely high shear strength to protect vital parts under extreme conditions. PolyLube 1000 also repels moisture and is compatible with conventional greases.
http://www.parktool.com/products/detail.asp?cat=82&item=PPL-1

- Filtro de ar. Que óleo usar?
Tal como já referi, deve lavar-se, deixar secar bem e depois humedecer com um óleo indicado para filtros de ar. Não se deverá deixar o filtro com óleo a mais.

Boas pedaladas
 

jginja

New Member
Viva pessoal.
Há algumas alterações na Rush. Por agora segue uma breve descrição das alterações feitas.
Logo que tenha uma opinião mais fundamentada da roda traseira (pneu+roda) e do guiador farei uma análise mais aprofundada.
As fotos da bike com os novos componentes serão colocadas esta semana.

- Travões Avid Juicy 5, a manete direita precisou de ser sujeita a uma pequena interveção, pois não estava a recuperar correctamente. Parecia que estava um pouco presa. Após uma desmontagem e limpeza o problema foi solucionado.
- Guiador, recto, 62cm, 5º de curvatura. Paguei 24,00 euros. Consegui assim manter a largura do guiador anterior e baixar 40mm na altura sem ter que mexer no avanço.
- Roda Traseira, aro Coda+raios Dt Swiss+cubo Dt Swiss Hugi 240s+pneu Bontrager
- Peso actual, 12,50kg

Boas pedaladas

Post Editado em 29NOV2009 17h53m
: o problema no travão direito continua. A recuperação da manete não está a 100%. Será ar no circuito? A confirmar.
 

jginja

New Member
Viva.
Algumas fotos com as alterações.
Devido ao facto do travão da frente estar na oficina, emprestaram-me um Shimano Deore. Mais suave, mais modulável, mas menos potente. Nos Avid mal se pressiona a manete toda a força bruta do travão pára o movimento. No Deore não. A distância de travagem aumenta. Contudo formam um bom casal no guiador.

Boas pedaladas

pbpic4346950.jpg

pbpic4346948.jpg

pbpic4346947.jpg

pbpic4346946.jpg

pbpic4346944.jpg

pbpic4346943.jpg
 

jginja

New Member
Obrigado HEADSHOCK.
A frente também não está muito alta. :mrgreen: :mrgreen:
O guiador, ou melhor, os punhos, baixaram 40mm na altura. Este decréscimo foi devido à mudança de um sobre-elevado para um recto.

Boas pedaladas
 

jginja

New Member
HEADSHOCK said:
Tu e que andas nela ,so um pouco alto ,como a classificas em termos de rigidez ?foi a unica que nao exprimentei ...

Humm... rigidez.
Vamos lá ver se consigo reunir as sensações e responder.
As rodas, na minha opinião, desempenham um papel fundamental no conjunto. As minhas não são leves. Atendendo ao facto que depois de equipado devo pesar entre os 80kg e os 83kg. Sem nada, peso 75kg.

No alcatrão, com o Pro-Pedal do Fox activado, e a Lefty bloqueada, a subir sinto que a bike a avança a cada pedalada. Não noto flexões na frente da bina, nem no triângulo traseiro. A única coisa que noto tem a ver com os pneus, as pressões são de 40psi atrás e 35psi à frente. Sinto algum "rolar" do pneu, mas não é falta de rigidez. Mesmo pedalando em pé na pedaleira grande não noto flexão nenhuma.

Em descidas técnicas, com pedra e regos é apontar, largar travão e segue a linha escolhida. Num ou outro pequeno degrau a descer ou quando levantamos a roda da frente por cima de um obstáculo e a roda traseira não salta, também não noto flexão nenhuma.
Em rampas inclinadas e curtas é chegar o rabo à frente, apertar os dentes e pedalar.
Acho que é uma bicicleta bastante rigída. Aproveita bem a força que se coloca nos pedais.

Espero ter respondido à tua pergunta.

Aproveito para fazer o "up-date" ao pneu Bontrager Jones XR da roda traseira:
- Com lama é para esquecer! Acumula lama nos tacos laterais e vai agarrando cada vez mais até que se torna impraticável rolar, pois a lama começa a entrar na corrente e desviador e não dá muita saúde à transmissão. Não liberta bem a lama. Aliás, não liberta de todo. Só sai quando a velocidade aumenta.
Fica muito entupido entre os tacos, provocando perda total de tracção em subida.
Em pedra lisa e seixos do tamanho de um punho não escorrega. Agarra bem.
O ponto negativo deste pneu é mesmo a lama mais tipo barro, para a qual não é indicado. Em piso compacto com alguma lama, relativamente liquída, rola bem. Uma ou outra escorregadela lateral, mas nada de grave ou importante.
Apesar do aspecto dos tacos, não é um pneu indicado para percursos com muita lama tipo barro.

