[Análise] BH Zenith 7. 2012 por trilhos do Litoral Oeste

Daniel

New Member
compraste a bike no sílvio?

Não, estive quase para comprar lá, mas acabei por comprar noutro lado, beneficiando de um preço especial... Depois conto-te pessoalmente.
Mas já lhe comprei outras bikes e consumiveis que vou precisando. Aquela loja parece um poço sem fundo, no bom sentido, eheheh.
 

Daniel

New Member
Bem, hoje, durante uma voltinha até à Lagoa de Óbidos, recebi uma mensagem inesperada:

- As rodas XT foram entregues, ehehe.

Antes de jantar fui entreter-me para a garagem e já está. Já tenho as rodas novas montadas. Aproveitei discos, cassete e pneus. Coisas que poderei mudar a seu tempo.

As rodas, pesadas por mim, acusaram 745g + 950g, sem apertos e com válvulas tubeless.
Aproveitei e pesei os discos, sendo que realmente estes RT53 pesam chumbo... 180g cada, com o lock incluido... Os apertos rápidos XT acusaram 130g o par. A cassete Deore 10V 11-36 acusou 465g com lock. Enfim, tenho muito por onde me entreter a tirar peso, sem que seja preciso gastar uma fortuna. Mais 480g já lá vão..

A menina agora pesa 11,70Kg

Fotos:






Boas Festas Pedalantes, para todos!
 

PedroTenreiro

Active Member
Muito fixes as rodas.
Fiquei espantado com o peso da cassete deore. *****, nunca pensei que pesasse quase meio quilo... Sabes quanto pesa a de 9v? E tenho uma na minha.
Quando essa suspensão der o berro é trocar pela epicon ou axon, mudar cassete para uma XT e quase que se atinge os 10.
 

Mox

New Member
Não, estive quase para comprar lá, mas acabei por comprar noutro lado, beneficiando de um preço especial... Depois conto-te pessoalmente.
Mas já lhe comprei outras bikes e consumiveis que vou precisando. Aquela loja parece um poço sem fundo, no bom sentido, eheheh.

eu Gosto muito , mas muito da loja dele .. alem de um mecanico 5 estrelas ... é uma pessoa 5 estrelas . =)
apenas isso =)
 

Rikard0

New Member
Daniel parabens pela compra, tambem investi numa burra igual, ate agora tou satisfeito, ainda não lhe fiz alterações, estou a espera que chegue os desgastes naturais para começar a melhorar.
Uma coisa estranhei foi a suspensão, pelo menos em aspecto parece diferente. (podem ser só autocolantes, porque de resto pelas características parecem iguais). cheguei a pesar a minha na loja e sem pedais pesou 12kg. Mas isto com pedais garrafa e um kit rapido deve xegar sem problemas prai aos 13kg/13.5kg

Vou acompanhando as tuas alterações para poder aprender um pouco mais e tirar ideias pa um dia mais tarde alterar a minha.

Abraço e boas pedaladas, e puxa pela burra :D
 

Daniel

New Member
Boas Rikard0, parabéns também pela tua compra. A tua é de 2012? É que, pelo que vejo, a minha suspa é de 2012, apesar de ser diferente das fotos do catalogo BH (onde aparece a 2011). Curioso...
Quanto ao peso, elas de catalogo são anúnciadas com 11,7Kg. A minha acusou 12,30Kg, com pedais (Shimano M520) e conta Kms. Assim, tendo em conta o peso anunciado dos pedais (380g), estimo o peso sem pedais em um pouco menos de 11,9Kg.


Curiosamente a minha tinha algumas (pequenas) diferenças, relativamente ao anunciado no catalogo:
- Selim Titan Lite, ao invés de Prologo Kappa;
- Pneus Continental Explorer, ao invés de Continental X-King.

Entretanto já fiz a volta de estreia das rodas XT, mas foram apenas 30Kms, pelo que ainda não tenho uma conclusão séria. Certo é que o conjunto ficou mais ligeiro e a rigidez está toda lá. Muito reactivas nas acelerações, sem dúvida nenhuma.

