Roda 26, qual o seu futuro?

gcaetano

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Baralhando e voltando a dar, talvez de uma forma mais sintética:

- A roda 29er foi sempre orbitando na esfera comercial das marcas, embora sem sucesso.

- O marketing desempenhou um papel absolutamente essencial no (re)lançamento das 29er.

- Apesar do crescimento das vendas das 29er (embora actualmente tenha a ideia de que estejam mais ou menos estabilizadas) nada indica que a 26 irá cair em desuso ou ser substituída pelas 29 ou 27,5.

Não me refiro às vantagens ou desvantagens de uma ou outra dimensão, porque não me parece que essa fosse a ideia do autor do tópico, até porque para isso já há vários outros espaços de discussão. ;)
 

the_bike_guy

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Quem sabe que 24'' chegou a ser super usado para DH? Era muito comum ter 24'' atrás e 26'' à frente, havia quadros específicos para levar 24'' atrás, quando mudou tudo para 26'' algumas marcas fizera triângulos traseiros para substituir e manter a geometria com 26''
 

TeZz

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eu vou dar a minha humilde opinião sobre o assunto.

o sucesso das 29" não se resume só ao marketing,existem vantagem reais.

roda mais, embala mais , mais fácil de manter passo elevado, mais confortável nas pequenas irregularidades.
resumindo, vai se mais longe numa 29".

contudo existem desvantagens

uma roda 29 sempre que houver zonas muito técnicas a subir , ou situações que se tenha que parar e arrancar com gradientes de subida a pedir ratios de 0.7 vai perder sempre,como um colega descreveu ai a tras, sempre que houver grandes obstáculos vai perder sempre , por limitações de geometria, por utilizar suspensões com menos curso, por rodas mais frageis e pesadas, a descer sempre que falar-mos de trilhos técnicos, com muita pedra que impliquem mudanças de trajectória para nao fazer um otb, a 29 vai perder sempre.. enfim a lista podia continuar o dia todo.. o peso.. a resistencia etc

o sucesso tem a ver com estudo de mercado.

os fabricantes perceberam que a maioria dos users de uma BTT , usam as bicicletas, uma parte como bicicletas de estrada, como o strava de algums BTTers atesta , outra numa vertente maratona ou XC ligeiro , não digo isto com nenhuma condescendência , é super legitimo, faltava era uma bicicleta adequada para este pessoal
, entra a 29" .. sucesso instantaneo.

agora o mercado tem que estabilizar.

agora é normal que as 26" pareçam que vão cair em declínio, porque todo o atleta que queria uma 26" já tem/tinha uma 26" , logo é impossível competir com as 29" agora, um mercado novo a ser assimilado pela sua procura.

a seu tempo, a 29" serão as bicicletas que vêem mais baratas e mais genéricas, com outros modelos de topo claro, como em tudo.
as 26" só serão vendidas em modelos mais exclusivos, para XCA /XC , allmountain , enduro , claro o downhill e freeride

depois nessa altura , vai ser moda é ter 26"..

isto anda sempre as voltas
 

Jocas22

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topico: roda 26 qual o futuro

deixem-se das vantagens e desvantagens, já existe vários topicos sobre isso.
 

TeZz

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topico: roda 26 qual o futuro

deixem-se das vantagens e desvantagens, já existe vários topicos sobre isso.

não percebo como é que se responde a isso de forma minimamente fundamentada sem se enquadrar vantagens e desvantagens /visão das rodas , na resposta.
sugiro-te que respondas da forma que aches adequada e te deixes de pseudo moderação.

abraço
 

NunoMCCII

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Estes tamanhos sempre existiram, foram experimentados, comercializados e nunca pegaram e muito menos dominaram. Porque será?...

Porque será que algumas marcas decidiram acabar com os modelos 26 a partir do próximo ano? Será que finalmente, com a tecnologia e materiais que temos hoje em dia, as 650b e as 29 podem mostrar o que valem?

