BeOne Black - 7881 g

RaCCeR

New Member
Tens razão Filipe essa vantagem de as mudanças mais juntas e mais certinhas esquece, mas tb não é nada de outro mundo a 11-34 muito pessoal utiliza e não falha assim tanto.. :-K

Epah eu não nunca andei com uma 11-28 porque acho algo pesado** :) mas como tu és bruto é á vontade :D

PS: Então encontramos nos por lá! ;)

Abraço
 

Nuno Rodinhas

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Eu posso dar a minha pequena ajuda.
Usava 22-32-44 com 11-32 atrás.
Converti para 26-40 e 11-34, após uns treinos dei conta que o prato 40T ficava "curto" em algumas situações.. Neste momento ando com 26-42 e 11-34, e posso te dizer que, para mim é quase a relação perfeita, quase porque possivelmente irei meter um 28, e posso dizer que sou daqueles que pedala mais em cadência ao invés de "martelar" nos crancks.

Espero ter ajudado.
 

nrdesigns

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Boas. Fico contente com as palavras que leio.
Converti a minha menina a dois pratos. 28/42. Atrás tinha uma cassete 11/32. Com o passar dos klms sentia que o carreto de 32 era curto.
Resolvi então colocar a relação 11/34.
Pelo que andei acho a relação perfeita como diz o meu amigo Rodinhas.
Abraço
Nuno Rocha
 

pimentoski

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eu tenho 26/40 com 11/32 e também sinto às vezes que os 40/11 são curtos mas só se nota mais a rolar (descer) em estrada. os 42 resolvem de certeza mas depois obrigam aos 28 à frente para não ficar um fosso muito grande entre as mudanças e consequentemente obriga à cassete de 34... Ou seja na prática é só peso extra na cassete e em dois pratos, por isso vou-me deixar como estou, a minha relação funciona bem em 99% dos km's que faço, os restantes 1% que se lixe...
 

Marreiros

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É exactamente isso pimentoski... Na realidade o prato 40 como talega é muito mais "utilizavel" do que um 42. Este ano fartei-me de martelar com o 42 em imensas provas algo que não aconteceu em 2009 quando utilizei o 40.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Obrigado a todos pelas opiniões!
A utilizar 2x9 será mesmo com uma talega 40.
Neste momento uso uma talega de 44 com o carreto mais pequeno 12: 44/=3.66(6)
Se passar para prato 40 e carreto 11 ficará:40/11=3.63(63)
ou seja, a diferença será practicamente nula. Eu como estou actualmente não sinto falta de mais pesado, está no ponto!
E com um prato 40 o mais pequeno seria obviamente o 26.

Já que as relações para ambos os casos estão escolhidas, e como estamos entre doidinhos do peso, vou comparar os dois sistemas pelo peso.

Nas cassetes, será entre a Shimano SLX 11-28 (+/- 220g com o anel da XT) e a Sram 990 11-34 (+/- 300g, + para o lado do +).

Nos pratos como não sei ao certo o peso dos que vou montar vou usar aqui o peso d'outros pratos também leves para comparação, os TA, pesos retirados do site da R2-bike:
22T (18g), 32T (30g), 42T (70g) ou 26T (26g), 40T (61g).

Contas:
3x9: 220+18+30+70=338
2x9: 300+26+61=387

Ahhhh, para ser sincero estava à espera que o 2x9 fosse mais leve, depois acrescentava que ia trabalhar melhor com o Dura Ace duplo e que os dois pratos se iam desgastar a um ritmo mais próximo entre eles e dizia que ia ter o 2x9 mais em consideração. Assim não sei o que ei de dizer:fpalm::confused:

Acho que ainda não vai ser em 2011 que vou pôr os 2 pratos e andar na moda!
"3x9 com cassete escolhida de acordo com as necessidades reais do utilizador" rules:#1:
 

Giantfreerider

New Member
A SLX é assim tão leve?Pensava que pesava 260g....
Eu também já andei a ponderar 26-40 com cassete de 32dentes ou manter os pratos XT (22-32-44) e por uma cassete de 11-28 dentes.
Só sei que com o que ando, 22-32-44 e cassete XT de 11-34, é mesmo muito muito raro usar a avozinha....
Andamos com a mesma dúvida Ficaçador.
Mas se a SLX for assim tão leve, acho que não vou hesitar!;)
 

RaCCeR

New Member
Essa SLX é de 11-28 logo mais leve. ;)

Eu tb estou no clube.. :-K

Ainda estou com ideia dos 3 pratos em mente e vendo pelas tuas contas se falarmos de peso acho que não vai compensar.. :) a não ser que venha dar mais performance.. :-K

Abraço

Ricardo
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A SLX 11-28 pesa cerca de 230g, mas se trocarmos o anel de aperto pelo de uma XT, e eu tenho aqui uma por isso posso faze-lo, baixa para as 220g mais coisa menos coisa, o mesmo peso que uma XTR 11-32!
 

