A questão dos cães...

sabino

New Member
Ja tive varias experiencias com caes e ate agora o metodo que melhor funciona para minha defesa é a agua. Pontapear ou desmontar da bike para lhes dar com ela é simplesmente estupido. Dar a sola pode tambem ser estupido pois alguns entendem-no como um picanço e continuam a vir atras.
Agua, algo absolutamente inofensivo para eles, mas que so gostam quando lidam com ela voluntariamente nao forçadamente e assim os deixa para tras quando atirada em direcção a cara ou para o chão imediatamente a frente deles.
 

oliana

Active Member
Estupido seria eu de certeza se me deixasse morder por um qualquer sujeito peludo que pensa que tem mais direitos que eu, só porque anda com quatro patas no chão, apesar de ser mal educado.
Era só o que faltava, eu não poder me defender. Sei muito bem a maior parte das vezes quando vêm apenas para ralhar comigo e isso até é divertido.
Como alguem disse, o espelho de um país está na forma como tratam os seus animais. Até podem tratar as pessoas como cães que isso não interessa.
Se a agua é assim tão boa para defender, podemos estar descansados nos dias de chuva que eles não mordem.
Os seus donos têm que os educar como deve ser e os ambandonados serem recolhidos da rua e levados para onde de direito. Já tive muitos cães. Tenho um em casa. Nunca anbandonei nenhum. Morreram quase todos velhotes e um por atropelamento dentro de uma quinta por estranhos.
Vivi muitos anos no campo rodeado por animais. Uns comestiveis outros não. Parece que alguem me quer dar aqui :evil: lições de moral sobre animais. :twisted:
 

coelhone

New Member
Boas.
Já tinha respondido anteriormente, e desta vez após mais uns quantos "encontros imediatos" vou actualizar a minha perspectiva.
Á vários tipos de cães e consequentes reacções:
- Cão Tipo F.D.P. - cão Serra da Estrela que se atravessa num caminho estreito, ocupando toda a largura, "obrigando-me" a recorrer á minha sande de salpicão caseiro, para o conseguir enganar com sucesso.
- Cão Tipo Motivador/Treinador - aquele cão que aparece a meio de uma subida e que pelo seu porte atlético, obriga um "gajo" a sprintar, arranjando forças sei lá onde.
- Cão Tipo Gay - aquele que é o mais chato e usual aparecer, que vem bastante tempo a ladrar e com um borrifo de água volta para trás.
- Cão Inteligente - aquele que está a dormir ao sol e sabe que não somos concorrência para eles, em relação ás cadelas e se deixa ficar.

Agora mais a sério, já tive cães e sempre encontrei cães nos meus percursos que na maioria das vezes vou sozinho, todas estas situações referidas atrás já me aconteceram e sempre me safei, muitas das vezes basta falar um pouco, para eles se aperceberem que é uma pessoa que lá vem e não um ovni (como devemos parecer quando estamos equipados).
Tenham um pouco de paciência e sobretudo calma que a coisa resolve-se, mas para casos extremos, medidas extremas :wink:

Fiquem bem

Ricardo Coelho
 

Skyforger

New Member
Ainda no passado Sábado fui dar uma voltinha pelos arredores de Leiria e apanhei dois valentes cagaços por causa desses simpáticos bichos! Enquanto me encontrava descontraidamente a apreciar as vistas do Vale do Lapedo sai-me uma jovem e robusto animal sabe-se lá de onde a rosnar que nem um urso e lá andei eu a sprintar à frente do bicho. Recomposto do susto e enquanto descia do Vidigal para as Cortes a uma velocidade apreciável numa estrada de alcatrão salta-me uma amostra de cão de um quintal que por um triz não se enfiou debaixo da roda da frente...Agora gozo com a situação mas caso tivesse batido no bicho com a velocidade que levava não sei se estaria aqui a contar a história. Mas a culpa não é dos bichos...haja mais um pouco de consciência cívica por parte dos donos que os deixam à solta!
 

INTERCEPTOR

New Member
Não li todas as respostas mas vou deixar o meu testemunho.

Até hoje, ainda não encontrei nenhum cão que ladra-se mais alto do que eu. :mrsock:

Tem funcionado 100% das vezes. :mrgreen:

Mas.....

Tenho muito respeito e dou particular atenção aos que não ladram. :huh:


Até breve.
 

JoaoMCO

New Member
Boas...
Durante uma pequena volta aqui por Guimarães, por um caminho Romano perto de uma quinta saltão dois Dogue Alemão a correr a trás de mim e de um amigo meu....
Em segundos viramos a bike em sentido contraiu e começamos a sprintar ao máximo.... mas por azar isto aconteceu depois de uma íngreme subida onde estávamos todos rotos :mrgreen: Acho que nunca sprintei tão rápido.... A partir desse momento sempre que ouço o ladrar de algum bichinho fico logo em alerta.... :lol:





Boas pedaladas e fugidas ao lindos bichinho com muitos dentes pontiagudos e muita força nos maxilares
JM
 

Kramalheira

New Member
Eu como todos nós já tivemos que enfrentar cães uns maiores que outros :mrgreen:.

