Scott Scale 30 (2010)

magabarai

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Olá pessoal!!!

Acabei de adquirir há 1 semanita a minha menina nova. Vou tentar fazer uma breve análise dentro do que percebo e do que pude notar até agora.

A máquina:
http://img825.imageshack.us/img825/4537/dsc00398va.jpg

O material:

1 - Quadro, Scott Scale 30 carbono
2 - Suspensão, Rock Shox Sid Race
3 - Travões, Avid Elixir R
4 - Pedaleiro, Shimano SLX
5 - Desviadores fr/trás, SLX/ XT
6 - Pedais, Shimano M520
7 - Periféricos, Scott
8 - Selim, Selle Itália SLR T1 195gr (única alteração que fiz)
9 - Rodas, DT Swiss XR 30
10 - Pneus, Schawalbe Rocket Ron

1 - Quanto ao quadro, eu passei de uma FS para esta HT, e sinceramente estou muito contente com o conforto que proporciona. Antes de trocar pensei bastante porque não queria perder todo o conforto ao qual a FS me habituara, mas após uns kms com a Scale, e para minha surpresa, o conforto não mudou assim tanto. É claro que perdi um pouco mas não o suficiente para dar dores de costas ou dormências. Parece que comigo funcionou ao contrário do que dizem (xD).
O facto de ser carbono também ajuda bastante, visto que absorve uma parte das vibrações, o que nos leva a sentir maior conforto e a ter mais confiança em descidas visto não saltar tanto a traseira.

2 - Para já estou bastante satisfeito com esta suspensão, lê bem o terreno, e responde bastante bem aquando de uma situação ou outra mais embaraçosa, tipo aqueles momentos em que a valeta aparece do nada e já é tarde demais para fazer alguma coisa. Proporcionando assim mais segurança, tracção e confiança nas descidas mais "nervosas".

3 - Quanto aos travões, passei de uns discos mecânicos (Hayes MX2) para os hidráulicos Avid Elixir R. São muito mais potentes, e são progressivos QB, ou seja, quando precisamos deles eles estão lá.

4 e 5 - Quanto à transmissão posso dizer que é bem mais leve do que a que tinha (desviadores Deore/Sram X5, pedaleira Truvativ isoflow). Agrada-me bastante o sistema "2way release" dos shifters SLX visto ter trocado do sistema Sram para Shimano. A transmissão é bastante suave mas mesmo assim continuo a preferir Sram não só por questão pessoal mas também porque tive o sistema 6 anos e nunca cedeu, tendo que trocar unicamente corrente e cassete.

6 e 7 - Os pedais acho que não precisam de apresentação, e os componentes não são Ritchey ou KCNC mas para já chega e sobra, e não estou a pensar trocar tão cedo.
Para os que lêem isto e estão a pensar montar pedais de encaixe, deixo aqui o meu voto "SIM", visto que aumentam bastante a segurança bem como o controlo da bike. No inicio é natural que tombem quando estão quase parados, como me aconteceu (montei os pedais na antiga bike um pouco antes de comprar esta), mas pronto são sempre histórias para contar aos netos (xD).

8 - O SLR foi o meu primeiro selim e desde aí que me tem acompanhado sempre. Garante-me "dor zero", nunca tive qualquer tipo de dormências, e na minha opinião é ergonómicamente quase perfeito. Tem ainda a vantagem de a frente ser mais larga, possibilitando assim mudarmos de posição enquanto pedalamos.

9 - Quanto às rodas ainda não tenho opinião formada, visto também não perceber muito bem como analiza-las . Se alguém perceber de rodas e tiver paciência agradecia que desse uma breve explicação (=p).

10 - Os pneus para já ainda não me deixaram mal, tem bastante tracção ao curvar, e agarram bastante bem o terreno mesmo sendo este mais constituído por pedras como nos trilhos de Valongo.

No geral notei uma diferença enorme tanto em estrada como no monte. Aumentei o rendimento tanto na estrada em plano, como em subidas. No monte também faz com que as coisas sejam bem mais fáceis. É uma boa máquina em termos de controlo e subidas. Tem peso anunciado de 10kg, o que já a coloca num bom patamar de preços para quem quiser aproveitar as promoções que existem agora no final das colecções de 2010.

Espero que a análise tenha sido razoável, satisfatória, e que tire algumas dúvidas a quem estiver a pensar em comprar uma igual.

Cumprimentos e qualquer coisa já sabem, é só perguntar
 

magabarai

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Boas pessoal!!!

