A questão dos cães...

xbiker

New Member
ChIkInHo said:
Mordem ao fechar a boca realmente..
Nao me estou a ver a minha perna na boca de um cao :mrsock:
Nem que tivesse que dar ao canelo e o cao viesse a rasto, mas tinha de largar :mrgreen:

Acredita que não tinhas reacção para tal...
Eu já fui mordido (à cerca de 3 anos (deve estar para os fazer agora, pois foi em novembro)), não em cima da bicicleta, mas pelo meu próprio cão...
Digamos que foi uma coisa totalmente inesperada, eu não contava minimamente com aquilo, ferrando-me o braço e ainda me fez estragos.
Agora, podem-me que a culpa foi nossa, porque não soubemos educar o cão. Acreditem que não é verdade, o meu pai sempre que era preciso impunha-se sobre ele e nunca fizemos dele um cão "mimado". Mas a verdade é que ele era um rafeiro e houve uma vez que deu uma coça num doberman que ia a tentar entrar em casa (ficou à porta, e sou ouço uma coisa preta a guinxar rua a cima :shock:, ahh, e o meu tava preso pela corrente...)
Mas a verdade é que eu adorava o cão e me dava excelentemente com ele, e ainda estou para descobrir porque me fez o que fez.
:back2topic:
Nas minhas voltas nunca tive nenhum confronto com um cão, e espero que tal não tenha de vir a acontecer. :roll:
 

Sam Sam

New Member
Eu só vos digo que é uma senssação ilariante... :exacto:, eu nunca imaginei fazer um sprint daqueles. O mais inclivel é ver o animal a descrever um arco para me apanhar por de traz. Isto é, o cão vinha de frente e a uns vinte metros faz o arco como que se afasta e aparesse-me por traz...

É de doidos... :mrsock:
 

pedromig85

New Member
Bem, já muita a história foi aqui relatada e cada uma delas diferente....

Pois bem, da minha experiência, o que posso dizer é que já fui abordado por diversos cães e geralmente a minha postura é não mostrar medo e por vezes até acabo por fazer um jogo com eles... travo de repente e viro-me para trás e olho para eles e acreditem que a maioria das fezes eles próprios ficam com receio... outras vezes simulo que vou atirar uma pedra, enfim tudo depende da situação, mas geralmente ignoro não mostrando receio... mas nem sempre os casos sao assim tão lineares.

O que é certo, é que é expressamente proíbido ter os cães à solta... e em caso de mordidas os donos destes cães têm que se responsabilizar... neste caso é chamar a policia e as coisas resolvem-se de outra forma. Se há leis, então há que cumpri-las e pô-las em prática.

Já assisti a uma cena com um colega meu, em que ía a passar junto a uma quinta e vem de lá um serra da estrela lançado que se colou às pernas de esse amigo meu. Desmontamo-nos e tentamos avançar devagar... mas o que é certo é o cão nem nos deixava montar na bike. Passado um bocado aparece o dono do cão a dizer que o cão não faz mal nenhum... bem... o homem ou é parvo ou é estupido... das duas uma :eish:. Acendeu-se ali uma conversa que estava a ver que ía acabar em molho. O homem ainda se achava com razão, dizendo que os cães são como as pessoas... que são para andar na rua... enfim, gente estupida. Neste casos é chamar um agente da autoridade e as coisas piam fininho.

Mas de resto não tenho tido problemas com cães.

Mas volto a realçar, os cães devem estar presos ou vigiados pelo detentor do mesmo.
Existe legislação específica que diz o seguinte:
- Decreto-Lei n.º 276/2001 de 17 de Outubro:
Artigo 6.º do Capítulo II - Incumbe ao detentor do animal o dever especial de o vigiar, de forma a evitar que este ponha em risco a vida ou a integridade física de outras pessoas.
- Artigo 15.º do Capítulo II - Os alojamentos devem assegurar que as espécies animais neles mantidas não possam causar quaisquer riscos para a saúde e para a segurança de pessoas, outros animais e bens.
- Artigo 20.º do Capítulo II - Os animais que ofendam o corpo ou a saúde de outra pessoa são obrigatoriamente recolhidos em centros de recolha oficial, a expensas do detentor, e posteriormente abatidos por método de occisão que não lhe cause dores e sofrimento desnecessários, não tendo o seu detentor direito a qualquer indemnização.

Entre outros diplomas, tais como, Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro, que definem as regras da vivência do cão em espaços públicos. O incumprimento da legislação em vigor resulta inevitavelmente no mal-estar de quem cumpre e das pessoas que não têm cão.

