Rodas de 29" Polegadas - 29ers

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migkubturtle

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Espigão o melhor mesmo era postares aqui uma tabela com os modelos e os preços......e pelo andar da carruagem tens que pedir uma comissão para ti!
A marca olympia já me tinha cativado à uns 3 anos na feira de Santarem nos modelos hardtrails, no ano passado achei fabulosa a FS deles e com um peso fenomenal, mas este ano em termo de estetica as 29 estão do melhor!!!
 

Espigão

New Member
migkubturtle,

Só não o fiz porque já vi posts meus apagados por muito menos. Ainda há pouco tempo tentei ajudar um amigo que não conseguia encontrar desviadores invertidos e apenas lhe disse onde os poderia encontrar lá por fora e até sugeri que se quisesse, poderia ficar com o meu que irei colocar à venda e puff. O post sumiu-se sem dar explicações. :lol: Mas são as regras e temos de as cumprir. Existem espaços para vendas no fórum e compreendo apesar de achar algumas acções de moderação demasiado rigorosas.

Por isso não quis postar aqui nem na análise preços de nada já para não pensarem que estou a vender alguma coisa, porque não estou.

Quanto a comissões :lol: não escondo que já recebi propostas do representante da Olympia que de imediato recusei pois não me sinto bem a aconselhar amigos e a ganhar por trás. Eu sou assim, não posso fazer fazer nada...

Quem me conhece e seguiu os meus conselhos sabe que os mesmos sempre foram verdadeiros e isentos de interesses e felizmente até hoje, ninguém ficou a perder com os mesmos e nem eu. hehe Agora ganhar com as bicicletas... não está no meu pensamento por enquanto.

Talvez quem saiba entrar para a Equipa da Olympia com casa em Itália (Veneza) e tudo pago... :lol:

Mas também não escondo que tenho recebido outras boas propostas. Veremos...

Preços... tenho da Olympia (todos os modelos), da CUBE (estrangeiro), da FOCUS (todos os modelos), NINER, Giant (todos o modelos) e de mais uma outra marca que ponderei comprar.

Quem os quiser saber, é melhor por MP, mail, etc.

Espero que compreendam. Ou então contactem o representante. ;)

Cumprimentos

Hugo
 
R

R.Souto

Guest
Boas viciados nas canseiras e nas dores de pernas!
Venho expor uma dúvida que com certeza poderá ser esclarecida apenas por aqueles entre vocês que tem mais experiência, e usaram igualmente 26" e 29".
Estamos fartos de ler, desde há uns 5 anos para cá, tudo e mais alguma coisa acerca das diferenças entre as 26" e as 29"...estas últimas em 2012 estão a ser usadas pelas marcas para atacar o mercado com a força que não lhe dedicaram anteriormente.
Não há duvidas que na maioria das situações e salvo casos muito específicos, as 29" são melhores que as 26" para btt. E ponto final. São melhores, sem dúvida alguma, sempre que compararmos bicicletas por gama; seja: pego numa 26" HT topo de gama, com 9.2kg, comparo-a no mesmo terreno, nas mesma condições, no mesmo atleta, com uma 29" HT topo de gama, com 9.6kg, e quase de certeza que a 29" é mais rápida e ligeiramente mais confortável, menos maçadora para o corpo.
Agora, a questão que se põe é:
80% dos praticantes de btt não tem orçamentos entre 4 e 6 mil euros para conseguir isso; Gastam menos.
Por, digamos 2500euros, é preferível comprar uma 29" (equipada com transmissões SLX ou equivalentes, etc), que andará sempre na casa dos 13kg (estou neste caso a falar de FS), ou uma 26", com nível de equipamento superior, e em média, 1 a 1,5kg de peso a menos?
Resumindo, pela mesma quantidade de dinheiro, o que serve melhor o utilizador? Uma 26" ou uma 29" de gama de equipamento inferior?
Esta é a dúvida que a maior parte de nós tem...com orçamento ilimitado, sem dúvida que comprava uma 29".
Mas com o orçamento que tenho, e pretendendo uma FS, dentro desse orçamento, 3" prevalecem sobre 1.5kg e um nível de equipamento melhor?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Não reuno essas carcteristicas que referes no inicio, mas tenho estado atento aos preços dos componentes por essa net fora o suficiente para formar uma opinião.
Preços de bicicletas completas não sei de nada, já faz tempo que isso não me interessa, mas falando dos componentes que diferenciam as 26" das 29"...
Aros, a variedade obviamente que não é tanta, mas as melhores opções estão já disponíveis e o preço em muito pouco ou nada difere. Notubes, FRM, dtswiss, sun ringle... é só escolher.
Raios, pelo que soube as medidas utilizadas são comuns ás das bicicletas de estrada, por isso a oferta e preço deve ser exactamente igual.
Pneus, um tudo nada mais caros, mas os modelos mais utilizados de quase todas as marcas já estão disponíveis.
Suspensão, aqui é que em termos de variedade ainda está um pouco mais fraco, mas uma Rockshox Reba ou uma Manitou Tower Pro já são leves e os preços são semelhantes ás respectivas versões em 26".
Quadro, mais uma vez a diferença é mínima. Quem optar pelas grandes marcas vai pagar um balurdio de qualquer maneira, quem optar por marcas menos conhecidas vai à mesma encontrar bons negócios e quem escolher uma "made in china" vai ter os mesmos riscos e gastar muito pouco à mesma.
E acho que já está tudo, não são tão diferentes assim eheh

