[Análise] BH Zenith 7. 2012 por trilhos do Litoral Oeste

Daniel

New Member
Boas, resolvi mostrar por aqui a minha Zenith e escrever um pouco sobre ela, uma vez que não me parece que seja um modelo com muita saída no mundo virtual...

Tenho-a há mês e meio e comprei-a após um interregno de bikes desportivas de cerca de um ano. Apaixonei-me pelo BTT com uma BH Supra 200, de 96. Era uma bike modesta, mas nunca me deu problemas de maior, mesmo tendo uma utilização nada meiga e uma manutenção pouco cuidadosa. Andou comigo durante uns 12 anos, com pausas, e desfiz-me dela em 2008. Só nessa altura reparei que a pedaleira, de origem, tinha 3 dentes em falta na talega e 2 em falta no prato do meio... Seguiu-se uma KTM Ultra Fun e em 2010 uma Mondraker Factor XC. Pelo meio uma Specialized Allez, de estrada. Em 2009 foi-me diagnosticada uma doença reumática crónica, que me afecta as grandes articulações e nervos e que foi baixando a minha vontade e disposição para andar de bike desportivamente...

Mas, no final deste verão achei que estar "parado" não era solução e fui em busca de uma nova companheira de duas rodas a pedal. Estabeleci os 1000€ como "barreira psicologica" para a escolha e equacionei várias marcas e modelos. Como pontos fundamentais: qualidade, leveza, estética, posicionamento na gama e actualidade do quadro. Os componentes, embora importantes, não eram a minha maior preocupação, excepção apenas à suspensão. Assim, após considerar KTM Ultra Sport, Cannondale SL1, Mérida 900, BH Zenith 7.6 e as Canyon,estava para encomendar uma Canyon, mas a previsão era para o inicio de 2012. Assim optei pela BH pelo seguinte:

- Quadro moderno, com um peso anúnciado de 1380g em tamanho S, muito actual com apoios de disco post mount, press fit, direcção cónica;
- Quadro posicionado no topo dos rigidos de aluminio da marca, ao invés de uma montagem já no "limite" do quadro;
- Suspenção a ar;
- Transmissão 10V;

Apresento então a minha Zenith 7.6:








O apoio PostMount, bonito e eficaz!


Sr Suntour Raidon X1, 100mm tapered


A beleza das soldaduras polidas, a fazer lembrar carbono


O principal upgrade até agora, espigão de carbono






Vista do cockpit, com o velocimetro Btwin Count4




As rodas, cubos Shimano RM66 e aros DT Swiss 445D






Os punhos, um bocado rijos de mais. A sustituir brevemente



Quanto à descrição dos componentes:

- Quadro BH Zenith, tamanho S;
- Sr Suntour Raidon X1 100mm, tapered;
- Rodas Shimano RM66 + DT445D, centerlock;
- Pedaleiro Shimano M552 3x10 (42/32/24);
- Travões Shimano M446 160mm;
- Desviadores Deore/SLX;
- Cassete Deore 10V 11-36;
- Manipulos Deore 10V;
- Avanço Titan Lite 80mm;
- Guiador Titan Lite Rizer;
- Espigão de selim Titan Lite 31,6 400mm; Hylix Carbon 31,6 400mm
- Selim Titan Lite;
- Pneus Continental Explorer 2.1;
- Punhos Titan clamp;
- Pedais Shimano M520;
- Velocimetro Btwin Count4
.

Por enquanto só lhe fiz umas alterções simples, nomeadamente a conversão para tubeless, com camara 20'', e troquei o espigão de selim de origem (360g) por um de carbono (180g). Falta-me converter a roda da frente...

O peso anunciado da bike é de 11,70 Kg sem pedais, mas acusou 12,30Kg, com os M520. Portanto o peso anunciado tem um desvio de 200g... Não me espanta, porque o peso anunciado dos componentes Titan é um pouco optimista...

Actualmente está nos 12,18Kg, pronta a rolar


Estou bastante satisfeito com a bike, e quanto mais ando mais satisfeito fico. É muito rápida e agil, nervosa e reactiva com boas acelerações. Não sinto grandes percas de tracção na resposta. A coluna de direcção tapered torna a direcção muito sólida, mas ao mesmo tempo muito directa. A nível de componentes também estou satisfeito, tendo obviamente a noção que não são topo de gama, mas funcionam na perfeição.

Brevemente penso trocar de rodas, mas ainda não estou certo disso. É que estas rodas, embora pesadotas (assim por alto tavez uns 2100g) são muito rolantes... Certo é que com a troca de rodas consigo tirar uns 600g.

