Roda 26, qual o seu futuro?

MiGuEl_82

Active Member
Tenho 29er à cerca de mês e meio n por ir em modas mas pq o quadro 26 partiu e a garantia ter dado um 29. O material que tinha na 26 passou para a 29, comprei uma boa suspensão e umas boas rodas e desta forma fiquei com uma boa 29 abaixo dos 11 kgs.

Se estou a gostar? Sem dúvida! Se a diferença justifica um investimento avultado? Hesito e muito. Noto algumas melhorias, especialmente a rolar e a descer, e uma maior agilidade apesar da roda grande, talvez motivada pelo quadro com uma geometria de ouro XC.

No entanto mantenho a minha opinião em relação às 26! Acho que lhes estão a tentar "fazer a cama" com um marketing agressivo... Como se isso n bastasse, quem tem 29 tb acaba por tentar influenciar e muito quem ainda mantém a sua 26, como de resto salta à vista neste tópico. Como já aqui foi dito, qlqr dia só falta apontar o dedo a quem apareça c uma 26 nos trilhos.

Acho sinceramente q as 26 e as 29 são suficientemente diferentes para poderem coexistir. Já o aparecimento das 27,5 me pareceu mais forçado, como que para tentar demover os "irredutíveis" resistentes à roda 29. Será assim tão diferente da 26 para fazer sentido?

Obviamente que há, e ainda bem, evolução... Mas que há coisas q cheiram a esturro há...

N tivesse o meu Rockhopper partido e ainda hj me passeava orgulhosamente pelos trilhos de 26... Longa vida à roda 26 ;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

caro camarada SeteGu, cada um tem a sua forma de interpretar o que os outros escrevem. Por isso stress OFF. ;)

...usei aquela expressão, para aqueles que acham que evolução numa bike, é tudo (travões, transmissões, suspensões e geometrias, etc.. etc..), menos o diâmetro das rodas. ;)

Caro camarada
MiGuEl_82, tem a sua 29er há um mês, nem é muito nem é pouco. É um mês.... :D ainda tem muito que apreciar, e explorar nessa nova "menina". Já agora, creio que a sua bike tem 120mm de curso, ou estarei errado?!

....no dia em que por qualquer motivo ande de 26 (1/2 dúzia de kms), verá a diferença que sente entre ambas. Dp, só por curiosidade, passe por cá e diga-nos coisas.... ;)
 
Last edited:

nuno da costa

New Member
Boas Amigos, eu ando com uma Trek 8900 trt com roda 26. Se por acaso passo numa loja montado para ir buscar um cabo de travão ou outra coisa a história é sempre a mesma. Há e tal tá na hora de comprar uma nova isso já tá ultrapassado e rodas são pequenas e os componentes.... Bem ficam logo queimados já lá não volto. O problema não é dinheiro, mas se gosto da que tenho e me sinto bem a andar nela porque trocar de bike? Não faço competição e vou a todo lado com ela aonde os outros vão! Umas vezes vou mais lento que outros e outras vezes mais rápido que os outros, sejam elas 26, 27,5 ou 29. Lógico que as bikes vão evoluindo para melhor mas há que ter unhas para ela! Havia 2 bacanos no meu grupo que tinham umas todas XPTOS todos equipados mas..... UNHAS!!! Lá foram a vida deles passado poucas saídas com a malta pois as velhinhas iam comendo as novas!! Não sou nenhum campeão nem pretendo ser, apenas quero curtir as minhas voltas em paz e ouvir os passarinhos e tal! Toca a pedalar rapazes o resto é conversa da treta!!
Abraços!
 

delirius

New Member
A mim não me interessa muito a opinião de desconhecidos com vista a influenciar uma mudança.
Mas aprecio todos os pontos de vista aqui expostos. Aprende-se sempre umas coisas :).
Apenas me interessa que me identifico com as 26 e para o meu tamanho (1,70m) as 29 parecem-me grandes de mais.
Já experimentei uma, achei piada pelo comportamento ser diferente mas era só isso, diferente e não melhor para mim.

A única coisa que me irrita é que as pessoas apontem o dedo para quem ande nas 26 ou para quem ande nas 29.

