Back to black: on one 456

PedroTenreiro

Active Member
Novidades fresquinhas. Saiu manitou R7 e entrou fox 32 RLC.
Razões da troca: não que estivesse insatisfeito com a manitou. Quem acompanha o tópico sabe a surpresa que foi esta suspensão devido sobretudo à leitura de terreno excepcional. Em termos de fiabilidade não tenho razões de queixa, uma vez que nunca me deixou mal.
Como contras tenho apenas que falar na necessária falta de rigidez fruto das suas pernas de 30mm que, embora não me afectasse o andamento estava presente. Outra das razões, que não tem (necessariamente a ver com a suspensão em si) é a indisponibilidade de peças sobressalentes "ao virar da esquina". Uma avaria, importava sempre a importação de peças de Espanha com o consequente preço pouco simpático que isso acarreta mas, sobretudo, um expectável período longo de imobilização.
Corro precisamente esse risco com o amortecedor, mas quanto a este não posso fazer nada já que é especifico para este quadro.
Outra das razões foi a possibilidade de usar rodas 650b com um leque mais alargado de pneus. A R7 permitia a montagem de 650b. Teve, aliás, montadas para experiência umas ZTR com pneus rubena 2.0. Passava, mas mesmo com os ditos pneus não sobrava muito espaço. Mais do que 2.0 corria o risco de roçar na ponte e nas baínhas da suspensão, o que me foi dito inclusive na loja. Atrás, tem espaço de sobra.
Outra razão foi o excelente estado da suspensão, sem qualquer marca estética de uso, um bom estado de interiores (comprovado pelo mestre Daniel Pombo onde foi para averiguar o estado geral), um bom funcionamento e, por último, um bom negócio que concluí sem espinhas com o amigo Tinric. O Daniel ainda lhe aumentou o curso para 120mm mas, azar do caraças, uma peça qlq de uma das pernas tornou a conversão desaconselhada. Podia andar assim com 120, mas resolvi não arriscar.

Diferenças: Rolei cerca de 100km divididos entre o passado sábado e domingo com a Fox o que não é significativo para aferir do funcionamento dela. Ainda assim, posso dizer umas coisas: o ponto menos positivo é sem dúvida a sensibilidade. Está abaixo da R7 neste comparativo sendo talvez um pouco melhor que a Reba.
No entanto, tal pode ser devido a pressões mais altas do que aquilo que devia ter usado. Usei os mesmos 90PSI que usava na manitou sendo que neste momento estou a usar cerca de 70PSI para um SAG de 2cm. Irei experimentar amanhã e notarei certamente diferenças. Como pontos positivos, claramente a muito maior rigidez e resistência. Não flecte em demasia, não dobra em excesso, nada... Parece um tanque. Isto aliado a um bom comportamento no terreno, pautado pela progressividade apesar da menor sensibilidade que já referi (e com as devidas ressalvas da pressão).

Fotos:


 

tinric

Super Moderador
Impéc... e tu já tas servido do que estavas à espera... a minha Magura ainda continua all black...

Ficou impéc mesmo.

Já andaste aí de volta da afinação da compressão!?
Isso também dá para melhorar (ou piorar) a sensibilidade de inicio de curso.

Caiu aí que nem ginjas. Muito bom.

Abraço e boas pedaladas.
 

PedroTenreiro

Active Member
Ricardo, tenho usado com tudo aberto, isto é, com a sensibilidade de início de curso no "melhor" possível.
De certeza que tinha pressão a mais porque coloquei a que usava na manitou e nem me dei ao trabalho de medir o SAG na altura.
 

PedroTenreiro

Active Member
Acho que não fica mal, não. Ficou com um aspecto (e não só) mais robusto. Só espero que mantenha os níveis de fiabilidade, mas não tenho nenhuns indicadores do contrário. O facto de ter sido revista pelo Daniel e se ter confirmado o excelente estado dos interiores, sossegou-me nesse aspecto.
 

emsfc

New Member
Bom upgrade! Já suspeitava dessa troca, vi a FOX e a SID que o tinric tinha à venda (ainda olhei bem para elas) e passado uns dias aparece uma R7...
E os autocolantes à cor ficaram com boa pinta.

Abraço,
 

PedroTenreiro

Active Member
Obrigado pelos comentários.
Após uma voltinha matinal de quase 50km, deu para perceber que, de facto, no passado fds estava a usar pressão a mais na suspensão.
Melhorou substancialmente passando agora a usar grande parte dos 100mm sem, no entanto, os esgotar. Ficam cerca de 2/3 cm até ao bottom out.
Duas fotos, onde dá para ver a percentagem de utilização de curso.


 
Last edited:

PedroTenreiro

Active Member
E hoje chegou isto:



Fui buscá-lo agora mas só o vou montar quando chegar a casa.
O adrenaline, para o aspecto que tem, é medianamente confortável. No entanto em voltas mais longas começa a maçar.
Espero ganhar com este WTB um maior conforto, sendo certo que ganhei certamente peso: o essax pesa 170g enquanto que este pesa... mais.
 

jv-

New Member
É um bom selim sem dúvida. Se os meus sit bones fossem ligeiramente menos afastados seria a minha escolha para selim de inverno!
 

PedroTenreiro

Active Member
Pelo menos quase toda a gente diz bem dele no MTBR e não só...
E pelo preço... menos de 20€ já com portes, novo a estrear e com garantia, não podia pedir muito mais.
 

edununo

Well-Known Member
Eu percebi. O que não percebi é a necessidade de ter selins diferentes consoante a estação do ano.
Há alguma razão para isso?


Ps. Pedro desculpa o offtopic.
 
Top