Portanto se as marcas se estão a aproveitar de ser novidade para ganhar mais nas vendas, é porque querem e porque não são parvas. E quem compra na mesma é também porque quer.
 

Espigão

New Member
Concordo plenamente com o FiCaçador.

E só respondendo a esta questão:

R.Souto said:
80% dos praticantes de btt não tem orçamentos entre 4 e 6 mil euros para conseguir isso; Gastam menos.
Por, digamos 2500euros, é preferível comprar uma 29" (equipada com transmissões SLX ou equivalentes, etc), que andará sempre na casa dos 13kg (estou neste caso a falar de FS), ou uma 26", com nível de equipamento superior, e em média, 1 a 1,5kg de peso a menos?

Sobre FS´s sou um leigo. Nunca tive nenhuma apesar das minhas hérnias discais dizerem-me que ainda cá andam mas com evolução que tem havido em materiais e geometrias/desenhos de quadros cada vez mais abandono a ideia de um dia vir a ter uma. Não quer dizer que um dia precise mesmo de ter algo mais confortável e aí terá mesmo de ser (espero que não) mas tenho encontrado o conforto suficiente em quadros HT de carbono e tenho pedalado assim...

O que não compreendo muito bem é a "política FS" em 29ers de carbono. "Mal dou pela suspensão à frente quanto mais por um amortecedor atrás"... bem mas isso sou eu. Só quero dizer que a roda 29 já por si dá um bom conforto e segurança a todo o conjunto e os quadros HT de carbono 29er também já são muito confortáveis como é o caso da minha Olympia.

E aqui também se põe a mesma questão:

Pelos 2500€ que falaste consegue-se uma 29er HT nos 9,7kg com um quadro muito confortável isto é, dentro dos quaroros HT de carbono (falando na Olympia) e o que é mais desconfortável? Uma HT deste nível ou carregar com mais 2 ou 3kg de uma FS naquelas subidas mais ingremes?

Atenção que não estou a par de pesos de FS´s de outras marcas (a Olympia não tem FS´s 29ers e a meu ver bem) mas apenas peguei no que disse o R.Souto e dentro do tal orçamento dos 2500€...

Cumprimentos

Hugo
 

migkubturtle

New Member
Eu nem acho estranho as FS em 29, pois pode dar-se o caso de uma pessoa ter uma Ht ou FS em 26, e querer algo mais para o divertido, que dé para abusar mais um bocado, é mesmo só nessas gama que eu penso que elas servem!
Mas em Porutgal eu vi muitos atletas a irem ao podio com FS de roda 29....Cabrita.....Lavarinhas....e internacionalmente também se viu algumas, já para não falar no campeao em xc!
Eu no meu caso como sou possuidor de uma HT 26 nem punha de lado a aquisição de uma FS 29, mas se tive uma FS 26 com 80mm traseiros e já achava que aquilo tinha muito curso!
É so duvidas...não à nada como experimentar? Não arranjo é nenhuma??
 