Até hoje (e já faço BTT á 15 anitos) :shock:, sempre me consegui safar, dos cães, e utilizo 3 tecnicas.
  • À Cobarde - Caso veja o canideo ao longe, acelero para passar o mais rápido possível, dessa forma os cães ficam sem reação e mesmo que tenham não consegue perseguir-nos
  • À Kamikase - Se formos numa subida uma técnica que não costuma falhar é fazer perseguição ao animal, bastando para isso irmos atrás dele com a bicicleta, e como se sente ameaçado normalmente foge.
  • Bluff - Se o canideo for bravo e não ceder a um ataque Kamikase, então deve-se desmontar da bicicleta e utilizar a bicicleta como escudo. E optar pelas outras solução já colocadas - apanhar uma pedra e ameaçar (Nunca falhou fugiram sempre), ou utilizar a técnica da àgua

Boas pedaladas e poucas mordidas :mrgreen:
 

joão serrano

New Member
Ainda ha pco confirmei mais uma vez a técnica da água...
Pq será que o raios dos cães nao gostam de levar um banhito de vez em quando??!!! :wink: :wink:
Assim que vi o canideo filar-se atrás da bike, sakei do bidon da água e bastou um esguicho.. Desistência do animal de 4 patas..... :hahaha:

Ha uns meses tb usei a tecnica da perseguição e resultou.... Ia era sendo depois apredejado pela dona do cão... Uma simpática cigana que me apareceu no meio do mato não sei bem de onde.. Se akilo tem dado guerra não sei como seria!!

Abraços e boas pedaladas!!
 

Teodoro

New Member
Muito pior é para os ciclistas de estrada. Primeiro porque hoje em dia há muito mais canídeos na ruas do que no mato e depois porque aquilo até com o vento vai ao chão..., isto para não falar na dureza do chão deles...
:roll:
 
Deixo aqui a minha "receita", já publicada há uns meses atrás no tópico "Encontros Imediatos":

Bruno E. Santos said:
No caso dos cães, mostrem-lhes quem manda!

Quando forem perseguidos por um, olhem-nos fixamente, apontem-lhes o punho e gritem na direcção deles, com uma voz forte, grossa, animalesca e decidida: - PARADO!!!


Esta receita que sugiro não é 100 % segura, mas acreditem, que no meu caso pessoal, tem resultado em 80 ou 90% dos cães! Não tentem isto pela primeira vez com um rottweiller ou pittbull (aí será melhor fugir, pelo seguro), mas quando virem um daqueles "rafeiritos chatos e inofensivos", tentem a ver se resulta ou não! Mas repito, esta técnica não é 100% segura!

Fugir de cães, era quando era "chavalito", sendo que para além dos cães vadios, havia uns donos pulhas aqui na zona que se fartavam de rir e mostrar satisfação, quando viam os seus cães a perseguir "os miúdos", mesmo na caso de estradas nacionais ou municipais! Claro que também havia muitos donos conscienciosos que chamavam os cães de volta e felizmente esses eram a grande maioria!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

luis biclas

Elos Rápidos
Cães a correr a traz de mim é o pão nosso de cada dia, mas normalmente basta uma ou duas rosnadelas minhas para eles se afastarem :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Só houve uma vez um "chouriçozito" que queria á força toda chegar a vias de facto, mas quando viu o meu sapato tamanho 45 quase a acertar.lhe no lombo achou melhor dar á sola...
 

trekfuel70

New Member
Cães,cães,cães...é o que não falta por ai...mas quem apanha as cadelas sou eu!

...os cães ládram e a caravana passa...

que a bike vos acompanhe...
 

Anatatto

New Member
Eu com os caes faço o seguinte:


Quando vem algum cao a ladrar atras de mim, penso(sacana nao me larga), e o que é que eu faço??? Dou meia volta e dou por mim a pedalar atras do cao feito maluco e o cao a fugir e a ladrar e digo(entao seu sacana, ja foges???)

Simples, rapido, mas algo perigoso :twisted:

(Tambem depende do cão que me aparecer á frente, se vir que o cao é fera, nada que um sprint nao resolva... :wink: )
 
Re:A questão dos cães...

Boas!!!

Eu no passado dia 4 de outubro fui para as minhas pedaladas sozinho, o que nao é costume e tive logo o azar de me aparecerem dois caes a rosnar.
Tinha comigo uma barrita, foi remédio santo, dividi-a em 3 e passei na boa.
Em caso de emergencia sabem como é, tem que se arranjar uma maneira de lhes dar a volta!!!!

