Será moda ???

nock13

New Member
Boas pessoal,
Pois é a moda no meu tempo era usar bikes do Zé porco que era o único tipo que vendia bikes ou as que havia na altura, sempre para curtir o mato como se dizia, depois nasceram as suspensões cada vez mais evoluídas, posteriormente viraram as suspensões totais e já há quem não as tenha, a moda pegou nas single sepeed e siga.
Agora vai já faz por três vezes que vejo tipos com suspensões "forquetas" rígidas em carbono a fazer provas e maratonas do género


foroBERROCAL065.jpg


Será moda ?
 

nock13

New Member
T. Santos said:
Isso para mim é a "moda do peso mínimo", em que em muitos casos se perde algum/muito conforto.

Concordo plenamente, e ainda há quem venha dizer que o carbono sempre absorve algumas vibrações e tal...
Esqueci-me de falar na moda dos discos mas como é o caso da foto ainda virá a moda de travar com o sapato porque os vibreques pesam muito.
Será !?
 

fitty77

New Member
Em relação aos discos, considero-os muito uteis, mas em relação às forquetas, aquilo que o corpo sofre durante uma maratona justifica plenamente o uso de suspensão. Confesso que apenas bloqueio a suspensão à frente em alcatrão ou em subidas ingremes e prolongadas. De resto, é de muita utilidade e nem sequer o peso mais baixo justifica abdicar disso. A meu ver, obviamente...
 

petervmaster

New Member
Bem.........para mim isto é impensável pois uso suspensão total no entanto só vejo a imagem tal como já foi dito para que o atleta tenha o mínimo de peso possível na bina.

Imagino no fim do giro como ele estará :mrgreen: braços, rabo :mrgreen: :mrgreen:
 

ptm

Active Member
Cada um encara a coisa (BTT) a sua maneira uns querem menos peso, para melhorar o andamento, outros mais conforto....eu sou a favor do conforto
 

max

Elos Rápidos
Pois, suspensão total não tenho nem estou interessado, singlespeed tenho e cada vez gosto mais e só me faz lembrar os velhos tempos que eu aprendi a andar de bicicleta na pasteleira do meu pai com as pernas pelo meio do quadro e a subir e descer montes com aquela coisa que pesava p´rai uns vinte kg e hoje tenho as mesmas sensações apesar de não ter forqueta rigida, mas quero ter uma completamente rigida !
será moda?
será panca?
será mania?
talvez, mas o btt também será?
 

ze_zaskar

New Member
Uma Boa forqueta de cromoly nao é muito menos confortavel do que uma suspensao de xc, ao contrario do que se pensa. Isto, em conjunto com uma boa selecçao de punhos e uns bons pneus com uma pressao acertada fazem com que mal se note a diferença na maioria dos pisos. Eu ca uso uma dessas e nao quero outra coisa. É uma experiencia fantastica a todos os niveis. Muita gente tambem diz que deve ser horrivel, e depois de experimentar fica :shock:
E nao pensem que é so uma questao de peso, muito pelo contrario.
:wink:
 

ze_zaskar

New Member
Desculpem o double-posting, mas ja agora quero referir uma coisa. Temos tambem de pensar que ao ter todas essas suspensoes, acabamos por assumir uma atitude mais perguiçosa em cima da bike. Tal como diz o Jeff Jones, todos nos temos de origem umas suspensoes inteligentes com 30cm de curso. Muitos de nos esquecemo-nos de como usar os braços para controlar e amortecer as pancadas. As bike rigidas ensinam-nos a sermos activos e a controlarmos melhor os movimentos e o terreno. Com alguma pratica tudo surge sem pensarmos e damos por nos a amortecer tudo com a flexao de braços e pernas.
:wink:
 

indy

Member
Nas últimas 4 maratonas(*) em que participei e no SRP160 levei uma singlespeed sem suspensão.

Sinceramente não notei uma tão grande diferença em termos de conforto para as outras em que levei suspensão. A maioria do piso das maratonas é relativamente bom. E ainda há quem defenda que devia ser melhor :shock:

Dessas todas recordo apenas um troço, a famosa descida do monte S. Gonçalo (5 Cumes), onde senti a falta da suspensão, mais pela segurança que pelo conforto.

Admito no entanto que o problema possa ser meu, que talvez não saiba tirar o devido proveito duma suspensão :roll:

petervmaster said:
Imagino no fim do giro como ele estará :mrgreen: braços, rabo :mrgreen: :mrgreen:

Deves saber algo que eu não sei 8) É que nunca sofri desses sintomas que descreves :twisted:

(*) "5 Cumes 2006 e 2007", "Esposende 2007" e "Portalegre 2007"
 

ze_zaskar

New Member
O mal deste pessoal é deixar-se ir na onda de por molas e truques de todo o tipo nas bikes, chegam a um ponto que ja nao se lembram de como era e do que conseguiam fazer quando nao tinham nada daquilo. Mas cada qual faz-se aos trilhos com a bike que mais lhe agrada.
:wink:
 

GETmoney

New Member
Se existem descidas tão longas e com uma inclinação tão elevada como uma que fiz aí numa maratona, com 5 km sempre a descer
cheio de buracos e calhaus onde uma bike com suspensão já era martirio, agora queria vos ver sem suspensão. É claro que desciam, mas com
muitas dificuldades e havia muito pessoal a passar por voçês de certeza.
 