Boas pedaladas
 

jginja

New Member
Obrigado pessoal.
De facto tenho-me divertido à grande desde que a comprei.
Provocou algumas alterações no meu panorama betetístico:
- voltei a andar em grupo
- tenho participado em passeios organizados
- conheci amigos novos
- perdi algum peso :mrgreen: :mrgreen:
Enfim, só coisas positivas.

Boas pedaladas
 

jginja

New Member
Viva. Impõe-se um up-date à Rush, pois após uma volta com lama decidi que não podia continuar com o mesmo jogo de pneus, sob pena de não ter uma condução segura e aprazível.
Assim sendo coloquei os seguintes círculos de borracha: :mrgreen:

- Roda da Frente: Bontrager Jones MudX 2.0 Tubeless Ready
Resumo:
- 30,00€ na Bikes Brasil, na Terrugem;
- instalação em aros normais com kit NoTubes;
- não consegui encher com bomba de pé alto. Foi necessário o compressor da estação de serviço e mesmo com compressor foram precisas algumas tentativas;
- não perdeu pressão durante a noite;
Em andamento:
- largura boa. Largo o suficiente e estreito quanto baste;
- rola bem;
- escoa bem a lama;
- uso 35psi, pois a largura a isso obriga.
- o facto de a borracha lateral ser mais macia do que a central ajuda ao comportamento do pneu.
- outras opções ponderadas: Geax Gato 2.1, Maxxis Medusa, Continental Mountain King 2.1

Análise
Fiquei satisfeito com o comportamento geral do pneu. Já o usei numa volta com alguma lama, piso seco e piso molhado. Em nenhuma ocasião senti a frente falsa ou a fugir, fosse em lama ou seco.
Em 45km que fez, não apresenta nenhum sinal de desgaste.
A condução sai um pouco prejudicada em piso de pedra solta, pois como a secção é estreita e a pressão alta, o comportamento fica mais seco, mas sem sacrificar os braços e/ou os antebraços.
Os tacos quadrados e não muito altos conseguem boa tracção e direcionalidade.
3270-7218-main-mudxpair-195.jpg


- Roda de Trás: Schwalbe Noby Nic 1.8 Tubeless
Resumo:
- 29,00 euros na Bicigal, Torres Vedras
- 1.8 é suficiente em pisos de lama
- mais pressão do que num pneu mais largo. Uso 45psi
- liberta bem a lama
- instalação em aros normais com kit NoTubes;
- não consegui encher com bomba de pé alto. Foi necessário o compressor da estação de serviço
- não perdeu pressão durante a noite;

Análise
O pneu consegue um compromisso aceitável em lama e em seco. Mesmo em piso compacto e rampas consegue muito boa tracção. Estava à espera de perder neste ponto mas tal não aconteceu.
Na lama, como os tacos não são muito altos há alguma perca de direcionalidade da roda, mas nada de preocupante. Perfeitamente corrigível pela velocidade imposta.
Como rola numa suspensão total não noto grande perca ao nível do conforto, contudo é notório quando ando com um pneu mais largo mais conforto.
19162.jpg


Em conjunto funcionam muito bem e permitem andamentos rápidos. Ao nível do peso de ambos não faço a miníma ideia. Propositadamente não os pesei, pois ando a evitar esse vírus do peso na bike. Parecem mais leves a rolar do que o conjunto que substituiram.

Boas pedaladas
 

jginja

New Member
Viva.
Após uns quantos quilómetros com muita lama, água, areia, ervas, pedra solta acho que devo fazer uma breve actualização aos seguintes componentes:
- Pneus: o Bontrager é com certeza é a melhor compra que fiz para a bike com o objectivo concreto de fazer o inverno. Seguro, confortável, sem atrito prejudicial, resistente nos piores trilhos, excelente direcionalidade. A frente segue sempre por onde a coloco e não foge nem escorrega! Fantástico! Recomendo em absoluto como pneu de inverno para a frente.
O Noby Nic cumpre com a função. A versão UST que utilizo tem borracha mais do que suficiente para resitir ás investidas das pedras mais ariscas. Rola bem e liberta bem a lama. Tem boa tração e não torna o andamento pesado em lama ou piso mais mole. A estreita largura em certas ocasiões prejudica-o, pois sente-se alguma instabilidade em curvas e contra-curvas seguidas e rápidas. Esta traseira escorregadia sente-se nos pisos com lama.

