olá amigos do BTT
tenho uma RR 8.1 que comprei há quase 1 ano, já conta com 3100 kms, feitos em estrada e mato
já lhe tenho feito algumas manutenções, até porque adoro mexer e explorar este tipo de trabalhos, também lhe coloquei umas bichas novas nos travões, aqui foi mera "mariquice para que ficasse mais engraçada
deixo umas fotos, pode ser que ajudem alguém, se quiserem ou tiverem alguma dúvida não hesitem em perguntar, se puder ajudarei na boa
já lhe troquei os 2 rolamentos da roda de trás devido a um ter mesmo dado o berro, não tenho fotos porque na altura o meu cartão microsd lembrou-se de dar o berro também e não me guardar as fotos, de resto foi:
manutenção á roda da frente, limpar os rolamentos e lubrificar, acabei por os trocar porque já pareciam um bocado maus, embora não tivessem ainda dado sinal nenhum, mas uma vez que fui mexer aproveitei e troquei-os:
o cubo da roda com alguma ferrugem do rolamento, depois de limpo ficou impecável mas não tirei foto
[/URL][/IMG]
[/URL][/IMG]
a corrente em gasóleo a ver se salvava, não foi possivel, havia elos que já nem se desdobravam como deve de ser, a corrente já se havia enrolado por 3 ou 4 vezes, por sorte não se partiu nada.
[/URL][/IMG]
como podem ver, apesar de não darem problemas nem barulhos, um dos rolamentos presenta já um bocado de ferrugem, pelo que decidi trocá-los.
[/URL][/IMG]
2 rolamentos novos para a roda da frente, são medidas diferentes da roda de trás.
[/URL][/IMG]
[/URL][/IMG]
limpeza e manutenção do movimento pedaleiro:
[/URL][/IMG]
[/URL][/IMG
o movimento pedaleiro, um SHIMANO BB 70, bem melhor que o que vinha, um BB 51, que foi trocado pela garantia, este veda muito melhor as impurezas de entrarem no rolamento
[/URL][/IMG]
[/URL][/IMG]
[/URL][/IMG]
rolamentos limpos e lubrificados, prontos a montar
[/URL][/IMG]
[/URL][/IMG]
manutenção da transmissão, tive que trocar 2 pratos do pedaleiro, a cassete e a corrente, tudo com 3100 kms, apenas o prato mais pequeno do pedaleiro sobreviveu :
[/URL][/IMG]
a cassete iguaal á que vinha, uma SRAM PG 950
[/URL][/IMG]
a corrente, uma SRAM pc 951, feita em Portugal
[/URL][/IMG]
já com tudo no sitio :
[/URL][/IMG]
[/URL][/IMG]
no cepo ainda não mexi, já lá tenho chave para o tirar mas ainda nunca foi preciso, mas tenho de o fazer para dar alguma limpeza e lubrificação nele, ainda não me deu qualquer problema, até agora, vamos ver se continua assim
o que usei para retirar os rolamentos, em ambas as rodas, foi um grampo de aperto, daqueles das obras, dica que vi aqui pelo fórum através de um user
é um grampo destes:
espero ter ajudado em alguma coisa.
tenho uma RR 8.1 que comprei há quase 1 ano, já conta com 3100 kms, feitos em estrada e mato
já lhe tenho feito algumas manutenções, até porque adoro mexer e explorar este tipo de trabalhos, também lhe coloquei umas bichas novas nos travões, aqui foi mera "mariquice para que ficasse mais engraçada
deixo umas fotos, pode ser que ajudem alguém, se quiserem ou tiverem alguma dúvida não hesitem em perguntar, se puder ajudarei na boa
já lhe troquei os 2 rolamentos da roda de trás devido a um ter mesmo dado o berro, não tenho fotos porque na altura o meu cartão microsd lembrou-se de dar o berro também e não me guardar as fotos, de resto foi:
manutenção á roda da frente, limpar os rolamentos e lubrificar, acabei por os trocar porque já pareciam um bocado maus, embora não tivessem ainda dado sinal nenhum, mas uma vez que fui mexer aproveitei e troquei-os:
o cubo da roda com alguma ferrugem do rolamento, depois de limpo ficou impecável mas não tirei foto
a corrente em gasóleo a ver se salvava, não foi possivel, havia elos que já nem se desdobravam como deve de ser, a corrente já se havia enrolado por 3 ou 4 vezes, por sorte não se partiu nada.
como podem ver, apesar de não darem problemas nem barulhos, um dos rolamentos presenta já um bocado de ferrugem, pelo que decidi trocá-los.
2 rolamentos novos para a roda da frente, são medidas diferentes da roda de trás.
limpeza e manutenção do movimento pedaleiro:
o movimento pedaleiro, um SHIMANO BB 70, bem melhor que o que vinha, um BB 51, que foi trocado pela garantia, este veda muito melhor as impurezas de entrarem no rolamento
rolamentos limpos e lubrificados, prontos a montar
manutenção da transmissão, tive que trocar 2 pratos do pedaleiro, a cassete e a corrente, tudo com 3100 kms, apenas o prato mais pequeno do pedaleiro sobreviveu :
a cassete iguaal á que vinha, uma SRAM PG 950
a corrente, uma SRAM pc 951, feita em Portugal
já com tudo no sitio :
no cepo ainda não mexi, já lá tenho chave para o tirar mas ainda nunca foi preciso, mas tenho de o fazer para dar alguma limpeza e lubrificação nele, ainda não me deu qualquer problema, até agora, vamos ver se continua assim
o que usei para retirar os rolamentos, em ambas as rodas, foi um grampo de aperto, daqueles das obras, dica que vi aqui pelo fórum através de um user
é um grampo destes:
espero ter ajudado em alguma coisa.