eu vou dar a minha humilde opinião sobre o assunto.
o sucesso das 29" não se resume só ao marketing,existem vantagem reais.
roda mais, embala mais , mais fácil de manter passo elevado, mais confortável nas pequenas irregularidades.
resumindo, vai se mais longe numa 29".
contudo existem desvantagens
uma roda 29 sempre que houver zonas muito técnicas a subir , ou situações que se tenha que parar e arrancar com gradientes de subida a pedir ratios de 0.7 vai perder sempre,como um colega descreveu ai a tras, sempre que houver grandes obstáculos vai perder sempre , por limitações de geometria, por utilizar suspensões com menos curso, por rodas mais frageis e pesadas, a descer sempre que falar-mos de trilhos técnicos, com muita pedra que impliquem mudanças de trajectória para nao fazer um otb, a 29 vai perder sempre.. enfim a lista podia continuar o dia todo.. o peso.. a resistencia etc
o sucesso tem a ver com estudo de mercado.
os fabricantes perceberam que a maioria dos users de uma BTT , usam as bicicletas, uma parte como bicicletas de estrada, como o strava de algums BTTers atesta , outra numa vertente maratona ou XC ligeiro , não digo isto com nenhuma condescendência , é super legitimo, faltava era uma bicicleta adequada para este pessoal
, entra a 29" .. sucesso instantaneo.
agora o mercado tem que estabilizar.
agora é normal que as 26" pareçam que vão cair em declínio, porque todo o atleta que queria uma 26" já tem/tinha uma 26" , logo é impossível competir com as 29" agora, um mercado novo a ser assimilado pela sua procura.
a seu tempo, a 29" serão as bicicletas que vêem mais baratas e mais genéricas, com outros modelos de topo claro, como em tudo.
as 26" só serão vendidas em modelos mais exclusivos, para XCA /XC , allmountain , enduro , claro o downhill e freeride
depois nessa altura , vai ser moda é ter 26"..
isto anda sempre as voltas