Andar com os Pézinhos presos.

#1
Boa Noite Pessoal,


Então é assim .. Depois de ler muitos dos vossos tópicos sobre este assunto e de ter falado com alguns Amigos meus e mesmo sem nunca ter experimentado andar com os pés presos, comprei uns Pedais da Shimano SPD-540 e uns sapatos Scott Team.

Em relação a andar com os pés presos, para aqueles que andam de pé solto mas andam a considerar a hipótese de os "Prender" a minha sugestão é "Go For It!!!!" .. Notei imensa diferença na potência das pedalas e, depois de 40 / 50 kms fico menos cansado do que antigamente .. Também não achei a ambientação, nada difícil e tenho andando pelos mesmos sítios onde andava antes e a fazer as mesmas "Loucuras" (Descidas, Saltos, Trilhos "Apertados", etc ...) .. Quedas até ao momento ZERO!! e, já apertei os ajustes dos pedais .. Acho que o truque é mesmo uma questão de "Mind Setting" e tentar anticipar um pouco as situações.

Quanto aos sapatos, depois de muitas pesquisas na NET e algumas leituras, comprei os Scott Team acima de tudo por terem sido os que mais me agradaram ao nível do Design .. Não tenho outras referências mas acho-os super confortáveis mesmo nas situações em que em vez que irmos montados na Bicla, é ela que nos monta a nós .. Por último, são fáceis de limpar .. É uma passagem com um pano húmido e já está!


Ricardo
 
#2
Isso a mim de andar com o pé preso mete-me medo :lol: :lol: :lol: , prefiro andar á solta, só sei que cada dia que ando de bike em montes de situações só penso para mim próprio :"Olha agora com pedais de encaixe tinha ido ao chão...", por isso [-X
 

Ludos

Benevolent dictator for life
#3
Concordo com o lodracir, é uma questão de mentalização, o problema é que umas pessoas adaptam-se mais depressa que outras.

Discordo do manicospic, aliás a minha queda mais grave até hoje, da qual resultou um valente buraco no joelho e muitos meses parado foi justamente por não levar sapatos de encaixe nesse dia, caso contrário tinha controlado melhor a bicla, e mesmo que caísse a probabilidade de o joelho ir à talega era menor.

Em muitas situações o uso dos sapatos de encaixe é vantajoso, e em termos de rentabilidade do esforço ja nem se questiona. Até eu que sou um "ganda labrego" saco uns bunny hops no meio de um trilho se for necessário para ultrapassar um objecto, ou só para curtir mais, sem os pedais de encaixe não seria capaz de o fazer pois não tenho a técnica desenvolvida e requer mais esforço, assim é só puxar a bicla para cima :)

Bem, já chega, senão dizem que recebo comissão dos fabricantes de sapatos de encaixe e pedais :lol:

Um abraço, e boas pedaldas.
 
#4
Eu também sou a favor dos pedais de encaixe.

Em zonas técnicas, seja a subir ou a descer, sinto-me muito mais seguro com os pés agarrados aos pedais do que soltos. Em caso de necessidade puxa-se pela bicla e lá vai ela por cima de um buraco

:D
 
#5
Eu depois de mudar para os pedais de encaixe também notei bastante diferença em termos de rendimento.
Depois acabaram-se aquelas situações em que os pés saltavam dos pedais.
E a primeira queda com pedais de encaixe só ocorreu alguns meses depois.
Nunca caí por causa dos pedais de encaixe, dá sempre para tirar o pé!
 
#6
Boas.
Ainda ontem a tarde fui para dar uma volta de bike mas não encontrei os sapatos spd, tive que trocar os pedais. Parecia o meu primeiro dia a andar de bicicleta, :? os pés escorregavam e não controlava a força nas subidas.
Hoje vou até à Malveira, e tenho que ir outra vez sem os pés presos o que vai dar mais trabalho.

Experimentem os pedais de encaixe e vão ver que o rendimento, a segurança e as brincadeiras com a bike melhoram significativamente.
E as quedas acontecem na mesma quer com uns pedais ou outros :wink:

Um abraço
 
#7
Isto vai ser concerteza o meu investimento mais para o Natal, uns pedais e uns sapatos com cleat's.
Já exprimentei de um amigo e até achei mais ou menos fácil, ele também alargou bem os pedais para que fosse mais fácil de desencaixar.
Um abraço
JM
 
M

Morph3us

Guest
#8
pedais

boas pessoal, eu também tinha certas dúvidas em relacção aos pedais de encaixe mas mesmo assim comprei-os e para mim nota-se bastante o esforço k faço em subidas é menor e em relacção a descidas os meus pés estão agarrados a bicla logo a probabilidade de cair é menor. agora temos k ser realistas, ao usar pedais de encaixe perco akele "segundo" magnifico para meter o pé no chão e kuando dou por ela tou no chão, felizmente ainda só me aconteceu 1 vez, mas deu para "abrir a pestana" e por enquanto ainda me estou habituar a eles, provavelmete so tenho 300 km neles. agora eu tenho uma dúvida k gostava k vcs me explicassem k é a seguinte.. Ao fazer trilhos bastante técnicos agora ando a faze-los + devagar, com medo de "riscar o cromado" e kuando e subidas e descidas bastantes rápidas desencaixo sp 1 pé. faço bm faço mal ??como devo fazer ?? e k pedalar com um pé desencaixado perco mta velocidade..e não da mt jeito.. :? o k sugerem k eu faça agr de inicio nestes trilhos? obg pela vossa atenção
 
#9
Lubrifica bem as engranagens dos pedais, afina o parafuso que regula a facilidade de libertar os pés para o mais leve possível. E solta os pés só quando estiveres quase a parar.
 