Prasident

New Member
Eu sou adepto do peso,........por isso uso uma suspenção total de 14kg : :roll: :roll: :roll:
mas cada um usa aquilo que entende, e que pode,.......desde que se ande de bikla,.......... 8) 8) 8) 8) 8), mas já vi soluções bastante interessantes, já não me admiro se para se poupar no peso, qualquer dia aparecer alguém andar sem selim!...... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Mach3

New Member
Boas a todos,

Que as pessoas usem uma forqueta rígida por factores como o peso reduzido, que os fará proguedir na classificação, até entendo, eu não o faria, mas entendo.
Agora quanto ao virem dizer de forma nostálgica que já não se lembram como era no passado, só pergunto então porque raio é que as "novas" single speed não são em aço (mas naqueles quadros que de leves não têm nada) como nos velhos tempos, mas sim em materiais ditos nobres, evoluidos tecnológicamente e de um modo geral muito leves...será que isso são características do passado?
Não me venham com revivalismos na minha opinião sem sentido, aceito que se queira reduzir peso à custa do conforto, ou qualquer explicação técnica sobre as vantagens de uma rígida, mas pelo menos sejam honestos´em relação a isso.
Eu também considero o peso de uma bike muito relevante mas acho que isto está a tomar proporções ridiculas, pois no outro dia numa loja, vi um individuo com uma barriga do tamanho da minha (que é grande) a pesar peças para a bike e a ponderar à grama o que ia comprar, só acho estranho que tanto esforço para reduzir peso na bike...e nele não!!!!


Cumps a todos

Mach3
 

indy

Member
Mach 3, existe algures neste fórum um quadro chamado "Cantinho do peso". A sensação que tenho, das poucas vezes que por lá andei (entretanto a situação pode ter mudado) a ver os tópicos, é que até nem era muito frequentado pelo pessoal das singlespeed :lol: :lol:

GETmoney said:
É claro que desciam, mas com muitas dificuldades e havia muito pessoal a passar por vocês de certeza.

Podia argumentar sobre algumas das afirmações contidas nesta frase. Mas é sempre aconselhável suportar os argumentos com factos... :mrgreen:
 

Univega

New Member
Não discutam pessoal... :mrgreen:
Cada um anda de bike como quer e pode, o que interessa é que nos encontremos nos trilhos e disfrutemos ao máximo..com ou sem suspenção, mais devagar ou mais depressa...enfim...

Todo o ser humano é diferente e tem gostos diferentes, caso contrário não tinha piada nenhuma ser-mos todos iguais :mrgreen: :cheers:
 

ze_zaskar

New Member
Mach3: Como aqui ja foi explicado, a menos que nao tenhas percebido, a utilizaçao de uma forqueta rigida prende-se com mais factores do que os do peso. Alias, eu estou-me a c**ar para o peso da bike. É uma questao do feeling que se tem na conduçao. Eu ando mais rapido com uma em quase todos os terrenos, muit gente nao andara, talvez por falta de unhas. Se te incluis nesse grupo, isso e contigo. E como aqui tambem ja foi dito, a menos que nao tenhas percebido, a diferença de conforto tambem nao é assim tao grande.
Passemos a parte dos materiais. Se tivesses tido o trabalho de fazer alguma pesquisa, tinhas reparado que a grande maioria das "novas singlepeed" sao feitas em aço, e de facto sao muito leves. Poucas sao as que vez feitas noutros materiais. E ao contrario do que pensas, um bom quadro em aço nao é muito mais pesado do que um em aluminio.
Agora relativamente a coisa do "revivalismo". O ser humano é facilmente atraido por inovaçoes que prometem revolucionar a maneira de como fazemos a nossa vida. Electrodomesticos, utencilios de todo o tipo, entre outras coisas, inundam-nos as casas, sob a promessa de nos fazerem felizes. Mas a conclusao a que muita gente chega relativamente a muita coisa, é que as tais inovaçoes nao lhes trousseram grandes beneficios, acabando essas pessoas por "descomplicar" e regressar a metodos anteriores. Podes observar isso em varias faces do nosso dia-a-dia, com a agricultura biologica, o naturalismo em geral e muitas outras coisas. É aqui que surgem as rigidas singlespeed. Se tu nao consegues atingir isto, temos pena amigo, mas nao critiques quem chega la. E ja agora eu sou revivalista em relaçao a muita coisa, por isso se me apetecer venho com os revivalismos que quiser.
Dito isto, tenta ir a secçao singlepeed do forum. Procura la fotos da minha bike, tem algumas por isso nao deve ser dificil. Depois diz-me se ves nela grandes esforços para manter o peso baixo...
 

sniper_pt

New Member
Deve haver pessoas aqui no fórum cujo carro não tem ABS porque é "moda".
Eu conduzo um carro que vale menos que qualquer uma das minha bikes. Um renault 4GTL. Não tem nenhumas mariquices, nem rádio tem e cumpre. Mas se pudesse ter um melhor, nem pensava duas vezes. É apenas uma analogia para as bikes. Pensem o que quiserem. Não julguem apenas pelo que vêem.
 

ze_zaskar

New Member
Um equipamento de segurança como o ABS nao tem nada a ver com suspensoes. Para que conste, as minhas anteriores bikes foram uma ht de xc e uma fs de allmountain, neste momento a minha unica é a rigida. O carro que conduzo actualmente é um Land Rover Discovery II, mas quem me dera troca-lo por um Defender. Façam um esforço para tentar perceber que nem toda a gente da valor a essas "mariquices" e que se pode ser mais feliz sem elas do que com elas. Peguem num excemplo simples: se seguirmos a vossa linha de pensamento, nos os ocidentais eramos os povos mais felizes do mundo. No entanto, quando analizamos, as culturas mais primitivas e ate mesmo as tribos recolectoras que restam têm muito menos depressoes e vivem mais felizes e despreocupados do que nos. Pensa nesta analogia tambem.
:wink:
 
Top