Portem-se...
 

nitrous 20

New Member
boas.
aqi fica a minha experiencia com caes. (já foi ha uns anitos)

iamos eu e o meu primo a passear pela zona das nossas casas e aparece-nos um arraçado de pitbul com pai 70 cm de altura (com as 4 patas no chao!!).
ora o meu primo meteu na cabeça que derrapar assusta os caes...

ora na altura o cao de pe devia ser quase do nosso tamanho. eu ia atras do meu primo mt devagarinho e ele tenta derrapar. bati nele, a corrente saltou e qd olho pa tras ja o animal tava qs a saltar me pa cima, comecei a pedalar em seco e se aqilo n e a descer tava bem tramado...
 

Cleptomanicx

New Member
Pois eu meus amigos até hoje já tive 3 encontros com estes mamifêros :

1ª Vez - Foi na serra de Valongo, ia com um amigo e ao passarmos por o que parecia ser uma oficina, vemos dois cães a descansar, mas mal nos puseram a vista em cima começaram a correr na nossa direcção.
Um era um pastor alemão preto (que mais parecia um urso :shock:) e o outro era mais pequeno. O maior receio que tivemos foi do cão grande, pois não ladrou sequer uma única vez :)!: DANGER :!:) e se não estivessemos á beira de uma descida para fugir....Meteu mesmo medo :aiui:.

2ª Vez - Foi perto da Régua. Vinha de regresso de uma volta e a determinada altura vejo um cão, pequenito e ainda muito novo, preso com uma simples corda. Quando eu passo á sua frente este liberta-se da corda e juntamente com outro "amigo" começam a ladrar e a correr ao meu lado e um deles ainda me consegue ferrar no gêmeo direito com aqueles dentitos tipo "agulha".

3ª Vez - Foi num fim de tarde após um treino.
Vou eu a subir a circunvalação na minha cadência bem ritmada quando passa um Renault Clio comercial com um cão branco no compartimento atrás. O cão era de porte médio e pareceu-me arraçado de boxer e quando passa por mim o gajo ia completamente passado sem parar de ladrar. A dita viatura pára num vermelho e o animal quando me vê novamente a passar ao lado da janela (ia a subir pela faixa de emergência) explode de raiva e quase que parte o vidro á mordidela. Abre o verde e o carro arranca ultrapassando-me, e eu continuei com a minha concentração um pouco abalada pelo episódio.
Acabo a subida e para meu espanto, +/- a uns 100 metros á frente, vejo um carro muito "parecido?!" com o que tinha acabado de passar por mim estacionado perto da berma...e com a »/#@!% da mala ABERTA.
Grande azar o meu - mesmo com o meu "radar" á procura do animal para evitar um encontro indesejado este foi inevitável :twisted:.
Repentinamente deparo-me com o cão distraído a uns 10mts de mim, mas assim que o gajo me avista...da-sssseeeee, vem a "galgar" na minha direcção de tal forma que só tive tempo de desencaixar a bota esquerda para me apoiar...mas o gajo atira-se direitinho á minha perna direita e zás. Devido á posição vertical da perna, e a espessura da meia, não me feriu com gravidade mas ainda me deixou uma cicatriz no tornozelo direito.
Aparece o dono a barafustar com o animal e a mandá-lo embora, pensando que com este "teatro" me ia dar a volta - "Ai e tal...está tudo bem...e tem algum ferimento...blá blá blá" - e eu - "Mostre-me a caderneta das vacinas do cão s.f.v." - e ele - "Ai eu por acaso não costumo andar com ela mas se quiser eu posso levá-lo a uma farmácia e tal.... "
Eu lixado :evil: - "Eu queria é que utilizasse uma trela para andar com o seu cão, que só por acaso é obrigado por lei".
E foi assim que eu o assustei, mas se eu não estivesse cheio de pressa o caso não teria ficado por umas simples palavras :nana:.
Eu tenho um cão que partilha a minha casa á 12 anos :D e foi só a pensar nele que eu desculpei o animal...mas não o homem :grrr:.
Estejam sempre alerta neste tipo de encontros pq são muito rápidos e por isso devemos sempre saber o que fazer nestas situações a nivel de fuga ou de defesa. Antecipar o que poderá acontecer para evitar o perigo de mordidelas ainda será a melhor opção de todas. Fiquem bem e força nessas pernas :wink:.
 
Boas,

Gosto destes amigos de 4 patas, são animais inteligentes e por vezes úteis em diversas ocasiões.
Acho que não samos os únicos a ter alguns episódios e historias sobre estes animais, mas desertes a que já ouvimos diversa notícias na Tv. e nos jornais sobre ataques de cães.

É claro que em alguns casos os donos dos animais são os principais culpados, devido a falta de civismo que ainda existe, as leis existem mas pouco as cumprem e depois que paga e o cidadão.

É de lamentar este tipo de acontecimentos.
 
Top