Cannondale Flash HM Carbon 2012

LOOOL! É que não tenhas dúvidas!!! Hehe na boa... :D

RPJS, o que te posso dizer do guiador é que ainda não partiu, por isso até agora só posso dizer bem. :D Parece ter uma boa rigidez, mas em contrapartida é algo pesadote. Pesa 136g na medida 620mm. O meu está cortado a 580mm. Dentro do mesmo tipo de guiador (qualidade / peso / preço / material) tens o Use Atom Carbon. Vem com 580mm. Se for a tua medida já é uma vantagem porque não é preciso cortá-lo. Em qualidade penso que não se fica nada atrás.
 

RPJS

New Member
Obrigado... LOoL.. (ainda nao partiu) LOL reconfortante no minimo.. :p eu venho de um titan lite lol 220g e mais qualquer coisa.. por isso chega-me bem esses 136g... hehe e e bonito..
 
Boas.

Não tem havido grandes novidades na bicicleta porque estes últimos meses tenho trabalhado fora... Mas chegou a hora de investir neste brinquedo para ver se tiro algumas gramas... :D Desde o último post a Flash já fez alguns km's, e os problemas que tive até agora foram um shifter que se estragou e a Lefty que partiu alguns rolamentos de agulha e uma pista que desapareceu do mapa. Entretanto foi enviada para a RacingShox e ficou nova. ;)

Já agora, alguem tem algum avanço Syntace F99 25.4mm de 105mm para vender? Se alguém tiver agradecia imenso.
 
Boas.


Como disse no post mais acima a flash iria sofrer algumas modificações. Troquei o tubo/avanço OPI original da Cannondale e instalei um tubo em carbono da EP com um avanço da Syntace F99 de 24.5mm com 105mm de comprimento. Como este avanço não é compatível com o guiador FSA SL-K que tinha, tive de comprar outro. A escolha recaiu sobre o guiador Use Atom Carbon Flat XC de 25.4mm, da mesma marca que o meu espigão SAVE.

Consegui tirar algumas gramas mas um pouco aquém daquilo que eu estava à espera.

Material substituído:

Tubo/avanço OPI Cannondale: 252g
Guiador FSA SL-K: 132g
Total: 384g

Material novo:

Tubo EP em carbono: 79g
Avanço Syntace F99: 111g
Guiador Use Atom: 131g
Total: 321g

No total foram 63g à vida, que podem ser mais ainda se trocar os parafusos do avanço por uns em Ti. :)

Deixo aqui umas fotos do resultado final:

Tubo EP em carbono:
DSC00817.jpg


Avanço Syntace F99:
DSC00816.jpg


Guiador FSA SL-K:
DSC00818.jpg


Guiador Use Atom:
DSC00819.jpg


Algumas fotos da bicicleta já com o material novo montado:
DSC00827.jpg


DSC00826.jpg


DSC00824.jpg


DSC00823.jpg


Vá, agora dêem a vossa opinião. :) Gostaram ou não gostaram? Preferiam como estava dantes? fariam alguma coisa diferente? Obrigado desde já pela vossa opinião. :)


Cumprimentos.
 
O resultado final é bem conseguido, podias ter sido mais ambicioso no peso do guiador optando por um outro mais leve, mas, apesar de não ser um peso pluma tem uma estética muito agradável!
Esse tubo da Lefty também me agradou, mas acabei por optar por um MCFK fullcarbon devido a algum receio das ligações do alumínio com o carbono.

Desfruta dela que é máquina!
 
Obrigado Mecânico. Pois sem dúvida nenhuma que deveria ter optado por um guiador mais leve... Mas o tubo foi muito caro e acabou por estragar o orçamento, por isso não me pude esticar muito no guiador. Quanto ao tubo hesitei bastante, visto também ter gostado dos MCFK. :) Não sei como é feita a ligação carbono/alumínio do tubo, mas deve ser colada. De facto não tinha pensado nisso e não sei até que ponto os da MCFK ganham em rigidez devido a esse factor. Mas prontos fiquei contente com este... Pelo aspecto parece muito robusto.
 

