Quero estoirar 4500€. Quem me ajuda?

Status
Not open for further replies.
#61
Mach3, já poderei pela roda 29 mas trás-me mais desvantagens que vantagens para o que pretendo.

Já consegui fazer os cálculos para ver as diferenças de andamentos entre 3X9 e 2X10.

(3X9) na avozinha 22X34=1,39m
(2X10) na avozinha 27X36=1,63m

(3X9) na avozinha 22X30=1,56m
22X29=1,62m (este não existe)

Ou seja, a avozinha na versão (2X10) equivale à avozinha na versão 3X9 no carreto mais pequeno à frente e no 2º maior atrás mais ou menos, se houvesse um carreto de 29 dentes seria este. Mas o que há é de 34 e 30 dentes.

Para andar rápido é o seguinte:

(3X9) 44X11= 8,54m
44X12=7,83m
44X13=7,23m

(2X10) 42X11=8,16m

Ou seja, é mais lenta que a (3X9) no carreto mais pequeno atrás mas mais rápida que o carreto imediatamente a seguir o 44X13.

Pelo que apresentei as diferenças parece-me muito marginais.
 
Last edited:
#63
Rui, eu sinceramente não percebo que contas é que andas-te para aí a fazer mas tens aí uns valores dos quais discordo...

3x9 -> pratos 22/32/44 e cassete 11/32-34 (a de 32 é a mais usual...)
3x10 -> pratos 24/32/42 e cassete 11/34-36 (nesta configuração a de 34 é a mais usual...)
2x10 -> pratos 32/42 e cassete 11/34-36 (nesta configuração a de 36 é a mais usual...)

o que te dá uma relação de 22/32= 0,6875 para 3x9, 24/34= 0,7059 para 3x10 e 32/36= 0,888 para 2x10 portanto ainda há uma diferença significativa...
 
#65
Boas,

Rui, em relação às desvantagens, pelo que tenho lido é apenas no peso, e em zonas muito técnicas em que porventura se tornará menos manobrável, contudo tenho lido também que nestas zonas, não é bem assim pois a roda maior ajuda e muito na transposição de obstáculos, o que torna zonas técnicas em zonas mais acessíveis.

Penso que irias ganhar em acelerações, conforto e versatilidade...isto para não falar na exclusividade.

O exemplo que te dei é para uma marca bastante exclusiva, mas se ponedrares outras talvez aches opções similares por valores mais em conta, e talvez possas inclusíve alterar logo de raíz a transmissão ao teu gosto.


Cumps,

Mach3
 

JNR

New Member
#67
Mach3, e isto de quem, infelizmente, apenas leu sobre o assunto: as acelerações são um dos maiores problemas devido ao maior raio da roda e respectiva inércia, claro que o peso...em relação a uma 26'r com o mesmo nivel de equipamento uma roda 29'r e respectivo pneu pesa sempre mais que a respactiva 26'r.

Há inclusive acertos a nivel de cassetes e repstiva relações para assim permitir arranques mais...fulminantes ;)
 
#68
Boas,

Sim custa mais a colocar em movimento, mas de acordo com o que tenho lido, após estar em movimento permite velocidades mais altas com maior facilidade.


Agora só sei o que lí, não experimentei por isso.......Rui com esse orçamento eu nem me atrevia a comprar sem experimentar.

Cumps,

Mach3
 
#69
jmdcfigueiredo said:
Rui, eu sinceramente não percebo que contas é que andas-te para aí a fazer mas tens aí uns valores dos quais discordo...

3x9 -> pratos 22/32/44 e cassete 11/32-34 (a de 32 é a mais usual...)
3x10 -> pratos 24/32/42 e cassete 11/34-36 (nesta configuração a de 34 é a mais usual...)
2x10 -> pratos 32/42 e cassete 11/34-36 (nesta configuração a de 36 é a mais usual...)

o que te dá uma relação de 22/32= 0,6875 para 3x9, 24/34= 0,7059 para 3x10 e 32/36= 0,888 para 2x10 portanto ainda há uma diferença significativa.
2x10, que eu tenho visto, costuma ser pratos 27/42, relação 27/36=0.75, já não sendo assim tão significativa.

3x10 pelo menos na gama Cannondale é pratos 22/32/44 com cassete 11/36... relação mais leve de 22/36=0.61! dado ter a mais pequena das avozinhas com a maior das cassetes... e daí os meus "stresses".
Com uma avozinha de 24 e cassete de 11/34 que indicas "ser a mais usual", já a coisa devia ficar mais simpática...
 
#70
Olá Jmdcfigueiredo,

tu tens razão de não perceberes as minhas contas, porque simplesmente não há contas! Eu explico, como podes ver eu no fim dos valores que apontei escrevi m (metros), não há aqui qualquer conta. Ou seja, todos os valores apresentados por mim reverem-se a uma volta da pedaleira vai equivaler X metros de roda no chão.

Quanto às cassetes eu sei que a mais usual na 3X9 é a 11/32, mas no caso da minha é mesmo 11/34.

E no caso da Cannondale em 2X10 a cassete é 11/36 de 10v sendo o pedaleiro de 27/42.

