Parar nos semáforos?

peixelopes

New Member
Parar nos semáforos em nas passadeiras, depois digam que a coisa corre mal, se queremos ser respeitados temos que dar o exemplo
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Ontem, juntamente com 4 amigos tivemos uma pequena situação:
- Eramos 5, na zona de Vialonga/Alverca, um semáforo, depois entra-se na Variante como quem vai para Loures.
- Parámos ao semáforo, o sinal abriu, o carro que estava no nosso sentido avançou e quase levava "porrada" de um Mercedes 190D preto, este parou, esperou que o carro avançasse e já se ia embora quando nós começamos a gritar com ele para ter cuidado para não nos acertar, quis avançar mas teve azar pois naquele momento eram 3 bttistas agentes da autoridade..

Semáforos, caso vá sozinho, ou acompanhado, páro sempre!! Não quero ficar estendido no chão!!
 

dias96

New Member
é raro parar em semaforos quando estao vermelhos porque tambem é raro acende-los de bike... mesmo quando estao vermelhos nunca paro:cool:
 

José Martins

Administrator
Continua assim, que vais longe. Nem que seja ao hospital e provavelmente com culpa depois de sofreres um acidente.
Estava a pensar como seria se os condutores de veiculos motorizados também parassem nos vermelhos apenas quando os fizessem accionar ...
 

Brunocec

New Member
Na minha opinião se estamos na via publica..ent é ás regras da via publica que temos de ''dar ouvidos''.
Quando circulo pela estrada tento sempre adaptar-me ás regras de viação como estivesse numa moto por exmplo.
Cumprimentos.
 

fernanrei

Member
Pois é,um assunto que dá muito que falar. Muitos utilizadores de bicicleta têm vindo a identificar comportamentos menos correctos por parte de alguns condutores de viaturas motorizadas,por isso,é muito importante os bttista cumprirem as regras de transito para que não surjam comentários proteccionistas dos condutores prevaricadores. As regras são muito simples,se andas na estrada adoptas um comportamento próprio de quem usa essas vias...
 

pedalo

New Member
o Peixelopes tem muita razão naquilo q diz, e depois dizem que os ciclistas são aquilo e o outro.

Uma história veridica:
Antes de ter as minhas duas filhotas ia +/- 3 x por semana para o trabalho de bike Portimão-Silves, chegava lá tomava o belo do banho e lá ia para a sala ter com os miudos para umas aulitas e umas brincadeiras, os miudos adoravam o prof a chegar de bike todo equipado... estilo de vida saudável etc. Por vezes falava-mos sobre regras bom comportamento respeito etc, e tb acerca de bikes e sua segurança capacetes, como andar na estrada, respeitar os sinais etc, certo dia em q falava-mos destas coisas, levanta-se uma mão para poder falar. dei~lhe a palavra ao rapaz de sua idade 7 anos e disse-me, mas prof vç hoje de manhã passou o sinal vermelho ao pé da praça, tinha toda a razão, ganda melão, lá dei a volta á questão e tb tive de reconhecer, ao final do dia o sua mama, tb tive q dar o ar da sua graça brincando comigo, mas ñ deixa de ter a sua razão.

Passei por incumpridor de regras, aldrabão e sei lá + o quê.

Ai pois é meus amigos, poderemos ser só um mas representamos um grande número.
 

Songo

New Member
na minha vila não há semaforos..mas costumo fazer 1s sentidos proibidos de x enquando xD

em lisboa, às x apanho uns ao lado do jardim do campo grande que só servem para passar peões, nesses raramente paro no vermelho, embora abrande obviamente para o caso de vir algum peão a atravessar, caso isso não se verifique continuo a andar. ficar lá parado e arrancar no meio de dezenas de carros seria bem pior.

por vezes para virar à direita faço a mesma coisa. nos restantes casos só se tiver 100% certeza que não vem nenhum carro (ou seja, se conseguir ver até muito longe e o cruzamento não for muito largo) porque na minha pasteleira é dificil de ganhar velocidade..já os carros é ve-los voar.
 

brejero

New Member
Verde - avançar
Amarelo - (se próximo do semafro que seja preciso travar com força) acelerar a fundooooo!! / Pedalar
Vermelho - Parar e cantar o hino do SLB :p
 

jv-

New Member
Na cidade de Lisboa adopto a seguinte postura:

Concentração máxima e total desrespeito pelo código da estrada. Já infringi um vasto leque de regras de trânsito em frente às autoridades e nunca fui recriminado por isso. Apenas respeito cada condutor se este estiver numa situação em que se sinta prejudicado pela minha circulação, aí tento facilitar ultrapassagens e afins.

