[Análise] BH Zenith 7. 2012 por trilhos do Litoral Oeste

Daniel

New Member
Bom, já há algum tempo que não postava por aqui. Entretanto, novidades:

- Troquei de pneus, dos Continental Explorer 2.1 arame, para uns Rubena Tubeless Supra.
- Fiz umas trocas estéticas e com redução de peso.

Pneu da frente, Rubena Charybdis 2.0



Pneu traseiro, Rubena Scylla 2.1



O pneu traseiro é grey line, e o ideal seria ter os dois assim. Mas na loja não havia e optei por trazer os dois assim. Tinha a hipotese de trazer dois Scylla grey line, mas sinceramente pareceram-me demasiado baixos para a frente. Acabei por colocar o Charybdis, apesar de 2.0, na frente devido à atura do rasto. Depois dos Kms que já fiz com eles, incluído o passeio "À descoberta da Serra dos Candeeiros" onde não faltava pedra e brita, parece-me uma aposta ganha. A nível de resistência a furos, por enquanto safam-se bem sem nada a assinalar. O Scylla deu um trabalhão a montar na jante, quase me levando ao desespero... Usei liquido No Tubes, duas embalagens de 60ml, mas numa das rodas foi insuficiente. Tive de acrescentar mais uns ml, de outra marca, porque não tinha mais No Tubes.

Depois umas "mariquices", mas que também permitiram um corte no peso total:













E esta é a adaptação (muito) caseira em esferovite, para usar a minha câmara Kodak Playsport ZX5 na frente da bike:




kodak-playsport-zx5-black.jpg


A menina ficou com um peso final de 11Kg certinhos... :)
 

Daniel

New Member
Oh pá, as opiniões sobre os Rubena são muito positivas, no geral, e efectivamente parecem-me uma boa aposta. Pessoalmente estou muito satisfeito, embora só tenha uns 200Kms...

Entretanto vou postar aqui uma apreciação mais detalhada sobre os componentes principais da bike :)
 

Mox

New Member
Oh pá, as opiniões sobre os Rubena são muito positivas, no geral, e efectivamente parecem-me uma boa aposta. Pessoalmente estou muito satisfeito, embora só tenha uns 200Kms...

Entretanto vou postar aqui uma apreciação mais detalhada sobre os componentes principais da bike :)

Eu falei isto , porque também tenho rubena atrás =) ja a uns km valentes e gosto bastante =)

dificilmente me vai sair de trás tão depressa

quanto a adaptação da camara ... tenta o capacete =)
 

Daniel

New Member
Bem, acho que está na altura de fazer uma análise mais detalhada dos principais componentes da minha Zenith:

- Quadro BH Zenith, tamanho S: Um quadro leve (menos de 1400g), tecnologicamente na linha da frente. Coluna de direcção cónica, pedaleiro pressfit e apoio de travão traseiro PostMount.
Tem uma geometria racing, muito boa para subir. A frente, devido à coluna de direcção cónica é muito robusta e directa. Por vezes até demasiado directa e nervosa, sobretudo a descer.
A nivel estético é arrojado, principalmente ao nível da escoras traseiras e respectivos dropouts. No geral o seu design é aprovado, mas acredito que não seja do agrado de alguns mais puristas. Pessoalmente agrada-me, embora ache que neste tamanho S tem um slooping demasiado acentuado, fazendo lembrar uma bike de trial...

- Suspensão Sr Suntour Raidon X1, tapered: Simplicidade acima de tudo. Este modelo não possibilita a regulação do rebound, nem mais nada para além da pressão da camara de ar. É curioso que a pressão maxima admitida é de 180psi, sendo que eu rolo com cerca de 80psi. Ora, pesando eu perto de 80Kg, acho curioso usar tão pouca pressão, relativamente ao maximo permitido. Esta pressão que uso, de 80psi, é encontrada com um sag de 10-15%.
Absorve bem as irregularidades do terreno, mantendo a roda sempre em contacto com o piso. Gosto da simplicidade da regulação única. Tem bloqueio remoto, que bloqueia a 95%. Para mim, o principal motivo que me faz pensar numa eventual troca é mesmo o peso, embora este tenha sido uma agradável surpresa relativamente ao que esperava: 1790g, sem bloqueio