Medroso#78

Active Member
Boas meus caros amigos do pedal! :)

...Vou então deixar o meu ponto de vista (vale o que vale). O mercado (nosso e a restante europa) está saturado de bike´s e componentes para as mesmas roda 26 (isto falando em material novo e usado). Ultimamente "qualquer" praticante desta magnifico desporto, tem uma bike de luxo. Logo não troca "todos os anos" como é lógico. Por isso os fabricantes (bikes e componentes) têm que "forçadamente" arranjar uma forma de não deixarem o mercado parar para sobreviverem. :D

Dp ainda haverão as inumeras naturais melhorias, quer em ajustes na geometria dos quadros, transmisões, etc.. etc... O que é bom para eles (vendedores) pk se não apresentam nada de novo todos os anos, nós compradores, não investimos!!!!!! :D

p.s: Penso assim pk estou na area do comércio (não na area das bikes nlógicamente lol) mas funciona tudo "da mesma forma" :)

1 @br@ço, cumpts BTTistas ;)
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Isso do marqueting é verdade, mas não quer dizer que o producto não seja credivel. A verdade é que a revolução 29er já podia ter acontecido há anos, mas se tivesse acontecido há anos não havia nada pra vender este ano.
É como os tablet pc, já existem desde que me lembro, mas agora é que está na moda e é uma grande "novidade".


Aproveito para deixar uma duvida a quem tem ou já experimentou o suficiente uma 29er:
Nas gamas de 26" para XC o comum é sem duvida suspensões de 100mm. Agora nas 29er algumas marcas mantêm os 100mm, outras baixam para 80mm.
Os 2cm a menos de altura à frente, que baixam a diferença face às 26", são realmente importantes ou não fazem grande diferença?
A roda 29" reduz o suficiente a amplitude da irregularidade do terreno para uma suspensão de 80mm dar controlo e conforto suficiente, ou a maior sensibilidade dos 100mm continua a ser aconselhavel para aqueles percursos mais longos e com muita pedra?
Ou seja, 80 ou 100 mm, qual a melhor opção?
 

RTC

Super Moderador
Eu montei com 100mm com a ideia de mais tarde reduzir para 80mm. Mas com 100mm esgoto à mesma ou fica lá perto e para já não estou com ideias de baixar para 80mm.
Talvez quando for para a revisão peça para por a 80mm para experimentar.
 

kostaviks

Member
Boas. Eu tenho uma Scott Scale 29 Pro que equipa uma Sid que supostamente deveria vir com 100mm de curso, mas a verdade é que estao a sair com 80mm.
Tenho cerca de 500km feitos na bike e para ser sincero, nao sinto falta de mais curso.
As 29 têm um acrescimo enorme de conforto e como tal, 80mm é mais que suficiente, pelo menos na minha opiniao.
De salientar tambem que nem estou a ver a bike a fazer 100mm, visto ir subir 2cm na frente e tornar ainda pior a questao da altura da frente quando em subidas. Isto porque na minha bike montei guiador low rise e tive de montar o avanço invertido e sem anilhas por baixo.
Sei ainda que ha avanços com +/-17º para poder baixar bastante a frente.
Ah, nunca disse, mas de facto para mim e repito, para mim, 29 sao o que de melhor ha para fazer btt.
Espero ter mts bons momentos com a minha Scale ;)

Boas pedaladas
 

Espigão

New Member
Concordo com o amigo kostaviks.

Cheguei a andar a semana passada até com a suspensão bloqueada (por distracção) nos calhaus do Marvão e mal dei por ela... :lol:

Acho os 80mm mais que suficientes tanto acho que veio esta com esse curso e a outra virá de... forqueta! :lol:

Cumprimentos

Hugo
 
Acho os 80mm mais que suficientes tanto acho que veio esta com esse curso e a outra virá de... forqueta!

Viva Hugo
Não leves a mal a brincadeira. Estou a ver que neste andar o tópico vai descambar numa discução e apologia das ciclocross ... e um regresso ao futuro ... a preços a condizer, eheheh.
 

jaba

Member
Não queria colocar isto aqui pois pensei que fosse massacrado...tenho forqueta na minha, só senti realmente falta dela num caminho a descer que tinha bastante pedra. Nem foi por ela saltar, foi mais pelo trabalhar dos braços pois cheguei cá a abaixo td dorido...mas acho q não é nada que uma má suspensão não faça...
Em termos de peso, pesa 810grs contra os 2,250kg da suspensão original. Em suma, estou a gostar desta experiência totalmente...rígida!
 

Espigão

New Member
Agora é que vou ser massacrado com esta opinião mas...

