Mudar o óleo numa Marzocchi MX Comp 105 de 2006

Bravellir

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O Manual da MZ não trás instruções nenhumas relativamente à mudança de óleo. Alguém já o fez e pode explicar como é?

Tks,

Bravellir
 

jppina

Member
Eu já fiz numa MXC-ecc de 2002. A tua deve ser igual já que o funcionamento acho que não alterou.

é bastante simples... apenas tens de desapertar no topo da perna direita (ou será a esq? ou as duas? já não me lembro... mas acho que na minha era nas duas!).

Depois deitas fora o óleo que lá está e voltas a pôr novo, tendo atenção para nem por a menos nem a mais. No manual deve dizer a altura mínima e máxima que o óleo deve ter em relação ao topo.

Se procurares no site da marzocchi é capaz de haver lá informação detalhada de como proceder (antigamente acho que havia... há já muito tempo que não ando por lá!)
 

Bravellir

New Member
Obrigado jppina,

E o google é amigo.. encontrei este repositório de manuais antigos, entre os quais está um com instruções para o modelo de 2004. http://manualer.happymtb.org/

Mas pelo que já vi ( o parafuso inferior da perna direita saiu sozinho quando estava a ajustar o rebound ) não deve realmente ser nada de especial.

Comprei óleo e uma seringa e vou lá trocar o óleo em ambas as pernas.
 

tlages

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Bravellir said:
O Manual da MZ não trás instruções nenhumas relativamente à mudança de óleo. Alguém já o fez e pode explicar como é?

Tks,

Bravellir

Desculpa a minha ignorância, mas porque queres trocar o óleo? Revisão dos 10000 ou notas alguma coisa diferente na suspensão que derive do estado do óleo??
É que também tenho esse modelo, e fiquei curioso.
 

Alf

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Re: Mudar o óleo numa Marzocchi MX Comp 105 de 2006

Bravellir said:
o parafuso inferior da perna direita saiu sozinho quando estava a ajustar o rebound

Andou a mexer onde não devia :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

EDIT: é a revisão dos 50metros... :lol:
 

Bravellir

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Damm... Alf, já falaste de mais... vê lá se anda para ai pessoal que gosta de pernas de rã :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Bem.. é verdade. A suspensão é completamente nova. Ontem fiz a troca e correu tudo bem. A mudança do apoio da caixa de direcção, o corte do tubo, a colocação da aranha, tudo ok. Dei a tal volta de 50 metros e tudo parecia perfeito.

Depois é que fiz a asneira. Decidi ver como estava o rebound, que nesta suspensão é interior, porque me parecia estar rápido demais ( e sou curioso :oops: ).
Estava tranquilamente a rodar a vareta e de repente o parafuso inferior da perna direita caiu e com ele o óleo todo :roll: Ainda não sei bem o que aconteceu, mas não devia estar muito apertado, e quando o ajuste do rebound se esgotou, o mecanismo inteiro deve ter começado a rodar e desapertou o tal parafuso.

Cheguei agora mesmo da "oficina" e já está a trabalhar lindamente. Comprei óleo e uma seringa, peguei no tal manual que falei antes e esvaziei as duas pernas e repus o óleo.
É mesmo muito simples. Quanto à quantidade de óleo é que fiquei na dúvida. As tabelas da MZ falam em 140cc para bikers com mais de 90 kgs para esta suspensão. Eu medi o óleo que estava na perna esquerda ( que escapou à minha aselhice ) e não passava de 125cc. Na dúvida, meti o nível que estava na perna esquerda nas duas pernas.

Agora os trilhos é que vão dizer se está tudo bem ou não. Pela positiva, quando chegar a hora da próxima revisão já não vai custar nada :D
 

tlages

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Esclarecido :shock:

Já estive para satisfazer a mesma curiosidade que a tua, mas acho que vou ficar é quietinho. :)

Boas pedaladas
 

Bravellir

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Uma das coisas que não disse na explicação do que fiz quando resolvi o problema, foi que, metendo a mesma quantidade de óleo nas duas pernas, a perna da esquerda, com a suspensão completamente comprimida, fica com óleo mesmo até acima, e na da direita, o óleo fica dois centímetros mais abaixo.
Coloquei o nível igual nas duas pernas ( o que implica que ficou com mais óleo na perna da direita) e ando assim desde essa altura. Não tenho bem a certeza porque não pude comparar mas acho que ficou dura demais.