As bicicletas que temos hoje não são propriamente as pasteleiras de à 30 anos com uns pneus de BTT. ;)

Como disseste e bem, não apostaram mais nas 29 nos EUA quando elas apareceram, porque não tinham pneus de BTT para elas!

Queres um maior entrave do que esse?
 

abelha2

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Nuno o btt não é só XC... A specialized já acabou com as 26 e depois voltou a reintroduzir no Xc senão estou em erro.

Como existem mais modalidades que usam as rodas 26 vão haver sempre pneus, rodas suspensões etc para 26...
E há sempre nichos de mercado que as marcas exploram desde que se justifique...Claro que em vez de haver 20 modelos de 26 pode passar a haver 5 ou 10.
90% deste fórum por exemplo usa aqueles equipamentos de licra, e sapatos de encaixe, no entanto continua a vender-se pedais de plataforma e equipamentos largos (sem ser os de downhill).
90% também secalhar usa transmissão de 9V ou 10V. Mas ainda recentemente troquei a transmissão toda de uma bike com 7V e voltou a ficar com 7, porque ainda há material
 
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Colónia

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Pessoal, estou a gostar bastante deste "debate"... Mas entretanto ponho esta questão:

- Este "boom" de vendas a que temos assistido, estas compras muitas vezes "cegas" de bicicletas 29 inferiores quando já se tem uma 26 de topo, está a passar-se a uma escala global? Digo isto porque consultando outros foruns e outros sites parece-me que a situação não é tão definida noutros países como em Portugal. Por exemplo, já li que na Alemanha (não me perguntem onde pq ja n sei) a roda 29 não está a absorver tanto público como seria esperado, recaindo ainda a opção dos consumidores muito pelas 26. Será que esta loucura de vendas não tem um pouco a ver com a nossa cultura ?

Aguardo opiniões :D
 

NunoMCCII

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Colónia, Portugal infelizmente não é mercado de referência para nenhuma marca, no quer que seja.

Se as marcas decidiram apostar fortemente noutros tamanhos que não o 26 é porque eles têm procura nos principais mercados, nós por cá não somos tidos nem achados neste caso.

Abelha 2, eu nunca disse que ia acabar o material para as 26, mas já que deste o exemplo da transmissão de 7v, a tendência nesse aspecto é ir reduzindo a produção porque a procura também diminui e vai ser cada vez mais difícil encontrares componentes mas eles vão continuar a existir.
 

kily

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é que os Alemães são um povo pobre e de estatura pequena, pá. Os portugueses é que não se dão com as 26 pq para alem de serem altos, sempre com mais de metro e meio, adoram exibir o ultimo modelo que não pode comprar mas tem na mesma!
Quando marcas como a Specialized quase abrem falencia, depois de terem estourado muitos milhões em marketing muito agressivo e se terem vendido a marcas com mais dimensão como a Merida, tem de se reinventar e tirar coelhos como estes da cartola saem milagres assim!
 

Nozes

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Bom tópico,amigo Colónia.

Não me apetece neste momento entrar em grandes dissertações,mas já li aqui algumas coisas bastante acertadas.

É o mercado que nos está a "empurrar" para comprar bicicletas novas,acho que já todos vimos isso. As vendas estavam estagnadas,a evolução das bikes era mínima,e então a "galinha dos ovos de ouro" foi descoberta. Pressionada por um marketing agressivo como nunca vi (e eu acompanho atentamente este desporto desde o início dos anos 90),a mudança tornou-se quase inevitável. Depois de os utilizadores estarem reticentes durante alguns anos,a "machadada final" foi mesmo acabar com a produção de bikes 26 em muitas gamas. Nada mais eficiente.

O grande mal é que essa mudança,para muitos,é para pior. Todos vemos todos os dias pessoas a venderem ao desbarato bicicletas excelentes,só para comprarem grandes chassos de rodas maiores. Era de esperar que no nosso mercado fosse fácil isto acontecer,ainda por cima na fase de "moda" que ainda atravessa. O nosso mercado é capaz de ser dos menos esclarecidos e seguidores de modas,mas é o que temos.
Globalmente,não vejo as marcas principais a voltarem a fazer roda 26" para XC,a "máquina" está em movimento e nem nós nem ninguém a vai fazer parar. Um dia destes todos vamos ter rodas maiores,porque eles querem.