Giantfreerider

New Member
Segundo o que li, XT 11-34 =300g, XT 11-32=260g, SLX 11-28=260g.
Dai a pesar 220g, mesmo utilizando a porca de aperto XT...não sei mas parece optimista demais.
Mas prontos, mesmo que pesa mais 40g, compensa sempre em peso pelos vistos....

P.S. Ficaçador, onde viste a SLX a pesar 230g?É que se for mesmo esse o peso, e tendo eu também um anel XT, seria uma boa aposta!;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Não estava à espera de encontrar com tanta facilidade! 2º resultado da pesquisa por imagens de "slx 11-28 weight":
shimano_slx_casstte_11_28.jpg


Ou então por aqui algures: http://weightweenies.starbike.com/listings/components.php?type=cassettes
 

Giantfreerider

New Member
Fixe.Obrigado, não estava mesmo à espera que fosse tão leve.
É que nos sites de lojas indicam sempre 250 ou 260g.
Sendo assim, acho que está escolhido...cassete SLX 28dentes mais corrente XT (ou XTR).
É que ainda são 80g de diferença face À XT de 34 dentes...
 
bom peso.

apesar de tudo prefiro andar com 2 pratos, basicamente agora com a cassete 36 e com o prato 40 faço quase todas as subidas sem ter de recorrer ao 28
isto na minha opiniao e uma das vantagens dos 2 pratos
 

Nozes

Active Member
FiCaçador,é sempre bom ver alguém que pensa muito bem o que quer e precisa antes de se atirar de cabeça atrás de modas ou tentações.
Eu quando tinha a tua idade corria XC com 22-32-42 (Shimano STX) e cassete 11-28 (8v),e para as minhas pernas da altura e duração das provas (cheguei a fazer provas de xc com 50km!) servia muito bem. Hoje em dia sinto-me muito confortável com 22-32 e não tenciono mudar,mas é sem dúvida apetecível a poupança de peso e manutenção de durabilidade no uso de uma cassete 11-28.
Como passaste por mim e subiste toda a calçada de Idanha no final da maratona,acredito que não te faça falta uma relação mais leve ;)
Quanto à talega,a MSC que tenho na Kona é de 42 dentes e pesa 61 gramas,o mesmo que essa TA que referes aí em 40,por isso dá uma olhadela ao material MSC,há por aí gente a usar com bons resultados.
Tenho impressão que um 40-11 seria muito curto para maratonas,se tiveres de rolar a mais de 35 km/h tens de fazer mesmo muita rotação (mais de 100rpm) e ainda por cima numa rígida torna-se por vezes complicado,em terreno que não seja perfeitamente nivelado...é só a minha ideia.

Boa sorte,espero que nos encontremos no troféu de Coruche,queria pelo menos repetir a prova da Erra!

Abraço
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Boas Nozes!
Idanha é daquelas que até de singlespeed se fazia com gosto! Na calçada romana ganhei ritmo a subir com mais 2 bttistas, depois de entrar no ritmo foi manter até ao fim. Até nem achei que fosse das subidas piores da maratona.
Os pratos que vou pôr pesam 64g o 42 e 28g o 32, o 22 não sei o peso. Ah, e são feitos cá em Portugal! Mas por agora vou continuar a gastar o que tenho até não dar mais, ou a primavera, o que chegar primeiro.
Com 44-12, que é mais ou menos identico ao 40-11, tenho me safado bem. Acabo por usar algumas vezes o carreto 12, algumas até podia dar jeito um 11, mas são situações tão pontuáis que mais vale compensar com muita cadência ou descanso das pernas.

Não gosto muito de XCO por se arrancar muito rápido e na promoção ser só 2 voltas, mas em principio cá estarei para o trofeu de Coruche, sejam as provas onde e quando forem... Boa sorte para ti também!

Boas pudaladas!
 

rucaf3

New Member
Tenho uma duvida ... Cassete 11-28 para picadas com 15% de inclinação não será muito pesado?? Estou curioso com essa relação... Faço maioritariamente maratonas e adoro subir bem inclinado e técnico, sempre usei 11-34 e claro k sinto ali falta de algo mas nas picadas maiores tenho algumas duvidas...
Outra coisa k reparo é k raramente uso a 11 mesmo a rolar ando sempre em 13-44.

P.S. Não dispenso os 3 pratos apesar de 2 ser o da moda...

Cpts
 
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jginja

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Viva.
Aproveito a deixa para "postar" o meu bitaite.

Tenho andado sempre com K7's 11/32. Na rigída o prato do meio é de 30D. Facilita na maioria dos percursos, mas obviamente esgota depressa.

No próximo pedaleiro que irei montar manterei a mesma relação atrás e no pedaleiro o de 44D passará para 42D. Com os 44D não consigo usar relações mais pequenas na K7, e como gosto mais de pedalar em rotação do que em força, acho que será boa opção. Os outros pratos serão 32 e 22D.

Boas pedaladas
 
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