Muito tempo sem um post desta maquina e como com o Bos Stoy passei para outra dimensão resolvi partilhar.
Montei a Nomad carbon com um DHX 5 air 2010 e passei montes de passeios a fazer afinações, até conseguir uma que fosse um bom compromisso, mas nunca mais do que isso.
A bike que já era fantástica passou para outra dimensão e agora é a Talas 36 que tem dificuldade em acompanhar o ritmo em que passamos a rodar.
Apesar de ser a minha 1ª experiência com uma mola é impressionante a diferença abismal de funcionamento, que se verifica logo com as afinações de origem, que alias é usual com a BOS. Penso que esta sensação tem a ver com um funcionamento de hidraulico realmente melhor, que demora tempo até começarmos a ter necessidade de fazer ajustes de velocidade em LS e HS.
Afinei a mola para SAG de 35% e 2 clics de rebound mais lento e já estava a rodar a velocidades que achava impossíveis mesmo com uma Nomad.
A sensibilidade é verdadeiramente impressionante e só sentindo se percebe a diferença para o FOX DHX5 air, que neste aspecto parecem do século passado. Aqui os rolamentos de agulhas fazem maravilhas, mas a forma como o faz sem afundar é muito boa.
Relativamente ao Fox passei a andar numa posição mais elevada, para um SAG semelhante e nota-se principalmente a subir, onde agora raramente utilizo o Talas da fox da frente.
A descer era evidente que iria ganhar e foi isso que me levou a fazer a troca, mas existem ganhos claros a subir zonas tecnicas, pela sensibilidade e tração que permite. Claro que é um amortecedor de DH e por isso a subir estradões nota-se um ligeiro bombear, que pode ser compensado em afinação LS, mas claro sem a patilha do propedal do FOX
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