Bom, vou actualizando o tópico conforme se justifique :cool:
 

tinric

Super Moderador
Sim, excelente acabamento e estetica do quadro... e lá está, com o tempo se necessário ou por opção vais melhorando alguns componentes que terás sempre uma boa e bela base.

Isso das gamas cada vez me convenço mais que conta é o peso... e eventualemente durabilidade a longo prazo, pois desde que trabalhe bem como se quer... o que importa se diz 7 ou 9 ou 0 ou SLX, XT, XTR...

Parabéns e muitos km com ela.

Pode ser que agente se econtre por ai pois ainda esta 5ª passamos ai onde tiraste as fotos :)

Cuidado com a rampa de madeira do outro lado da barragem... que aquilo está uma ratoeira assassina :)
 
Gostei muito do quadro! Tem uns pormenores muito interessantes e é realmente muito agradável à vista.

Acho que, como foi dito, um guiador recto iria tornar a bicicleta ainda mais bonita.
Aproveito também para perguntar se se sente bem na posição em que está? Digo isto porque o selim parece-me um pouco para trás, ou seja, tendo em conta o tamanho do quadro (e consequentemente parto do principio que o rider é relativamente baixo) parece-me bastante afastado do guiador. Outra solução para isto seria um avanço mais curto...

Desejo um óptimo retorno a esta nossa modalidade. ;)
 

PedroTenreiro

Active Member
Os Zenith e os Ultimate da BH são os meus hardtail preferidos. São lindíssimos. Que tal se porta a Raidon? Tiveste alguma experiência com outras suspensões a ar antes dessa? Cumps.
 

RicardoCupra

New Member
Quadro muito bonito e com bons pormenores, nao sei o preço base da bicicleta mas tens ai uma boa base para comecar a melhorar a medida que esse vai entregando a alma ao criador. De qualquer maneira, gostei muito desse quadro, parabens.

;)
 

Daniel

New Member
Boas, antes de mais obrigado pelos comentários :)


tinric, não sei onde é essa rampa de madeira, mas de qualquer forma não sou de grandes aventuras quando ando sozinho... Obrigado pelo alerta ;)

Uma das coisas que está nos planos de upgrade é mesmo o guiador, por um full carbon mas ainda não me decidi a 100% o tipo de guiador... Este tem 63cm, por isso não é tão largo como possa parecer. Convém não esquecer que este quadro é um S, e por isso em fotos parece algo desproporcional. Sinceramente estava mais inclinado para um guiador recto, que são os que prefiro estecticamente e os que tenho tido, até porque gosto de colocar barends. Mas não tenho bem noção do impacto a nível da minha posição na bike e tenho receio que me obrigue a "carregar" um bocadito mais a coluna, até porque não tenho uma extraordinária flexão de coluna. O que noto, desde as primeiras voltas, é que há uma tendencia para uma certa dormência nas mãos que, não sendo nada grave, causa-se um certo desconforto. Desconfio que o problema seja dos punhos, rijos que se farta, e por isso antes de trocar de guidor deverei trocar de punhos.

Quanto à minha posição na bike, como tenho 1.67m e este quadro é pequeno, sinto-me perfeitamente encaixado e sem desconforto. O selim não me parece exageradamente recuado e o avanço é de 80mm. Segundo aprendi posiciona-se a ponta do selim na distancia do cotovelo ao dedo anelar, relativamente ao avanço. O meu até está uns 2cm mais curto, segunda essa regra, mas eu sinto-me bem assim. Resumindo, nesta configuração sinto-me confortável e a bike é extremamente reactiva à pedalada.

A Raidon não se porta nada mal. A ideia que tenho da marca aponta para uma relação custo/beneficio muito ajustada. Anteriormente tive uma Epicon, noutra bike, e a nível de performance parecem-me muito semelhantes. A Raidon parece-me talvez mais robusta, a nível de resistência. Segundo a marca pesa 1,85Kg. Curiosamente tenho dificuldade em descortinar o modelo correcto, uma vez que a minha não tem regulação de Rebound, mas ao que parece as de 2012 têm, sendo que as restantes caracteristicas são semelhantes às de 2012...

