Adeus Scott... Olá Trek EX 9! - 1000 km depois...

fmike

New Member
Boas ao Fórum. :wink:
Apesar de já existirem tópicos sobre ambas as bikes e depois de consultado o Josant, decidi abrir um tópico conjunto onde deixo o meu contributo analítico destas duas grandes bikes, actualmente a rolar por esses trilhos fora, juntando ambas as análises, que espero ir desenvolvendo ao longo do tempo. :p

Primeiro a Scott Scale 50 2007.
Adquirida em Dezembro de 2006, veio substituir a minha velhinha Órbita, que tão bons serviços me prestou, apesar do estatuto FF (ferro forjado!) eheheheh. Pesquisadas várias marcas e modelos, a escolha passava sempre por uma bike HT, sobretudo devido à problemática do preço - escolher uma boa bike, médiamente equipada, com bom preço. A Scott Scale 50 reunia todas essas qualidades. Para além do mais, foi amor à primeira vista! Perdoem-me o desabafo mas é umas das bikes mais bonitas do mercado!
Especificações:
■QUADRO : Scott Scale Alumínio 7005 (2006)
■ SUSPENSÃO : Rock Show Tora 302 - 100mm curso
■ CX DIRECÇÃO : Ritchey OE 1 1/8" semi integrada 44/50mm
■ PEDALEIRO : Shimano LX FC-M580 hollowtech 2 44Ax32Ax22A T
■ PEDAIS : Shimano PD-M505
■ CORRENTE : Shimano CN-HG53
■ CASSETE : Shimano CS-HG50-9 11-32 T
■ DESVIADOR FRENTE : Shimano Deore FC-M530 34.9mm
■ DESVIADOR TRÁS : Shimano XT RD-M761 27 velocidades
■ MANIPULOS : Shimano Deore SL-M511 Rapidfire
■ GUIADOR : Scott X-Rod 600mm/ 5°
■ AVANÇO : Scott Comp 4 bolt 1-1/8" /6°
■ TRAVÕES : Avid Juicy 3 160 F & T mm
■ MANETES : Avid Juicy 3
■ CUBO FRENTE : Scott Disco Comp
■ CUBO TRÁS : Shimano FH-M475 Disco
■ RAIOS : DT Swiss Champion pretos 1.8mm
■ PNEUS : Scott OXYD 26 x 2.0 60TPI Kevlar
■ AROS : Alex tudo- 24 Disc 32H pretos
■ SELIM : Scott Racing
■ ESPIGÃO SELIM : Scott Comp 31.6mm
■ CÔR : Preto/Branco/Amarelo
■ PESO : 12.5 KG

Upgrades:
■ Selim SMP (Um autêntico sofá, demasiado para mim - durou 50 km retornei ao selim Scott de origem)
■ Rodas Mavic Crossland
■ Pneus Tubeless Michelin X-Trem 2.0, substituidos depois pelos Maxxis Larsen TT 2.0 Lust