Brevemente penso melhor em colocar pneus novos, tubeless ready, para tirar todo o proveito do conforto tubeless :p
 

Rikard0

New Member
Sim a minha é de 2012, a minha suspensão é que vem nas fotos do catalogo, por acaso é um pormenor que não tinha reparado nas especificações e nas imagens, realmente a minha vem toda igual as imagens de catalogo, ou seja diferente dos que eles mostram nas especificações.
a minha burra comprado nos ultimo dia de Setembro, ja vai com 1200km, ainda ando aprender andar de bike, visto que só ganhei/recuperei o bichinho prai em Agosto.
ver se pro ano ja começo a brincar mais a serio com a burra :)
 

Daniel

New Member
Então se a tua Raidon é igual à do catalogo BH, segundo o catalogo da Suntour é de 2011. Na mesma optica a minha é de 2012, mas desconfio que seja 2011 com cara de 2012, ehehe

Por curiosidade vou investigar pelo nº de série...


Bem, a tua já tem é uma loucura de Kms comparada com a minha... Eu, para além de ter pouco tempo, tenho muita dificuldade em fazer tiradas longas seguidas por causa das minhas "dobradiças"...
 

Daniel

New Member
Bem, ontem lá tive de recorrer a uma solução rápida e prática para colocar mais um pouquinho de liquido na roda da frente... Como o pneu ainda não estava completamente vedado, apliquei mais uns mLs de liquido, com uma seringa e agulha. Funcionou na perfeição, tanto que uns 10 minutos depois de picar e acertar a pressão fui dar a minha voltinha e a coisa aguentou-se na boa. O pneu traseiro não leva ar novo há uns 15 dias, sendo que a pressão não variou nada de significativo...
Ando com ideias de comprar uns Rubena Tubeless Supra, com os quais pouparia cerca de 270g no rolar, mas estes portam-se tão à altura que tenho pena de os encostar. Enfim, ainda não decidi bem.

Outra alteração para muito breve, vai ser feita no cockpit. Já me tinha queixado de dores na palma da mão, sendo que acho que grande parte do problema são os punhos. Entretanto, andei em testes e, para além dos punhos, penso que o facto do guiador ter 630mm de largura é demasiado para mim. Tinha pensado cortar uns 4cm, mas à partida vou mesmo é trocar de guiador, até porque gosto mais (estecticamente) dos rectos. Já para não falar numa diferença de peso próxima das 190g.

Inicialmente inclinava-me para um guidor full carbon, marca Hylix, do ebay. O meu espigão de selim é Hylix e só tenho a dizer bem. Mas sinceramente tenho receio da resistência do mesmo... Assim estou a pensar num Ritchey WCS e nuns punhos também da mesma série, mas a versão ergo.

Esta semana devo decidir...
 

Daniel

New Member
Após ponderar a troca de guiador, para um recto, na minha BH, hoje foi dia de compras, ehehe.

Resolvi apostar no Ritchey WCS Wet Black. Outra hipotese, fugindo ao carbono, era o KCNC Bone, mas a estética não favoreceu...
Com o guiador troquei também os punhos, por uns também Ritchey WCS. Estéticamente gosto mais dos guiadores rectos, sendo que não foi desta vez que saí desiludido. No fim de semana já vou fazer o teste no terreno, mas parece-me uma aposta ganha.





Não me lembrei de pesar a BH, mas segundo os pesos anunciados, conto ter feito uma poupança de cerca de 200g. Assim, a Zenith anda por volta dos 11,5Kg. Amanhã peso-a, só para confirmar.
 

Daniel

New Member
Não me lembrei de pesar a BH, mas segundo os pesos anunciados, conto ter feito uma poupança de cerca de 200g. Assim, a Zenith anda por volta dos 11,5Kg. Amanhã peso-a, só para confirmar.

Bom, hoje já submeti a menina à balança e fiquei contente: 11,48Kg
E tenho tanto onde reduzir peso, se assim o entender, gastando pouco e tendo componentes que dão confiança enquanto não troco.

Estou curioso para testar a nova posição de condução...

Enfim, estou muito contente com a máquina, até porque transpira fiabilidade e com o quadro que tem, permite ir fazendo upgrades "caprichosos" que não sinto que sejam demasiados para o quadro...
 

