RockRider 8.1 (manutenção)

brandão

New Member
olá amigos do BTT


tenho uma RR 8.1 que comprei há quase 1 ano, já conta com 3100 kms, feitos em estrada e mato :)


já lhe tenho feito algumas manutenções, até porque adoro mexer e explorar este tipo de trabalhos, também lhe coloquei umas bichas novas nos travões, aqui foi mera "mariquice para que ficasse mais engraçada :)


deixo umas fotos, pode ser que ajudem alguém, se quiserem ou tiverem alguma dúvida não hesitem em perguntar, se puder ajudarei na boa :)

já lhe troquei os 2 rolamentos da roda de trás devido a um ter mesmo dado o berro, não tenho fotos porque na altura o meu cartão microsd lembrou-se de dar o berro também e não me guardar as fotos, de resto foi:

manutenção á roda da frente, limpar os rolamentos e lubrificar, acabei por os trocar porque já pareciam um bocado maus, embora não tivessem ainda dado sinal nenhum, mas uma vez que fui mexer aproveitei e troquei-os:

o cubo da roda com alguma ferrugem do rolamento, depois de limpo ficou impecável mas não tirei foto :)

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a corrente em gasóleo a ver se salvava, não foi possivel, havia elos que já nem se desdobravam como deve de ser, a corrente já se havia enrolado por 3 ou 4 vezes, por sorte não se partiu nada.

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como podem ver, apesar de não darem problemas nem barulhos, um dos rolamentos presenta já um bocado de ferrugem, pelo que decidi trocá-los.

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2 rolamentos novos para a roda da frente, são medidas diferentes da roda de trás.

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limpeza e manutenção do movimento pedaleiro:

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o movimento pedaleiro, um SHIMANO BB 70, bem melhor que o que vinha, um BB 51, que foi trocado pela garantia, este veda muito melhor as impurezas de entrarem no rolamento

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rolamentos limpos e lubrificados, prontos a montar

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manutenção da transmissão, tive que trocar 2 pratos do pedaleiro, a cassete e a corrente, tudo com 3100 kms, apenas o prato mais pequeno do pedaleiro sobreviveu :) :

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a cassete iguaal á que vinha, uma SRAM PG 950

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a corrente, uma SRAM pc 951, feita em Portugal :)

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já com tudo no sitio :) :

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no cepo ainda não mexi, já lá tenho chave para o tirar mas ainda nunca foi preciso, mas tenho de o fazer para dar alguma limpeza e lubrificação nele, ainda não me deu qualquer problema, até agora, vamos ver se continua assim :)


o que usei para retirar os rolamentos, em ambas as rodas, foi um grampo de aperto, daqueles das obras, dica que vi aqui pelo fórum através de um user :)

é um grampo destes:



espero ter ajudado em alguma coisa.
 

brandão

New Member
é sempre bom partilhar um pouco do que sabemos, principalmente tendo eu já aprendido muito aqui pelo fórum, por vezes é dificil encontrar as coisas para os nossos modelos, assim espero estar a ajudar :)
 

brandão

New Member
Explica melhor sff como usas-te o grampo para retirar os rolamentos.

olá Presbitero


vou tirar a minha roda e colocar o grampo na posição, depois tiro fotos e coloco aqui, será mais fácil de explicar, ok?
 
Brandão obrigado, fico á espera. Eu tenho cubos iguais aos teus mas ñ sei como substituir os rolamentos, daí ficar interessado na tua solução.
 
Mais uma vez obrigado. Mas fiquei com mais uma dúvida, aquela peça/ferramenta que colocas na ponta do eixo para desapertar do lado oposto, onde a compraste?
 

EZrider

Member
Boas,

Bom video! Sendo adepto da manutenção caseira, é curioso que nunca mexi nos rolamentos das rodas ( também ainda nenhum se queixou :D ), mas assim já sei o que me espera.

Obrigado!;)
Abracitis
 

G3N3515

New Member
Muito bom tópico!
Apesar de fazer sempre as manutenções em casas da especialidade, saber como fazer é sempre importante!
Obrigado pela partilha...
 

brandão

New Member
Boas,

Bom video! Sendo adepto da manutenção caseira, é curioso que nunca mexi nos rolamentos das rodas ( também ainda nenhum se queixou :D ), mas assim já sei o que me espera.

