Tutorial - Escolha de Pneus

luistdi

Member
Alguém me explica porque é que alguns pneus dizem reflex e outros active?
Reflex significa que no flanco do pneu tem uma faixa fluorescente cinzenta para ser visível de noite. Active, é uma designação própria da Schwalbe que designa os pneus de entrada de gama da marca (as gamas seguintes são, em ordem crescente de qualidade, Performance e Evolution)
 
luistdi,
obrigado pela resposta.

Depois de ler as tuas explicações acerca da minha pergunta anterior decidi cancelar a encomenda dos pneus schwalbe big ben. Primeiro porque não sabia o que eram os pneus baloon... e depois porque encontrei os mesmos pneus muito mais baratos. Por 2 pneus já com portes estava a pagar 51€ quando encontrei depois noutra loja por 35€ já com portes incluídos. De qualquer forma já não vou comprar esses...
Ando a fazer uma nova pesquisa. Se quiseres sugerir alguma pneu fico agradecido. Bom e barato.
 
Acho que encontrei o pneu perfeito para mim!
Este: Schwalbe Marathon Tour Plus
Penso que as criticas são muito positivas e o pneu tem um piso muito porreiro.
Existe em 26 x 2.0 o que me parece uma medida bastante equilibrada.
O preço: 14,95€ cada um
 

luistdi

Member
Acho que encontrei o pneu perfeito para mim!Este: Schwalbe Marathon Tour Plus Penso que as criticas são muito positivas e o pneu tem um piso muito porreiro.Existe em 26 x 2.0 o que me parece uma medida bastante equilibrada.O preço: 14,95€ cada um
Esse preço é muito bom para esse pneu. Quanto ao pneu em si, estive a consultar o site da schwalbe e para o pneu que é (26x2.0) é um bocado pesado (1100g) mas também é devido à camada de protecção contra-furos que está por debaixo do piso (o que no teu caso como vais fazer 80~90% em estrada, e uma ou outra vez fora de estrada pode dar jeito essa protecção extra)...agora não deixam de ser uns pneus pesados (o que prejudica o rolamento). Experimenta procurar pelo Schwalbe Marathon Mondial (26x2.00) que têm um peso mais baixo (740gr) e rola melhor.Sobre outros pneus, não te posso ajudar muito porque não tenho muita experiência com pneus de "estrada" que dêem para montar em bikes de BTT... mas recentemente também estive quase quase para mandar vir um Schwalbe Big Apple para a minha bike hardtail com suspensão dianteira que praticamente não uso. Entretanto, antes de encomentar os pneus fui investigar melhor sobre o conceito de pneus balloon e acabei por recuar com a compra exactamente porque aconselham a utilizar em bikes de forqueta rígida.Ainda assim, outro pneu que também poderás considerar são:- o Continental Race King (dentro da gama de pneus BTT). Nunca experimentei mas tem um cardado baixinho o que é bom para o rolamento, e dá sempre para ir para fora de estrada (se bem que sem grandes aventuras porque um pneu com cardado baixinho à frente, principalmente nas laterais, não é muito confiável)- o Michelin Country Rock (desenvolvido mesmo para asfalto)- o Kenda Small Block 8 (já utilizei e adorei. Rola lindamente em alcatrão e em fora de estrada não compromete. Só o usei na roda de trás, mas pelo cardado do pneu deduzo que à frente, e pelas mesmas razões do Race King, que seja preciso ter atenção principalmente fora de estrada)
 
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viva luistdi
Encomendei o schwalbe marathon mondial (performance). Falam muito bem desse pneu. E concordo com o que disseste em relação ao mondial: É mais leve e melhor para rolar em estrada. Vou esperar para ver.
Ficou a 17,90 cada pneu + de 9,90 portes. Num total de 45,70€.
Nesta gama d pneus aquilo que me pareceu melhor foram os schwalbe e os continental. Gostei muito dos maxxis dth mas já são pneus um pouco mais caros.
 