Aproveito para agradecer também que não transformem este tópico em mais um debate sobre qual roda é melhor,vocês sabem onde esses estão.
 

kily

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Na verdade eu acho que há 40 anos atras a roda 29 não vingou pq eles tinham bom gosto! Eram descabidas e desproporcionais, mais pesadas, mais caras e com uma geometria que não se adaptava devidamente a pessoas com menos de 1,85m. Hoje é diferente, hoje a moda é assim mesmo, uma guerra capitalista feroz com armas publicitárias de arrebanhação massiva!
 

Joseelias

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NunoMCCII

Mas a verdade é que no início dos anos 90 houve marcas muito conceituadas a lançar e comercializar modelos de roda 29 que não tiveram eco nenhum, e nessa altura não haveria grande problema em termos de pneus. E estas são aquelas que vi.

Para mais as vantagens da roda 29 na altura até seriam mais relevantes que agora, nomeadamente a facilidade de passar obstáculos e conforto numa época onde poucas suspensões existiam. Logo a suas vantagens seriam uma mais valia tão evidente que a criação de novos componentes para esta roda e a adopção por outras marcas estaria garantida no prazo de meses.

De qualquer forma em 1981 houve bicicletas 27.5 a ser comercializadas na Europa pelo menos. E se nos EUA os pneus das cruisers Schwinn podem ter oferecido uma base de desenvolvimento para o Fisher, Ritchey e companhia na Europa acho que estava tudo mais em aberto.

Continuo a achar que essa descontinuação das rodas 26" que falas não passa de uma estratégia de marketing e forçar a compra de material novo quando o pessoal já está todo servido de bikes para a próxima década. Enquanto as marcas estiveram ocupadas a desenvolver e vender suspensões totais e a torná-las acessíveis para venda massificada não precisaram de mexer em mais nada. Agora que o mercado está a secar há que inventar novas necessidades. Isto não é novo em área nenhuma de negócio. Se não há uma necessidade, cria-se nem que artificialmente.

E se um bom número de marcas concordar (à maneira dos preços dos combustíveis em Portugal) não me admiro que as principais sigam o mesmo caminho e passem a produzir 27.5" para venderem mais uma batelada de bicicletas durante a próxima década e que cheguem mesmo a descontinuar as 26.

Tirando os travões de disco que diferenças relevantes é que encontras nos modelos abaixo para o que temos hoje, considerando que as suspensões não são assim tão importantes nas 29? Há alguma razão visível para que elas não tivessem tido sucesso? Olhando às 26 da época, não vejo nenhuma.

Bianchi Project 7


Klein Adept


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NunoMCCII

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Acredito que muita gente tenha comprado 29 e 27.5" por moda, mas isso não é justificação para tudo!

Se elas não prestassem, ou tivessem prestações claramente inferiores, não me parece que fosse moda que vingasse.
 

NunoMCCII

New Member
Joseelias, tu desvalorizas o componente suspensão só por ser uma 29", para mim é o oposto, não terem suspensões de jeito é que pode ter sido um grande entrave na década de 90 para elas não terem vingado!

Se as marcas agora descobriram a galinha dos ovos de ouro quando reintroduziram estes tamanhos, ainda bem para elas, elas é que fazem os estudos de mercado para ver o que se vende melhor, nós, o publico, só temos de decidir se vale a pena mudar ou não, ninguém é obrigado a vender as 26 xpto para comprar uma 29 rasca, se o fazem é porque acham que estão a fazer bem, quem somos nós para criticar?
 

TeZz

New Member
Mas a verdade é que no início dos anos 90 houve marcas muito conceituadas a lançar e comercializar modelos de roda 29 que não tiveram eco nenhum, e nessa altura não haveria grande problema em termos de pneus.