Eu para mim que não faço competição não faz sentido comprar 29.
Não ganho nada com isso nem sequer mais prazer.

Mas também não vou dizer para fazerem o mesmo que eu porque é melhor.
É melhor para mim!

E pronto, não tenho aqui nenhuma conclusão iluminada que possa tender para uma roda ou outra.
Deixo apenas uma sugestão : Decidam por vocês mas não apontem o dedo a quem não quer fazer igual.

Cumprimentos a todos
 
Last edited:

iMiguel

Member
Eu, tenho ambas, embora passei a usar exclusivamente a 29. Isto porquê? Nos mesmos trajectos, tiro mais rendimento da 29 do que a 26. No mês passado tive a 29 no estaleiro e tive que fazer uma maratona na 26. Para além de me sentir "estranho" em cima da bike, o rendimento não foi o mesmo.

Seja 26, 27.5 ou 29, o que importa é pedalar. No meu caso, a 29 é melhor, e repito, no meu caso! Agora quem for comprar uma bike nova, que experimente, que faça a mesma volta nos 3 tamanhos de roda e tire as suas conclusões. Agora até "desaparecer" as 26 vai levar muito tempo ainda.
 

Tyto

Member
É assim cada um como cada qual :D.

Eu desde que numa prova da aldeia, em que aparece uma picada em single e vejo a malta toda parada a espera que os da frente andassem, e me aparece um "inteligente" numa roda 29 que resolve ultrapassar toda a gente parada para se ir meter a minha frente que também estava parado a espera para começar a subir e o tipo tenta começar a subir na sua roda 29 á minha frente mas não se consegue equilibrar e vai-me sempre ao S's e a meter o pé no chão parecia que estava a andar de bicicleta pela primeira vez :D, (e eu pronto esta bem tanta m**da para isto). Foi sempre assim á minha frente, quando encontrei espaço depois de chegar ao topo é obvio que o ultrapassei na minha roda 26, mas era evidente a dificuldade daquele tipo a subir naquele tamanho roda... aí fiquei logo com gana as rodas 29 :D

Isto para dizer que a escolha de uma bicicleta também depende muito do tipo de trilhos onde andamos mais frequentemente e do que gostamos mais de fazer. Acho que se forem daqueles tipos que adoram fazer singles do mais técnico que existe (tipo eu), seja em rapidez seja a controlar, sendo isso o que fornece um maior nível de adrenalina uma 29 a meu ver vai cortar o feeling todo pois em velocidades mais lentas torna-se mais difícil de controlar e em singles mais rápidos torna-se menos ágil. Agora se eu gosto é de rolar em estradão e se isso é que me satisfaz e me dá adrenalina aí uma 29 já faz todo o sentido (que não é o meu caso).

Por isso o que interessa é que cada um tenha o máximo de adrenalina/diversão/gozo a fazer aquilo que mais gosta seja a rolar numa roda 29 ou fazer singles numa roda 26 :D

Boas pedaladas que amanhã é Sábado :D
 

iMiguel

Member
Tyto, nem mais! Eu por exemplo, num circuito de XCO de 29 faço-o muito melhor do que a 26. O mesmo circuito, os mesmos drops, etc! Claro que ha zonas onde a 29 ganha, outras a 26, mas no geral safo-me melhor com a 29.

Resumindo, peguem na bike e vão pedalar :d
 

SeteGu

Active Member
Medroso#78 se foi uma evolução? É relativo... se para mim não for melhor não é uma evolução.

Agora sem dúvida que no geral foi uma evolução no sentido de dar mais alternativas a quem pedala.

De resto é isso mesmo... boas pedaladas que amanhã é sábado e depois de amanhã é domingo.
 

Medroso#78

Active Member
Camarada SeteGu, eu assim o farei... este fim de semana por exemplo, serão SÓ 225 (extreme de Esposende), com subidas que mais parecem não ter fim, estradão qb, e singles, MUITOS singles para curtir (pena o tempo mas...). :cool:

..."télogo". :D
 

MiGuEl_82

Active Member
Medroso, trata-me por tu sff ;)

A minha 29er tem 100 de curso... A escala na bainha direita não deixa dúvidas! Aliás, para aquele quadro 120mm de curso n fariam sentido.
 

sonoro

New Member
@nuno da costa

Isso porque esses bacanos sao 2 grandes langonhas com bikes xpto mas nao tem pernas , tal como os velhos de BMW ,Mercedes etc grandes bombas e andam 80km empatar transito.


