Quadro PARTIDO... Reparação?

Já pensei nisso, a zona envolvente ter ficado fragilizada pela temperatura e partir… na verdade o trabalho não parece assim tão perfeito mas tb não diria que ficou uma bosta.
Ficou assim, porque aquela zona foi reforçada - disseram.

O trabalho final eu próprio terminei; lixei toda a zona e depois de bem limpa apliquei uma tinta preta que se usa para retocar a pintura das viaturas.

À primeira vista parece que ficou novo; vamos ver se aguenta!
 

klaser

Well-Known Member
Não,uma bosta não...ficou um pouquinho melhor que pão barrado com m e r d a....mas enfim...
O que interessa é ter o quadro a andar...
 

essence_s

New Member
Não ficou mau, mas provavelmente quem fez o trabalho só se preocupou em reforçar bem e muito pouco com a estética.
O importante é que n volte a partir, mas olha que por 30 eur, meteram-te a mão no bolso!
 

PMRR

New Member
Parece que partiste o quadro na mesma maneira que eu... a entrar na garagem lol... :eek: mesma bike e o mesmo acidente...
A minha soldadura também ficou com esse aspecto, mas depois de pintado disfarça bem. O meu já partiu há mais de um ano e até agora já está farto de rolar, descer, subir, saltar, enfim de tudo um pouco...

Boas voltas
 

Joseelias

Well-Known Member
Trindade97

Há aqui quem esteja a dizer que o quadro pode partir ao lado da soldadura. Eu não percebo muito de soldaduras, mas no fabrico dos quadros tenho lido que no caso do aluminio 7005 este volta a ganhar a resistência simplesmente com o passar do tempo. Acho que quando um quadro é feito esse periodo até atingir a rigidez total chega a um mês. Se esse é o tipo de alumínio que tens no quadro pode ser que fique bem sem mais problemas.

No caso do alumínio 6061 as coisas já são diferentes. Este, depois de soldado tem que ir a uma estufa a umas centenas de graus durante umas horas para volta a ter resistência na zona da soldadura. Se o teu quadro é neste material penso que deveria ter ido a uma estufa para garantir a resistência dessa zona. A menos que o alumínio usado para soldar seja diferente e não necessite deste passo. Mas não será o 7005 pois é incompatível com o 6061.

Para o acabamento, depois de lixares podes aplicar um betume que se usa na reparação dos automóveis para eliminar as mossas e buraquinhos. Se ficar bem feito não fica igual a uma bicicleta nova mas fica liso e perfeito e depois podes pintar por cima. Só quem comparar as duas escoras é que nota que algo se passou aí.
 
Last edited:
Joseelias

Consegui descobrir que o tipo de alumínio é mesmo o 6061 e é mais que certo que o quadro após a soldadura não entrou na estufa. Agora é esperar que não parta de forma inesperada quando vou no “prego a fundo”, até ao momento está aguentar-se e tem levado alguma porrada por esses trilhos de pedra e buracos.
 

Joseelias

Well-Known Member
Trindade97

Pode ser que aguente sem problemas dada a zona que é e o reforço que levou mesmo sem o tratamento. E podes sempre mandar uns mails a umas marcas de bicicletas, nomeadamente à GT, para confirmar melhor esta questão. Pode ser que algumas te respondam e te deêm alguma dicas úteis.

E boa sorte!
 
Top