Espero ter ajudado com alguma coisa.
Um abraço e boas pedalas sem mordidelas de cão.
 

Leco

New Member
Ainda à pouco fui "perseguido" por dois mamíferos que com as patas no chão mal chegavam ao eixo da pedaleira!!! :shock:
À que dar mérito aos bichos! lá coragem não lhes falta!
 

Navid Imani

New Member
Acho que a pior coisa que podemos fazer é fugir quando aparecem cães. O instinto ancestral deles é que se foge é presa. Afinal os Mabecos (cães selvagens de Africa) são os predadores mais bem sucedidos das planicies Africanas e não os Leões, ou Cheetas ou Hienas ! :)

Pessoalmente sempre que vejo cães a virem na minha direcção, paro e enfrento-os com uma voz calma (normalmente reparo que se tiverem dono, a palavra "bonito" funciona bem .... provavelmente a ouvem dos donos quando se portam bem). Quando a primeira aproximação de "amigo" falha, troco de papel para ameaçador . Só uma vez é que a situação correu mesmo muito mal, e foi com um Husky que pareceu se transformar num Lobo quando lhe fiz frente. O facto de ser Mestre de KungFu e Arte Ninja ajudou um pouco porque preparei-me para o enfrentar e o cão deve ter presentido que algo não está bem, acabando por fugir.

Mas se tudo correr mal, o betetista tem muitos meios de defesa pessoal a mão, mas raramente se lembra. Um pouco de qualquer spray no focinho ultra sensível do coitado e ele desaparece (os sprays são o metodo mais eficaz por exemplo contra Ursos nos EUA .... desde que não venha a carregar a 50km/h ! LOL ! ;-)).

Acima de tudo não fugam em grupo. Há sempre um desgraçado que fica em ultimo e se tiver o azar de cair, a matilha vem com o instinto de caçador muito acordado :-(

Navid "Fura-KungFu"
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

Segredo-vos o meu "truque";

Quando passo ou eles, pensando que me conhecem, vêm ter comigo, assobio-lhes como se fossem meus, 98% das vezes resultam na perfeição, saliento que, o rabo a "dar a dar" é sinónimo de quererem uma festa ou duas.

Episódios:
Já tive de agarrá-los e entregá-los aos caçadores que os perseguiam;
Já tive de orientá-los, pois os animais que guardam andam espalhados, ou fui eu que os assustei quando passei;
Já tive de parar para a referida festa, pois caso contrário não me largam e o rabo não para;
Uma vez o assobio, não devia estar nos decibéis desejáveis para o amigo de 4 patas, que insistidamente não me largava de maneira alguma de mostrar a sua, perfeita, dentição canina, vai daí, até porque já era tarde e quase noite, treinei o mencionado spint! Mas ele é que não parava de "mandubuladrar"!!!
 

tavira40

Member
ola amigos bttistas estive a ler alguns dos vossos comentários sobre os cães, e as ilações que eu tiro são as seguintes : normalmente os cães que tentam atacar os bttistas
saem de casas ,quintais, quintas isto rezume-se no seguinte: defesa do seu território, pela experiência que tenho em trabalhar com cães já alguns anos, quando acontecer casos destes, nunca devem de mostrar medo , pois se mostrarem medo a auto estima do animal aumenta e ele sente-se líder , não se devem abaixar ameaça-lo , simplesmente alterem a voz para mais alto e de repreensão olhem sempre para o animal de cima para baixo isto é ,nunca podem estar mais baixos que o cão .se quizerem tirar algumas duvidas mandem. abraços boas voltas
 

Sam Sam

New Member
tavira40 said:
ola amigos bttistas estive a ler alguns dos vossos comentários sobre os cães, e as ilações que eu tiro são as seguintes : normalmente os cães que tentam atacar os bttistas
saem de casas ,quintais, quintas isto rezume-se no seguinte: defesa do seu território, pela experiência que tenho em trabalhar com cães já alguns anos, quando acontecer casos destes, nunca devem de mostrar medo , pois se mostrarem medo a auto estima do animal aumenta e ele sente-se líder , não se devem abaixar ameaça-lo , simplesmente alterem a voz para mais alto e de repreensão olhem sempre para o animal de cima para baixo isto é ,nunca podem estar mais baixos que o cão .se quizerem tirar algumas duvidas mandem. abraços boas voltas

Se calhar foi por isso que o animal desistiu de correr atraz de mim, pois o meu medo foi tanto que gritei com ele duas vezes. Na primeira abrandou, na segunda desistiu... :mrgreen:
 

Diogo Santos

New Member
Mais uma contribuição.