Análise ponto a ponto:
Quadro: Em termos estéticos muito bem conseguido. Sem "lesões aparentes", apresenta muito bons acabamentos, excelente pintura, muito resistente. Nos trilhos possui uma geometria espectacular, dando, por exemplo em curva, a sensação que a própria bike se dobra e ajuda no movimento. Posição racing, muito agressiva, rápida, ideal para competição, ajudada sem dúvida pelo binómio guiador-avanço. Faz com as Crossland um conjunto bem na moda BTT!
Suspensão: Sem comprometer, a Tora prima pela mediania. Algo pesada e mediamente eficiente é sem dúvida um dos "elo mais fraco" desta bela máquina.
Guiador/Avanço/Caixa de direcção: Componentes em aluminio, primaram pela robustez. A posição de condução é muito agressiva, nervosa, fruto do guiador recto e muito pouco comprido, que se revela muito directo, sobretudo a descer e em curvas técnicas. Requer habituação, sobretudo à posição baixa a que obriga o seu bttista a um esforço acrescido(costas??) mas com ganhos evidentes sobretudo na progressão rápida no terreno.
Transmissão: Uma agradável surpresa. O Deore à frente nunca desafinou, revelando-se muito preciso na mudança. Atrás aplica-se o mesmo repto. Shimano = desafinação algo frequente? O meu XT só desafinou quando o seu distraido dono o encostou ao taipal da carrinha e ai fez umas dezenas de quilómetros, desafinando-o. Facilmente foi afinado por mim, sem consequencias de maior. Muito preciso, sem estalidos ou pedaladelas em seco, peca só pela excessiva folga que permite à corrente, batendo com facilidade na protecção da escora horizontal (um habitueé na Shimano). A corrente apesar de não ser um topo de gama, portou-se á altura, apresentando agora uma excessiva folga a pedir substituição - nunca partiu, embora com alguns "chupões" no inicio. Em relação ao pedaleiro e respectivos pratos, nada a registar - muito bonitos e eficazes!
Travões: Sem serem um designio da moda em BTT, mostraram-se muito eficazes em todas as situações - chuva, lama, pó. Sem ruidos "parasitas" ou empenos, ainda levam as pastilhas de origem em meio gastar - muito duradouras. Mas travam? - Sim. Sem serem muito lineares na travagem, algo brutos em situação limite, cumpriram sempre o seu dever, nunca se mostrando esponjosos quando mais abusados.
Rodas/Pneus: O outro elo mais fraco. Sobretudo os pneus. Ideais para o passeio em ciclovias ou em estradões direitos e pouco arenosos, rapidamente se mostraram fracos na progressão, em curva ou em trilhos técnicos, provocando alguns sustos. Sem nunca ter tido um furo, foram ambas as peças substituidas após 500 km, dando lugar às Mavic Crossland com os Michelin. Estas últimas continuam impecáveis, nada ficando a dever ás suas irmãs mais caras, a não ser no peso. Os Michelin foram substituidos após ficarem gastos até às lonas. Um único furo a registar, resolvido pelo selante. Neste momento a escolha passou pelos Maxxis, ainda em testes, mas muito prometedores.[/code]
Resumo analitico:
A favor:
Quadro
Transmissão
Travões

A rever (ou substituir):
Pneus
Suspensão
Cuidados Prestados:
Sem nunca ter precisado de oficina a sério, teve direito a uma revisão da suspensão à mais ou menos um mês, para além das substituições óbvias dos pneus.
Em casa era cuidada com banho de mangueira a muita baixa pressão, detergente do carro, oleada com Motorex (Wet ou Dry) e discos limpos com toalhetes de álcool, após cada voltinha (média 50-60 km).
Participações em Eventos:
Passeio de Natal da ACCB
Maratona de Castelo Branco
Maratona de Alcains
Rota do Gaio 1 e 2
Raid à Gardunha
Noturno do Benfica
Passeio da Lardosa
Trilhos da Lousa
Trilhos da Raia...

Agora a Trek Fuel EX 9 2008:
A compra da Scott foi sempre a prazo. Destinada a estar mais ou menos um ano na minha posse, foi sempre um objectivo trocá-la por uma FS assim que os eurónios o permitissem, sem perder muito tempo, para ainda poder usufruir de uma retoma adequada. Foram várias as marcas "batidas", jogando sempre com a dualidade bom preço/equipamento e valor da retoma. A Trek apesar de tudo levava alguma vantagem, uma vez que os restante membros da equipa e alguns amigos mais chegadosjá roalvam com estas máquinas, com resultados positivos. Juntou-se a "fome" com a vontade de "comer" e toca de fazer negócio. Foi um "parto" dificil, sempre na optimização do equipamento e o resultado está agora aqui à vista. Apreciem.
Especificações:
■ Suspensão: Fox Talas RL w/air pressure, travel, rebound, lockout, alloy steerer, 90-130mm
■ Amortecedor: Fox Float RP23 w/3 position tunable Pro Pedal, custom tuned
■ Shifters: SRAM X-9, 9 speed w/MatchMaker
■ Desviador Dianteiro: Shimano Deore XT
■ Desviador Traseiro: SRAM X-0
■ Pedaleiro: Shimano Deore XT 44/32/22
■ Cassette: SRAM PG970 11-32, 9 speed
■ Pedais: Shimano M 540
■ Selim: Bontrager Race Lite
■ Espigão: Bontrager Race Lite
■ Guiador: Bontrager Race Lite, 40mm rise, 31.8mm
■ Avanço: Bontrager Race X Lite, 7 degree, 31.8mm
■ Direcção: Cane Creek S-3 w/cartridge bearings, sealed
■ Travões: Avid Juicy 7, hydraulic disc; 185mm front, 185mm rear rotor
■ Rodas: Bontrager Race Lite
■ Pneus: Bontrager Jones XR

