Boas!
Já era de esperar esta controvérsia toda ... mas eu estou mais que pronto para responder.
A SID já não está cá em casa. Foi vendida e já rola na bike de um amigo .. lá para os Allgarves
Como não sou rico, vendi a SID e com esse dinheiro comprei esta. Ainda me sobrou dinheiro que foi posto ao bolso.
O ser um quadro rígido e levar 140mm de curso é um completo exercício de maluqueira. Em conversa com o amigo Ivo Azenha ( já não sei o nick do gajo :mrgreen: ) ele perguntou-me:
"Achas que o quadro aguenta os 140mm ? "
A minha resposta foi bastante simples:
"Se não aguentar, parte."
Obviamente que é um exagero meter este quadro com 140mm de curso. Nada que não se resolva experimentando. Se não gostar da posição e vir que é demasiado stress para a testa do quadro, baixo a suspensão para os 120mm.
Em relação ás ZTR, não se preocupem. Esta montagem se for concluída e passada para um "All-Mountain" não vai levar, como é de esperar, umas rodas tão "fracas". Provavelmente vou arranjar umas rodas pesadas mas rijas.
De referir que as rodas estão novas e têm algo como 500km. Posso muito bem comprar outro quadro rígido e fazer então uma montagem de XC.
Esta maluqueira com os 140mm deve-se a duas coisas:
1 - Falta de dinheiro
2 - Falta de tempo para andar.
Como a minha condição física é baixa, muito por culpa do desleixo e falta de tempo (às vezes vontade, confesso) para treinar, decidi baixar um pouco o material da bicicleta.
Digamos que, para o que EU ando, não compensa ter uma máquina tão "máquina".
Está uma bike leve na mesma ( 10.3Kg, algo assim ... ) e não me vai fazer gastar dinheiro com manutenções na suspensão.
A SID de 6 em 6 meses era aberta e revista em loja e portanto sempre funcionou bem. Esta, não vai ter o mesmo tratamento, já que vai ser aberta em casa e espero meter muito € ao bolso.
Depois prende-se com o factor diversão. Ora bem ... tendo eu uma bike de estrada para treinar quando quero ( onde se ganha mesmo pernas ) e fazendo tão poucas vezes BTT, porque não pegar na bike e fazer algo mais divertido e menos "moroso" ?
Combinar com este ou com aquele, vamos ali até àquela Serra e fazemos umas descidas porreiras ?
Sem aquela pancada dos quilómetros, das médias ... das altimetrias? Este desinteresse com os quilómetros já vem de trás. Quando montei as ZTR retirei o conta-quilómetros.
Não me interessa os quilómetros que faço. Interessa-me muito mais com quem os faço, por onde os faço ... e como os faço. Cada vez noto mais um "despique" sobre o que realmente as pessoas andam. A mim, pouco me interessa ... Andem como querem, desde que não me estorvem. Ando mais que muitos, e muito menos que outros.
140mm + Subidas não é impossível. Depende mais da força de vontade que da bicicleta.
E não pensem que esta bike vai deixar de andar e ficar completamente hardcore.
Não, não vai.
Se chegar a fazer uma montagem de XC ( como quero ) esta vai ser a bike que vai andar a partir no mato sem preocupações com cassetes de 50€ ou correntes de 30€ ... ou se a suspensão apanha lama e tem de ir à revisão ... ou se os cubos se estragam porque apanham àgua. Esta vai andar a partir no meio da lama, na areia ... Onde for! Vai onde eu quiser ir!
Porquê?? Porque foi assim que eu comecei a fazer BTT, já lá vão 4 anos. E era nessa altura que eu me divertia a sério ...
Um abraço
PS: Esta Proflex ia ficar com 9.5Kg no final deste mês. Vinham uns R1 e uma Durin. Mais 2 ou 3 toques noutras peças mínimas. Ficava uma bike super leve com um quadro de 2Kg. Conseguia metê-la com 8.9Kg, se quisesse. Sei e podia comprar peças para atingir esse objectivo. É só me apetecer, que faço-o.
Mas eu cheguei à conclusão ... para quê?
Vou montar uma bike que depois não tem uso ... e para quê ter tanto dinheiro parado? Muito se procura, muito se luta com a balança ... e muito se gasta.
Mas para quê, se não damos aos pedais ?