Rui Marçal

New Member
Olá Nelson,

Obvio que gosto da Flash, tenho uma Scalpel lol...http://www.forumbtt.net/showthread.php?37904-Cannondale-Scalpel-2-2012-(Upgrade)

Se quiseres passa por lá e dá a tua opinião.

Não gostei que tivesses trocado o avanço OPI, acho que é uma mais valia na Cannondale, é bastante leve e é diferente das outras, mas o que interessa é que gostes...

E os pedais? Quando trocas aquilo? Pesam o quê? 350grs? É que encomendei os Exustar ti 28 que te aconselharam e gostava de saber o feedback...mas continuas com os mesmos, lol...

Acho que tens trocado as coisas bem. Os Fórmula são porreiros mas eu optei pelos Hope Race Evo X2 em verde que na tua ficavam a matar.

Gostava de saber o peso certo que agora tens na bike.

Porque não usas um Camelbak para levares a água? Evitavas de ter os inestéticos porta bidões e sempre tiravas mais algums peso.

Qual o peso do teu selim Fisik? Sabes? Também já pensei trocar o meu por um igual ao teu, mas não sei quanto ganho em gramas pois não sei ao certo o peso do meu...Por outro lado, sempre pensei que o Speednedle fosse mais desconfortável, mas até dizes bem dele, por isso tenho de ponderar essa situação, mas não será para já.

Seja como for, é uma execelnte máquina.

Agora para quem disse que a Cannondale é igual às outras marcas, não é bem assim. A Cannondale tem evoluido muito material, como o avanço OPI, como o pedaleiro BB30, como as escoras SAFE e como a incrivel lefty, a melhor suspensão do mundo sem sombra de dúvida.

Quando dizes que a bike até é confortável para uma Semi-rígida, é bem verdade, aliás, deve ser a semi-rígida mais confortável do mercado e uma das mais eficazes. O conforto que sentes vem das escoras traseiras que fletem e absorvem muito impacto. Se travares com a bike parada e andares para a frente e para trás, olhas para as escoras traseiras e vês tudo aquilo a oscilar para cima e para baixo.

Por outro lado, a lefty como tem um amortecimento e uma sensibilidade superior a muita suspensão de topo, torna todo o conjunto muito mais confortável e eficaz. Experimenta bloquear a lefty e ficas logo com uma bike super rígida. Com a lefty bloqueada é um autêntico ferro que ali fica. Em alcatrão ganhas um poder de arranque e toda a força que transmites ao pedaleiro vai para a roda de trás sem perdas, é brutal e sentes-se bem, não há cá qualquer bombear de suspesão, nada.

Por outro lado, há bikes e bikes, há quadros e quadros e há geometrias viradas para o conforto e outras para a eficácia. Este quadro flash está totalmente virado para a eficácia, ou competição. O que tu tens é uma máquina que sem alterações está pronta para a competição.

Quantas bikes compras por esse preço e com esse peso? Que eu saiba nenhuma. E depois dizem que a Cannondale é como as outras...

Boas pedaladas e aparece para o ano no Encontro Cannondalept, talvez, mais uma coisa que as "outras" marcas não tenham, lol...
 
Talvez não..
Há outras marcos com encontros...

Ninguém quer tirar os galões às Cannondale, eu tb gosto de alguns modelos.
Quanto à Lefty ser um produto !00% Cannondale, cada vez que olho para a minha vejo lá escrito Rock Shox.
 
Rui antes de mais agradeço os elogios que fazes à minha bicicleta.

Talvez a próxima alteração seja os pedais... Tenho andado a ver e gostei dos Speedplay. Alguém sabe se esses pedais permitem que o pé tenha folga? Se sim, quantos graus?

Ainda não sei o peso da bicicleta mas quero ver se arranjo uma balança para a pesar.

Não posso abdicar das grades porque em voltas maiores meto bebidas isotónicas nos bidões. Já no camelbak não convém porque senão fica com o gosto dessas bebidas.

Já não me lembro do peso do meu Fizik. Quanto ao Speedneedle até o achei mais confortável que o Fizik. De todos os selins que experimentei foi aquele que mais gostei. O último foi um Selle Italia SLR Carbon de 115g com abertura ao meio e ainda assim gostei mais do meu Speedneedle.