Vipauer

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Boas pessoal,

O que dizem dos Michelin Country Rock na medida 26x1,75 para rolar em estrada, caminhos em terra e parques municipais?


Cumprs
 

luistdi

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Depois dá feeback sobre os mesmos ;) Eu acho que tb vou mandar vir esses pneus para a minha hardtail que vai passar a ser a bike que vou utilizar para "treinar" em estrada
 
ok. Mas ainda vão demorar um pouco a chegar e a ser montados.

Existe por aí algum tópico aberto sobre capacetes? Também preciso de escolher um...
 
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Exon

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Boas,
Continuo com o problema dos pneus, foi-me indicado o uso do racing ralph evo atrás e do rocket ron evo a frente, no entanto, várias pessoas bem como a própria marca apontam que o rocket ron é um pneu de competição e não tem grande resistência a furos.
Alguém que já tenha usado ambos pode-me dizer como é que se comporta o desgaste nos mesmos e a resistência aos furos?

Que pneus recomendariam para a frente, para os terrenos mencionados antes, desde pedras soltas e areia até asfalto?
 

luistdi

Member
Exon,

foi como já comentei anteriormente os Rocket Ron para quem utiliza em terrenos mais acidentados é aconselhável a versão Snake Skin (um bocado mais cara e pesada mas mais resistente aos furos e snake bites). Em termos de desgaste, desgastam-se relativamente depressa tudo depende do tipo de condução. Agora, na roda da frente desgastam-se sempre menos do que atrás.

Outros pneus para o tipo de terrenos que apresentas é muito dificil (senão impossível) pq são terrenos muito distintos e que exigem "qualidades" diferentes... um pneu que agarra bem em pedras soltas é um pneu que tem uma óptima tração, e em alcatrão pretende-se exatamente o contrário: um pneu que deixe rolar e não prenda tanto o rolamento. Por isso, tens de ver o tipo de terreno em que vais andar maioritariamente e daí fazer a tua escolha ;)
 

Exon

New Member
Luistdi,
Obrigado mais uma vez pela ajuda , é que isto dos pneus tem muito por onde se escolher e queria algo que realmente justifica-se o preço :confused:

Então para tornar a ajuda mais fácil , passo a especificar, onde eu procuro eficácia e segurança, é nos trilhos de pedra solta, areias, descidas e curvas no mesmo, mas também que agarre bem na subida. É para o tempo seco , lama será raro.
Claro que quero algo que role relativamente bem em terrenos mais lisos, terra compacta, alcatrão e outros. Ao dizer que quero algo que role bem , não preciso de nada para competição, só não quero nenhum "travão", gosto de pneus que arranquem rápido, mantenham a velocidade nas retas e que não sejam maus nas subidas. Nada demasiado pesado ou agressivo.

Eu faço tanta estrada como monte, há dias que só faço monte , outros é quase só estrada. Mas para ter uma comparação, gostava que os pneus em estrada fossem bons como os michelin country trail ou melhores, é essa a referência, mas para o monte claro têm de ser pneus muito melhores.

Foto dos pneus referidos.
 

luistdi

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Ok Exxon assim fica mais fácil... e sim tens toda a razão, actualmente com a quantidade de marcas e modelos que existem torna-se difícil de escolher (aliás se reparares as minhas sugestões são sempre dentro de 3 ou quatro marcas porque há que escolher... e na escolha, eu opto pelas marcas que vão recolhendo melhor feedback entre o pessoal)

Sobre o actual pneu que tens, o Michelin Country Trail nunca experimentei... o único Michelin que conheço e que utilizo actualmente e gosto bastante é o WildGrip'r 2 em 2.1 e estou muito contente com ele, grande pneu mesmo! Quando comprei o WildGrip'r 2 analisei a gama toda da Michelin e olhando novamente para esse Country Trail o que vejo são: poucos tacos laterais o que não dá grande confiança em curva; tacos centrais pouco juntos o que não ajuda no rolamento