Se verificares os meus valores a diferença é mesmo mínima. Falando só da avozinha (é um nome muito querido) em 3X9 na mudança mais lenta e numa volta completa do pedaleiro, equivale a uma recta de 1,39m a distância que a roda percorreu no chão, podes verificar isso em casa.

Se for com o pedaleiro 2X10 na avozinha 27/36, uma volta completa ao pedaleiro equivale a uma distância de 1,63m. É ligeiramente mais pesada, ou seja, percorre mais 0,24m. É cerca de 17% mais pesada que no pedaleiro 3X9.

Compara-se muito à relação no pedaleiro 3X9 que é a do 2 carreto da cassete que percorre 1,56m. Ou seja, há uma diferença de 0,07m em que neste pedaleiro a mudança é 4,3% mais leve que no pedaleiro 2X10. Quase insignificante que acaba por se esbater pelo menor peso que o pedaleiro tem.

E com muito raramente se utiliza a avozinha penso que um pedaleiro 2X10 leva alguma vantagem, muito pouca...

Olá Surfas,

Já me tinham aconselhado a Talboy e vem realmente muito boa.

Mach3,

Tens razão em algumas coisas, mas a roda 29 perde realmente em arranque, depois de embalar ganha alguma coisa. Em subidas e descidas técnicas também perde devido à inercia de ser maior, e aqui quem manda é a física. Por outro lado e como disseste e bem pode ganhar em trilhos com muita raiz ou pedras porque as transpõe com muito à vontade. Penso que é uma roda que pode fazer sentido em alguns paises com determinadas características de terreno que penso não ser bem o nosso, com muitas trilhas.

Por exemplo em singles track com árvores por perto não é muito manobrável devido à inercia.

_King_Pin_ A tua questão está mais ou menos esclarecida aqui no inicio.
 
Last edited:
#71
Em relação à 29", é verdade nota-se uma pequena diferença no arranque! A subir e descer é um tractor qual física!!! então descidas técnicas .... dá uma confiança que não se tem com as 26"
 
#72
Boas,


Rui, como disse só sei o que lí, mas em teoria reconheço-te razão.

Mas e que tal experimentares antes, e teres a noção de facto das diferenças?

Cumps,

Mach3
 
#74
A sério? não acredito!!!! mas olha não sendo eu de Aveiro nem sabendo onde é o pernalonga, pq não agendas e vais lá..de Santarém lá não é longe.

Caso não dê tens a specialized tb tem 29er, e lá tenho quase a certeza que podes agendar, existem e fazem todo o sentido, é contrapartidas para poderes levar a bicicleta de teste.


Cumps, e volto a repetir não compres sem te deixarem testar antes, nem que tenhas que deixar caução...agora para mim, quem não te quer deixar experimentar mesmo mediante uma contrapartida, então já vende muito e está disposto a perder um negócio de 4500€.


Cumps,

Mach3
 
#76
Boas,

Comecei hoje a ler tudo sobre bikes com o proposito de comprar uma decente. E realmente o nome Canyon aparece por todo o lado.
No entanto ainda não percebi como é comercializada, como se processa em caso de garantia ou mesmo a manutenção/reparação.
E não percebo como se possa testar uma se aparentemente apenas há representação em Castelo Branco.

E para quem faz BTT sem ser em competição, mas mais por lazer e algum desporto fisico, porque não uma Nerve AM 8 ou CX 9?
 
#77
Encontrei o novo catálogo para 2012 da Cannondale e como alguém já aqui tinha referido parece realmente que baixou o equipamento em algum material na Scalpel 2. Há equipamento que não conheço bem o seu comportamento mas aqui fica o que achei mais relevante:

O amortecedor passou do Rockshox Monarch RT3 para o Rockshox Monarch RT, baixou de classe;

As rodas antes eram umas DTswiss XCR 1.5 e agora passaram para umas Sunringle blackflag pro, 24 hole, tubeless ready, aqui não sei bem se ficou melhor ou pior;

Os cubos eram DT Swiss XCR 1.5 e passaram a Sunringle blackflag pro, como não conheço bem esta marca não sei bem onde se encontra em relação aos DT Swiss;

O Crank passou do FSA para o Sram S2210, melhoria ou não?

A cassete era a bela XTR e agora é uma Sram PG-1070, penso que é pior;

O desviador traseiro manteve-se igual, Sram X-0;

O desviador dianteiro pior ao passar de X-0 para X-9;

Nos travões houve melhoria pois passou dos Avid Elixir CR Carbon para os Avid Elixir 9 Carbon.

O que me dizem a isto? Estou errado na análise? Há componentes que não conheço bem e gostava de saber se houve uma melhoria de equipamento ou não.
 
#78
Eu por esses valores ia para Canyon muito em breve espero ter uma lux mr ou nerve xc 9.0 ou nerve mr 9.0 muita qualidade por preços mais acessiveis com equipamento de topo!!!!!
 
#79
Rui, como já te disse, facilmente consegues fazer o test drive à Canyon em Castelo Branco que é perto de Santarém. À Specialized encontras facilmente revendedores com test drive, bem como, à Scott que existem muitos revendedores Scott pelo país. Cannondale já desconheço.
 
Status
Not open for further replies.