Cães, esses bichinhos pelos quais já tive um medo de morte, mas que agora não tenho. Basta dizer-se que o cão é o meu animal favorito.
Não tenho nada contra eles, reagem por instinto (é normal), só que chateia-me quando os gajos começam a ladrar para mim, sem que lhes tenha feito nada. Claro, um gajo de bicla pode fazer aparato; ouvi dizer que o que os irrita, essencialmente, é só o movimento rotativo das pernas...
Enfim, blá blá blás de parte. A minha história aconteceu para os lados da Amadora (não sei o nome da rua, mas para quem souber é perto do restaurante "Bem Amado".
Foi o seguinte: saí eu do dito restaurante e encaminhei-me para a rotunda do Parque Aventura. No meu sentido há uma avenida descendente antes da rotunda, só que antes de entrar nesta avenida, tenho uma descida de uns 4/5 metros, que acabam num semáforo. O dito estava vermelho. Assim que entro na descida (+/- 25 km/h) tava um cão no passeio que me começa a perseguir e só por um bocadinho de 2 cm é que não me foi à perna esquerda. Eu a olhar para ele enquanto andava, a vê-lo quase a morder. E o semáforo vermelho. Como já estava muito perto do semáforo, lá tive de parar. Curiosamente ou não, assim que parei o gajo desistiu (depois de ter lido aqui umas coisas, deve ter sido o truque do abrandamento...).
Pessoalmente, não concordo com isso de lhes dar sapatada no focinho. Mas se não tiver alternativa, não duvidem.
Cumps e cuidado... eles "andem" aí.
 

Leco

New Member
Ontem...
Fui dar a voltinha de treino do costume e depois dos oito km iniciais, que por sinal são sempre a subir, eis senão que encontro uns metros à minha frente um lindíssimo e enorme rotweiler... à solta e sem ninguém por perto, no meio do caminho/trilho...
pensamento... eu, que nem tenho medo de cães, não gosto, isso sim de que me ponham as patas e me sujem, o que fazer? faltavam cerca de 20 metros para o começo do trilho que desce e o animal até estava de costas para mim e não me ouvia a aproximar... bem, é arriscar ou voltar para trás... segui e quando o animal me viu, ignorou-me como se fosse mais uma pedra no caminho... tudo bem... mais á frente apareceu um caniche que se atirou a mim como se eu fosse um bife e que por pouco não me trincou... fruto, primeiro das minhas pedaladas e segundo da dona que apareceu devido ao escabeche que o bicho fazia.... fui um pouco a rir devido á corrida do caniche... mas e se tivesse sido o rotweiler?!?!?
 

Sam Sam

New Member
Leco said:
Ontem...
Fui dar a voltinha de treino do costume e depois dos oito km iniciais, que por sinal são sempre a subir, eis senão que encontro uns metros à minha frente um lindíssimo e enorme rotweiler... à solta e sem ninguém por perto, no meio do caminho/trilho...
pensamento... eu, que nem tenho medo de cães, não gosto, isso sim de que me ponham as patas e me sujem, o que fazer? faltavam cerca de 20 metros para o começo do trilho que desce e o animal até estava de costas para mim e não me ouvia a aproximar... bem, é arriscar ou voltar para trás... segui e quando o animal me viu, ignorou-me como se fosse mais uma pedra no caminho... tudo bem... mais á frente apareceu um caniche que se atirou a mim como se eu fosse um bife e que por pouco não me trincou... fruto, primeiro das minhas pedaladas e segundo da dona que apareceu devido ao escabeche que o bicho fazia.... fui um pouco a rir devido á corrida do caniche... mas e se tivesse sido o rotweiler?!?!?

:rotfl: :rotfl: :exacto: Desatavas a pedalar...
 

Fevereiro

New Member
É parece que a porcaria dos caniches têm o vicio de refilar muito e até morder. O problema é quendo trazem os grandes com eles. :mrsock:
 

tavira40

Member
caro companheiro muita gente pensa que os cães grandes e que mordem e são maus, nada disso amigo normalmente os cães pequenos têm um temperamento mais forte que os grandes ,quantas vezes não se vêm os cães pequenos a refilar com os grandes ,o problema e se fosse um cão grande com o temperamento de um cão pequeno ai talvez fosse um caso serio mas como disse já num tópico anterior nunca se deve mostrar medo ao animal e para que fique um pouco esclarecido os cokers (raça pequena)são nas estatísticas o cão que mais morde em pessoas por terem um temperamento muito forte e de mostrar a sua liderança. um abraço e saudações bttistas.
 

