Spec.Camber -> Lap.Zesty(p.86) -> Commençal Meta V4 (p.120)

lemos

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Epah ficou muito fixe, na minha opinião enquadra-se melhor esta que a outra toda em vermelho.
Quanto ao peso, foram quase meio quilo ao ar. Assim já começas a lutar por ser o rei das subidas, sim porque das descidas já o és.:D

Bom upgrade e agora desfruta disso.
 

miguelcarromeu

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Obrigado a todos.

Tentando responder a todos:

ny12xx

Obrigado. Também acho que ficou mais apelativa esteticamente. Quanto ao funcionamento, já deixo o testemunho no final do post ;)


mauroferreira

Sim, tinhas toda a razão ;)

Quanto ao aperto, sempre me disseram que os apertos devem ficar apontados para trás, por serem menos uma coisa a jeito de apanhar ramos ou afins :)

Lemos

Sim, o peso tem sido uma coisa que me tem assistido :) Está muito, muito mais leve do que de origem e isso nota-se.

Quanto às subidas, estou a trabalhar para isso :D

RTC

Obrigado.

Por fim, amigo Guimarães,

Já sabes que se não fossem as nossas conversas e muito pouco teria sido a evolução, ou, por outro lado, talvez tivesse seguido um caminho menos racional. Obrigado pelo apoio e pela amizade ;) Grande abraço.

Quanto à suspensão:

Hoje foi dia de teste na serra de Sintra. Fiz o trajecto mais habitual e que conheço muito bem, incluindo o trilho das pontes.

Considerações:

Deixei o SAG próximo dos 30%, aproveitando assim o facto de ter um curso superior (130 mm) para tirar um pouco de ar e ter mais conforto. Acabei a volta com cerca de 15% de curso por usar, o que, quanto a mim, está bom. Tenho essa margem de segurança para um drop maior ou inesperado e que me leve a suspensão ao fundo.

- incomparavelmente mais macia na absorção de pequenas irregularidades; esta é sua grande mais valia relativamente à RS Recon (juntamente com o peso);
- mais ágil a virar, o que, na minha opinião, se deve à rigidez superior conferida pelas 2 pontes;
- a alta velocidade e a trabalhar de forma "agitada" e "exigente" é semelhante à Recon apesar de, pelo que me pude aperceber, usar o curso com mais facilidade.

No trilho das pontes, como é bastante exigente do material e do piloto, foi onde melhor pude verificar que posso arriscar mais nas raízes que eram um calcanhar de Aquiles da Recon uma vez que, sendo bastante mais brusca a responder, em situações "húmidas", era fácil perder o controlo por escorregamento.

Deixei o rebound muito lento, por esquecimento. Costumo andar com ele quase no máximo e é isso que vou fazer na próxima vez.

Em suma, o seu grande trunfo é a leitura das pequenas irregularidades e o funcionamento muito mais suave. É menos brusca que uma RS e não me parece perder em rigidez.

Relativamente ao peso, sem certezas, penso que baixei a barreira dos 12 kg :D

Um abraço a todos
 

petiagos

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Uma Magura ... sim senhor ;)
Pois vais notar uma maior suavidade e mais conforto.
Para a tua bike que que gosta de descer ... acertaste na mouche.

Já eu é ao contrário ...já fugo das descidas, ehehhe... não fui feito para elas. Quando são ao contrário é que é bom ,, hehehhe
 

miguelcarromeu

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João,

A carteira diz que não :) Isto é preciso abrandar, além de que neste momento, apenas tenho 1 componente onde posso ir buscar peso rapidamente (adivinha lá qual); tudo o resto é entrar verdadeiramente no campo dos WW - aparafusos, bichas, cabos, outro avanço, outro selim, outro espigão (o meu já é em carbono, note-se). A pedaleira também pode ser alvo de upgrade, mas a redução peso vs preço não é significativa, quanto a mim.