Mas regra geral isto não se aplica, pois com um prato de 50 e tal dentes e um guiador bem estreito é complicado andarem mais rápido que eu.
 

romaguero

New Member
Este tópico, desenvolveu-se para algo mais interessante do que eu à partida pensava. Primeiro o código da estrada aplica-se também as bicicletas. As bicicletas devem estar equipadas com placas reflectoras nas rodas (previsto em portaria), para circular em passeio com a bicicleta só podem faze-lo sem forem desmontados da bicicleta (assim é equiparado a um peão), de resto as bicicletas circulam na faixa de rodagem ou em vias destinadas para o efeito, mas os passeios são para os peões. Quando circulam de bicicleta devem fazer acompanhar de bilhete de identidade. Os sinais de Stop ou sinais luminosos são mesmo para respeitar (ou seja parar consoante o caso).
Situação real: há alguns meses um familiar meu ia a atravessar uma passadeira na qual existe um sinal luminoso (como tantos neste país). O sinal apresentava-se vermelho para os condutores e verde para os peões. Todos os condutores respeitaram, todo menos um ciclista que acabou por derrubar o meu familiar e cair em seguida. Resultado: 2 feridos, um peão e um ciclista que se esfolou no alcatrão.
Moral da história: As regras são para se cumprir, quem não o faz fica sujeito tanto às multas como aos acidentes. Sejam conscientes cumpram as regras de trânsito, quer circulem a pé ou com qualquer meio de transporte.
Já agora, USEM SEMPRE A ***** DO CAPACETE DE CICLISTA, pois a mim, o meu salvou-me a vida numa recente aparatosa queda, da qual ainda tenho dores. A estrutura interna do capacete rachou e as mossas que ficaram no exterior, arrepiam só de olhar.
Boas pedaladas a todos.
 

nunomjorge

New Member
Deve-se parar no semáforo vermelho? Só pára quem quer, mas eu recomendo vivamente! Mesmo sem semáforos, devemos parar ou pelo menos tomar atenção em todos os cruzamentos. É que num choque com carros, normalmente nós ficamos piores..

Bons rides e sempre com cuidado!
 

romaguero

New Member
"Deve-se...", não, a obrigação é para todos os condutores, até para os ciclistas. Quem não cumprir fica sujeito a uma contra-ordenação, que se não estou em erro é muito grave e até o ciclista pode ficar impedido de conduzir a bicicleta e se não cumprir a obrigação incorre num crime de desobidiência.
 

jv-

New Member
Julgo que em Lisboa essas contra-ordenações não se apliquem assim muito. Ao início andava apreensivo com os polícias, mas fui esticando a corda cada vez mais, e nunca houve qualquer tipo de reacção negativa. Nem isso nem os radares tiram foto se passar a mais de 50 km/h.
 

romaguero

New Member
Enquanto for passando tudo bem, o pior é quando haver alguém (polícia, GNR) que decida (ao contrários dos outros) aplicar a lei, já para não falar dos acidentes, sinceramente é o que mais me assusta e deixar a pele no alcatrão...hum, não me agrada a ideia.
 

Barão Vermelho

New Member
Aqui na minha zona há muitos semáforos que limitam a velocidade a 50 ou a 70 km/h. Acontece-me muitas vezes ir na berma, e vir um carro em excesso de velocidade, e zás! Dispara o semáforo e este passa a vermelho. O carro pára, mas eu, como vou na berma, e não me vou cruzar com ninguém, pois não se trata de um cruzamento ou entroncamento, não paro. Apenas abrando um pouco, e passo mesmo com o semáforo vermelho. Neste caso, e por circular na berma, acho que não estou abrangido pelo semáforo. Mas isto é o que eu acho, não sei se será o correcto. Alguém sabe se o que faço é correcto, ou não?
 
Mas não param porquê??

Ora se os "meninos" que vão na bike não respeitam o que está determinado no CE, concerteza que quando vão no carrinho também têm essa tendência de não respeitar o sinal.

Até lhes fica mal dizerem que não param, e se um dia causarem um acidente naõ venham para aqui com as lamúrias do costume.

Boa pedaladas.
 
Top