ChIkInHo

New Member
Deviamos ter sempre a mao um osso bem grande e um bife.. :lol: :lol:
Assim eles nao nos mordiam e ficavam felizes.. :mrgreen: :mrgreen:
 

Mangelovsky

New Member
Fevereiro said:
É parece que a porcaria dos caniches têm o vicio de refilar muito e até morder. O problema é quendo trazem os grandes com eles. :mrsock:

É isso mesmo. Os sacanas dos pequenos fazem a cabeça aos grandes contra nós. Isso acontecia-me frequentemente quando ia a casa de um amigo meu. Ele tinha um doberman que não me ligava nenhuma... até aparecer uma cadela pequena e irritante que ele ainda hoje tem, e começar a ladrar-me. Aí tinha que levar com ela e com o doberman...
 

scoobys

New Member
Boas,

Usei a técnica do esguicho de água (muito referida neste post) contra os cães e... surpresa, não é que resultou?? axo k se fosse um rotweiler... :eek:mg: :eek:mg: :eek:mg: :eek:mg:
 

Espigão

New Member
scoobys said:
axo k se fosse um rotweiler... :eek:mg: :eek:mg: :eek:mg: :eek:mg:

Já fui atacado por dois rotweilers na Serra da Arrábida e os bidons foram a minha salvação. Adoro cães, sempre tive e tenho cães mas este foi o maior susto que apanhei com os mesmos até hoje.

Um bidon com água continua a ser para mim a melhor "arma" contra cães.

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

Joel Voltinhas

New Member
Comprei há uns meses em num armeiro em Espanha (entre outras coisas) um aparelho de ultra-sons que afasta os cães. Trabalha com uma pilha de 9V e não lhes faz mal nenhum. Eles sentem-se incomodados e afastam-se. Só não funciona com cães surdos.

Entretanto passei a fazer mais estrada e deixei de me cruzar com cães e de usar esse afastador de "perros".

Se souberem de alguém interessado vendo-o ao preço que me custou (e que está marcado na caixa, aliás).

Boas pedaladas.

Joel
 

Xure

New Member
tavira40 said:
caro companheiro muita gente pensa que os cães grandes e que mordem e são maus, nada disso amigo normalmente os cães pequenos têm um temperamento mais forte que os grandes ,quantas vezes não se vêm os cães pequenos a refilar com os grandes ,o problema e se fosse um cão grande com o temperamento de um cão pequeno ai talvez fosse um caso serio mas como disse já num tópico anterior nunca se deve mostrar medo ao animal e para que fique um pouco esclarecido os cokers (raça pequena)são nas estatísticas o cão que mais morde em pessoas por terem um temperamento muito forte e de mostrar a sua liderança. um abraço e saudações bttistas.

Já por diversas vezes escrevi aqui, com algumas tecnicas para evitar e não enfurecer mais os câes e até já relatei uma mordela de um serra da estrela, logo a mim que adoro cães. Mordeu e pronto, não houve cá filmes de chamar policia, porque o destino de um cão que morde é o abate, e a culpa não é dele, mas sim dos donos. Mas isto sou eu e as minhas convicções, não as quero impor a ninguem.

Mas queria só fazer um reparo, porque isto dos cães não é linear, e cada casa é um caso. Mas não se trata de os cães pequenos terem um temperamento mais forte. É precisamente o contrario, os cães pequenos, digamos que sofrem de um certo complexo de inferioridade, são mto mais nervosos, e reagem antes dos grandes, por auto defesa, ou seja ladram mais e mtas vezes mordem antes que lhe façam qq coisa. Mas a maxima que cão que ladra não morde está mto proxima da realidade, porque não duvidem que um cão grande, que tem como objectivo defenido de ataque, só vai abrir a boca, para morder mesmo.

Sobre os os cokers, trata-se apenas do coker castanho e uma vez mais por culpa do homem. O Coker foi moda durantes uns tempos e os criadores para satisfazerem as encomendas criaram relaçoes de consanguinidade, criando nesta raça especifica anomalias geneticas, e em particular nesta cor de pelagem, pois eram os mais procurados. Portanto o coker lindo e pequenito, as vezes passava-se e mordia até a propria famila, que o acolheu.
Não é mito, é verdade. Portanto agora vejam o que pode acontecer em cães de rua, sem nenhum tipo de controle.

Desculpem o testamento, mas era só para esclarecer isto.

Abraço
 
Top