Portanto, se se proporcionar, e seja um excelente negócio (como todos os que tenho aproveitado) venham travões. Até lá - quieto :D

petiagos,

Sim, sem dúvida: suavidade e conforto é precisamente aquilo que mais noto.
Não sei se é mais a bike ou o dono que gosta de descer :) Mas eu também gosto de subir, daí que tenha investido em material que retira peso e também ajuda a subir (guiador recto, avanço invertido). Tenho, aliás, treinado bastante, as subidas, sobretudo as mais técnicas :)

GS67,

Também acho.

Obrigado e abraço a todos.
 
Está muito bonita, a minha não tem sofrido grande alterações, desde a mudança da transmissão, porque acho que talvez é mas que suficiente para mim apesar de querer umas rodas mavic em segunda mão :D .
 

miguelcarromeu

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Obrigado joão scott aspect

A verdade é que, de origem, a Camber Comp já trás equipamento suficiente para fazer bastantes kms sem grandes alaridos e sem necessidade de grandes upgrades.

Só que depois há sempre os "ses", à volta dos quais gira o universo:

- "Se tivesse umas rodas mais leves, subia melhor";
- "Se tivesse uma suspensão com melhor leitura do terreno, e mais leve, subia e descia melhor";
- "Se o guiador fosse recto, baixando o centro de gravidade, consigo melhor controlo nas subidas técnicas e inclinadas";
- "Se os travões tivessem mais potência, podia adiar o momento de travagem, tenho aquele torque extra nos momentos de aflição";
- "Se tivesse gripshifts subo e baixo mais depressa a relação e ganho em peso";
- "Se... se... se..."

Claro que os "ses" variam consoante as cabeças, e um "se" para mim, não é um "se" para outrém. Estes foram mais ou menos os meus "ses" e tenho a certeza que, com o tempo, outros "ses" surgirão (nem que seja o "se não tivesse gastado tanto dinheiro não estava arrependido" :D )

Abraço
 

miguelcarromeu

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Uma voltinha teste na minha terra natal (e que saudades):





Mais um bom teste à Magura: sem falhas e confirmando a superioridade na leitura do terreno.

Levei-a quase ao fim de curso na descida do Cabeço das Vacas, a fazer a parte das pedras; mesmo assim, acho que vou manter o ar como está. Está muito confortável e com frente mais baixa do que a Recon que era de 120. A diferença é que com a Recon quase não conseguia usar 80% do curso e com a Menja estou a usar quase tudo. Mesmo em descidas mais agressivas (quem conhece as Vacas, sabe bem como é a parte inicial), com uma ajuda do piloto, a suspensão aproveita o curso quase todo :)
 

goatrider

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Eu acho que tens uma bike espectacular :) quase tão espectacular como a minha :p

Estou a pensar fazer algumas alterações também... mas coisa pouca para já.
 

miguelcarromeu

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"Quase"... eheheh. Eu até pensei que te tivesses mudado para a Canyon, pelo menos assim o entendi nuns posts que fizeste :) Mantiveste ambas?

Ficam umas fotos do treino de ontem, aqui na Carregueira. Os trilhos estão finalmente a secar e as flores de Primavera fazem o seu aparecimento um pouco por todo o lado.







E hoje foi dia de um belo empeno na Arrábida :S
 

goatrider

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Sim, mantive ambas. A Camber é a minha bicicleta de velho e não a largo nem por nada.
Os planos são: trocar travões, discos e pneus. Entretanto já lhe troquei desviador frente e manípulos.
Cumps.
 

miguelcarromeu

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Boas

O Captain Sport da frente, deu lugar a um Ground Control 2.3 (soberbo na precisão e a curvar).

Neste momento, calça Ground Control em ambos os eixos, 2.1 (T) e 2.3 (F).

Ficam umas fotos dos 65 kms de hoje:










 

miguelcarromeu

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Sim, são tubeless.

São mais confortáveis, não só por serem mais largos, mas também porque o tubeless permite andar com pressões mais baixas ;)
 
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