- Rodas Shimano WH-785 XT, 2012: Boas rodas. Peso razoavel, e uma robustez em grande nível. Uma boa compra, tendo em conta a concorrencia directa, as Mavic Crosstrail. Aguns consideram o CenterLock uma desvantagem, não é o meu caso. A sua decoração neutra é, ao mesmo tempo, vantagem e desvantagem. Podiam muito bem ter os niples a vermelho, como tinha a versão anterior. Um pequeno pormenor que dá vida à imagem final.
As valvulas tubless que traziam, não são da minha preferência. O miolo não sai, tornando-se pouco práticas ao colocar/reforçar a quantidade de liquido anti-furo. Não sei se estas são valvulas de origem ou se foram incluídas pela loja, mas são um item a substituir da próxima vez que tiver de mexer nos pneus.

- Transmissão 10V Deore, SLX, M552: No geral gosto como um todo. Na individualização de componentes, já não reúne unanimidade da minha opinião.
Cassete Deore 11-36, demasiado pesada (465g) e com desmultiplicação exagerada para usar com pedaleiro triplo. O 11-32 chegava perfeitamente.

Desviadores, SLX e Deore, nada a apontar no funcionamento.

Pedaleira M552 24-32-42, cumpre a função embora tenha um design demasiado neutro. Um peso de 830g, sem movimento pedaleiro, deixa-a a apenas 50g de uma XT. Tenho uma pancada por pedaleiras cor de aluminio, por isso não sei se um dias destes não penso em "descascar" a pintura desta. O movimento pedaleiro que uso é PressFit, com um peso de cerca de 74g. Muito suave a pedalar, gosto.

Os manipulos são Deore, sendo que cumprem a função mas não me deslumbram. Não os acho extrondosamente directos, em especial o esquerdo. Acho que ganharia bastante com uns XT.

- Travões M446: nada a apontar. Obviamente há mais leves, mas para o preço parecem-me muito honestos. Gosto da progressividade e da potência de travagem. Não são esponjosos. Há travões bem mais directos, mas gosto destes assim progressivos mas com boa resposta. Não vejo necessidade de uns travões estupidamente bruscos, que obrigam constantemente a rodas bloqueadas.
Uso discos XTR RT-98, ice tech, que têem um bom peso para CLock e um optimo trabalhar.
Antes usava os discos de origem, uns RT-53 e, embora trabalhassem bem, não tinham a progressividade que estes XTR têm, nem a resistência à fadiga após uma grande descida. O peso nem se fala...

- Selim Specialized Format SL 143: uma boa compra. Não tem um desenho estonteante, nem racing, mas com um peso de 230g e um conforto muito bom, conquistou-me.


Enfim, no geral estou muito satisfeito com a bike, sendo que por agora devo abrandar os upgrades. Com um peso de 11Kg e material fiável, não vejo grande necessidade de trocar sem ser por desgaste. Se bem que sei que não era dificil baixar para 10Kg, nem estupidamente caro...
 

edununo

Well-Known Member
Esses cranks da FC-M552 são de que comprimento?
A minha com cranks de 170mm pesou 844g.



De resto, boa review. :p
 

Daniel

New Member
Os meus cranks são 175mm. Os parafusos foram trocados, por uns Aerozine vermelhinhos.

O peso que eu apresento (830) está sujeito a uma variação +- 10g.

E agora que olho para a tua foto, já não me lembro se tinha o "parafuso" de ajuste do crank ou não...
 

Qketz

New Member
fica aqui o exemplo da minha deore:

p1150014.jpg


Dá algum trabalho , mas fica 5*. Diferença de peso não sei porque nunca cheguei a pesar o antes/depois. :D
 

Daniel

New Member
Ora hoje passou-me uma coisinha má pela cabeça e resolvi descascar a pintura da pedaleira... Gosto mais de ver a pedaleira em aluminio.
Agora tenho de arranjar o lettering Shimano.
A qualidade das fotos engana um pouco, mas no geral gosto do resultado final.








Ah, e entretanto chegou o suporte para a camara de filmar :)



 

Vega

Member
Viva!

Tenho acompanhado este post com atenção porque também gosto muito da BH Zenith.

Sabes se há alguma razão para os cabos das mudanças e dos travões atrás passarem pelo tubo diagonal e não pelo tubo horizontal, como é habitual em bikes hardtrail?
 