@delirius Quantos km andou em 29? Nao conheco ninguem que faça btt que aponte os dedos ao outros bttistas por terem roda 26 , mas mundo e muito grande podem sempre existir.
Nao é obrigatorio fazer competição para andar de 29 , quem quer andar anda simplesmente isso, isto é parte sempre do gosto pessoal de cada um se gosta mais de viajar em 26 força siga esta boa o que interessa e rolar.


@
Tyto
Não e razao para ganhar raiva as 29 porque um toto armado em campeao , passou a sua vez e chega la faz cagada esse orgulho todo de o ter passado depois de que lhe valeu? Ele continuou a ser um toto HAHA :exacto:


@SeteGu Foi evoluçao sim , agora que nao andes numa por continuares a usar 26 nao me venhas dizer que nao evoluio , tanto que evoluio que temos diâmetro novo e geometrias novas, ate forma de andar evoluio torna se diferente andar numa 29 ela e muito mais segura que 26.


@
MiGuEl_82

Essa tua luta com a tua consciencia e muito engraçada livre se da desculpa do quadro 26 para 29. Agora e fazer bons km nela , repare somente na sua volta habitual a diferença do cansaço para a sua 26 este e so um exemplo que te deixo para reflectires.

Outro e voltar andar em 26 e diga me se nao se sente estranho parecendo um puto aprender andar de bike..AHAha! A mim aconteceu me e nao sou unico , varios user de 29 depois voltarem andar de 26 torna se super estranho.


So me falta andar de DH e HT.. isso entao deve ser boa dose de adrenalina..


@Medroso#78 Continua a desmontar o puzzle que eu gosto de ver os teus posts :cool:.

Todos nos sabemos que as marcas forçaram o desaparecimento da 26 , se é justo nao o acho mas logica de mercado é assim mesmo entao como seria vender 3 modelos ao mesmo tempo? La se ia as compras de 27 / 29 esta ali uma 26 muito mais barata ehhe porque me aconselha comprar 29/ 27? tal e bla e coisa!


Viva ao pedalar , viva a democracia da escolha, embora limitada por as empresas alias quem quer sempre acha!



Ps:podem me dizer alguma roda que tenha desaparecido?
:nsei::pipocas:



 

SeteGu

Active Member
Sonoro sem querer entrar em grandes despiques sobre este tema (visto que nunca se chegaria a conclusão nenhuma) apenas digo que lá porque a roda 29 é o melhor para ti isso não significa que seja o melhor para toda a gente.

A prova é o aparecimento da roda 27,5... que foi criada para tentar agradar a gregos e troianos. Se a 29 fosse melhor que todas as outras toda a gente mudava para roda 29 e o assunto estaria arrumado.

Essa postura de se eu gosto os outros também têm de gostar não faz muito sentido para mim.
A meu ver há várias situações em que a roda 29 perde para a 26 (e vice versa). Não faz sentido dizer que uma é melhor que a outra só por causa da nossa preferência pessoal.

Mas enfim... cada um é livre de ter a sua opinião... esta é a minha.

EDIT: E agora vou eu pedalar. :lol:
:xau:
 
Last edited:

nuno da costa

New Member
Bom dia pessoal, eu bem queria ir pedalar mas ainda não posso (#%&€# pra tendinite)! Mas eu quero é ver quando um iluminado inventar a RODA 30 as opiniões da malta!! Por ser maior não quer dizer que seja melhor! Todos os tamanhos têm vantagens e desvantagens, tudo depende se seja em subida, descida, em estrada e em técnica. Eu sei que eu perco nas subidas e em estrada com a minha 26, mas em descidas e trilhos técnicos é do melhor! Bem isto é como se eu for aprender a fazer mergulho e levar equipamento de surf. Eu gosto de nos meus passeios ir a descoberta gravar os trilhos no gps e em video para mais tarde recordar, tanto que já me deixei quase de DH pois a idade não perdoa e o corpinho está mais frágil. Se puxarmos pela lógica a 27,5 deve ser a melhor pois fica pelo meio termo e assim ninguém fica chateado!:cool:

@SONORO
Concordo com quase tudo que dizes, mas os bacanos tinham pernas pois papavam-nos sempre em subidas e recta mas nas descidas e trilhos técnicos ficavam para trás. Eles diziam há e tal pedras soltas na descida e é muito apertado (não gostamos destes trilhos, não conhecemos estes trilhos) e eles conheciam os trilhos tanto como nós, mas quando se têm muita garganta não ajuda percebes. Os sacanas dos velhos fazem-nos é inveja de irem bem montados e não a velocidade! Se mereceram ter as bombas ainda bem, porque espero lá chegar e ir a curtir a reforma também numa boa bomba eheheh! Já agora respondendo ao teu PS, já vi uma a desaparecer colina a baixo num jump que dei a uns anos e foi um trabalho para a encontrar!Foi pena ainda não haver gopro´s na altura, que devia ser bonito de se ver eu todo estatelado no chão a ver a roda da frente a ir embora colina a baixo.:p

Abraços pessoal e toca a pedalar nem que seja com rodinhas de lado!
 

MiGuEl_82

Active Member
Sonoro, aqui ng anda a lutar c a consciência. É um facto que, não tendo partido o quadro 26 que tinha ainda era c ela q andava. Tb é um facto que gosto mt da minha 29er e q n sinto q tenha piorado em nenhum aspecto. Agora tb é um facto que mantenho a opinião de que as 26er estão a ser encostadas pelas marcas não por não prestarem mas pq a necessidade de lançar novos produtos e novos conceitos a isso obriga.

O cansaço após as voltas habituais esse umas vezes é maior e outras menor, dependendo do estado das pernas e não do tamanho da roda...
 

oliana

Active Member
Evolução só porque se alterou o tamanho da roda!!!?
O que é que vocês andaram a ouvir ou a ler durante estes últimos anos?
As bicicletas evoluíram, e de que maneira! Todos aqueles que seguiram as revistas deste desporto, seguiram com atenção as evoluções e tendências estéticas dos quadros, dos componentes e do nosso próprio comportamento nos trilhos, sabem como foi a evolução.
O tamanho da roda foi esquecido ou deixado para trás, porque simplesmente é uma manobra de marketing. Bem agressiva por sinal.
Se no futuro comprarmos uma bicicleta e não termos opção de escolha de um produto que não existe, isso é normal, não evolução!
Eu não sou excepção e a roda 29 terá o meu espaço se assim calhar a ter de ser.

Mas não será para já! Porque os que eu conheço com 29 são aqueles que andam muito mais do que eu, e os que não andam a ponta de um corno e achavam que ficavam a ganhar com umas rodas maiores. Que engano! Os que andam o mesmo que eu, estão ser influenciados precisamente pela publicidade e não têm a mínima noção das diferenças de comportamento nos tamanhos de roda.

Trocar de bicicleta, 26/29/26/27,5/26 e achar que um tamanho da roda é suficiente para acharmos que tudo aquilo que fizemos esteve errado até aqui, é no máximo não saber aquilo que fizemos anteriormente.
O Sonoro só acertou no final. Nada está extinto! O resto é desabafo de comprador que se acha satisfeito com alguns índices de satisfação momentânea.

Super estranho até pode ser, numa moto Yamaha dtr 125, trocar as rodas e pneus tt para rodas e pneus cross ou supermotard e sentir as diferenças de comportamento, achando que uma é melhor porque nos agrada mais. Falo desta moto porque tive uma e levou este tratamento.
Se formos capazes de arranjar polivalência num tamanho de roda, com um certo pneu, nesta moto, e fazer tudo em qualquer utilização, isso é ser inteligente. Não precisamos de voltar a saber andar de moto, mas depende da adaptação á utilização, ao momento da utilização e da nossa própria capacidade de adaptação.
Na bicicleta somos nós os motores e é isso que muitos esquecem! E é garantido que muitos não sabem aquilo que compram nem aquilo que dizem!
 