A bike tem um preço de tabela de 1099€.
 

miguelarrepia

New Member
A bike é muito bonita e pormenorizada :)
Gostava de saber a tua opiniao sincera da Raidon, porque com o dinheiro que receber no Natal vou comprar uma suspensao, e na loja daqui da minha zona tem essa à venda por 146€
Parabens pela bike ;)
 

Mox

New Member
A ponte fica ( quando estas virado de frente para a agua da barragem ) do teu lado direito ... é o trilho que vem do lado dos casais brancos !!! =)

Quanto a suspensão : SR SUNTOUR RAIDON X1 RL R TAPERED ... link : http://www.srsuntour-cycling.com/ds.../3273/RAIDON/SF12-RAIDON-X1-RL-R+26'+air.html

Quanto a tua posição na bike ... é como eu gostava de ter ( se comprasse um quadro ht) .... tenho 1.68 ... e era mesmo bom ter um quadro pequeno e o espigão alto ... ( dá mais controle na bike em certas zonas ) , em ultimo caso ... ( mexes no avanço ) e no guiador ... pois o recto vai mudar a tua postura completa em cima da bike e depois deixas ter ter o tal ( conforto e relax na pedalada ) e fica uma posição mais Race .

UHm .. por acaso compraste no Sílvio ??

abraço e se quiseres pedalar aqui com o pessoal apita =)

Boas, antes de mais obrigado pelos comentários :)

tinric, não sei onde é essa rampa de madeira, mas de qualquer forma não sou de grandes aventuras quando ando sozinho... Obrigado pelo alerta ;)

Quanto à minha posição na bike, como tenho 1.67m e este quadro é pequeno, sinto-me perfeitamente encaixado e sem desconforto. O selim não me parece exageradamente recuado e o avanço é de 80mm. Segundo aprendi posiciona-se a ponta do selim na distancia do cotovelo ao dedo anelar, relativamente ao avanço. O meu até está uns 2cm mais curto, segunda essa regra, mas eu sinto-me bem assim. Resumindo, nesta configuração sinto-me confortável e a bike é extremamente reactiva à pedalada.
 

edununo

Well-Known Member
Mais uma BH muito interessante. O quadro é muito parecido ao Ultimate RC a nível estetico e é bastante leve.
Parabéns.
 

Daniel

New Member
miguelarrepia, a minha opinião sobre a Raidon X1 é muito positiva. Tal como já disse, é muito semelhante à Epicon, tirando no caso da minha a falta de afinação do rebound. Mas acaba por ser mais simples, o que tem as suas vantagens. A leitura do terreno é boa e a suspenção parece-me, sinceramente mais resistente que a Epicon. Já várias vezes vi escrito pessoal a queixar-se de uma lijeira folga nas bainhas/jarras da Epicon, e na que tive pude aprecisar isso. Nunca me pareceu preocupante, mas nesta Raidon isso simplesmente não me aconteceu (ainda). Agora, o que tembém vale muito é a diferença de preço, sendo que a Epicon não é exageradamente mais cara... E é também cerca de 200g mais leve. No posicionamento da gama, a Raidon aponta mais para All Mountain e a Epicon para XC. Lá está a tal resistencia que falo...

Resumindo, se eu fosse comprar uma das duas, não tendo nenhuma, provavelmente procurava uma Epicon. Mas não dava mais de 50€ pela diferença delas... Visto que esta veio com a bike, e visto que gosto dela, provavelmente a trocar, um dia, só por uma abaixo dos 1600g e cheia de mariquices.

MOX, assim já estou a ver onde é a tal rampa... O link da Raidon, tal como todo o catalogo 2012, não me dá nenhuma certeza do modelo especifico da minha. Adiante!
Um domingo destes vou ter convosco a Óbidos, até porque tenho acompanhado as fotos no FB ;)


Agora ando é com a ideia de trocar as rodas, mas ainda não me decidi ao certo. Nem é uma troca por necessidade, mas é mesmo daquelas ideias malucas de reduzir o peso à bike... Enfim, comichão na carteira :fpalm:
Considero as RCZ Race XC ou as Shimano XT. No caso das RCZ, tenho de comprar discos 6b também. No caso das XT, continuo com os centerlock que tenho agora. Provavelmente, no caso das RCZ também penso em trocar a cassete, porque a minha não é de aranha e eles recomendam...
Não ando é muito contente com os tipos da RCZ e falta pouco para lhes passar um risco a vermelho... No domingo quis aproveitar o voucher dos 12% e segui com a compra: Rodas Race XC, discos alligator, parafusos e cassete SLX. Chego à parte do pagamento e o site dá-me erro. Fui ver a encomenda e estava "pendente". Passado meia hora fui ver outra vez e estava "cancelado". Faço nova encomenda e já não consigo aplicar o voucher porque passava da meia-noite no Lux. Fiquei lixado e mandei-lhes um mail a expor a situação. Isto no domingo à noite. Até agora népia de resposta. Hoje de manhã vem nova newsletter com o voucher 12%. Avanço com nova encomenda e agora já não há alguns artigos em stock... Mandei mail com uma dúvida sobre as XT e aguardo resposta... Começo a pensar se merecem os meus €, porque caso haja algum problema a resposta também não deve ser facil...

