Pneu MAXXIS MEDUSA 1.8 UST (especifico lama)

haka

New Member
Para lama recomendo bastante os que coloquei MAXXIS MEDUSA UST 1.8 à frente e atrás.

medusa.jpg


Excelentes na tracção em condições lamacentas, é um pneu realmente especifico para lama com baixo volume, muito bom a limpar a lama agarrada e devido ao baixo volume a escora traseira não prende na lama que pode acumular e o arco da suspensão dianteiro também não, e costumam ser usados numa vertente de all-montain por exemplo na Serra da Arrábida com aquele barro extremamente colante. Coloquei-os no início de Novembro e desde ai nunca mais parei para limpar pneus com lama acumulada.

Considero as suas capacidades de curvar e de travagem muito boas, em relação à durabilidade para já com 300 kms não registo nenhum desgaste visível.

No que diz respeito a furos têm se mostrado exemplares, porque não tive ainda nenhum furo, e não uso qualquer tipo de liquido no seu interior.

Peso 625 gr o que não é mau para um pneu UST neste caso LUST
Lust_tech_info.jpg


Também existem no tamanho 2.10 com 665 gr, e em muitas outras versões e medidas não UST.


Desvantagens: Devido ao baixo volume deste pneu e a eu estar acostumado a usar pneus 2.25 de alto volume em tempo seco, a altura ao solo diminui em cerca de 1 a 2 cm o que aumenta por exemplo a frequência de toques com os cranques e pedais em pedras em zonas "trialeiras rochosas". Outra desvantagem é a diminuição do conforto devido ao pneu ser reduzido tanto em largura como em volume o que se nota em pisos rígidos como pedras e afins. A capacidade de rolar em estrada é péssima mas afinal isto é um pneu para lama e no alcatrão não existe lama :p.

Nas imagens seguintes temos uma situação em que os pneus realmente não conseguiram ultrapassar a 100% o obstáculo. Areia húmida e extremamente solta tipo "praia":

IMG00113.jpg


IMG00114.jpg


IMG00111.jpg





Outras alternativas, que me parecem boas para lama, mas que foram eliminadas na altura da tomada de decisão porque não existem em versão UST:

Kenda K.O.T. King Of traction

k1056.jpg


Specialized Storm Control 2Bliss

32225




Quando acabar a época das grandes chuvas tenho ali guardados um par novo de kenda karma ust 1.95 (atrás) e 2.10 (frente) para usar em piso intermédio, e tenho ainda que mandar vir um kenda nevegal ust 2.35 para a frente para usar em conjunto com o karma 1.95 atrás para tempo completamente seco/verão.

Era para escrever apenas 2 ou 3 linhas mas escrevi um pouco mais, sendo assim julgo que vou colocar este texto na secção das análises.
 

jginja

New Member
Uma boa opção, que cheguei a usar na roda da frente no inverno passado, é o Bontrager Jones Mud-X 26x2.0
1291461022_143982702_1-Fotos-de--Pneu-Bontrager-Jones-Mud-X-26x20-1291461022.jpg
 

Nozes

Active Member
Boas!

Eu sou outro utilizador dos Bontrager Mud X 2.0 com muito bons resultados,mas na minha lista de pneus a experimentar o Medusa (em 2.1) está nos primeiros lugares!

Daqui a pouco já actualizo o topico dos Bontrager,que eles merecem ;)
 

essence_s

New Member
Boas, esses medusa têm mesmo bom aspecto para a lama.
Agora andar sempre a trocar de pneus consoante a estação do ano...não é para mim!
 

vora vora

New Member
Boas

Eu tenho usado Medusa 1.8 numa bike de XC, e aquilo para descer, travar e curvar como eu gosto com os pisos que agora estão é um mesmo bom...
Atras montei ontem um Larsen Mimo, em 2.0 disseram-me que ficaria muito largo, em virtude de normalmente só usar o TT 1.9, mas até nem ficou, ja que o Larsen TT nao bom nesta altura do ano para as poças de lama, subidas com muita agua...
Os outros modelos ainda nao usei, até hoje só Maxxis...

Cumprimentos
 

JNR

New Member
haka, que bi é que tens e o que costumas fazer? AM, freeride, pq um nevegal 2.35 é...muito pneu...eu tenho 2.10 e realmente concordo que é fanstastico a descer, a curvar, a travar e a segurança que transmite é fenomenal (especialmente quem vem de um michelin xdry 2) mas a capacidade de rolar (nem falo em alcatrão...) é nitidamente baixa, agora 2.35...
 

haka

New Member
Citação desnecessária - Consultar Regras!

As respostas estão em cima, o que costumo fazer está lá explicado all-montain, ou seja faço cerca de 30 km em que tenho que subir calmamente e depois desfrutar ao máximo das descidas (amanha já está agendada a volta para sintra :p). A bike que tenho é a que está nas fotos, é uma Specialized XC Comp de 2010 e como é logico :( tem estado a sofrer bastantes up-grades não tarda só falta mudar o quadro :) o que também será feito talvez lá para o final deste ano, será substituido por um dos seguintes: Specialized Stumpjumper fsr 2010 com brain, Santa Cruz Butcher ou Santa Cruz Blur LT.

O pneu kenda nevegal em 2.35 é porque em tempo completamente seco pode-se descer com mais velocidade porque os pisos permitem mas também é necessário pneu a condizer.
 

GARY_FISHER

New Member
Boas,

Medusa é o realmente um grande pneu para lama e barro!!!
Tal como o haka diz, pode ter umas desvantagens por ser mais pequeno em largura e consequentemente em volume, mas tem a vantagem de passar onde os outros ficam "colados" à lama.
Uma das grandes vantagens dos pneus de inverno como o Medusa, é o facto do seu pequeno volume conseguir "perfurar a lama" e ter tracção onde os outros a perdem. Funciona como uma faca a cortar manteiga, se me permitem a metáfora.

Existe ainda a possibilidade deste pneu em 2.1 que se traz mais conforto, mas poderá igualmente aderir um pouco mais de lama. Mas como a lama é "fofa" acresce algum amortecimento aos 1.8 ;)

haka: já experimentaste os Minion DHF/DHR 2.35??? Acho que ias adorar nas tuas incursões por Sintra!!!

Abraço e boas pedaladas
 
Top