Upgrades:
■ Guiador Bontrager Race X Lite Carbono
■ Punhos Bontrager Race X Lite
■ Selim Bontrager Estrada branco (da Trek Madone)
■ Pneus Tubeless Maxxis Larsen TT 2.0 Lust (herdados da Scott)
■ Protecções de quadro e escora
■ Rodas Mavic Crossland (as que tinha na Scott) em conjunto com:
■ Pneus Hutchinson 1.o Kevlar (Estrada)
■ Cassete Shimano 11-23 (Estrada)

Algumas das primeiras fotos (muitas mais no blog):

Já efectuei uma primeira voltinha por estrada só para optimizar os encaixes dos pedais, transmissão, etc. Para as primeiras impressões saliento sem dúvida a posição de condução. Muito mais elevada e confortável, ajudada pelo amortecedor na absorção das ireegularidades, permite ao ciclista uma posição mais relaxada. A suspensão ilude igualmente uma vez que 130 mm á frente equivale a passar para o "terceiro andar"! eheheheeh A transmissão parece-se mais seca mas muito eficaz. Em relação ao selim o meu rabo diz que é diferente. Vamos a ver. No próximo domingo fará a sua estreia nos trilhos das Ferrarias. E mais não digo para já.
Espero que tenham gostado. Prometo ir desenvolvendo este tópico para dar a conhecer as aventuras em cima desta "menina".
Para seguirem com mais pormenor, aconselho uma visita ao nosso blog: btthl.blog.com
Obg. :mrgreen:
 

varadero

New Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Força aí Fmike no domingo estamos lá para ver a bicha a rolar :mrgreen:

Grande máquina, é realmente muito bonita, eu já a vi ao vivo!!!! Quando ainda estava em fase de montagem! :twisted:
 

Ivo

Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Olá,

realmente essa Bike é fantástica. Estive a ver uma EX8 há cerca de uma semana e já me pôs a pensar....

Parabéns pela aquisição.

Ivo
 

JorgeSantos

New Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Ainda estavas tu com dúvidas :mrgreen:

Excelente análise, tanto no texto como nas fotos. 5 ***** :yeah:

Da Scale sou suspeito. Já levo quase 8000Kms numa e quando a trocar serei extramamente selectivo.

Em relação à Trek. Palavras para quê?

É linda, bem equipada e uma das boas NOVIDADES deste Ano (2008). Excelente mesmo!

Os pormenores do quadro são excelentes.

Nota-se aí muito T$empo investido :roll:

Pha.....parabens :clap: :clap: :clap: :clap:


Abraço

Josant
 

embolozzz

New Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

É sempre duro vermos alguma coisa que nos foi muito próxima partir... partir, quem sabe para nunca mais voltar a ver!!! Será esse o destino da Scott Scale 50? Essa bicicleta que te fez companhia bem juntinhos um ao outro durante largos km's de pura adrenalina, divertimento, emoções, sensações ... e ahhhh... saudade!!!! É certo que o estino dela é incerto e a separação é inevitável...

MAS... MAS... MAS... quando a separação é motivada pela aquisição de uma Trek Fuel Ex 9... o saudosismo cai um pouco por terra e a emoção de montar uma bicha bem diferente cresce a olhos vistos!!!

Com o previlégio de fazer parte de equipa BTTHAL, da qual FMike também faz parte, e de viver de perto as aventuras que se avizinham... mais uma vez (agora em público), desejo a maior felecidade em cima dessa montada! Que o ano de 2008, seja, no mínimo idêntico ao de 2007... pois se assim for muitas aventuras nos esperam por esse ano fora!

