Será moda ???

Alf

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Olhem bem para a cara do homem: está triste?? A mim não me parece...

Agora, não consigo compreender porque é que se preocupam com o que os outros usam ou deixam de usar...

Tenham lá calma e respeitem as opiniões uns dos outros :wink:


Apenas sobre este assunto: Não falem de quem dá mais velocidade em descidas por ter suspensão ou não, eu já vi fazer com suspensões de 80mm e pneus semi-slick o que nem com uma de "enduro" :wink:
 

Mach3

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Boas a todos,

ze_zaskar said:
Mach3: Como aqui ja foi explicado, a menos que nao tenhas percebido, a utilizaçao de uma forqueta rigida prende-se com mais factores do que os do peso. Alias, eu estou-me a c**ar para o peso da bike. É uma questao do feeling que se tem na conduçao. Eu ando mais rapido com uma em quase todos os terrenos, muit gente nao andara, talvez por falta de unhas. Se te incluis nesse grupo, isso e contigo. E como aqui tambem ja foi dito, a menos que nao tenhas percebido, a diferença de conforto tambem nao é assim tao grande.
Passemos a parte dos materiais. Se tivesses tido o trabalho de fazer alguma pesquisa, tinhas reparado que a grande maioria das "novas singlepeed" sao feitas em aço, e de facto sao muito leves. Poucas sao as que vez feitas noutros materiais. E ao contrario do que pensas, um bom quadro em aço nao é muito mais pesado do que um em aluminio.
Agora relativamente a coisa do "revivalismo". O ser humano é facilmente atraido por inovaçoes que prometem revolucionar a maneira de como fazemos a nossa vida. Electrodomesticos, utencilios de todo o tipo, entre outras coisas, inundam-nos as casas, sob a promessa de nos fazerem felizes. Mas a conclusao a que muita gente chega relativamente a muita coisa, é que as tais inovaçoes nao lhes trousseram grandes beneficios, acabando essas pessoas por "descomplicar" e regressar a metodos anteriores. Podes observar isso em varias faces do nosso dia-a-dia, com a agricultura biologica, o naturalismo em geral e muitas outras coisas. É aqui que surgem as rigidas singlespeed. Se tu nao consegues atingir isto, temos pena amigo, mas nao critiques quem chega la. E ja agora eu sou revivalista em relaçao a muita coisa, por isso se me apetecer venho com os revivalismos que quiser.
Dito isto, tenta ir a secçao singlepeed do forum. Procura la fotos da minha bike, tem algumas por isso nao deve ser dificil. Depois diz-me se ves nela grandes esforços para manter o peso baixo...


Eu quando falei em factores...é plural, aceito opiniões com a tua, porque a assume, agora muitos há que se sacrificam em função do peso, e é em relação a esses que falei, pois quando vejo um individuo tal como eu gordo, a querer tirar 100 gramas na bike..dá-me vontade de rir.

Em relação aos quadros de aço leves, pois e pergunto-me eu para além do material..qual a ligação ao passado desses quadros?

Também estou de acordo com o teu exemplo dos electrodomesticos, é verdade temos tendencia a usar coisas que não nos fazem falta, agora discordo em relação ao exemplo da agricultura biológica pois se soubesses a complexidade e quão evoluidas estão as técnicas de combate às pragas para a agricultura biológica, vias que afinal não é um regresso ao passado.

Cumps,

Mach3
 

cat1

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Boas , de facto cada um usa o que quer , eu não posso dizer qual a diferença que existe porque nunca experimentei mas quem sabe se um dia não coloco

uma dessas e depois logo fasso a comparação :mrgreen:

O importante é o pessoal conviver todos sem essas manias "que o meu material é melhor que o teu" , penso que esse não é o espirito do btt :D


boas pedaladas
 

ze_zaskar

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Se falares nessas questoes do peso, ai concordo contigo. Relativamente aos quadros, a ligaçao ao passado é o simples facto de este material ter sido amplamente usado, tendo sido quase abandonado durante a decada de 90.
Eu sei muito bem a complexidade dos sistemas de controlo integrado da agricultura biologica. Por falar nisso tenho um teste sobre isso na proxima semana. Mas repara que essa mesma agricultura biologica acenta em principios antigos: a sazonalidade das culturas, o evitar da monocultura, a escolha de especies adaptadas ao clima da regiao, a nao utilizaçao de adubos sinteticos e de pesticidas bem como as tecnicas de rotaçao e pousio. E ve tambem que algumas destas escolhas vao tambem no sentido do combate as pragas, logo este tambem acenta em parte em tecnicas antigas.
 

ze_zaskar

New Member
Nozes, mais uma vez, como é habitual, conseguiste fazer um comentario que nao veio acrescentar nada à discussao. Nao sei se sabes algo sobre explicar coisas ou expor argumentos, mas geralmente o uso de exemplos, analogias é uma boa forma de clarificar ideias.
Ainda bem que foste
 

GETmoney

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Alo,
Então se não é pela questão do peso, é pelo quê?!
Numa bike completamente rigida tens mais "feeling"!? Tiras mais proveito da bike!?

O pessoal da competição anda com suspensão, e é este pessoal que não se importa com o conforto, quer é ganhar provas.
Se andar totalmente rigido trouxesse tanta vantagem acredito que era só ve-los aos montes. Mas não vejo nenhum. E os que se aventuram, é nas provas rolantes com piso bom.

"culturas biologicas, revivalismo, foto do CHE"!!! Hum! cheira-me a freak. Sem conotação negativa

Cump.
 

prasquete

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Ola...

Exactamente GET, eu ando no meio da competicao, e garanto-te que a nossa prioridade maxima é o baixo peso a par com a eficiencia que, com uma forqueta em carbono, a nao ser em certos, rarissimos casos, nao se tem, pois tira muito controlo e a tal eficiencia à nossa bike...

Ate agora nas 4 provas realizadas da taça de portugal de maratonas nao vi nenhum maluco assim, pelo menos na frente, creio claro que exista que vá a provas destas com uma forqueta em carbono na sua btt e diga que fez uma prova da taça com uma bike completamente rigida! O prblema é quando lhe perguntam o tempo que fez... ah e tal, mais 2:30h/3h que o primeiro! E porque? eh pa, a subir e tal dava jeito, agora a descer e quando o percurso tinha valas, regos e pedra, era quase à mao...

Isto pa dizer que so pode ser mesmo das modas revivalistas, pois nao dá vantagem nenhuma!

cups...
 

350plus

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Re: Será moda ???

A discussão está bastante acalorada e com ataques pessoais completamente irrelevantes. Vou por isso deixar aqui um ponto de vista completamente diferente.

Como alguns sabem, eu tenho duas bikes. Uma Kona The King Full-Suspension com tudo XPTO que me custou os olhos da cara, e uma singlespeed rígida,feita em casa e relativamente barata. Toda a tecnologia da FS torna a bike imensamente eficaz. Mais estável, com travagem brutal e requer muito menos trabalho para "pilotar". O problema aqui é que eu não sou atleta profissional, nunca lutei pela geral de nenhuma maratona nem nada semelhante, nunca a hei de usar a 100% do seu potencial. Admito que só a tenho porque adoro tecnologia e montar bikes para mim tornou-se um vício. :wink:

Como 90% de vocês pego na bike ao fim de semana para dar umas voltinhas curtas com os amigos. E aí a minha singlespeed rígida é a bicicleta mais perfeita que poderia utilizar. Requer técnica e forma física apurada mesmo em pequenas distâncias e no fim apenas exige uma mangueirada para ficar limpa. A dificuldade do uso da forqueta rígida obriga-me a ler o caminho de forma muito cuidada, pois aqui não há 100 mm de curso para cobrir erros. Deste desafio retiro diversão e desenvolvo técnica. Não afirmo que a forqueta rígida é a forma mais rápida de descer trilhos de XC ou Maratonas, mas digo-vos que não é tão lenta como se possa pintar. Mas como o Indy acima demonstrou as maratonas não são nenhum bicho de 7 cabeças para uma bicicleta totalmente rígida e acreditem que não fico KO após 90km a conduzir uma forqueta rígida. Se ficam é caso para dizer: "You're doing it wrong". :mrgreen:

Mais uns pontos:

Os quadros de aço são preferidos por muitos "revivalistas" porque são praticamente infinitos e fácilmente reparáveis. Quem faz uma bike Old-School não precisa de comprar um bike nova de 5 em 5 anos para manter o Look da moda. Lembrem-se que os quadros de alumínio têm todos morte marcada.

Mach3 said:
...só pergunto então porque raio é que as "novas" single speed não são em aço (mas naqueles quadros que de leves não têm nada) como nos velhos tempos, mas sim em materiais ditos nobres, evoluidos tecnológicamente e de um modo geral muito leves...

Claramente nunca olhaste para um catálogo de bikes singlespeed!. Aço aço e mais aço. Mas repara, isto não diz nada de especial. Só mostra que deves ter cuidado e argumentar com conhecimento de causa.

Para terminar, ultimamente tenho iniciado vários amigos na prática do BTT. Orgulho-me bastante de lhes demonstrar que para curtir uns trilhos não é preciso uma FS de 2000 euros ou 27 mudanças. Iniciam-se no BTT com uma filosofia desde logo mais aberta, a qual me parece escapar a muitos utilizadores deste fórum. :s
 

Mach3

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Boas a todos,

350Plus, admito que me precipitei ao falar dos materiais dos quadros, agradeço o facto de me terem corrigido.

Cumps,

Mach3
 

ICH

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Sinceramente acho que cada um anda como quer se gostam de Single Speeds usem-nas acredito que como desafio deve ser mais interessante do que uma multi speed.

A minha mensagem tem a ver só com os materiais dos quadros.

Um bom quadro de aço é muito difícil de reparar pois os tubos são de tal maneira finos que não é qualquer um que os solda. Quanto ao conforto já li em vários sítios na net que essa dicotomia aço/conforto e alumínio/desconforto há muito que não é bem assim e que num bom quadro em alumínio pouco se perde em conforto para o aço. Isto são informações que recolhi em sites como o do Sheldon Brown e outros.

Indy não sei porque colocaste a Maratona de Esposende 20007 entre as que terminaste de SS sem dores de rabo. Se eu bem me lembro tu terminaste no meio de uma bela ovação em triple single speed :twisted: :twisted:
 

350plus

New Member
ICH said:
Um bom quadro de aço é muito difícil de reparar pois os tubos são de tal maneira finos que não é qualquer um que os solda.

Tens toda a razão. Deixa-me por isto doutra forma então. A reparação de um quadro de aço é mais confiável que a reparação de um quadro de alumínio, desde que realizada por alguém com experiência. Requer também menos equipamento e nenhum tratamento extra.
 

Xure

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Boas!

Acho que não devem defender o vosso peixe, (estou a referir-me aos 2 lados da discussão) com qq tipo de argumentos.

Tais como não usas pk não consegues atingir, ou usas pk é moda...

Acho que cada qual deve usar e praticar este desporto como bem entende e com aquilo que se sente melhor. Tenho bem mais que fazer que estar preocupado com o facto de A ou B usar uma FS ou uma HT ou um single.

Agora faz-me alguma confusão que as pessoas não consigam argumentar, e discutir sem querer que as suas ideias prevalençam não respeitando as ideias dos outros, e isso é notório nos dois lados da discussão.

Tal como alguem já disse, vão pedalar que isso passa. De FS, de HT, de Single ou de mono, mas vão... :wink:
 

o5car

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Sinceramente não percebo o pq de tanto comentário desnecessário neste tópico! Então mas não vivemos numa democracia?! então um gajo q queira ser algo diferente, ou fugir do "rebanho" tem q ser crucificado!? Eu apesar de a minha eleição ser suspensão total, para mim, melhor não há! compreendo perfeitamente o uso destas opções e componenetes! ao meu ver dependerá muito do tipo de trajecto/terreno!... faço um pouco a comparação com o ciclismo, se o percurso 80km tiver um total a descer de 20km, poderas perder algum tempo, mas depois nos restantes 60km poderás tirar partido da rigidez de todo o conjunto!.