Em principio nesse tipo de pedra solta e areia, os Schwalbe Rocket Ron (mesmo na versão Performance que é a mais barata - a versão apartir de 2013 foi melhorada) não te darão dores de cabeça... agora atenção que é um pneu "leve" logo com menos "material". Em termos de aderência, os Rocket Ron servem perfeitamente para aquilo que pretendes: agarram bem e "avisam" antes fugir...consegues sentir quando os pneus vão escorregar. Não prendem no alcatrão nada por aí além... e dps se colocares os Racing Ralph atrás, estes vão-te ajudar a rolar muito melhor (atenção que enquanto forem novos vão ter alguma resistência, mas dps de perderem aquela goma inicial tornam-se bem mais rolantes, prendem muito pouco e conseguem o arranque rápido que procuras (dos pneus que já experimentei, mais rolantes só mesmo os Kenda Small Block 8 em 1.95...bem largos por sinal para 1.95 mas muito rápidos).

Se quiseres mais aderência, e um pouco menos de rolamento, e ainda dentro da Schwalbe, tens os Nobby Nic (aderência óptima mesmo, e deixam rolar qb... são pneus mais vocacionados para "agarrar" do que para rolar)

Outros pneus que poderás considerar são os Continental X-King à frente (nunca experimentei mas pelo desenho parecem ser muito polivalentes e a versão de arame anda por 15€ cada/online) + Continental Race King atrás (também nunca experimentei mas parecem ser muito rolantes... o preço da versão de arame andará pelos 15€ cada/online)
 
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Exon

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Humm e o que me podes dizer sobre o comportamento do WildGrip'r 2 em estrada?

Atenção que a pedra que eu encontro não é toda igual a da fotografia, há partes mais técnicas. Pois , mas como eu digo consigo manter boas médias de estrada com este pneu, logo não preciso de nada muito mais rápido.
Acho mesmo que o rocket ron / racing ralph são perfeitos para o que quero, e encontrei a versão evo pacestar snakeskin dos dois a rondar os 35 euros online cada, é um bom preço? é o mais barato que encontrei.

Relativamente aos outros dois, pelo cardado parecem oferecer um bom combo, mas isto ás vezes engana, alguém aqui que já os usou pode-se pronunciar sobre os mesmos?
 

luistdi

Member
Os Wildgrip'r 2 em estrada, não posso dar uma opinião "muito fundamentada" porque só os tenho montados na roda de trás sendo que à frente tenho o Nobby Nic, mas não sinto a bike a prender/abrandar nem nada que se pareça, antes pelo contrário em recta a bike rola bem... em arranque, trilhos técnicos, lama (soltam bem a lama) e até pedras (pedradulhos mesmo) os Michelin agarram-se lindamente... nunca senti a traseira a escorregar ( atenção que eu tenho a versão sem GUM-X... a versão GUM-X será melhor). Acredito que seja um pneu muito bom para colocar à frente porque os tacos laterais são flexíveis o que melhora muito a aderência em curva.

Ainda assim, acho que não é o melhor pneu para quem procura pouca resistência ao rolamento porque são pneus para "agarrar"... normalmente, o pessoal costuma colocar pneus rolantes atrás mas depois quando vêm a lama os pneus rolantes, na minha opinião, perdem muito face aos outros.

Este ano como montei jantes tubeless, preferi colocar um pneu mais polivalente que me permite andar o ano inteiro e com o qual sinta a bike com mais aderência (mas la está são escolhas)... e estou muito contente com eles, agarram muito bem e deixam rolar qb.

Sobre o preço de 35€ pela versão SnakeSkin, é o preço normal deles online (dificilmente conseguirás arranjar mais barato, e já é um bom preço).
 

