Andar com os Pézinhos presos.

Carlosafcosta

New Member
Nem a proposito deste topico, um amigo emprestou me uns tenis de encaixe que nao usa. Fui comprar os pedais e os cleats spd.
comecou bem. Armado em super homem depois de desencaixar umas 10x em estrada sem dificuldade, saltei um monte. Como cai mal, a ultima coisa que me lembrei foi o toque po lado. Fuça no chão...strike 1
 

maddog

Member
Carlosafcosta desde que estejas bem é o que importa.

como costumo dizer, os pedais de encaixe trazem 6 quedas de oferta... sao pequenas :D
 

Carlosafcosta

New Member
Hoje ja testei em estrada. Fiz uma volta pequena, 30km com 200 e tal metros de acumulado. O que noto para já, é que se concentrarmos o pe traseiro em puxar o pedal para cima enquanto o pe frontal faz a forca na pedalada, o boost quase que dobra. Dá muito mais potencia.e nota se muito mais a forca que o gemeo faz. E para os bunny hops é excelente :D

Agoraaa, algo que queria perguntar..ao que aparenta, tenho o selim bem ajustado, mas hoje nesta primeira volta com os spd, noto uma dor bastante incomodativa no joelho. Mesmo no meio do joelho (em ambos). Pareçe me que a dor se torna mais evidente quando puxo o pedal para cima como descrevi em cima. Se pedalar normal, sem puxar o pedal traseiro para cima, nao doi. Sugestoes?
 

gcaetano

Member
Boas Carlosfcosta,

É importante que os sapatos estejam corretamente posicionados, uma vez que qualquer desajuste pode provocar problemas ao nível articular.

Convém posicionar os cleats na zona da "almofada do pé", precisamente entre as falanges e o metatarsos. Depois é também fundamental que os os cleats estejam alinhados, para que o conjunto articular tornozelo/joelho não esteja sujeito a torções, ou seja, a referência é o pé ficar direito, a apontar para a frente, e alinhado com o joelho. Estas são as ideias de base, depois cada um de nós gostará de meter um mm para aqui ou um mm para lá, para ficar mais confortável.

Eu de início, ao trocar para os sapatos de encaixe, também senti algumas dores nos joelhos que passaram com o tempo. Todos nós temos pequenos "tiques" que se podem refletir na pedalada, que os sapatos acabam por neutralizar. Estivemos habituados a pedalar com o pé solto, ou mais de lado, ou seja como for, e agora a pedalada fica condicionada ao encaixe, é natural que seja necessário um período de adaptação. Desde que o sapato esteja bem configurado, à partida não haverá problemas, mas se sentires a dor aumentar ou a não passar talvez não seja má ideia ir ter com alguém que perceba do assunto para ver se está tudo nos conformes!

Boas pedaladas!!
 

Ruimarques17

New Member
Boas....
Depois de algum tempo reticente finalmente rendi-me aos pedais de encaixe.... Comprei os Shimano M520 e no geral tenho-me sentido bem com eles. Fiz 65km, com muitas pendentes, no sábado sem problemas e mais 75km rolantes hoje, onde pude testar o kit de quedas que vinha incluído. Na estrada fui tendo sempre o cuidado de me precaver e desencaixar antes dos perigos (cruzamentos, semáforos, etc) mas quando parei para descansar não me lembrei de desencaixar e pumba pro chão. Resultado, um pequeno hematoma na canela. No geral recomendo claramente a mudança para encaixe, temos uma pedalada mais certa e cansamo-nos menos pois aproveitamos mais de cada pedalada quando fazemos o movimentos ascendente das pernas.
Na volta de hoje senti foi uma dor no joelho esquerdo e que ainda se mantém mas provavelmente terá a ver com mau posicionamento dos cleats ou do selim os quais vou ajustando nos próximos tempos.
Cumprimentos e boas pedaladas ;)
 
Viva pessoal,

Eu já referi algures o que vou dizer, mas não encontro, talvez esteja noutro post.
Não interessa, aqui vai novamente.

Eu aderi há muito aos pézinhos presos e agora até tenho uma FS. Continuo a recomendar.
A pedalada rende mais (podemos fazer força com uma perna e puxar com a outra) e ficamos mais 'agarrados' à bike, logo, sentimos-nos mais seguros.

Quanto a quedas, dou o meu exemplo.

Dei uma há pouco tempo numa curva. Acertei com o guiador numa árvore fina, perdi a estabilidade e lá fui eu.
Mas, talvez porque não fosse muito rápido, segui a direito. Isto é, eu a pé e a bike no chão. Se querem que vos diga, nem sei bem como foi.
Num momento estava a pedalar, pés presos, bato na árvore e no momento a seguir estava a dar mais algumas passadas, fora da bike.
Os meus pés soltaram-se instintivamente. Não houve qualquer problema. Não foi a única vez.

Mas eu recomendo a compra de cleats de 3 posições de retirada. São mais fáceis de tirar e, aliado a pouco aperto na mola do pedal, ajudam numa retirada de emergência do sapato. É essa configuração que, para mim, tem garantido até ao momento que nunca fiquei dolorosamente agarrado à bike numa situação de queda.

O contra é que não posso descuidar-me na posição dos pés numa subida muito critica. É que basta o pé estar ligeiramente de lado e sai logo do pedal e perco a subida.
Mas também, que me lembre, só me sucedeu uma ou duas vezes no princípio. Agora... é sempre a bombar! :D

Para quem não gosta de estar muito agarrado à bike, recomendo esses cleats e a mola 'solta'.

