2010 Cube LTD Team RX

edununo

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Acabou! Fechou!

Está como a quero. O objectivo era ter um HT de alumínio com material fiável, sem tretas de pneus convertido e afins com 10kg.

Hoje fui testar a bike com os 2 pratos. O prato 38 é muito mais utilizável que o de 44 e 32. Dá para quase tudo.
O prato 26 para a minha forma física parece ser o ideal. Mesmo assim uso cassete 11-34. Não tenho pernas para um prato 28 ou 30 até porque gosto de fazer umas subidas íngremes.

Assim por alto, com o 38/11 ainda chego aos 40-42kms/h com uma cadencia aceitável. Chega e sobra. Com o 26/34 tenho uma relação semelhante à 22/30 que era a 2ª mais leve que tinha até agora.

Os Formula R1 estão cada vez melhores. Agora já sei do que é que toda a gente falava. :)
Ainda não percebo muito bem como é que funciona o FCS. Tenho de perder mais algum tempo de volta daquilo.
 
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Xrockyman

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Depois dá o teu feedback sff sobre o FCS :) se resolver o problema do espaçamento das pastilhas, nem que seja ligeiramente ficaria interessado fazer esse upgrade nos meus travões.
 

edununo

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Umas fotos:

30704824.jpg

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edununo

Well-Known Member
Boas. Obrigado pelos elogios. As fotos foram tiradas no Aeródromo de Vilar de Luz na Maia.

Quanto ao FCS ainda não tenho bem noção de como o utilizar. Sinto um ligeiro roçar nas pastilhas de trás acima dos 25kms/h e já andei a rodar aquilo de um lado para o outro e não notei diferenças.
 

Xrockyman

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Provavelmente o fcs faz mais ou menos o que o parafuso "free stroke" faz no travão XT, ajusta a sensibilidade do travão: mais brusco, mais progressivo, etc
 

FilipePernas

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Muito boa mesmo. O meu objectivo é chegar também aos 10KG e já estou a fazer por isso, em breve meto fotos novas.

Diz-me uma coisa, os teus R1 são os de 2011, mas tive a ver no site e há também em preto certo? Não os queria em branco...
 

edununo

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Isto tem estado parado mas a bike não.
Troquei de rodas. As Crosstrail deram lugar a umas Prototype. Não são novas mas sim usadas. Contudo em excelente estado e de proveniência conhecida. Arrisquei até porque não há grandes relatos sobre a fiabilidade. Contudo uma coisa é certa: a rolar dão 10 a 0 às Crosstrail. O ruído do cubo é fantástico também.
As Crosstrail de 2011 pesaram 1800g certinhas com as chavetas Prototype que já tinha (cerca de 43g) e com os adaptadores 6 furos / centerlock. Já li na net que sem adaptadores e chavetas pesam cerca de 1700g. O que bate certo com a minha pesagem. A Mavic anuncia 1685g.
As Prototype com as chavetas da mesma marca e com os parafusos pesaram 1450g. Tirei cerca de 350g.
Voltei a colocar os bar-ends. A escolha recaiu nuns KCNC azuis, assim como os punhos KCNC EVA. Já agora são muito confortáveis e não se sujam muito.
Deste modo a bike baixou dos 9.99kg para os 9.70kg, até porque acrescentei um pouco de liquido anti-furo.

Quadro: Cube LTD Alu Superlite AMF 7005 Double Butted, RFR-Geometry 18"
Suspensão: 2010 Rock Shox Sid World Cup 100mm, PopLoc
Pedaleira: Shimano Deore FC-M770 com pratos TA 38 / 26
Cassete:
Shimano CS-M960 XTR 11-34, 9-speed
Corrente: Shimano CN-7701 XTR
Desviador frente: Shimano SLX FD-M660, Top Swing, 34.9mm
Desviador trás: Shimano Deore XT RD-M772 Shadow
Travões: Formula R1 2011 hydr. Discbrake c/ IRA e FCS
Discos Quad QDR-160CBSP XC 160mm - 84 grms
Pedais: Look Quartz Carbon 248g
Guiador:
Trigon HB107 Flat bar - 135g
Avanço:
MSC Ultralight 100mm 99g ou 111g??
Caixa Direcção: FSA No.10 semi-Integrated
Grips:
Bontrager X-lite
Selim:
Tune Speedneedle Marathon - 105g
Espigão: KCNC TI Pro Lite 31,6mm x 400mm
Rodas: Prototype
Pneus:
Maxxis Ignitor 1.95 LUST e Maxxis Larsen TT 2.0 LUST
Shifters:
Shimano XT SL-M770 sem mostradores.
Aperto espigão: Mortop
Quick Release rodas:
Prototype 43g
Grade bidão: Tune
- 11g c/ parafusos.
Bar ends: KCNC
Ciclometro / GPS: Garmin Egde 500.




48242464.jpg

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edununo

Well-Known Member
Boas!

Disseram-me que o FCS resolvia o problema do roçar as pastilhas nos discos. Uma coisa é certa não roçam. Regulo para o máximo e para o minimo e continuam a não roçar. Sinto sim diferenças na sensibilidade da manete. Coloquei a meio e fui testando. Para o meu gosto é a meio e ligeiramente para o lado +. Fica uma boa relação entre sensibilidade e alguma agressividade.

Depois coloco mais fotos. O tlm é fraquinho ;)
 

edununo

Well-Known Member
Os punhos KCNC EVA a condizer com os barends da mesma marca.

Leves, confortáveis, acessíveis e não rodam. Limpam-se com bastante facilidade.

kcnceva.jpg

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VTS

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Bonita bike!!! Quanto mais fotos vejo da tua bike mais me agrada, está com um aspecto racing.

Fiquei com uma duvida, o que é o sistema FCS dos travões?
 

edununo

Well-Known Member
O FCS é isto:

2011_formula_retrofit.jpg


Coloca-se aqui:

2011_formula_r1_brake.jpg


Dá para aplicar nos R1, RX e The one.
Alteram a sensibilidade da manete e dizem que faz o ajuste das pastilhas.
 

VTS

New Member
Isso resolve o problema dos formula :D

Pergunta nº1: Como é feita a montagem? Tem que se tirar os tubos e voltar a sangrar? (eu tenho quase a certeza que sim mas perguntar vai esclarecer todas as minhas duvidas :D)

Pergunta nº2: Sem querer cuscuvilhar demais, posso saber quanto fica isso?
 
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