Exon

New Member
Resumindo,
A minha escolha está entre:
- Racing Ralph Evo Snakeskin Pacestar (Atrás) e Rocket Ron Evo Snakeskin Pacestar (Frente) , Ambos em 2.1
- Race king ProTection 2.2 (Atrás) e X-King ProTection 2.4 (Frente)
- Maxxis Crossmark Exception 2.1 (Atrás) e Maxxis Ignitor Exception 2.35 (Frente)

Qual será o melhor conjunto para as condições que já referi antes? :confused: Isto é tão difícil, é o que os preços são elevados e não me quero enganar.
 

elperdido

New Member
Boas pessoal!
Estou neste thread há uns 30 minutos e acho q estou mais confuso do que quando entrei... :fpalm:

Basicamente preciso de uns pneus para a minha hardtail, para 50% Monsanto - 50% Serra de Sintra (foi a melhor descrição que arranjei...) que se aguentem a alguma lama, descidas rápidas, saltos, raízes e afins...

Será que a combinação Rocket Ron fr - Racing Ralph trás é apropriada?!
Se me pudessem ajudar, agradecia! :p
 

luistdi

Member
elperdido,

se leste bem este tópico devias ter percebido que para se escolher os pneus 1º deve-se analisar o que se vai fazer com eles, ou seja o teu tipo de condução, modalidade (XC, trail, freeride)

2º o tipo de bike em que os vais utilizar: já dizes e bem que será numa hardtail...mas de quantos mm's? (Há hardtails desde 80mm até 160mm)

3º qual o tamanho da roda (26", 27.5" ou 29")? Qual a largura máxima que consegues colocar na roda da frente e trás?

Pelo que descreveste, deduzo que vás fazer freeride (descidas rápidas, saltos, raízes etc) e portanto deverás ter uma bike com pelo menos 140mm de curso logo eu iria para um pneu 2.35 (no mínimo 2.25)... agora isto dos tamanhos depende muito de marca para marca e mesmo dentro da mesma marca varia de modelo para modelo. Os pneus que sugeres, o Rocket Ron e o Racing Ralph não me parece que sejam uma boa opção porque como disse anteriormente são pneus "leves" (450gr...550gr) e um bocado sensíveis a rasgos principalmente em trilhos como os de Sintra... para além disso o Racing Ralph não é um pneu que se dê bem com a lama (o piso com os tacos muito juntos não ajuda a libertar a lama...)

Se puderes dares mais informação sobre os 3 pontos que referi inicialmente, seria óptimo porque daria para te ajudar melhor ;)
 

Insignia

Active Member
Para ti, elperdido, não recomendava pneus de XC, tipo RoRo, RaRa, Ignitor, Larsen TT, Ikon, X-King...
Talvez o Nobby Nic, o Ardent, o High Roller, o Hans Dampf...
 

kubo

New Member

- Race king ProTection 2.2 (Atrás) e X-King ProTection 2.4 (Frente)

Se os montares em aros decentes (min 20mm) é a escolha certa e partindo do princípio que não os vais usar numa Enduro ou All Mountain com 150 ou + de suspensão.
Os Race King só patinam um pouco em gravilha (qual é o pneu que não faz isto?!;)) mas de resto vais ver que se agarram ao piso como muito muito poucos pneus o fazem.

Vou repetir-me novamente mas nunca é de mais, a pressão tem de ser baixa, muito baixa...
Eu peso ≈90kg e atrás a pressão ronda os 1.6-1.8bar; à frente são normalmente 1.4-1.6bar (tubeless, montados numas Crest 26”).
Cubo
 

elperdido

New Member
Luistdi e Insignia, antes de mais bem haja pelas respostas.

1º Dentro do meu (limitado) conhecimento, parece-me q sim, o meu estilo de condução é mais AM a "caminhar" para o Freeride.
2º A suspensão da frente tem cerca de 80/90mm de curso.
3º Roda 26", o actual pneu da frente é um Continental 2.10 o de trás um 1.95, mas ambos ainda têm espaço para pneus maiores. Eu pessoalmente estava a pensar em pôr um de 2.3/2.4 F e um 2.2 T, mas não faço ideia quais indicados para o meu caso.

Já agora, peso 70kg e tenho 1.82m.
 
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