Acho que está na altura de abrir aqui um tópico para uma das minhas bikes, neste caso a mountain bike mais recente.
Apesar de o nome "Tobel" parecer um bocado estranho, é uma Canyon. Moro na Suiça desde há uns anos para cá, e devido a umas questão de direitos de marca, a Canyon não pode vender no mercado suiço sob o seu próprio nome. Para o efeito, criaram uma "marca" chamada PureCycling apenas para o mercado suiço. A selecção de modelos/versões é um bocado mais reduzida e o branding é diferente. Em contrapartida, os preços são mais atraentes porque o IVA aqui é substancialmente mais baixo que no resto dos países europeus.
Essencialmente, é um Grand Canyon CF SL 7.9, mas com um nome e branding diferente. Algo como isto:
Mas que não diz Canyon em lado nenhum, e com um ou outro toque específico:
A ideia original era apenas de comprar um quadro em carbono HT 29er para fazer uma montagem com o material que já tinha da minha HT 29er em alumínio. Por casualidade e uma muito boa oportunidade de negócio, acabei por comprar a bike completa, com a ideia de aproveitar apenas o quadro e alguns dos componentes e vender o que sobrar.
Ainda rodei um bocado com ela de origem para experimentar. Como tenho outras bikes e a ideia era prepará-la apenas para umas provas em 2016, parei-a o ano passado e comecei a "desmontagem". Actualmente está em peças, mas já tenho o material quase todo por cá para a nova montagem, e as "obras" vão começar nas próximas semanas. A ideia é fazer aqui um pouco de diário de bordo da nova montagem, e colocar alguma info sobre alguns dos componentes (nomeadamente peso) e como o conjunto se porta.
Como veio de fábrica, os pontos mais relevantes a nível de material eram:
Quadro: Carbono HT 29er, cablagem interna, X12 na traseira
Transmissão: XT 2x10, 24/38 + 11-36
Travões: XT (785), 180mm frente, 160 atrás
Rodas: DT Swiss X1700
Suspensão: Fox Factory FIT 29 Terralogic, 100mm curso, eixo 15mm
Era uma montagem interessante, com um peso relativamente reduzido - 10.3kg anunciados sem pedais, exactamente o peso que marcou na balança. A transmissão e os travões são bons e fiáveis (full XT), a suspensão tem o seu quê de interessante com o sistema Terralogic (conceito similar ao Brain da Specialized) mas eu pessoalmente continuo a preferir uma suspensão com bloqueio manual.
Apesar de o nome "Tobel" parecer um bocado estranho, é uma Canyon. Moro na Suiça desde há uns anos para cá, e devido a umas questão de direitos de marca, a Canyon não pode vender no mercado suiço sob o seu próprio nome. Para o efeito, criaram uma "marca" chamada PureCycling apenas para o mercado suiço. A selecção de modelos/versões é um bocado mais reduzida e o branding é diferente. Em contrapartida, os preços são mais atraentes porque o IVA aqui é substancialmente mais baixo que no resto dos países europeus.
Essencialmente, é um Grand Canyon CF SL 7.9, mas com um nome e branding diferente. Algo como isto:
Mas que não diz Canyon em lado nenhum, e com um ou outro toque específico:
A ideia original era apenas de comprar um quadro em carbono HT 29er para fazer uma montagem com o material que já tinha da minha HT 29er em alumínio. Por casualidade e uma muito boa oportunidade de negócio, acabei por comprar a bike completa, com a ideia de aproveitar apenas o quadro e alguns dos componentes e vender o que sobrar.
Ainda rodei um bocado com ela de origem para experimentar. Como tenho outras bikes e a ideia era prepará-la apenas para umas provas em 2016, parei-a o ano passado e comecei a "desmontagem". Actualmente está em peças, mas já tenho o material quase todo por cá para a nova montagem, e as "obras" vão começar nas próximas semanas. A ideia é fazer aqui um pouco de diário de bordo da nova montagem, e colocar alguma info sobre alguns dos componentes (nomeadamente peso) e como o conjunto se porta.
Como veio de fábrica, os pontos mais relevantes a nível de material eram:
Quadro: Carbono HT 29er, cablagem interna, X12 na traseira
Transmissão: XT 2x10, 24/38 + 11-36
Travões: XT (785), 180mm frente, 160 atrás
Rodas: DT Swiss X1700
Suspensão: Fox Factory FIT 29 Terralogic, 100mm curso, eixo 15mm
Era uma montagem interessante, com um peso relativamente reduzido - 10.3kg anunciados sem pedais, exactamente o peso que marcou na balança. A transmissão e os travões são bons e fiáveis (full XT), a suspensão tem o seu quê de interessante com o sistema Terralogic (conceito similar ao Brain da Specialized) mas eu pessoalmente continuo a preferir uma suspensão com bloqueio manual.
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