Ki23ko

New Member
Aconselhei um amigo meu a comprar uma Zenith e quando fomos buscá-la fiquei deslumbrado com o quadro. Ao vivo é qualquer coisa e tem tudo o que é recente, BB30, teste cónica, Post Mount além de ser muito bonito. Quanto ao peso, a bicicleta dele é notoriamente leve, deve estar com esse peso embora o material deja diferente. Deixo umas fotos:






Boas Pedaladas com a máquina!
 

Daniel

New Member
Pois, realmente o equipamento difere, mas o quadro é muito fixe. Gosto das rodas, com os raios em branco. Essa também já não está de origem, pois não?
 

Ki23ko

New Member
Penso que não tem muita coisa de origem. Tem Reba, travões Formula k18, Sram X9, pedaleira XT o selim penso que também não é de origem. :D
As rodas ficam muito fixes por causa dos raios!

Se tivesse de comprar um quadro de Alu de certeza que seria este, é de topO!
 

Daniel

New Member
Não, uso com os pneus de origem, uns Continental Explorer 2.1, de arame, mas com liquido Geax. Muito satisfeito, sendo que equaciono a troca de pneus, mas só por uma questão de peso... Mas não deve ser a muito curto prazo...
 

shuumi

New Member
Eu ando a gastar os meus antes de comprar uns UST ou tubless ready.

Como te tens dado com esse espigão? O carbono, notas muita diferença?
 

Daniel

New Member
Este espigão de carbono foi a melhor compra para a bike, até ao momento. Veio do ebay, por 45€. Pesa 180g e não desilude. Nota-se bem o conforto a filtrar as pequenas vibrações. Nunca pensei que se notasse tanto...
 

Daniel

New Member
Bem, já há uns tempos que não escrevia por aqui, mas também já há três semanas que não ando na bike. Enfim, as minhas tendinites voltaram e tenho dado um tempo de repouso para ver se me deixam mais uns tempos...

Entretanto, fiz mais uns upgrades na máquina:

- Selim Specialized Format SL 143; já tinha ideias de comprar um selim novo, sobretudo porque achava o Titan Lite 135 "estreito" mas durante uma visita à Lenamotos, loja que muito me agrada, fui conversando com o vendedor e ele lá me aconselhou este selim entre outros. Com um peso de 230g e um custo de 79€, lá foi este o escolhido naquilo que me pareceu ser uma razoavel relação preço/qualidade. É certo que há mais baratos, mas enfim, simpatizei com este e foi o que trouxe.




- Barends Titan Superlite; uma das ideia em trocar o guiador, era justamente a colocação de uns barends que permitam mudar um pouco de posição. Com um custo de 17€ e um peso de 44g, pareceu-me uma boa compra. Inicialmente pensei em tirar-lhes para aí 1cm, mas acho que vou deixar assim. Entretanto troquei a tampa de origem, com um formato anatómico mas comprido, por umas tampas que tinha por aqui. Assim já ficam mais agradáveis à vista, mas não tenho foto.




- Discos Shimano XTR 160 RT-98 ice tech; bem, estavam na lista de compras mas não eram uma prioridade, mas um negócio particular acelerou a compra. Ao ter umas rodas centerlock fica-se limitado a duas opções: disco centerlock ou discos 6f com adaptador CL. A opção de discos 6F e adaptador CL, ficava-me em cerca de 60€ e um peso de cerca de 250g em discos e adaptadores. Com uns euros a menos, comprei um par de XTR à estreia. O peso do par é dos mesmos 250g.





O pior disto tudo é que ainda não testei os novos componentes no terreno, mas conto fazer isso dentro de poucos dias. Provavelmente amanhã, mas com esta vaga de frio não sei não...

Peso actual, pronta a rolar: 11,36Kg






Quanto a upgrades na Zenith, vou ter de ficar por aqui por tempo indeterminado, porque infelizmente esta semana fui informado que vou engrossar as estatistica do IEFP... Melhores dias virão, mas a bike passou para ultimo na lista de prioridades.
 
Top