Obrigado!:wink:
Abracitis
também sou adepto da manutenção caseira, pelo que aprendo e pelo que poupo, além do mais sei que muitas das vezes estou a meter lá algo que é mesmo preciso :)
nem sempre as coisas correm pelo melhor mas vale bem a pena, adoro fazer estas coisas :)

Muito bom tópico!
Apesar de fazer sempre as manutenções em casas da especialidade, saber como fazer é sempre importante!
Obrigado pela partilha...
é sempre bom partilhar o que sabemos, principalmente tendo já aprendido bastante aqui pelo fórum, estava na hora da paga :)

Mais uma vez obrigado. Mas fiquei com mais uma dúvida, aquela peça/ferramenta que colocas na ponta do eixo para desapertar do lado oposto, onde a compraste?

a unica coisa ali desapertada foram, os vedantes no eixo, um de cada lado e o disco,
suponho que te refiras á chave que introduzo mesmo no eixo da roda e depois do outro lado desaperto o vedante com uma chave de bocas.

a chave que introduzo mesmo no eixo é uma chave normal de roquete com uma ponta sextavada, o eixo de um dos lados é sextavado por dentro, o que permite usar uma chave, para retirar os vedantes usei uma chave de bocas normal, a unica coisa que fiz foi passar-lhe com uma rectificadora para que ficasse mais fina, porque o encaixe nos vedantes é mais estreito e uma chave de bocas normal não cabe lá, há umas chaves próprias para usar em certos sitios nas bicicletas, normalmente nos eixos, até mesmo os de esferas soltas, onde se usa uma porca e contra porca. como não tenho uma dessas fiz esta :)
 
Estava-me a referir á chave roquete, parecia-me ser outra ferramenta mais especifica. Outra coisa que nunca reparei, poi sempre tive receio de mexer em cubos, foi que numa das pontas dava para introduzir uma sextavada...
 

brandão

New Member
por acaso só vi neste da frente, nem reparei se a de trás tem, se tem não o usei, até porque atrás tem porca contra porca e dá para desapertar bem, aqui á frente acaba por ser mais dificil desapertar.

o eixo da frente também é mais largo que o de trás, até o interior do rolamento é maior que os de trás.
 

nsc156

New Member
Muito bom tópico, mesmo!

Tambem tenho uma RR 8.1 e foi muito útil a informação aqui constante!

Obrigado!
 

XIKO29

Member
@brandão
Antes de mais, muito obrigado pela tua partilha de informações tanto aqui como no outro tópico :)

Adquiri esta semana uma 8.1 e hoje fui dar uma volta (apenas 13km porque já há muito que não fazia nada e ficou provado que o meu ponto franco são precisamente as pernas :( )
Não sou minimamente entendido na matéria, mas a 1ª impressão foi bastante boa, inclusive os travões (apenas experimentei em estrada, passeio e terra batida, nada de especial). Mas, ainda antes de sair, deparei-me com 1 problema que nunca imaginei: ia meter o suporte da garrafa, mas 1 dos parafusos não sai; desaperta até 1 certo ponto, mas depois fica a rodar em falso :(

Mas, a minha verdadeira questão é o selim! Sim, aquela coisa horrivelmente dura onde nos sentamos lol Preciso de 1 conselho para 1 selim confortável e, de preferência preto para ficar bem com as cores da 8.1 :)

Além disso, não achas os punhos de origem 1 bocado desconfortáveis? Na minha opinião aquilo não tem amortecimento nenhum, o que (pelo menos a mim) acaba por cansar 1 bocado na palma das mãos, mesmo usando uma Specialized BG que tem zonas em gel na palma da mão.

Obrigado.


Abraço
 

brandão

New Member
olá XIKO29

quanto ao parafuso, possivelmente está a rosca moida, mesmo no quadro, quem lá colocou o suporte deve ter apertado demais, a menos que tenha sido o parafuso a moer, era bom que sim, a maneira de resolveres isso é arranjando um macho para limpar a rosca a ver se se safa, senão terás que abrir uma medida acima paara não ficares com isso estragado, isto se for mesmo a rosca do quadro que esteja moida.


em relação aos punhos, não os acho o mais confortável mas eram melhores que os da bike anterior que tinha por isso não te posso ajudar nesse ponto, mas já ouvi falar muito bem de uns ESIGRIP ou uns da KCNC EVA, acho que não me enganei, no caso dos kcnc são mais baratos que os da esigrip.

eu troquei os meus por uns brancos mais ou menos iguais, é um facto que ás vezes as mãos vão um bocado cansadas, da próxima irei colocar uns do género dos esigrip.

o selim, em relação isso o de origem é de facto muito desconfortável, não acho que seja por ser rijo, tenho um outro da DDK que me custou só 10€ :) e é um espectáculo mas estou a usá-lo na bike de estrada, nesta coloquei um selim daqueles que têm uma abertura no meio, é fixe mas foi mais caro, foi 28€ e é de uma marca branca.

tenho ouvido falar imenso bem dos selins da SELLE ITALIA e tens uns a partir dos vinte e poucos €, também não te posso ser grande ajuda nisso :(
 
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