Cá estou eu ao fim de uma transmissão (xD), para vos dar uns pareceres sobre a minha bike comprada há cerca de 9 mesitos.

Quadro:
Vou começar por falar sobre o quadro ao qual nada tenho a apontar, tem-me surpreendido bastante quanto ao conforto e rigidez.

Travões:
Os travões são muito fiáveis, progressivos e com potência para dar e vender como é típico da Avid. O único senão é a tinta junto ao ajustadores de profundidade da manete estar a descascar, mas já foram enviadas fotos para o importador afim de activar a garantia. Fora isso estou bastante satisfeito

Transmissão:
Este foi o unico ponto que me desapontou bastante, visto ter tido que trocar ao fim de 9 meses/ cerca de 5000kms =s, acho que a transmissão SLX não é grande "espiga" quanto à durabilidade, a minha corrente, cassete e pratos grande e médio estão completamente arrasados, quanto ao trabalhar da minha pedaleira SLX estou bastante satisfeito. Acho que o desgaste acelerado se deveu à corrente que é mais fraca.

Entretanto desde que a comprei, inverti o avanço e tirei as duas anilhas de baixo e pus uns pneus novos. Quando ela vier talvez tire os mostradores dos desviadores.

Bem, agora a máquina está no mecânico para trocar transmissão e fazer revisão à suspensão. Aproveitei e mandei montar uns parafusos anodizados (discos, manetes travão e apoios das bombas dos travões) para não enferrujarem, aperto espigão KCNC, barends Scott e transmissão XT (cassete, corrente, prato médio) e SLX (prato grande).

Depois posto fotos para verem o aspecto novo.

Desde já obrigado a quem lê o meu post.
Cumprimentos e boas pedaladas
 

magabarai

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Boas Marco Nunes!

Sim eu também a acho 5*****, acho que fiz a melhor escolha na altura. Como referi em cima só fiquei desiludido com a transmissão, mas de resto estou mais do que satisfeito e recomendo.

Cumprimentos
 

C.Orelhas

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Fico surpreendido com certas pessoas.. Tenta ver se uma XTR de faz 15000km's.. Visto a slx fazer 5000, a XT fazer 10000 tenta ver se a XTR te faz o 15000km's :D:D
Segundo essas tuas contas, deve dar para isso boa sorte..

A com cada um..
 

magabarai

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Tpfernandes: Sim, pelo menos 7000 dura, pelo menos os conjuntos Sram que tive na outra bike duraram à volta disso.

nkap3: Eu nunca disse que os kms aumentavam gradualmente, não sei de onde tiras-te isso ;). Mas sim XT e XTR fazem claramente mais kms nem que não seja por causa da qualidade do material, no mínimo mais 1500/ 2000kms. Acrescento mais que 90% das vezes faço estrada...

PS: Dispenso comentários desinteressantes, se querem corrigir estou a aberto a correcções, agora dispenso pessoal irónico e que vem numa de destabilizar.

Cumprimentos
 

tpfernandes

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Confesso que não sou muito meigo a trocar mudanças, mas minhas transmissões duram à volta de 2000/2500 km's... Isto se as quiser ter minimamente decentes e afinadas!
 

magabarai

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Pois exacto, isso é muito pouco e se calhar fazes muito monte, aliado ao não seres meigo desgasta mais. Eu com este conjunto que tinha fiz os 5000kms com as mudanças afinadas, só agora para o fim é que era mais complicado, a corrente estava muito solta e fazia muito barulho.
 

magabarai

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Olá pessoal, depois de muito tempo sem dar noticias neste tópico e algumas centenas de kms, decidi reavivá-lo um pouco após alguns upgrades que fiz à máquina. Espero conseguir por o tópico a mexer mais um bocadinho, esperando que gostem das mudanças

No geral a bike tem sido muito porreira, mas foram acontecendo algumas coisas ao longo dos dois anitos que já a tenho. Tipo carril do selim partido durante uma prova, travões que tinham problema de fabríco na série...e pronto quando aparecem coisas destas lá temos nós que recorrer à carteira por muito que custe. Os travões ainda consegui retoma mas o selim já foi outra história.

Ela de série já pouco tem, mas para perceberem melhor o que já foi alterado, vou fazer uma listagem, e claro aquilo que toda a gente gosta FOTOS!!!

