Olá pessoal!!!
Acabei de adquirir há 1 semanita a minha menina nova. Vou tentar fazer uma breve análise dentro do que percebo e do que pude notar até agora.
A máquina:
http://img825.imageshack.us/img825/4537/dsc00398va.jpg
O material:
1 - Quadro, Scott Scale 30 carbono
2 - Suspensão, Rock Shox Sid Race
3 - Travões, Avid Elixir R
4 - Pedaleiro, Shimano SLX
5 - Desviadores fr/trás, SLX/ XT
6 - Pedais, Shimano M520
7 - Periféricos, Scott
8 - Selim, Selle Itália SLR T1 195gr (única alteração que fiz)
9 - Rodas, DT Swiss XR 30
10 - Pneus, Schawalbe Rocket Ron
1 - Quanto ao quadro, eu passei de uma FS para esta HT, e sinceramente estou muito contente com o conforto que proporciona. Antes de trocar pensei bastante porque não queria perder todo o conforto ao qual a FS me habituara, mas após uns kms com a Scale, e para minha surpresa, o conforto não mudou assim tanto. É claro que perdi um pouco mas não o suficiente para dar dores de costas ou dormências. Parece que comigo funcionou ao contrário do que dizem (xD).
O facto de ser carbono também ajuda bastante, visto que absorve uma parte das vibrações, o que nos leva a sentir maior conforto e a ter mais confiança em descidas visto não saltar tanto a traseira.
2 - Para já estou bastante satisfeito com esta suspensão, lê bem o terreno, e responde bastante bem aquando de uma situação ou outra mais embaraçosa, tipo aqueles momentos em que a valeta aparece do nada e já é tarde demais para fazer alguma coisa. Proporcionando assim mais segurança, tracção e confiança nas descidas mais "nervosas".
3 - Quanto aos travões, passei de uns discos mecânicos (Hayes MX2) para os hidráulicos Avid Elixir R. São muito mais potentes, e são progressivos QB, ou seja, quando precisamos deles eles estão lá.
4 e 5 - Quanto à transmissão posso dizer que é bem mais leve do que a que tinha (desviadores Deore/Sram X5, pedaleira Truvativ isoflow). Agrada-me bastante o sistema "2way release" dos shifters SLX visto ter trocado do sistema Sram para Shimano. A transmissão é bastante suave mas mesmo assim continuo a preferir Sram não só por questão pessoal mas também porque tive o sistema 6 anos e nunca cedeu, tendo que trocar unicamente corrente e cassete.
6 e 7 - Os pedais acho que não precisam de apresentação, e os componentes não são Ritchey ou KCNC mas para já chega e sobra, e não estou a pensar trocar tão cedo.
Para os que lêem isto e estão a pensar montar pedais de encaixe, deixo aqui o meu voto "SIM", visto que aumentam bastante a segurança bem como o controlo da bike. No inicio é natural que tombem quando estão quase parados, como me aconteceu (montei os pedais na antiga bike um pouco antes de comprar esta), mas pronto são sempre histórias para contar aos netos (xD).
8 - O SLR foi o meu primeiro selim e desde aí que me tem acompanhado sempre. Garante-me "dor zero", nunca tive qualquer tipo de dormências, e na minha opinião é ergonómicamente quase perfeito. Tem ainda a vantagem de a frente ser mais larga, possibilitando assim mudarmos de posição enquanto pedalamos.
9 - Quanto às rodas ainda não tenho opinião formada, visto também não perceber muito bem como analiza-las . Se alguém perceber de rodas e tiver paciência agradecia que desse uma breve explicação (=p).
10 - Os pneus para já ainda não me deixaram mal, tem bastante tracção ao curvar, e agarram bastante bem o terreno mesmo sendo este mais constituído por pedras como nos trilhos de Valongo.
No geral notei uma diferença enorme tanto em estrada como no monte. Aumentei o rendimento tanto na estrada em plano, como em subidas. No monte também faz com que as coisas sejam bem mais fáceis. É uma boa máquina em termos de controlo e subidas. Tem peso anunciado de 10kg, o que já a coloca num bom patamar de preços para quem quiser aproveitar as promoções que existem agora no final das colecções de 2010.
Espero que a análise tenha sido razoável, satisfatória, e que tire algumas dúvidas a quem estiver a pensar em comprar uma igual.