Ok depois quando for o passeio das Cannondale digam alguma coisa.
 

Rui Marçal

New Member
Olá Mecânico,

A lefty não é feita pela Cannondale e que eu saiba nunca foi. Neste momento é feita pela Rock Sock e penso que também já foi feita pela Fox, mas só a Cannondale a utiliza em algumas bikes.

E acredito que haja outras marcas com encontros. Mas os encontros da Cannondale em Portugal são organizados por um grupo de amigos que em comum tem a marca Cannondale. Começaram a organizar os encontros através do forum Cannondalept sem o apoio da marca...

Neste momento, quando fazemos os nossos encontros (agora também pertenço à organização), a Cannondale disponibiliza 20 bikes de topo para quem quiser experimentar e fazer o passeio. Quantas marcas fazem isto? Podem fazer mas eu não conheço.

Mais, no IV encontro em Porto de Mós organizado este ano, cada participante pagou 15€, onde se incluia 1 café, 1 bolo de pastelaria, passeio, seguro, almoço, banhos quentes, bolo de aniversário, uma t-shirt da Bike Zone, uns mapas da zona Centro com percuros de BTT e pedestres, etc..., uma t-shirt Cannondale, uns calções Cannondale, um Jersey Cannondale e um par de meias Cannondale. Em material foram alguns 200€! Para todos os participantes que foram 73! Qual a marca que faz isto em Portugal e nem sequer é ela a organizar?

A Cannondale tem coisas más. As garantias, os pratos FSA, a falta de unidades para entregar ao pessoal, a rutura de stock muito cedo dos modelos...
Tem vindo a melhorar é certo, mas ainda tem um caminho a percorrer, lol...

Como disse Nelson,

É realmente uma bike de eleição...Se a Scalpel é a suspesão total mais dura do mercado, o conforto foi esquecido em detrimento da eficácia, a Flash é a semi-rígida mais confortável do mercado e mantem toda a eficácia...
 
Não vou estar aqui a defender marcas de bikes,
nem encontros de marcas de bikes, a Mondraker também os tem,
também tem um clube e também demora a entregar bikes, quem não sabe da demora da entrega dos novos Podium.
Mas é como digo, não defendo a marca, defendo a minha bike. Até hoje a marca não me deu nada, antes pelo contrario pago tudo o que lá está.
E não vale a pena estarmos a alongar esta coisa porque havendo varias marcas o pessoal pode escolher.

Embora pedalar amanhã que isso sim vale a pena!
 
Que volta épica hoje em Castelo Branco na companhia desta bike e do seu rider!
Está bem entregue quer em prestações, quer em simpatia e personalidade!!!
Pena que ele calce o 41 porque ao fim de 2kms de bikes trocadas já tinhas os pés a gritar "tirem-nos daqui", os meus sapatos são o 43!!
Já o Nelson parece que gostou de andar com os pés folgados!!!

Uma paragem para olhar para a fonte e seguir!!!
20120810104047.jpg

By mecanicopaladar at 2012-08-10

Obrigado pela companhia e por teres sido um excelente anfitrião nos trilhos de Castelo Branco

Espero que tenhas gostado das picadelas da Vespa, a tua Vitamina "C" também é uma boa máquina para ir para o mato!
 
Sem dúvida uma volta épica na companhia deste grande amigo Mecânico do Paladar... :) Tive a sorte de experimentar a Vespa... Impressionante!!! Eu que pensava que tinha uma bike leve fiquei surpreendido pelo peso pluma desta Podium. Nunca tinha visto uma bike tão leve. Em poucas palavras... Exclusiva, rápida, leve, simples (sem "bonecos") e muito bonita. Dou te os parabéns pela montagem... ;)

É verdade Mecânico gostei bastante dos Bebop. Em princípio será o próximo upgrade para a minha Flash.

Eu é que agradeço a companhia... E já sabes, quando for aí abaixo vais ser tu a dares-me empeno... :)

Abraços.
 
Top