#10
Eu desde que substitui os pedais convencionais ( com biqueiras ) pelos pedais de encaixe notei bastantes diferenças tanto em rendimento como em técnica e agora não quero outra coisa. 8)
Além do mais, com os pedais antigos e a usar biqueiras, os meus dedos dos pés ficavam dormentes ao fim de alguns quilometros.
Ainda não caí nenhuma vez por causa de estar agarrado à bike e garanto que faço tudo bastante mais depressa e com mais confiança.

Pedro

Obs. Os meus pedais de encaixe são os Shimano SPD 520.
 
#11
Bem, pelo que tou a ver aqui eu devo ter sido o unico que quando troquei para pedais de encaixe fartei-me de dar tombos!!!!!!!!! :D

Não há duvidas que quem muda para pedais de encaixe nao quer depois outra coisa... sinceramente não conheço ninguem que tenha voltado a atras na decisao...agora não me lixem de inicio todos nós demos os nossos tombinhos por sermos azelhas e nos "esquecer-mos" de tirar os pes...

Abraços
 
#12
Calma BikeTo, não foste o unico a malhar varias vezes.
A mim aconteceu-me exactamente isso, cai varias vezes ao ponto de desistir dos pedais de encaixe. Até ver, vou continuar desencaixado.

É verdade que comecei logo com uns CrankBrothers sem afinação. :twisted: Hei-de experimentar os PD-520.

Um conselho que dou, e comprovei de forma bastante dolorosa, é que naquela quedas laterais, quando paramos, nunca larguem o guiador. Deixem-se cair agarrados ao guiador. Bem sei que é algo instintivo amparar a queda com as mãos, mas a mim o que me aconteceu foi cair com o peito ao cima da extremidade do guiador. Já lá vai quase 1 mês e ainda me doem as costelas em algumas situações.

Boas pedaladas
 
#14
BikeTo said:
Bem, pelo que tou a ver aqui eu devo ter sido o unico que quando troquei para pedais de encaixe fartei-me de dar tombos!!!!!!!!! :D

Não há duvidas que quem muda para pedais de encaixe nao quer depois outra coisa... sinceramente não conheço ninguem que tenha voltado a atras na decisao...agora não me lixem de inicio todos nós demos os nossos tombinhos por sermos azelhas e nos "esquecer-mos" de tirar os pes...

Abraços
Pois eu tb tive a minha dose de tombos. Não vieram na embalagem inicial, mas sim ao fim de 6 meses e mais de 1000 km percorridos mandaram-me para casa em correio registado com aviso de recepção o kit de tombos que se esqueceram de me entregar quando comprei os pedais.
Resultado: num passeio de 50 km de nível (fisíco e técnico) médio, gastei todos os tombos devido aos pedais a que tinha direito :oops:
Desde então não voltei a ir ao chão :D :D :D
 
#16
Ludos said:
Discordo do manicospic, aliás a minha queda mais grave até hoje, da qual resultou um valente buraco no joelho e muitos meses parado foi justamente por não levar sapatos de encaixe nesse dia, caso contrário tinha controlado melhor a bicla, e mesmo que caísse a probabilidade de o joelho ir à talega era menor.
Não tem a ver com pedais, mas vem a propósito, já que se fala em quedas e lesões provocadas pelas mesmas:
-Quando se faz uma descida prolongada, mesmo naquelas em que não é preciso pedalar, deve colocar-se a corrente na pedaleira maior (talega) pois em caso de queda a corrente evita que sejamos "trespassados" pelos grandes dentes da pedaleira.
 
#17
Uma coisa que não tem nada haver com o tópico, mas tambem tem:
Por exemplo, vão de carro até ao sítio do passeio de bike; depois do passeio, voltam para as vossas vidas, coisa e tal... Conduzir com as sapatilhas com os cleats: não ficam com a sensação ou com vontade de encaixar as sapatilhas nos pedais do automóvel???
Já dei por mim, a rodar o pé (como se faz na bike para desencaixar) para tirar o pé do acelerador para travar :lol: :lol:
 
#18
doc said:
Uma coisa que não tem nada haver com o tópico, mas tambem tem:
Por exemplo, vão de carro até ao sítio do passeio de bike; depois do passeio, voltam para as vossas vidas, coisa e tal... Conduzir com as sapatilhas com os cleats: não ficam com a sensação ou com vontade de encaixar as sapatilhas nos pedais do automóvel???
Já dei por mim, a rodar o pé (como se faz na bike para desencaixar) para tirar o pé do acelerador para travar :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol:
 
#19
No inicio tinha pesadelos com os pedais .. o medo de cair encaixado era tanto que dei por mim a conduzir com medo de não conseguir desencaixar do acelerador para usar o travão :shock:

Entretanto passaram-me os medos .. ganhei confiança e agora faço tudo encaixado, até as descidas mais complicadas. Se calhar é por nunca ter caído com os pedais .. entretanto alguns dos testemunhos aqui postados a falar de entregas do pack de tombos com alguns meses de atraso estão a assustar-me .. será que um dia destes recebo os tombos no correio? :roll:
 
M

Morph3us

Guest
#20
doc said:
Uma coisa que não tem nada haver com o tópico, mas tambem tem:
Por exemplo, vão de carro até ao sítio do passeio de bike; depois do passeio, voltam para as vossas vidas, coisa e tal... Conduzir com as sapatilhas com os cleats: não ficam com a sensação ou com vontade de encaixar as sapatilhas nos pedais do automóvel???
Já dei por mim, a rodar o pé (como se faz na bike para desencaixar) para tirar o pé do acelerador para travar :lol: :lol:

lol, é bem :p