Puxando um pouco a brasa à nossa sardinha... acompanhem as aventuras no nosso blog ( http://btthal.blog.com ) pois é diversão garantida!

PS: Excelente tópico comparativo com uma mistura fina e refinada de sentimentos pessoais face às bikes!

Abraço a Todos! :roll:
 

andrextr

Active Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Grande maquinão !!

Das minhas bikes preferidas!! Dá-lhe com força que ela gosta :mrgreen: :mrgreen:

Boa sorte com a bicha! :wink:
 

Amukinado

New Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Mas que máquina!! Agora é que vai ser curtir single-tracks!! :twisted:

Muito bonita. Agora está na hora de agarrar nela e ir chapinhar na lama! :yeah:
 

Lapierre

New Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Boas .
Parece que temos bikes gemeas, apenas com uma semana, pelo menos a minha, estou ancioso pelo Fim de Semana para poder testar a machina.
Afinal foram muitos meses a namora-la, penso ter sido um bom investimento e espero devorar mts Kms em cima dela.
Vi que investiste mais uns aerios em upgrades na maquina, já agora qual o peso da bike?
Fica bem.
 

o5car

Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Ora ai está uma bela máquina!! como já tinha referido anteriormente, é de momento uma das minhas bikes preferidas!!

Já agora, aproveito este tópico, e já q reparei nas fotos da trek! uma dúvida q tenho a algum tempo! q é a seguinte:

Ora tens o desviador traseiro X-0 e os shifters X-9 e o desviador dianteiro XT 2008! ora então se o shifters são Sram e são 1:1, como é feito ou como funciona no desviador dianteiro q é Shimano 1:2???

p.s. se estiver a dizer alguma barbaridade, as minhas desculpas, é mesmo ignorância!! :oops:

Os meus agradecimentos!!
 

Alf

Active Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Os desviadores da frente têm todos a mesma relação, shimano ou sram.

Parabéns pela bike, boa análise :wink:
 

fmike

New Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Boas :wink:

Em relação aos shifters sram e desviador shimano, já vinha assim de origem da Trek, pelo que penso que as relações são as mesmas (tão pouco sou um "expert" na área). É claro que eu, habituado aos rapid-fire, acho estes "diferentes" no funcionamento, o que vai requerer habituação. Mas são mais bonitos!
Quanto ao peso da máquina está a rondar os 12,7 kg, ligeiramente mais leve que a minha Scott, que com as Mavic andava nos 12,8 Kg.
Em relação à análise da Scott acho que devo dar aqui mais duas palavrinhas:
Primeiro: em momento algum fiquei descontente com a bike; pelo contrário... acho que vou ter saudades... muitas... É uma bike excelente! Se não fosse a mediania da suspensão dava-lhe uma nota de 10 em 10 valores! E claro se os eurónios permitissem ficava com as duas! Se voltar ás HT será, sem dúvida, e novamente, uma Scott! Scale!
Segundo: Então se é excelente o porquê da troca? Essencialmente queria experimentar o mundo FS. Igualmente procuro obter ganhos em termos de postura, uma vez que não faço competição nem para ai estou virado, e uma posição mais relaxada poderá acrescer qualidade de vida em cima das duas rodas... os 40 anos aproximam-se rapidamente! Mas cá estaremos para avaliar se o tempo, os km e as suspensões me dão razão ou não! :afro:
 

alxm

Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

óptimo tópico...bela máquina sem dúvida. Qual o peso?
 

trek8900

New Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Parabéns pela aquisição\ substituição do teu cavalo, perdoem-me todos os apaixonados das stumpjumper, mas a fuelEX bate aos pontos as stump. Bonitos os pormenores fotográficos, ou deverei dizer bonitas fotos dos pormenores de uma das mais melhores, quiçá a mais melhor das bikes FS de 2008. Eu sou suspeito que montei à peça um quadro 8900 e adoro todos os poucos quilómetros que já andei em cima da minha burra, e que gozo, desculpem as senhoras pois sei de ante mão que estais em patamares diferentes(nada de confusões). É sem duvida uma marca que melhorou a nível estético\ visual nestes anos recentes, porque como se vê estão cada vez mais bonitas, e esse peso de 12,7kg está um must só 200g a mais que a minha 8900. Boas pedaladas e espero ouvir mais dessa bonita máquina.
cumps!! :hehe:
 

pjfa

New Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Olá Fmike :mrgreen:
Hoje, vamos poder apreciar essa beldade nos Trilhos de Xisto.
Muito bem equipada e esquema cromático muito bem conseguido.

