Parar nos semáforos?

jv-

New Member
A razão que me faz não parar é a pressa. Se não tivesse pressa, não sei se ia de bicicleta. Além disso é um exemplo para as pessoas que estão paradas no trânsito, pode ser que percebam que podem demorar menos tempo na estrada do que demoram. Obviamente que não me mando ás cegas para os cruzamentos, mas chego-me à frente para ter um bom ângulo de visão e atravessar quando achar prudente.


Em relação aos tais meninos que vão na bike e não respeitam o que está determi.............. É mesmo isso, de carro tenho sempre tendência a fazer rotundas em sentido contrário, atropelar velhinhas, e sempre que possivel abalroar um o outro ciclista. Nunca tinha lido um comentário deste género, acho que foi no mínimo.... original ;)
 

pjds

New Member
.....Pessoal,não podemos apenas pensar nos nossos direitos....e os deveres?...Anda por aí mt condutor furioso "com isto e com aquilo",que não se importa de atropelar um ciclista "chico-esperto" acabadinho de passar um sinal vermelho...depois digam que não têem sorte....se ainda conseguirem claro.
 

romaguero

New Member
Querem passar vermelhos, é simples desmontem da bicla e vão a pé com ela e passam a ser considerados peões, não se esqueçam é depois de se comportal como tal.
 
Eu também concordo que se queremos ter direitos na estrada, devemos cumprir com as obrigações, mas para ser sincero nos semáforos quando vou de bike apenas abrando e se de facto vir que não vem mesmo ninguém não paro... caso contrário, obviamente paro! O mesmo se passa, por exemplo, em relação ao sentido proibido, às vezes em caso de necessidade chego a andar em sentido contrário, mas claro que sempre que vem um carro, no sentido correcto, me encosto ao passeio e se preciso paro, para não causar qualquer tipo de transtorno ao carro que vem a circular correctamente!
 

Markulino

Member
Estou com o Pedro, Tb.

Se a malta quer ser respeitada, convem tb respeitar os outros.
Embora sempre dê um jeito do caneco passar os vermelhos ou cruzar as estradas nas passadeiras.

O Xato é um gajo poder acabar tipo mosquito no vidro duma Scania.

1 abraço
 

Mendo

New Member
Estou com o Pedro, Tb.

Se a malta quer ser respeitada, convem tb respeitar os outros.
Embora sempre dê um jeito do caneco passar os vermelhos ou cruzar as estradas nas passadeiras.

O Xato é um gajo poder acabar tipo mosquito no vidro duma Scania.

Concordo contigo. Dá sempre jeito passar em vermelho (então se for daqueles de controle de velocidade, que só dispara porque alguém vinha a + de 50).
Mas realmente é MUITO perigoso passar nos vermelhos. Até porque se não estou em erro o ciclista em cima da sua bike é considerado um veiculo de tracção animal, e estes nunca ou quase nunca têm prioridades sobre nada.
 
Last edited:

Markulino

Member
Boas Mendo!

A lei já foi modificada em certos aspectos!
Com o "BOOM" de malta com binas e o trabalho da federação de cicloturismo, actualmente em estrada és um veiculo tal como qq carro ou mm a tal Scania.

Não és obrigado a ter seguro ou qq tipo de licença para circular na via publica, embora o seguro de muito jeito e já tens alguns próprios para ciclismo. (Tipo aqueles tratoritos que se vem nas aldeolas)

Nos cruzamentos mantém-se a lei antiga (paras para passar toda a gente), mas nas rotundas e nos Stops, contas como qq tipo de veiculo.
Ou seja, nos STOP ou em estradas com sinal de prioridade, os outros são obrigados a dar-te passagem.
Nas rotundas, desde que estejas dentro da Rotunda, os outros são obrigados a dar-te a prioridade, tal como se fosse um veiculo motorizado.

Já passo para aí um artigo que tinha por aí com a legislação vigente.

1 abraço
 

Markulino

Member
OK!

Isto foi em 2008, com a entrada em vigor do "novo" codigo da estrada.
Foi um post que coloquei no BTTribo.

"
Malta!

Andava aqui a coscuvilhar umas coisas e encontrei este artigo acerca da legislação que existe em Portugal para os Bikólicos.
É uma especie da FAQ que a meu ver está excepcional.

É um bocado comprido, mas vale a pena a leitura.

1 abraço

-> Cenas de Pedal

"

1 abraço
 

jmdcfigueiredo

New Member
Muito cuidado Orlando que isso não é verdade!!!!!!!!

Artigo 31.º
Cedência de passagem em certas vias ou troços

1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:
a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de
abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou
caminho particular;
c) Que entre numa rotunda.
2 - Todo o condutor é obrigado a ceder a passagem aos veículos que
saiam de uma passagem de nível.