- Pedais Shimano M540: mesmo com muita lama nos sapatos e nos respectivos "cleat's" sempre consegui encaixar e desencaixar sem força adicional. A lama escoa bem nas aberturas do pedal, mesmo aquela lama mais tipo barro. São bastante robustos. Quando ficam com alguma água de um dia para o outro ganham ferrugem nas zonas que prendem o "cleat".

- Travões Avid Juicy 5: o travão da frente já está novamente instalado na Rush. O problema estava relacionado com a mola e os vedantes que trabalham no corpo da manete e fazem a recuperação da mesma. A mola agora colocada é mais comprida do que a de origem. O vedante era maior e passava para onde não devia, sendo maior não consegui regressar à posição original. Actualmente a manete tem a recuperação normal. Parece uma manete de um v-brake!

Entretanto ando com um selim novo e comprei um guiador Bontrager de carbono com 174gr. Logo que possa, "posto" as fotos.

Boas pedaladas
 
Last edited:

jginja

New Member
Rodas FRM XMD 333 Lefty

Viva pessoal.
Pois é a Rush finalmente recebeu umas rodas novas,mais leves.

Após uma longa pesquisa e consulta a várias lojas, verifiquei que há, nas lojas onde procurei, muita falta de material para corresponder ás solicitações. As lojas queixam-se do mesmo. Quem importa, ou representa não disponibiliza o material?! Enfim, isto é tema controverso para pelo menos cinco páginas noutro tópico.

A loja eleita foi primeiro a Poison Bikes e depois, devido a transferência interna do negócio, a Tomazzini, na Marinha Grande. Devo dizer desde já, que tanto o Miguel Teixeira como o irmão foram incansáveis em todo o processo, apresentando opções e alterando quando foi necessário.

O conjunto eleito é o seguinte:
- aros FRM XMD 333
- raios CN Spoke Aero
- cubo da frente Lefty (126gr, confirmado)
- cubo traseiro Novatec SL (277gr, não confirmado)
- fita FRM
- válvulas tubeless FRM
- liquído No Tubes

os pneus instalados:
- Schwalbe Rocket Ron Evolution 2.1
- Continental Race King Supersonic 2.0

Por incrível que possa parecer, consegui montar os dois pneus nos aros, á primeira e a seco!!
Tanto um como outro foram relativamente fáceis de instalar, embora o RK leve vantagem neste ponto relativamente ao RR. No que diz respeito ao selar dos pneus o RK está muito á frente. O RK não perdeu ar nenhum após a montagem, enquanto que o RR, passado um dia ainda não está completamente selado. Continua a perder algum ar através de pequenissímos porosidades laterais.
Outro questão importante é o facto de que este aro, tal como os ZTR, concretamente o Podium MMX, comparativamente com um aro normal, aumentam a largura do pneu em cerca de 2 a 3 mm. Ou seja a carcaça do RR mede 51mm e a do RK 49mm.

As rodas ainda não foram instaladas na bike pois estou a aguardar a chegada do amortecedor que foi para a revisão. Logo que tenha uma opinião formada, coloco-a aqui.

Aqui seguem as fotos:
p4pb5229886.jpg

p4pb5229885.jpg

p4pb5229843.jpg

p4pb5229837.jpg

p4pb5229829.jpg

p4pb5229827.jpg

p4pb5229826.jpg

p4pb5229824.jpg

p4pb5229822.jpg

p4pb5229821.jpg


Pormenor da soldadura do aro:
p4pb5229819.jpg


Mais fotos em:
http://jorgeginja.pinkbike.com/album/FRM-333-wheels--rodas-FRM-333/
 
Last edited:

jginja

New Member
Ficou a faltar um ponto importante: o preço!
Paguei 360,00 euros, sendo que o cubo Lefty foi aproveitado da roda antiga. Incluído no preço estão as válvulas e a fita FRM.

Boas pedaladas
 
Top