Quadro Scott Scale 30 2010
Suspensão Rock Shox SID Race 100mm com poplock
Travões Avid Elixir R >>> Avid Elixir 7
Pedaleira Shimano SLX 9v com pratos 22 SLX/ 32 SLX >>>XT/ 44 SLX
Corrente Shimano SLX >>> XTR
Cassete Shimano SLX >>> XT
Desviador tras. Shimano XT
Desviador fr. Shimano SLX
Shifters Shimano SLX
Rodas DT Swiss XR 30 >>> Mavic Crossride
Avanço, guiador e espigão Scott Comp.
Aperto espigão Scott >>> KCNC
Bar Ends Scott RC
Selim Selle Itália SLR T1 195gr >>> Selle itália SLR TT Titanium rails 125gr
Grade Bidon Elite
Pneus (para estrada) >>> Continental Travel Contact
Pedais Shimano PD-M520

E pronto neste momento é a bike que consigo ter, espero que gostem e que digam da vossa sentença :D.

20120806110022.jpg


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20120806105943.jpg
 
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shuumi

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Então não ias mudar a pedaleira de SLX para XT?

A bicicleta está bastante equilibrada, sem loucuras por aí além! cuidado que 5000 km para uma revisão a suspensão é capaz de ser muito tempo.. em horas há manutenção às 50h e às 100h, ou seja, deve ser um intervalo mais apertado digo eu! Isto porque a SID é uma suspensão algo sensível!
Notaste alguma melhoria na troca para as crossride?
Já converteste os pneus a tubless?
Já agora, esses pneus estão o chapéu de um pobre, isso é um passinho para furares em monte..
Se andas assim tanto em estrada, bem que podias pegar nas rodar antigas, colocar um set de pneus roladores e usar essas para monte (ou vice versa) com pneus adequados e com rasto minimamente visível (esses estão bastante carecas)
Para mim, ter uma bicicleta de 2500€ e não ter uns pneus decentes é o cumulo!

Mas estes são só os meus 2 cêntimos, a ser interpretados de forma construtiva para praticares um btt mais seguro!
Pode ser que a gente se cruzes por aí por essas ruas, que sendo do Porto há alguma probabilidade de acontecer!
 

petiagos

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Está porreira ... e agora é dar kms à peça e gastar a transmissão à bessa.
5000 kms é muito km para a mesma transmissão ... mesmo andando em cima dela depois de cada volta!!!
 

magabarai

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Desde já agradeço os comentários e obrigado pelos elogios à garota (xD), bem começando com as respostas:

Shummi:
Quanto à mudança do pedaleiro deves ter confundido com outro utilizador que recentemente postou uma análise com uma bike igual nos "Weight Weenies" :eek:

Sobre os pneus toda a gente me diz o mesmo, mas eles não estão carecas, são semi-slick para quando ando na estrada. São os Continental Travel Contact, são slick no meio para contacto com a estrada e tem tacos do lado para se quiser fazer um off-road de "emergência". Para o monte tenho um set da Hutchinson, na frente Piranha e atrás Bulldog, pode não ser uma das melhores combinações mas é o que consigo ter neste momento.
As rodas anteriores tem um problema de raios, estão sempre a partir. Para as aproveitar teria que mudar os raios todos, o que para já não vai poder ser por causa da troika :p, talvez mais tarde...agora aproveitei para investir nestas rodas que espero que não me deem tantas dores de cabeça como as XR30.
Quanto ao tubeless para já não, visto que faço muita estrada e só tenho estas rodas operacionais. Para trocar pneus dá mais jeitos as camaras de ar.
Falando do andamento naõ notei grande diferença para já, para absorver melhor as irregularidades mas pode ser só impressão minha... Quanto ao rolar acho que são muito parecidas com as que tenho, mas ainda não as testei muito bem para dizer com certeza. Com o tempo eu vou dando mais feedback do material novo.

Eu a revisão costumo fazê-la uma vez a cada 6 meses ou uma vez por ano conforme o andamento.

Espero que nos cruzemos, eu costumo pedalar várias vezes na marginal de gaia e porto, se quiseres estás "convidado" para um treininho :p

Essence_S, PenduluM:
Gostava muito de poder ter uma de estrada, mas neste momento não dá...e como também gosto e pratico BTT das duas uma, ou comprava uma bike só para estrada ou uma de BTT que desse para matar dois coelhos de uma vez :p.

Petiagos:
Se calhar é um bocadinho, mas como não dá para trocar quando se quer, pimba, gasta-se esta até onde der :p
Tem que durar durar durar durar durar...
 
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