Enfim, vou dando novidades :cool:
 

Daniel

New Member
Bem, a minha busca pelas rodas continua.

Tinha mandado um mail à RCZ a perguntar se as rodas XT WH785 traziam as valvulas tubeless. Resposta: "Ainda não lhe sei dizer com certeza mas normalmente sim, estamos à espera de receber estas rodas entre esta semana e a próxima semana." Enfim, cada vez percebo menos da RCZ... Supostamente o que está no site, está em stock. São eles que dizem... Se comprara s XT não deverá ser na RCZ, já que definitivamente não me entendo com eles. O preço (cerca de 225€) fica o mais baixo, mas já vi que os descontos não são tudo.

Entretanto tenho andado a pensar nas Fulcrum Red Power XL, já que dão para eixos da frente de 9mm e de 15mm. A minha suspensão é de 9mm, mas as hipoteses de upgrade que vou vendo são raras na conjugação tapered+9mm. Aqui as Fulcrum, embora mais pesadas (cerca de 1740g) ganham vantagem, uma vez que permitem outras escolhas no futuro... O preço é de cerca de 200€.

Enfim, enquanto mudo e não mudo, sempre ando entretido na escolha :p

Brevemente vou ver se alguém me empresta um guiador recto, para fazer o teste à posição de condução.
 

PedroTenreiro

Active Member
Eu não ia para as fulcrum. Principalmente para as red power. Quando muito para as red metal 5 ou seguintes que já têm rolamentos selados.
Vim de uma red metal 10 (que foram substituídas pelas red power neste ano) para umas xt e só me arrependo de não ter ido logo para a shimano ou para mavic. Em termos de garantias, não sei como funciona a RCZ mas aviso já que é complicado arranjar peças para as rodas e normalmente são muito caras. Mesmo rolamentos.
Como alternativa às XT, eu via tb as MT 65 (SLX), as portuguesas XC 400 da blackjack ou então as crossride do costume.
 

Daniel

New Member
Bem, as XT WH785 (2012) vêm a caminho. Encomendei ontem à noite numa promoção flash de 15% na Kompressor. Foram enviadas hoje, por isso mais uma semanita e devem estar cá. :D

As Fulcrum só não foram a escolha pelo peso. As Red Power XL anunciam um peso de 1740g. Não percebo porque dizes (PedroTenreiro) que não são boa opção, comparando com as RM5... Supostamente são a evolução dessas. Tens é 3 modelos das Red. As Red Power, Red Power SL e Red Power XL. Desisti das RCZ e não cheguei sequer a equacionar as SLX, as XC400 nem as Crossride...
 

Mox

New Member
Bem, as XT WH785 (2012) vêm a caminho. Encomendei ontem à noite numa promoção flash de 15% na Kompressor. Foram enviadas hoje, por isso mais uma semanita e devem estar cá. :D

As Fulcrum só não foram a escolha pelo peso. As Red Power XL anunciam um peso de 1740g. Não percebo porque dizes (PedroTenreiro) que não são boa opção, comparando com as RM5... Supostamente são a evolução dessas. Tens é 3 modelos das Red. As Red Power, Red Power SL e Red Power XL. Desisti das RCZ e não cheguei sequer a equacionar as SLX, as XC400 nem as Crossride...

Boa compra =)

eu teria comprado as mavic crossTrail .... para me livrar do CENTERLOCK terrivel =)


abraço
 

Daniel

New Member
Pessoalmente não vejo grande desvantagem nos discos CenterLock. Eventualmente o peso, mas nem isso é grande transtorno. Basicamente os Centerlock são Shimano: qualidade/funcionalidade antes da imagem e peso. Os japoneses raramente recorrem a um design estonteante, mas a qualidade está lá toda. Em praticamente tudo :)

Nuns cubos centerlock podes por discos 6b, com um adaptador, mas o contrário não. Isso é uma vantagem...
 

Mox

New Member
eu sei disso... apenas por opinião pessoal... evito esse sistema ... já vi algumas coisas más ... prefiro mesmo não o ter ... =) gosto pessoal .

compraste a bike no sílvio?

Pessoalmente não vejo grande desvantagem nos discos CenterLock. Eventualmente o peso, mas nem isso é grande transtorno. Basicamente os Centerlock são Shimano: qualidade/funcionalidade antes da imagem e peso. Os japoneses raramente recorrem a um design estonteante, mas a qualidade está lá toda. Em praticamente tudo :)

Nuns cubos centerlock podes por discos 6b, com um adaptador, mas o contrário não. Isso é uma vantagem...
 
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