Rockrider 6.5 (2013) - Nova miuda no bairro.

Valha-me Deus

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Hoje foi de dia de volta.
Foram mais de 30 Kms no Monsanto em que deu para testar mais uma vez a bicicleta... só que desta vez mais exaustivamente.

Sinceramente... não pára de me surpreender pela positiva.
Não se nega a nada e não mostra as suas, naturais, limitições facilmente... mais rápidamente eu as mostro.
E essa surpresa é maior devido ao facto de saber que é uma bicicleta de FS humilde, com um preço baixo.
É que o comportamento que tem... parece uma bicicleta de uma gama superior.

Todo o conjunto é bastante equilibrado e responde bem até mesmo quando passamos mais rápidos por single-tracks com desníveis mais acentuados e zonas com raízes e mau piso.

As partes negativas... o peso; os seus 15 kg (com pedais) fazem-se notar embora nos habituemos a contar com ele ao fim de um tempo.
A suspensão... não lhe dou nota negativa mas volto a dizer que é o "elo mais fraco" do conjunto.
Porta-se até mto bem e sei que não posso pedir mais a uma XCR... mas tb sei que uma suspensão diferente, de outro calibre tornaria a frente mto mais precisa, menos saltitante quando se aproxima do limite e tornaria todo o conjunto mto mais estável.

Mas não há milagres... por 600€ até está é bom de mais.

Quanto á parte das mudanças... o desviador da frente cumpre o seu papel e o traseiro tb nunca deu chatisses.
A descer rapidamente por trilhos com raízes e mau piso... desagrada-me ouvir a corrente a bater constemente na escora (é assim que se chama??).
Será que me é possível resolver isto?


Por último... nota máxima para os travões.
Nunca mostraram sinais de fadiga nas longas travagens, uma enorme dose de sensibilidade que permite dosear na perfeição o nível de travagem.
Até na parte da manhã onde andámos em sítios com alguma lama... nunca mostraram comportamento inferior.


E como o pessoal gosta sempre de ver umas fotos, deixo agora umas e tb um pequeno vídeo deste excelente dia passado com um amigo pelos trilhos do Parque Florestal do Monsanto... o pulmão de Lisboa.


Aqui as duas intervenientes no passeio


Esta Massi Trax do meu amigo... já foi minha de 2001 a 2004.
Além do material de desgaste que ele foi trocando tb já levou uns upgrades mas o que é
certo é que 12 anos dps ainda aqui anda a dar o litro.



Um fim de tarde sereno no Monsanto


Os pneus que cheguei a ter montados na minha... agora andam aqui na Massi


O sol chegou tarde... mas chegou


Aqui um pequeno vídeo em que fui apanhado na minha vez de descer uma pequena encosta
http://youtu.be/9e0Z3iIApJU
 
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dand25

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Realmente para os anos que tem a massi bem muito bom aspecto ainda, bem que esses pneus contribuem para o bom aspecto geral.

Quanto ao bater do desviador traseiro sei bem o que é, porque na minha é a mesma treta, qual é o teu?
 

Mach3

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Boas,

Valha-me Deus, achi que estás a ficar com uma bike porreira e estéticamente nada azeiteira para o meu gosto.

No entanto gostava aqui de deixar a minha opinião, não como uma critica directa a ti, mas acima de tudo como conselho para quem estiver a ler este tópico, e concorde com a minha opinião!

Ora o que acho em relação à opção que tomaste, é que apesar do pouco tempo que passou entre a compra da bike e o dia de hoje, se calhar com os €€ gastos e mais qq coisa, tinhas optado pela RR 9.1 cuja qualidade será inquestionávelmente superior face a essa, não obstante essa ser uma bike muito boa para os valores que custa.
Este tipo de opção é recorrente a quem se inicia no BTT, mas é uma má opção, pois no final gastou-se mais nos casos de quem pode, ou por vezes por se gastar pouco para poupar e comprar-se o que não se gosta a bike fica encostada, pq não encanta o dono a ponto de servir de motivação para pedalar!