Todos estes componentes, peças e afins estão no mercado diponíveis a qq um! compra quem pode e não quem quer!! :wink:
... Não temos todos q usar uma suspensão!... :s
 

fitty77

New Member
Bem, eu também acho que cada um deve andar com o que quer. Compreendo igualmente que cada um de nós é diferente, e que cada um de nós adapta-se a um tipo de bike, e ninguém tem nada a ver com isso. Já não compreendo que digam que por usarem forquetas rigidas têm mais unhas que os outros. E como já foi dito, nos videos da taça do mundo, ou outro qualquer tipo de competição de btt, não encontro lá ninguêm com forquetas rigidas.

Compreendo os revivalismos. Eu também gostaria de montar a byke que tenho no sotão que tem uma forqueta. A sério, mas apenas por gosto e hobbie. Nada mais.
Compreendo igualmente que haja quem goste de ter um UMM Cournil, mas os tempos são outros, e este não é mais eficaz do que os jipes de hoje em dia (embora se me dissessem que não os metem no mato, eu já me calo, mas aí digo, não os comprem..... são feitos para isso, para se riscarem e tudo o mais).

Ou seja, tudo hoje em dia, por muito cómodo ou não que sejam as soluções que se encontram, o que é certo é que nos facilitam e bastante a vida, mas também temos que aprender a trabalhar com elas. Não se pode dizer que os Formula 1 de antigamente eram mais eficazes do que os de agora, só porque não tinham electronica, e de certeza que não eram tão eficazes. E também não posso dizer que os pilotos de antigamente eram melhores, porque se na altura apenas tinham que gerir um volante, um acelerador, um travão, uma embraiagem, e um manipulo da cx de velocidades em condições dificeis, hoje em dia lidam com isso tudo, mais as informações que lhes chegas das boxes, mais as comunicações, mais a telemetria, mais aqueles volantes que na verdade são computadores.... Enfim, os tempos são diferentes, e nós apenas temos que nos adaptar. É assim que o ser humano se tornou naquilo que é hoje, adaptando-se cada dia às alterações ambientais, tecnológicas, enfim, tudo. Se queremos ir ao extremo, se fossemos completamente revivalistas e pretendessemos parar em determinado momento da história, nem sequer andávamos de bicicleta, porque a roda ainda não tinha sido inventada.... Desculpem o exagero.

Assim, digo que de certeza, deiam as voltas que derem, uma suspensão é certamente mais eficaz que uma forqueta. E nã me venham com o kit de unhas, porque isso não dá para perceber dessa maneira. Porque senão, estamos a chamar nabos a todos aqueles que andam em competição.....
 

Amukinado

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Quanto às SS, considero que é mais uma questão de gosto. Claro que podem ser uma melhor solução para determinada pista onde o andamento não sofre muitas alterações. Ainda assim penso que a polivalência que se perde não o justifica.

Quanto às bikes rígidas, acredito que houve uma "explosão tecnológica" no mundo das bicicletas demasiado rápida para que toda a gente tivesse tempo para ter uma perfeita noção do que de facto resulta e do que é supérfluo. A maioria dos percursos dos passeios a que vou, não considero que justifiquem muitas vezes a utilização de suspensões (o que me deixa furioso :mrgreen:).
 

Bttvalongo

New Member
:shock:

Pois eu sou é mesmo adepto de umas voltinhas, com, sem, tanto faz!
O que importa mesmo é gozo que esta coisa da bicicleta me dá!
 

Marreiros

Active Member
Esse atleta que aparece na primeira foto é "grande"! É sem dúvida necessário um grande handling para ir para uma maratona assim... Mas o que interessa é curtir. Cada um à sua maneira.
 
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