29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

Medroso#78

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Boas,

...Excelente vídeo, sim senhor. Caso para dizer (tal como algumas mentirosas), "o tamanho não importa". Prova disso ao minuto 6:00 6: e picos. :D
 
Ontem tive a minha primeira experiência com uma 29 (minha).
Sendo uma bike com um espirito completamente diferente da Vespa, não dá para fazer grandes comparações.
Um dos factores que pode estar a condicionar as sensações, Vespa com Lefty e Dad com Nada!, forqueta rigida, logo temos os extremos no que concerne a suspensões.

O que notei:
A rolar "em planos" e estradões, ambas rolam bem!
A descer, a Vespa sai a ganhar porque tem uma frente controlada devido à suspensão.
A subir, mais uma vez a Vespa ganha a competição, devido ao baixo peso creio, ainda que a Dad tenha uma relação ligeiramente mais leve, ambas com cassete 11-28.
A subir em calçada tipo romana, a 29 consegue fazer as pedras "mais pequenas" e mais facilmente transpõe estes troços tipo rock garden.
A sacar cavalo, empate!
Na serra quando passa alguém por mim a Vespa ganha novamente ja que capta muito mais atenção.
Em termos de quedas na primeira volta, empate, sendo que a Vespa me meteu de baixa duas semanas e a Dad "apenas" me deixou com o flanco esquerdo todo amassado.

Concluindo, e usando as palavras de um amigo, a roda 29 não é uma roda nova, é apenas uma roda maior!
Creio que se deve notar um enorme salto quando se passa de uma 26 para 29, quando a 29 estiver mais evoluida que a 26, de outra forma e para o uso recreativo que lhes dou, serão apenas duas bikes diferentes.
 

ernez

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Não tenhas duvidas nisso, Mecanico do Paladar, apenas compensa mudar, quando a mesma oferece as mesmas condições, tanto na segurança, diga-se suspensões etc, como em peso, abraço.
 

demorider

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Fonix, havera alguma coisa que esse Chris Akrigg não consiga fazer com uma bike?

Juro que me ia babando todo a ver o video ahahah
:D

É caso para dizer que não importa que bike se tem ou o tamanho da roda é preciso é ter kit de unhas, não interessa ter uma bike topo de gama se não houver kit de unhas para a levar ao limite..
Lembro-me de um miudo da Madeira que pratica DH e ate a bem pouco tempo por questões financeiras andava com uma bike de supermercado (sim uma bike de supermercado que todos nos dizemos não valer nada) e andava muito melhor que muitos com bikes de alguns milhares de euros (incluindo melhor que eu), agora ganhou uma giant glory (bem merecida)..

Um video com a evolução do miudo:

[video]http://www.pinkbike.com/video/312784/[/video]
 

Tamagotchi

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Então anda um tipo a investir em upgrades, naquilo a que os entendidos chamam de "peso circulante" (leia-se aros e pneus) pois era mais importante retirar 500gr aí do que 1kg nos outros componentes, para depois vir a "moda" das 29 onde a diferença está exactamente nas rodas........:confused: mas para pior............
Em que é que ficamos? :cool:
 

qmark

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Mas a questão nem é essa. É com o mesmo orçamento conseguir sempre umas rodas 26" mais leves (Não esquecer também o peso dos pneus).
 

artsite

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Mais importante que o peso do conjunto, é o peso dos pneus e aros, o peso mais circundante. Cubos pouco interessa, apenas peso final e tipo de rolamentos para baixar fricção.
 

jfcorreia89

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E é aqui neste tópico da discórdia que faço a minha estreia neste fórum.

Muitos anos depois, estou de volta a andar de burra.
Devido a não ser propriamente pequeno (1,85m 110kg) e como não percebo muito do assunto, numa incursão pela SportZone comprei uma 29er a conselho do vendedor e de alguns amigos mais expeditos no assunto.



Comprei o brinquedo por 399€. Estava em promoção.

Até agora noto que a rolar e embora eu ainda tenha pouco ritmo (-de 100km desde que voltei a andar) estou bastante satisfeito com o rendimento da bicha.

Cumprimentos!
 

Annunaki

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Só para partilhar informação!! A INTENSE entrou a pés juntos nas 650b, é com esta nova moda de rodas que os seus atletas de enduro e afins fazem as sua provas. Até que: "On the lift ride up the mountain, Intense’s marketing man Mike Dettmers tells
the story of it’s genesis: They were racing the Carbine
and Tracer 275
, but decided to try the Spider 29er for some of the more
pedally courses. What they found was they were blowing away their own course
times with the extra speed over the climbs and tamer sections and still just as
fast or even faster over the rough stuff." Então criaram a CARBINE 29. Deixa-os pousar!!! :)
 

jaws

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Saudações.

Pois estou a passar também pelo dilema entre 26 e 29. Comecei a andar mais agora (estive parado) aproveitando para emagrecer, fazer exercicio e pessear pelos campos. Tenho uma BH jumper 26 com algum tempo, e ando a fazer 30 km mas quero subir a parada. Vou começar a participar numas provas na zona.

Agora compro 26 ou 29??? Rapaz de 1,76 e 100kg, tenho receio em arriscar com uma 29.

O dealer da zona vende Ghost, Scott e Jorbi e o meu orçamento não e infinito LOL

Algum modelo a sugerir?

Obrigado
 

Manchanegra

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Não é necessário uma 29 para subir a parada. Podes sempre pedalar distancias mais longas uma 26.
Eu usava a 26 durante mais algum tempo, e, entretanto ia analisando as outras bikes e tirando conclusões.
Ao fim de algum tempo, se achasse que a 26 não era suficiente para o que fazia ou que tiraria melhor partido de uma 29, então equacionava a mudança.
 
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