Artigo 32.º
Cedência de passagem a certos veículos

4 - O condutor de um velocípede, de um veículo de tracção animal ou
de animais deve ceder a passagem aos veículos a motor, salvo nos
casos referidos nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo anterior.
5 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 120 a € 600.
 
Mas a esses casos à que somar a prioridade que qualquer veiculo, pessoa ou animal (logo velocipedes incluidos) têm sobre outro veiculo que encontre um qualquer sinal de cedência de passagem!
 

leptis

New Member
a bike e com o uma moto mas sem motor xD , eu costumava andar pelos passeios pois mete impersão ir carros atras de mim e quando eles apitam e tem espaço para passar a frente e uma estupides , mas agora eu se tiver de ir na rua vou sempre no sentido correto e encostado para os carros terem espaço de passagem
 

AJ5419

New Member
Bem eu costumo ir por onde me convem mais.se for pela estrada, apanhar um vermelho e vir um passeio com pouca ou nenhuma gente , nem penso 2 vezes (com transito faço igual LOL)sei que não é a forma mais correcta mas desde que não incomode ninguem...

tambem não sou grande fã de andar na estrada no meio do transito, ja me aconteceu umas coisas engraçadas. quando comprei a minha bike vim a experimenta-la pelo caminho, era inverno, o banco tava um bocado alto e eu sou assim um bocado a dar pro forte, ia na estrada descançado da vida e às vezes os carros apitavam e eu não sabia porquê, quando saí à noite com o pessoal:cheers: tava a mostrar as fotos do novo brinquedo e um colega meu diz-me assim: " Já a tinha visto" e eu perguntei onde, e ele respondeu "quando passaste por mim com o rego todo à mostra" LOOOL :rotfl:
 

kuto

Member
No outro dia meti-me com um gajo, quando parei no semáforo, ao lado de um condutor e como ele olhava muito para a bicicleta, perguntei se queira "picar comigo" LOOOL
 

andree

New Member
No RULES

Eu pratico Bmx Street e BTT e no BMX uma coisa que me ensinaram e aprendi foi " Nunca pares de pedalar se nao te queres matar" isso ficou me na cabeça e agr sempre que vejo semaforos, passadeiras etc... acelero cada vez mais até pk as bmx tem mais Força do k as btt ,.... e como me habituei a isso ao andar de btt faço o msm" espero nunca apanhar nenhuma multa por nao obedeçer aos sinais de transito".....:D
 

Brunocec

New Member
Eu pratico Bmx Street e BTT e no BMX uma coisa que me ensinaram e aprendi foi " Nunca pares de pedalar se nao te queres matar" isso ficou me na cabeça e agr sempre que vejo semaforos, passadeiras etc... acelero cada vez mais até pk as bmx tem mais Força do k as btt ,.... e como me habituei a isso ao andar de btt faço o msm" espero nunca apanhar nenhuma multa por nao obedeçer aos sinais de transito".....:D

Continua assim que vais bem...olha que em vez de te matares ainda acabas por matar alguem.
Se não tens cabeça para andar na estrada não andes.
Se não obdeces ao codigo de estrada então olha que facilmente és multado...uma bicicleta na via publica é tão veiculo como um carro.
As bmx tem mais força?...lol explica lá isso...
 

andree

New Member
ya .. as bmx se pedalares em pé tem mais aceleraçao dao mais velocidade do que as btt uma vez que tem uma unica mudança. e sao mais manobraveis .... eu obedeço ao codigo da estrada meto a mao pra dar pisca paro nos stop ----so n paro é nos semaforos porque é uma perda de tempo ainda mais se forem dakeles que nunca mais mudam pra verde!
 

Arpeggio

New Member
Realmente é uma enorme tristeza vir para aqui pessoal admitir que não cumpre as regras, e alguns ainda mostram orgulho nisso. E depois vão para a secção de Cicloactivismo dizer "ah e tal, os enlatados são maus, os ciclistas são descriminados, somos atropelados, blábláblá" e mais as queixinhas que tanto apodressem aquela secção. Sem dúvida que é um grande exemplo para as pessoas de fora; ando eu e mais uns quantos a trabalhar para meter as pessoas a trocar o carro pela bicicleta dentro das cidades, e a malta o que faz é passar a impressão de que somos uns vândalos e arruaceiros. E se calhar somos.

Estou muito desiludido.
 

Brunocec

New Member
ya .. as bmx se pedalares em pé tem mais aceleraçao dao mais velocidade do que as btt uma vez que tem uma unica mudança. e sao mais manobraveis .... eu obedeço ao codigo da estrada meto a mao pra dar pisca paro nos stop ----so n paro é nos semaforos porque é uma perda de tempo ainda mais se forem dakeles que nunca mais mudam pra verde!


Tu lá sabes...continua assim que um dia tens um azar..
Dizes que tu fazendo o que fazes cumpres o código da estrada?...
Tudo bem...Cumprimentos.
 
Top