delirius

New Member
Sonoro está a dizer-me que sou obrigado a gastar dinheiro numa 29 e andar muitos quilómetros para perceber que até é capaz de ser melhor? Estando eu muito bem com a roda 26 e não tendo qualquer interesse numa mudança como já referi?
Para quê para depois dar-lhe razão e dizer que a 29 é melhor? Vou já ao banco....
E já agora também vou comprar um BMW M6 para comprovar que é melhor que o meu carro apesar de eu estar muito bem com o que eu tenho.
 

sonoro

New Member
@oliana

Que sejas feliz com a tua bicla , boas pedaladas seja 29 ou 26 o que interessa é a volta ficar concluída!


@
delirius
«Olhe que não! Olhe que não!» continue andar na sua bela e fiel bike roda 26 ate achar necessidade de mudar de roda por [FONT=arial, sans-serif]insatisfação da mesma! Não me disse os km que andou com a 29 , alias na sua resposta que estive a reler fiquei ate confuso porque diz que roda 29 e diferente que lhe achou piada pelo seu comportamento depois disso mesmo , acaba por dizer que nao lhe util por nao fazer competiçao. [/FONT]

[FONT=arial, sans-serif]Eu não preciso de ter razao alguma amigo, eu tenho 29 e estou satisfeito com ela!Alias não obrigo ninguem a ter 29 tal como nunca apontei o dedo algum bttista pelo seu tamanho de roda.[/FONT]

Boas voltas.
 

Lanwolve

New Member
Completamente de acordo Oliana!

Aliás, quem é que me diz que a 27,5 não ganhou força só para eles não voltarem atrás (à 26) e tentarem consumar a sua extinção? Porque é que a abordagem à 29 não foi como está a ser agora à 27,5+? Se não foi manobra de marketing...
 
o que mais me incomoda

Sabem o que me incomoda, verdadeiramente, nesta discussão de roda 26” versus 29”!?!

É que um “maçarico” que queira entrar hoje no BTT, buscar alguma informação fidedigna e correta, raramente a consegue, dado o extremismo que existe.
Porque a primeira coisa que os seguidores 29ers dirão a esse "rookie", é que com as 29” até “voam” e são “balas de canhão” e outras expressões que fazem as 29” parecer uma coisa do outro mundo.
Pois mas não são.

A 29” faz o mesmo que faz uma 26” e vice versa, a diferença está na capacidade física de cada um.
Para alguns- aqueles com preparação acima da média- a 29” será uma boa opção, pode ser até uma excelente opção se forem dos que fazem , quase só, provas, passeios, maratonas (whatever) em trilhos largos ou estradões.
Há quem diga, antes de comprar; testem, mas testem a sério.
Pois claro, o que não falta por aí são lojistas com bicicletas de vários tamanhos e feitios, disponíveis para quem as quiser testar…a sério. Sejamos realistas caramba
!!

E a realidade é que já há uns quantos que compraram (iludidos e enganados) 29” e agora voltaram às 26” ou às 27,5” e outros que não o fizeram por vergonha ou por falta de nova v€rba para reverter a asneira.

Acham estranho quando eu digo que JAMAIS terei uma 29” e eu digo porquê.
Sou um betetista de lazer, não vou a passeios, competições, não entro em despiques e sei que, com quase 50 anos, a minha forma tende a decrescer de ano para ano. Não era agora que iria comprar uma bicicleta para a qual não teria “caparro”.
Eu conheço-me e assumo isso.

Quanto muito coloco umas rodas 27,5” na minha Scalpel, para quando fizer as estiradas de mais de 100 km mas mantenho as 26” para certos percursos como o PNSAC ou Montejunto, por exemplo.
Por isso, volto a dizer, a 26”, a 27,5” e a 29” fazem exatamente o mesmo, a diferença está em quem vai em cima dela e o que prevê vir a fazer com ela.
Agora achar que o que vale para um vale para todos é o mesmo que todos vestirem o mesmo tamanho de cuecas, pah!!!
Sejam HONESTOS!!!
 
Last edited:
Top