Um bom quadro 29er de carbono, uma boa forqueta de carbono, umas boas rodas com bons pneus (tubeless), um bom conjunto de componentes em carbono (avanço/guiador) e querem apostar que esta máquina fica mais confortável que muitas FS´s que por aí andam? :lol: Sobretudo a subir... hehe

Atenção que não estou a falar de FS´s de 3000€ para cima até porque a máquina de falei atrás vai ficar bem abaixo desse valor. Mas vai uma aposta? :lol:

Cumprimentos

Hugo
 

manzanita

New Member
Eu na parte teórica concordo contigo mas na pratica não.Andei numa niner de carbono com forqueta rigida,é muita dureza........nas rectas descidas e subidas sem "calhau fixo" é fabuloso mas quando se apanha as zonas de pedra "fixa" e principalmente nas subidas ,a frente salta tanto que quase cais de costas!!!!!!:cool:
Como na zona que me movo se apanha muito paralelo(em ligações) e alguma"geira" acredita que os 80mm da minha reba ,são muito bem vindos!!!!!!!!;)
Tambem já experimentei uma fs 29 e na minha opinião ,e sempre falando em zonas tecnicas ,não há igual.........a nivel de tração e conforto.Era uma topo de gama e ,haja euros ou escudos e não pensava 2 vezes!!!
 

omedaspikas

New Member
Boas...

Depois de mais de 10 anos de btt, onde passei por rígidas e FS roda 26'', desde o x-country, maratonas e freeride...resolvi adquirir uma FS 29''... Não estando apto a efectuar os cálculos aqui efectuados, após ter passado de uma bicicleta de 9,900kg (em 26'') para uma FS de 11,900kg (em 29''), apenas tenho maravilhas a dizer:
. em relação ao conforto não há sequer comparação, a nova mais parece um sofá;
. em relação às subidas, subo o mesmo que subia na outras e mais alguns spots intransponíveis até ao momento da troca, mesmo levando mais 2kg na bicicleta;
. nas descidas, com o conforto e absorção de quase todas as irregularidades, sinto muito mais confiança, tirando partido de todo o gozo que a bicicleta me pode dar;
. Em trilhos técnicos...bem, aqui também não senti muita diferença porque não sendo um pro, nunca fui muiiiito tecnicista. Existem claro curvas mais apertadas em cotovelo que são mais complicadas...
. em relação à transmissão, trabalhando com um 2x10, requer um pouco mais de força nas acelerações mas não me sinto mais ou menos cansado no fim das minhas voltinhas (nunca menos de 40km)...mas com muito menos dores de costas e punhos (o que para mim pesou muito na compra/escolha da bicicleta).

Posto isto, fazendo uma análise qualitativa com toda a subjectividade que possa ter (que é a minha área da investigação) posso dizer que após 320km estou muito satisfeito com a 29''. Pode não ser a solução para todos os utilizadores ou para todos os problemas, mas claramente está a ajudar a resolver alguns dos problemas que tinha...

Abraço e boas pedaladas
 

omedaspikas

New Member
Em relação ao curso da suspensão... tenho 100mm em ambas as suspas...e esgoto o curso com muiiita frequência... por isso ainda bem que elas lá estão senão seriam os braços e a coluna a levar com esse impacto...

Abraço e boas pedaladas
 

Mach 4

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Hugo, ninguém te vai massacrar, mas p.f. não façam comparações entre FS e HT...

Pelo que dizes nunca te deu para comprar uma FS mas eu comecei com HT e comprei no ano passado uma FS e posso-te dizer que neste momento tenho a HT encostada (com travões e transmissão completamente novos). Porque será?

Façam comparações de FS com FS, e de HT com HT, tanto entre roda 26" ou 29", agora não metam é semi-rigidas no "mesmo barco" das suspensões totais, porque digam o que disserem NÃO existe comparação possivel, apenas porque estamos a falar de 2 segmentos completamente distintos e muito diferentes, e quem disser o contrário está enganado...e a enganar o pessoal.
Experimenta um dia e vais ver que as tuas costas (e rabo) vão-te agradecer para sempre.

Uma boa FS de carbono a rondar os 10kg é das coisas mais espectaculares que existe quer em conforto, quer em segurança e acima de tudo em prazer de condução. Não tivesse eu outras prioridades neste momento e nem pensava 2 vezes em comprar uma máquina com esse peso.
Ficava logo um homem realizado :D.
 
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