Não sou o Daniel, mas posso responder à tua questão... O cabo passa pelo tubo diagonal pois a pinça de travão está colocada entre as escoras.
 

Vega

Member
Bem visto! Já vi no site que esse posicionamento do travão aumenta a eficiência e a segurança (?). Não percebo o que eles querem dizer com segurança.

Tenho algum receio que o barro no inverno estrague os cabos (por vezes ando em zonas com muito barro, e não estou a falar de lama. Estou a falar daquele barro que parece cola). Estou a imaginar o barro a colar-se à roda traseira e a arrancar o cabo do travão que passa por debaixo (e por dentro) da escora. Tenho uma BH Expert e às vezes o barro é tanto que a roda de trás fica bloqueada. Ora, se lá estiverem cabos, não sei não. O mais certo era aquilo ceder. O mesmo no tubo diagonal, se o barro se acumular aí é uma chatice...

A única vantagem dessa passagem dos cabos por debaixo, a meu ver, é que à saída do cockpit eles ficam menos "vincados" do que se tivessem que passar por cima do tubo horizontal. De resto não vejo vantagens e antevejo muitos problemas...

O que acham? Existem mais hardtrails com essa passagem de cabos?

Como costumo andar numa zona com muito barro as escoras deveriam estar o mais libertas possíveis... penso eu. Essa é outra razão para eu achar que as 29'er não são muito boas para o inverno, uma vez que o espaço ocupado pela roda traseira é absurdo, havendo casos de 29er em que a roda fica a menos de 2 centímetros do tubo do selim (!!).

Já agora, caso saibam responder de cor, a roda pedaleira da Zenith não está mais baixa do que nas outras bikes? Pergunto isto devido ao formato das escoras ser bastante curvado (e não recto com na Expert), o que faz com que o eixo da roda traseira esteja acima da escora (e como tal fazendo "baixar" todo o conjunto da parte traseira e da roda pedaleira). Não sei se me fiz entender!
 

Daniel

New Member
Olá Vega,
não sei se os cabos estão assim numa posição tão desprotegida como isso... Parece-me que não e não é pormenor que me preocupe. Os cabos no tubo diagonal são agarrados ao quadro por um clip, aparafusado, e na escora por um (ou dois?) clip de plástico. O que se pode fazer, caso dê mais tranquilidade, é reforçar a zona da escora com uns zip ties. Agora, uma coisa é certa, ao andares assim em tanto barro acho que a preocupação do desgaste do cabo de travão é só mais uma (pequena) a juntar a, essa sim grande, preocupação com o desgaste da transmissão e travões...

Quanto à altura ao solo da pedaleira, se reparares a escora tem um desenho que afunda, mas que depois recupera a altura na zona do eixo da roda. Ficam à mesma altura, ou praticamente... Posso medir a altura relativamente ao solo, para te dar uma noção.
 

Vega

Member
Obrigado!

Sim, bem pensado e acho que os cabos não vão provocar esses problemas. Aliás quase todas as suspensões totais têm essa passagem de cabos e não vejo o pessoal a queixar-se...

Quanto à lama/ barro tento evitar sempre que possível mas às vezes é inevitável...
 

pedro-cascalho

New Member
este e o modelo de 2013 da bh zenith 7.5 premium


pesa 11,50 kg de fabrica

EQUIPAMENTO
QuadroZENITH ALLOY 26"GarfoROCK SHOX RECON GOLD RL 100MM
PotênciaBH LITEDireçãoINTEGRATED
Alavancas de mudançasSHIMANO DEORE 10SPDesviador traseiroSHIMANO XT 10SP
Desviador dianteiroSHIMANO SLX 3SPEixo pedaleiraSHIMANO M552
PedaleiraSHIMANO BB71CasseteSHIMANO DEORE 11-36
CorrenteSHIMANO DEOREAlavancas do travãoSHIMANO M505 DISK
Travão dianteiroSHIMANO M505Travão traseiroSHIMANO M506
Conjunto de rodasSHIMANO MT15PneusCONTINENTAL X-KING
Câmaras de arRUBENASelimPROLOGO KAPPA
Fecho de selimBH LITEEspigãoBH LITE
GuiadorBH LITE RIZERPunhosBH
 
Top