Boas pedaladas
 

Jokofar

Member
Boas,

Aderi aos pés presos algures em Abril deste ano.
Ainda em fase de adaptação calhou precisar de voltar a andar de pés soltos uns tempos... parece que já nem sabia pedalar. Só assim percebi a diferença.

Voltei a prender os pedais e o raio da bike não se cansa tanto!

Ainda em fase de adaptação já apanhei uns sustos. Já me aconteceu querer desencaixar e ver-me atrapalhado e também já me aconteceu, tal como referiu o Rui no post anterior, passar por uma emergência e desencaixar instintivamente ao ponto de num momento pensar "já foste" e um segundo depois estar de pé a olhar para a bike sem perceber como me separei dela...

A ideia de deixar os apertos frouxos foi a que segui. Depois fui apertando conforme me ia sentindo com confiança para o fazer.

Nota: Ainda não tive direito a usar nenhuma queda do pack (já bati na madeira as 3 vezes da praxe...). As vezes que caí não se deveram ao encaixe mas à aselhice.
 

warrior75

New Member
Já ando com os pés presos há mais de 20 anos, as vezes por algum motivo quando me monto numa bike sem ter os pés encaixados, parece que estou descalço.
No entanto ainda há cerca de duas semanas "cai" por causa de ter os pés presos, numa subida tipo parede a roda traseira derrapou mais do que estava a prever e lá me desequilibrei, como estava quase parado praticamente foi só encostar ao chão e levantar, mas contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que cai por causa dos pedais, em contra-partida os pesinhos presos já me safaram de muitos tralhos a sério, nem me imagino a ripar na bike com os pés soltos em certos sítios, acho que era queda certa.
No inicio quando comecei nestas andanças e prendi os pés, tinha receio de descer e passar certos obstáculos, assim que me acostumei, já não me imagino a andar de bicicleta sem ter os pés presos.
A parte das prestações ai nem tem conversa, o rendimento da pedalada é sempre muito superior com os pés presos.
 

jfrodrigues

New Member
estou tentado a montar este sistema, mas ainda com algum receio em relação ao movimento de entrada/saída do pé, isto porque fui recentemente operado a uma rotura do menisco, e parece-me que será bom evitar o tal movimento de rotação para accionar o mecanismo. o que pergunto é se acham que nas configurações mais utilizadas por iniciantes podem aparecer complicações devido ao movimento associado.
 

warrior75

New Member
Não sei se isso te irá trazer alguma complicação, no entanto no inicio é sempre aconselhável que os encaixes estejam afinados de forma a saírem muito facilmente para uma melhor habituação. E nesse caso também minimiza a possibilidade de te forçar a lesão.
 

gcaetano

Member
A esta opinião deve ser acrescentado o facto de alguns sistemas de encaixe permitirem ângulos de libertação mais reduzidos (que podem ser importante nesse caso). De resto, acredito que o sistema de pedais de encaixe seja até mais benéfico para o sistema articular, desde que bem configurado, claro.
 
Ok malta, depois de me terem dado uns pedais de encaixe, mais tarde ou mais cedo ia experimentá-los, já tinha pedido uns sapatos de encaixe a um colega, mas devido a horários profissionais, nunca foi possível. Ontem tive a falar com dois colegas de downhill, que usam e dizem que não querem outra coisa, hoje aproveitei uma saída com a família e fui comprar uns sapatos, 30€ mais os cleats que custaram 8,95€. Os pedais já os tinha. Hoje coloquei-os e fui dar uma volta apenas aqui pela rua, e gostei da sensação, e gostava de frisar que não gosto, nem nunca gostei de me sentir preso, mas a sensação de segurança e boa. Apenas aqui na rua, em trilhos ainda não experimentei, nem descidas nem nada do género.
Mais tarde o feedback completo. Agora tou a recuperar de uma
gripezita, e a caixa ainda não está a 100%.
 

gcaetano

Member
Boas Alexandre,

Os ângulos de libertação são definidos pelo próprio modelo do pedal e, em alguns casos, pelos cleats (ou calços). Quais são os teus pedais? Seja como for, de início é sempre melhor andar com a tensão da mola no mínimo, para facilitar o processo de desencaixe. Há também quem diga que, com os pedais, vem (quase) sempre incluído um kit de 3 quedas. heheh :D
 

warrior75

New Member
E se os sapatos forem daqueles que ficam flácidos em duas semanas, também se é premiado com mais umas quedas á custa dos sapatos.
Há pessoal que por não querer investir muito dinheiro em sapatos, porque não tem a certeza de ir continuar com os pés presos, compra sapatos de ruim qualidade e ao fim de meia duzia de voltas quando vai rodar o pé para desencaixar o pedal, o pé roda mas a sola do sapato fica presa. Escusado será dizer qual é o resultado. A sorte é que isso são sempre quedas de encostar ao chão e normalmente sem consequências de maior.
 

gcaetano

Member
Não consigo precisar o modelo. Embora me pareça que, sendo algo do género dos m520 da shimano, o ângulo de desencaixe seja sempre o mesmo. Desconheço se seria possível alterar isso com uns cleats diferentes... Creio que não, mas talvez alguém possa esclarecer. O melhor é andar com a tensão no mínimo.;)
 
Como tinha acabado de dizer na página anterior, os cleats são efetivamente decisivos para o ângulo de desencaixe. O que eu desconheço é se existem sapatos com cleats integrados. Duvido muito, mas nunca se sabe.

Quem tem receio de começar a usar pedais de encaixe, escolha uns cleats 'multirelease' e pouco aperto na mola. Depois vai afinando com o tempo. E também se pode trocar mais tarde de cleats com facilidade, pois são bastantes baratos.
 
Top