29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

FiCaçador

Elos Rápidos
Se é igual é muito boa eheh!

Sim, para relações iguais é verdade. A questão é que não faz sentido ter relações iguais, e como tal não faz sentido tal comparação.
Na pratica a única conclusão que se pode tirar desse texto é que a roda 29 é 11% maior que a roda 26.
Não sei quem escreveu esse texto, mas não deve ter sido um engenheiro mecânico... quando falam em vantagem em eficiência mecânica então... estragaram tudo.

E já agora, se eu tivesse 600€ para comprar uma bike para me iniciar, comprava uma 26 em promoção ou em segunda mão.
 

Annunaki

New Member
Bem! No meio disto tudo o que me deixa mais feliz é que as 29 estão implementadas. Há material em toda a parte, a maioria dos grandes atletas de XC e maratonas só usa 29, e algumas marcas deixaram de ter 26 no seu catálogo. Será só marketing? Talvez, já nem me interessa, já cá canta uma 29 que adoro.
26 NUNCA MAIS!!:hehe:
 

bttdina

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Obrigado FiCaçador.
Com 600€ tenho encontrado como opção uma cannondale sl 3 de 2012 ou uma scott aspect 630! Ambas roda 26! Puseram-me a pensar na Myka Sport Disc 29' e daí a minha entrada neste tópico!

No mercado de segunda mao, confesso que nao me sinto confortavel devido ao desconhecimento sobre os componentes. muitas bikes ja estao alteradas... e alem disso tenho dificuldade em encontrar o meu tamanho em segunda mao! (pelos anuncios na net que vi)
 

Medroso#78

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....Ainda há dias vi uma menina 200% amadora como eu numa de 29er (não lhe perguntei a sua opinião sobre a mesma), mas...... gostei de a ver trepar serra acima (2ª etapa NGPS) Amares Gerês. Mais uma vez a aconselho a fazer um teste em ambas (26, 29er) ;)
 

x0388891

Member
Sim, para relações iguais é verdade. A questão é que não faz sentido ter relações iguais, e como tal não faz sentido tal comparação.

É sob este ponto de vista que devem ser observadas as vantagens da roda maior pelo facto de se atingirem velocidades instantâneas mais elevadas em relações iguais ou proximas, senão apenas se obtinha maior conforto. Mas claro que será preciso mais potência muscular mas tb tem esse reflexo na velocidade. Daí o Salvador estar correcto.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Mas isso não é uma vantagem do tamanho da roda, nem sequer é uma vantagem.
Se o fosse metia-mos todos um prato 50T no pedaleiro da roda 26 e andavamos mais depressa por isso e contentes da vida!
Não é porque ao ter uma relação mais pesada, seja por que motivo for (roda maior, carreto mais pequeno, prato maior), vamos mais depressa se pedalarmos com a mesma cadência, mas é preciso mais força, ou seja, mais potência. Se eu não tiver uma relação mais pesada, não fizer mais força mas aumentar a cadência, também ando mais depressa, mas também preciso à mesma de mais potência.

Isto só era relevante à 140 anos atrás, quando as bicicletas não tinham transmissão e o pedaleiro era colocado directamente na roda da frente. Como não era tecnicamente possível outra relação que não a 1:1, a solução para poder alcançar maiores velocidades passava por aumentar o tamanho da roda motriz:

Ordinary_bicycle01.jpg


Já há algum tempo que as transmissões por corrente foram inventadas e o tamanho da roda deixou de ser relevante para obter grandes velocidades.
 

x0388891

Member
Se o fosse metia-mos todos um prato 50T no pedaleiro da roda 26 e andavamos mais depressa por isso e contentes da vida!

A verdade é mesmo esta, hajam pernas.

Não é porque ao ter uma relação mais pesada, seja por que motivo for (roda maior, carreto mais pequeno, prato maior), vamos mais depressa se pedalarmos com a mesma cadência, mas é preciso mais força, ou seja, mais potência.

Não sei no que isto difere do que já havia dito.
 

rushman

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Boas... bttdina, eu se estivesse no teu lugar e com esse orçamento, tentava encontrar uma bike nova mas de 2012 para aproveitar a promoção e poder trazer melhor por menos €€€, e sempre terias as vantagens de garantia de ser nova. Nada como fazer umas pesquisas nos sites nacionais e internacionais e/ou uns telefonemas para as lojas do teu distrito e perguntar o que ainda tem por lá...

Olha este exemplo de uma bike especifica para mulher 26" com um equipamento porreiro, em saldo por 479€ num site alemão muito fiável (tens de tirar os espaços que coloquei no link):

http://www. bike-discount. de/shop/k2060/a64469/alpina-ht-530-sky-slx.html

Boa escolha
 

rushman

New Member
Boas bttdina, essa que tu colocas aqui realmente é muito bonita e muito bem equipada para o preço. Se não tens problemas em comprar online ( o site é fiável, pois já lá comprei muitas coisas e sempre correu tudo 5 *), avança para essa escolha. Ambas as cores são bonitas, embora prefira a azul pelo contraste de cores do conjunto.

Boa escolha
 

Annunaki

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ENTÃO AÍ VAI UMA RECENTE DECLARAÇÃO DE JULIEN ABSALON RELATIVA À SUA MAQUINA 29ER!!