Enviei um email à Marzocchi a explicar o que se passou com a suspensão e a perguntar se o nível de óleo tinha de ficar igual nas duas pernas ou não, e a resposta foi:

Hi,

A little oil level difference is ok but I would sugest to use 10wt for a beter rebound control.

Best regards

Bert

o que traduzindo dá qualquer coisa como:

Uma pequena diferença no nível do óleo está bem, mas sugiro que use 10wt para um melhor controlo de rebound.

Não tenho a certeza se a recomendação da espessura do óleo - 10wt em vez de 7,5wt, se deve a eu ter indicado no email o meu peso ou se é uma recomendação geral para esta suspensão..

Por isso, amanhã vou retirar algum óleo da perna direita e depois conto como ficou...
 

jpsantos

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Boas,

estou a pensar em pelo menos mudar o óleo da suspensão, já lá vai 2 Invernos e alguma lama se calhar já se deve ter misturado... digo eu.

tenho para aqui umas dúvidas se calhar podes esclarecer Bravellir:

As Marzocchi desta gama são conhecidas pela pouca sensibilidade pelo menos em relação a suspensões de gamas mais altas, não sei se metes-te 10 wt ou mais baixo podes esclarecer? se metes-te mais baixo ganhas-te mais sensibilidade? e controlo?

http://manualer.happymtb.org/ não encontro o manual da 2005 o de 2004 o sistema é igual, certo?


Já agora aproveito para dizer que só vou mesmo fazer a mudança de óleo por manutenção por que de resto continua a funcionar 5* ( sem dúvida uma suspensão plug and play :yeah: ) .

Bravellir said:
Por isso, amanhã vou retirar algum óleo da perna direita e depois conto como ficou...
e já agora... como é que ficou??? :lol:

João Santos
 

Bravellir

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oi,

Eu coloquei um óleo que está marcado 5/10w, era o que tinha comprado antes ainda da resposta dos homens da marzocchi. Não posso fazer comparação com o anterior, porque nunca cheguei a andar com ela como vinha de origem :oops:

Quanto à sensibilidade, comparando agora com a Talas, a marzo realmente nos primeiros centimetros do curso custava a ceder, mas já me disseram que com os quilómetros melhorava. Eu experimentei uma de 2005 e era muito macia.

Depois de ter retirado óleo, ficou melhor. Bastante melhor. Acho que estava a usar apenas parte do curso por ter óleo a mais. Entretanto, não estava satisfeito com o rebound. Mas quando ia desmontar outra vez para ajustar melhor, chegou a Canyon e não voltei a mexer na marzo.

Sobre os manuais, a minha é de 2006 e no que mexi para mudar o óleo, o manual da de 2004 bateu certo, por isso creio que será igual.
 

jpsantos

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Vou então mudar o óleo... pode ser que as probabilidades de aparecer uma Canyon depois da mudança aumentem :mrgreen:

João Santos
 

Univega

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Oi pessoal tambem tenho uma marzocchi mz comp 2004, e hoje tentei exprimentar mudar o oléo :tungas: , resultado na perna esquerda rodei o botão para regular a pressão da mola e qual não foi o meu espanto saiu tudo, botão e mola interior doh , oleo lá dentro, zero, ao tentar a perna direita fiquei com o botão na mão, :cadeirada: e não faço a minima ideia como desenroscar aquilo em cima nem nunca vi chave para aquilo. na parte debaixo da suspenção o parafuso do rebound tenho chave mas nem sei se faço alguma coisa, :nsei: alguém já passou pelo mesmo??
eu arranjei o manual da MX comp , o funcionamento é igual á munha MZ comp :?: :?: :?:
Um abraço , univega!!
 

Xure

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Boas Univega.

Penso que as MZ não funcionam da mesma forma que as MX. Sem te dar a certeza, suponho que as MZ funcionem com molas e as MX a Ar.
Talvez o pessoal mais experiente te possa ajudar, confirmando ou desmentindo a minha informação.

Abraço
 

kuko

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Boas pessoal,
para a marzocchi mx pro eta,
Que oleo aconselham e que quantidades...
já agora também a diferença entre aumento/diminuição de viscosidade e aumento/diminuição de quantidade...

cumprimentos
 

P.M.

Member
De origem as marzo trazem oleo com viscosidade 7.5wt.
Se quiseres um funcionamento mais rápido, 5wt. Com mais compressão e menos velocidade, 10wt...

Não me recordo das quantidades, mas isso vem sempre indicado nos manuais.
Pouca quantidade, e o ETA não funciona. Muita e não chegas proximo do final de curso.

P.M.
 
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