Cumprimentos e qualquer coisa já sabem, é só perguntar
Acabei de adquirir há 1 semanita a minha menina nova. Vou tentar fazer uma breve análise dentro do que percebo e do que pude notar até agora.
A máquina:
http://img825.imageshack.us/img825/4537/dsc00398va.jpg
O material:
1 - Quadro, Scott Scale 30 carbono
2 - Suspensão, Rock Shox Sid Race
3 - Travões, Avid Elixir R
4 - Pedaleiro, Shimano SLX
5 - Desviadores fr/trás, SLX/ XT
6 - Pedais, Shimano M520
7 - Periféricos, Scott
8 - Selim, Selle Itália SLR T1 195gr (única alteração que fiz)
9 - Rodas, DT Swiss XR 30
10 - Pneus, Schawalbe Rocket Ron
1 - Quanto ao quadro, eu passei de uma FS para esta HT, e sinceramente estou muito contente com o conforto que proporciona. Antes de trocar pensei bastante porque não queria perder todo o conforto ao qual a FS me habituara, mas após uns kms com a Scale, e para minha surpresa, o conforto não mudou assim tanto. É claro que perdi um pouco mas não o suficiente para dar dores de costas ou dormências. Parece que comigo funcionou ao contrário do que dizem (xD).
O facto de ser carbono também ajuda bastante, visto que absorve uma parte das vibrações, o que nos leva a sentir maior conforto e a ter mais confiança em descidas visto não saltar tanto a traseira.
2 - Para já estou bastante satisfeito com esta suspensão, lê bem o terreno, e responde bastante bem aquando de uma situação ou outra mais embaraçosa, tipo aqueles momentos em que a valeta aparece do nada e já é tarde demais para fazer alguma coisa. Proporcionando assim mais segurança, tracção e confiança nas descidas mais "nervosas".
3 - Quanto aos travões, passei de uns discos mecânicos (Hayes MX2) para os hidráulicos Avid Elixir R. São muito mais potentes, e são progressivos QB, ou seja, quando precisamos deles eles estão lá.
4 e 5 - Quanto à transmissão posso dizer que é bem mais leve do que a que tinha (desviadores Deore/Sram X5, pedaleira Truvativ isoflow). Agrada-me bastante o sistema "2way release" dos shifters SLX visto ter trocado do sistema Sram para Shimano. A transmissão é bastante suave mas mesmo assim continuo a preferir Sram não só por questão pessoal mas também porque tive o sistema 6 anos e nunca cedeu, tendo que trocar unicamente corrente e cassete.
6 e 7 - Os pedais acho que não precisam de apresentação, e os componentes não são Ritchey ou KCNC mas para já chega e sobra, e não estou a pensar trocar tão cedo.
Para os que lêem isto e estão a pensar montar pedais de encaixe, deixo aqui o meu voto "SIM", visto que aumentam bastante a segurança bem como o controlo da bike. No inicio é natural que tombem quando estão quase parados, como me aconteceu (montei os pedais na antiga bike um pouco antes de comprar esta), mas pronto são sempre histórias para contar aos netos (xD).
8 - O SLR foi o meu primeiro selim e desde aí que me tem acompanhado sempre. Garante-me "dor zero", nunca tive qualquer tipo de dormências, e na minha opinião é ergonómicamente quase perfeito. Tem ainda a vantagem de a frente ser mais larga, possibilitando assim mudarmos de posição enquanto pedalamos.
9 - Quanto às rodas ainda não tenho opinião formada, visto também não perceber muito bem como analiza-las . Se alguém perceber de rodas e tiver paciência agradecia que desse uma breve explicação (=p).
10 - Os pneus para já ainda não me deixaram mal, tem bastante tracção ao curvar, e agarram bastante bem o terreno mesmo sendo este mais constituído por pedras como nos trilhos de Valongo.
No geral notei uma diferença enorme tanto em estrada como no monte. Aumentei o rendimento tanto na estrada em plano, como em subidas. No monte também faz com que as coisas sejam bem mais fáceis. É uma boa máquina em termos de controlo e subidas. Tem peso anunciado de 10kg, o que já a coloca num bom patamar de preços para quem quiser aproveitar as promoções que existem agora no final das colecções de 2010.
Espero que a análise tenha sido razoável, satisfatória, e que tire algumas dúvidas a quem estiver a pensar em comprar uma igual.
Cumprimentos e qualquer coisa já sabem, é só perguntar