Never before in my career, was I so fast on technical downhill sections than I was on the teamelite TE01 29er. It's an unbelievable sensation. On 3 or 4 occassions, Schurter attacked dowhill and looked back to see how far I was behind, only to find me on his backwheel time after time. In the past, he could make big gaps just like that. That time is over now." Julien Absalon.

Retirado do Facebook do próprio!
 

ricabike

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Boas

Sou um completo amador, ja experimentei ambas, mas nao em quilometros suficientes para dizer que a 29 é superior em quase todos os pontos, mas uma coisa que pouca gente fala, é na qualidade do material e peso da bike que falamos.

Se eu colocar um valor 1500€ a 2000 € ( ja para nao falar como muita gente fala em valores de no maximo 1000€ que é onde maior numero de pessoas chega) tanto em HT ou FS, aquilo que eu continuo achar é que é preferivel uma bike roda 26, HT de 10kg ou FS de 12kg que uma 29 HT com 13,5kg ou FS de 15 Kg.

Pois o que se ganha na roda fica no peso ... mas claro se eu tiver 4000€ ai tudo bem faz a diferença.

Boas pedaladas pessoal
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Um aspecto em que as 29er me deixavam receoso, era a impossibilidade de transportar dentro do carro desmontando apenas as rodas. Escoras mais compridas, suspensão mais comprida, guiador mais comprido...

Hoje fiz o teste e passou, mas foi à conta. O guiador encostado a uma porta, o braço do desviador traseiro encostado à outra porta, tudo à justa, mas não chega a apertar nada.

IMGA0557.JPG


IMGA0558.JPG
 

rushman

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Boas... eu na minha carrinha Passat consigo colocar a minha spark 29er, entre os bancos da frente e os de trás só retirando a roda dianteira. E penso que haverá mais carros onde isso seja possível e com outras bikes claro está... :D
 

Annunaki

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Depois de vários meses em posse da minha 29er e de tenta-la levar para todo o tipo de terrenos possivel, tenho a dizer que cada vez que andou fico maravilhado. A descer é um Monstro, sempre a galgar terreno. Em terreno solto tipo gravilha,areia, é sempre a direito sem grandes preocupações. A subir, cada pedalada que dou é transmitida para as rodas sem grandes ressaltos, nunca subi tão bem como agora!Grande conforto e segurança.Limitações em single traks? Ainda não vi nenhumas, mas tambem já ando de bike à mais de 25anos!!!!
Vantagens?? Para mim todas!!
Vantagens das 26/27,5?? Sim, algumas, mas muito fáceis de esquecer!
Enquanto houver material para 29, será 29 até morrer! Mas se tiver que mudar pelo menos que se mantenha a 26! Contráriamente ao que se diz ser a roda mágica, para mim a 27,5 nem tem as vantagens da 26 nem as da 29, nem é carne nem é peixe!
Cumps
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Faço das palavras do camarada "Annunaki" as minhas (quanto mais "monto" a 29er, mais apaixonado por ela fico). Na 26 tenho uma fox que faz até 140 de curso, e em 6 anos nela, nunca me senti com tanto à vontade a pedalar com agora na 29er (em TODO tipo de trilhos). ;)

....Curioso, todas as vantagens da 29er, são mais facilmente sentidas quando passo da 29er para a 26. Ou seja; pedalo 1/2 vezes na 29er, de seguida quando volto à 26, noto um diferença louca. Por ex: na passada 5ª feira fiz um passeio na 29er, com uns trilhos espetaculares, tinha uns single track´s "ssssserpenteados", com uma inclinação brutal, senti uma segurança que nunca antes senti!!!!!! Ontem fi-los na 26, nada tem a ver, (parece que se desmanchava toda), cá medo LOL (são ambas bikes FS ok). A roda 29er galga tudo muito mais facilmente, transmitindo-nos MUITO mais confiança. ;)
 

synclever

Member
Eu continuo com a minha opinião de que ambas têm a sua natureza.
Ando na 29er em maratonas pouco técnicas e na 26er em maratonas bastante mais técnicas.
A 29er sinto que rola um pouco melhor em recta e tem melhor tracção nas subidas. Em descidas técnicas com curvas e contra curvas prefiro a 26er onde me sinto mais seguro por ter mais agilidade. Tudo bem que a 29er galga tudo mas depois para controlar aquela inércia no meio de eucaliptos não é fácil.
Já agora... de momento uso uma 26er FS e uma 29er HT (a pensar em trocar para FS).
 

Medroso#78

Active Member
...Cada caso é um caso caro camarada "synclever", e repeito a sua opinião. Eu após a compra da 29er, ao fim da primeira saída, fiz os naturais ajustes (parece que foi feita de encomenda), encaixa na perfeição, não sinto qualquer tipo de dor/desconforto, mesmo em tiradas mais longas. Quanto à agilidade, não sinto NENHUMA falta de agilidade na 29er (e tenho feito inúmeros trilhos estreitos/técnicos). É sempre a dar lume, mas que vício me dá pedalar nela!!! :D

....Quanto à sua troca de HT para FS na 29er, vejo disso todos os dias. Venha de lá a nova montada. ;)
 

Nozes

Active Member
Bem,depois de ver isto acredito claramente que as 29" são claramente a solução para os meus problemas de técnica...certo? :p

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