Atenção não falo obviamente nos casos das pessoas que de facto não podem esticar mais o orçamento, daí eu ter dito que isto não era uma critica ao valha-me deus, pois da sua carteira sabe ele, e eu nada tenho que ver com isso.

Cumps,

Mach3
 

dand25

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Acabas por ter bastante razao MACH3, eu aqui o unico conselho que teria dado ao valha me deus era em vez das trocas todas que ja fez na bike ir logo directo á suspensao, porque se somar os euros que gastou para a por ao gosto mais os euros que lhe darão pela xcr ja estaria proximo ou daria mesmo para por exemplo uma epicon, que é bastante superior.
 

Valha-me Deus

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No fundo dou-vos toda a razão Mach3 e Dand25.

Mtas vezes compramos determinada coisa a um preço mais em conta para não nos "esticarmos" mto mas dps acabamos por gastar uma fortuna em extras para ficar exactamente como gostamos.
Com o valor desta e o que já coloquei em extras... mais um x e já chegava á RR 9.1 doh
Claro que mesmo com o exemplo em questão, a RR 9.1, haveria tb de haver sempre qualquer coisa para eu mudar lool

E o Dand25 tb tem razão quando diz que eu devia ir logo direto á suspensão.
E sim... será o alvo.
Não me vou preocupar com mais coisas pois a bicicleta está porreira e o importante mesmo é melhorar essa parte por isso malme seja possível (€€) troco.

E a escolha deverá recaír, salvo algum negócio vantajoso que apareça, na Epicon ou Axon.
 

Valha-me Deus

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dand25... o meu desviador é um SRAM X5.

Já agora aproveito para pedir a vossa ajuda a esclarecer uma dúvida: nos desviadores para que serve ter a caixa curta/média ou longa?
Quais as vantagens e desvantagens desses três tamanhos?

Será que poderá ser por aí que consigo resolver a situação de a corrente bater na escora sobre mau piso?
 

commendatore

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Boas. Em principio seja com que desviador seja, com os saltos a corrente vai sempre à escoras... O que poderás ter é alguns elos a mais na corrente...
Se não usas, devias comprar já uma protecção de escora senão ficas com o quadro nessa zona irremediavelmente "picado" da corrente
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Necessitas de um (des)cravador de correntes:

chaintool.jpg


Um abraço

ny12xx
 

Valha-me Deus

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Obrigado pela dica amigo Commendatore ;)
Por acaso já me tinha ocorrido isso mas estava a ver se conseguia resolver a situação sem ter de colocar isso.

Como se faz o teste para saber o comprimento correcto da corrente?

E alguém me sabe responder á questão que coloquei no meu post anterior sobre o tamanho da caixa dos desviadores?


Abraços
 

ny12xx

Super Moderador
...Como se faz o teste para saber o comprimento correcto da corrente?...

Assim:

chainfa.jpg


Já agora aproveito para pedir a vossa ajuda a esclarecer uma dúvida: nos desviadores para que serve ter a caixa curta/média ou longa?
Quais as vantagens e desvantagens desses três tamanhos?

Será que poderá ser por aí que consigo resolver a situação de a corrente bater na escora sobre mau piso?

O comprimento do braço do desviador tem a ver com a quantidade de corrente que tem de arrumar (por ex: prato pequeno/carreto pequeno=sobra muita corrente).

Se a corrente te bate muito na escora (acredito que te aconteça mais a descer), deverás tentar descer sempre que possível no prato grande.

Um abraço

ny12xx
 

ny12xx

Super Moderador
Se a corrente te bate muito na escora (acredito que te aconteça mais a descer), deverás tentar descer sempre que possível no prato grande.

Companheiro

Esta informação está errada "para o teu quadro".

Nos casos em que as escoras são rectas (99% dos casos), a minha informação tinha lógica, mas no teu quadro perde toda a validade.

Depois de olhar para a tua escora com olhos de gente, não compreendo como é que a corrente lá chega!

Um abraço

ny12xx
 
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