Para mais as vantagens da roda 29 na altura até seriam mais relevantes que agora, nomeadamente a facilidade de passar obstáculos e conforto numa época onde poucas suspensões existiam

Tirando os travões de disco que diferenças relevantes é que encontras nos modelos abaixo para o que temos hoje... .. Há alguma razão visível para que elas não tivessem tido sucesso?

Bianchi Project 7

excelente post caro.

muito obrigado:bompost:
 

Joseelias

Well-Known Member
NunoMCCII


Acredito que muita gente tenha comprado 29 e 27.5" por moda, mas isso não é justificação para tudo!

Se elas não prestassem, ou tivessem prestações claramente inferiores, não me parece que fosse moda que vingasse.

Concordo contigo. As pessoas não embarcam facilmente em modas, é verdade... Por isso é que é os medicamentos milagrosos para a dietas são um fracasso... Todos os anos lá vemos uns vinte laboratórios a tentar convencer em vão as pessoas a comprá-los. E nem os baixos preços de 60€ por caixa/mês conseguem convencer as pessoas a comprá-los. É que malta não vai em cantigas. Depois de experimentar o Esqueletim e ver que aquilo não resulta, já ninguém vais comprar o Esqueletim Plus no ano a seguir nem o Esqueletim Plus XS no outro ano... Ou não... ;)

Penso que foi Bill Gates que deu esta resposta à uns bons anos atrás sobre qual a razão do lançamento do péssimo Windows 2000 (penso que foi este) que estava cheio de gigantescos problemas. A resposta foi: Mais vale lançar um mau produto no momento certo, que um bom produto no momento errado

Isto é, as pessoas compram tudo desde que lho mostrem no momento certo e embrulhado em cores berrantes.

Como disse, a roda 29 pode ter os seus usos e vantagens dada a diferença para a 26 em diâmetro. Continuo extremamente reticente no que diz respeito às 27.5 já que não é uma roda nova inventada agora. E se após experiências anteriores ninguém lhes pegou antes por alguma razão será.
 

Joseelias

Well-Known Member
NunoMCCII


tu desvalorizas o componente suspensão só por ser uma 29", para mim é o oposto, não terem suspensões de jeito é que pode ter sido um grande entrave na década de 90 para elas não terem vingado!

A suspensão daquela Bianchi era uma versão da Rock Shox Mag 21, e segundo me lembro era uma excelente suspensão para a altura e a usada pelas bicicletas de roda 26 de topo. Nos campeonatos do mundo havia muitos atletas de topo que até nem usavam qualquer tipo de suspensão. Isto é, aquela Bianchi não estaria em desvantagem nesse aspecto em relação a outras bicicletas de roda menor.

Entendo o que queres dizer sobre a evolução dos materiais permitirem hoje coisas que antes não eram possíveis. No caso do Btt acho que essa evolução não é suficientemente significativa para impedir o sucesso da roda 29 no inicio dos anos 90. Até porque hoje se vêm imensas 29er rigidas, single-speed. Isto é, há marcas a vender e pessoal a andar com 29rs hoje em dia mais atrasadas tecnologicamente que aquelas bikes que pus na minha resposta anterior.

Repara, a minha questão não é relativa a legitimidade ou não das 29er. É mais em relação à vantagem real das 27.5 e o passar a olhar-se para as 26 quase como "vilãs" incapazes e desadequadas, que se começa a ler em muitos locais, e como se as 29 fossem uma coisa moderna e revolucionária. Quase do estilo: Como é que não nos lembramos disto antes!

A verdade é que já houve quem se lembrou e como roda padrão nunca pegou. Nem mesmo como tamanho paralelo. Não que não tenha as suas vantagens e que quem as prefira não tenha as suas razões legitimas e fundamentadas.

Muito honestamente acho que se daqui a uns anos, se acabarem com a roda 26 de forma artificial acho que acontecerá o mesmo com a roda 29 mas de forma natural em favor da 27.5. Até já se vê muita gente a desdenhar das 29 dizendo que as 27.5 têm as vantagens da 29 sem as suas desvantagens. O Nino Shurter (é um cromo da competição) até disse que em breve se verá mais 27.5 que 26 e 29 nos campeonatos.
 
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