Bem-vindo ao clube das ST :#1:

**Esta máquina vai andar nos Albi-Tracks :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Bela máquina e com a cor da "moda" :wink: Podias depois por fotos do novo sitema de aperto ( com rolamento, certo ) da roda de trás ??? Não estou a dizer nenhuma barbaridade ( penso eu de que... ) essa Trek já tem o novo sitema de suspensão traseiro com os rolamentos no eixo, certo ?

Um Abraço
 

varadero

New Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

Aqui vai ela em acção nos Trilhos de Xisto...... :twisted:

img0792ml6.jpg
 

fmike

New Member
Re: Adeus Scott Scale 50 2007... Olá Trek Fuel EX 9 2008!

as primeiras impressões:

o meu amigo varadero adiantou-se e já lançou aqui uma foto...eu atrevi-me a "roubar-lhe" mais algumas e postá-las também aqui. mas primeiro uma breve análise aos primeiros km da Trek.

os primeiros km são isso mesmo...os primeiros. e como tal as dúvidas, os receios, as incertezas são mais que muitas. será que me vou adaptar?? será que me desenvencilho com tanta suspensão?? será que me consigo equilibrar sem rodinhas??
mas mal comecei a pedalar tudo se esfumou... foi um dia de surpresas!
Subir: aquelas ideias préconcebidas que as FS perdem a subir ecovam-me na tola... foi a primeira supresa. nos trilhos ela provou que é uma grande bike - sem nunca perder a tracçao ombreou com algumas HT sem nunca dar de si... assim haja pernas, que ela está lá. muito linear a subir, com muita mais facilidade na progressão fez-me esquecer a Scott, uma trepadora por excelencia. Nem mesmo o fantasma do amortecedor traseiro apareceu - o propedal funciona mesmo...sem bombeios, lá estava na hora certa para amortecer as irregularidades, mantendo a roda bem mais presa ao chão - resultado final: ainda melhor capacidade para subir!
Curvar: outra surpresa foi fazer curvas. será que tem rigidez suficiente? a Scott primava pela capacidade do quadro..parecia que dobrava as curvas, sabendo sempre onde estava a traseira da bike... bem a Trek é igualmente incisiva nas curvas, com uma rigidez lateral bem aprimorada. mais uma vez o responsável será o amortecedor, mas o quadro também ajuda. e não tive tantos deslizes laterais como tinha com Scott (a posição alta e os pneus tb terão alguma responsabilidade)
Descer: bem aqui as dúvidas eram sobretudo minhas... será que consigo descer com a mesma rapidez? os fox estavam lá! que espectáculo! eu é que tive "medo" de tanta disponibilidade e não me afoutei a 100% por aquelas barreiras abaixo... nem de longe esgotei o curso das suspensões... isto no fim de 1000 km deve estar no sitio...ehehehe
Primeiro erros: Bem... também cometi erros. primeiro esqueci-me que os pedais novos custam um bocadito mais a encaixar...e a desencaixar! na primeira atrapalhação tive direito a um "desmaio" lateral que só feriu o meu "orgulho". o segundo erro foi devido a um esquecimento... depois de uma boa descida com os 130 mm surgiu uma subida tipo parede, algo técnica e esqueci-me de por os 90 mm. resultado: um cavalinho a subir que não mais serviu do que para por o pé no chão e ter dificuldade em retomar a subida.

Claro que isto ainda só são as primeiras impressões... 45 km de trilhos ainda pouco sumo dão em termos analiticos... ainda há muito para experimentar! agora as fotos:





 
Top