Pessoal, eu ando de bike de btt à cerca de 10 anos, e até à cerca de duas semanas atrás nunca havia utilizado pneus mais largos que 1.95, e digo que já não foram poucos os utilizados. Sempre fui um pouco cético a pneus mais largos principalmente por achar que fazem mais resistência ao rolamento e que são mais pesados
No entanto ouvindo alguns conselhos de amigos e verificando outras opiniões também aqui na net, decidi agora colocar na bike uns Maxxis Ikon 2.2 EXC convertidos a tubeless. Das versões que se encontram à venda nas lojas da net, achei que esta seria a melhor opção, tem um preço ao nível de outros pneus de qualidade (cerca de 37€) não é o mais leve nem o mais pesado das várias versões (cerca de 515g).
Pois bem, depois de duas semanas a andar com eles aqui na região de Sesimbra, Arrábida e Cabo Espichel e de experimentar várias pressões de ar, não poderia estar mais satisfeito, o pneu traseiro com cerca de 20 PSIs praticamente não deforma (eu peso cerca de 68 kg) e permite ultrapassar as irregularidades do terreno e as pedras com menor resistência, os ganhos em termos de esforço, rapidez, conforto, confiança, segurança e robustez são evidentes.
Em estradões compactos e com alguma gravilha e pedra é fabuloso, é simplesmente um pneu para terreno seco, rolante e rápido. Também ainda não apresenta desgaste, embora não tenha andado tanto assim, mas dá para ver que é um pneu bastante duradouro.
Ao nível de furos e apesar de achar que as laterais são um pouco finas não há nada a registar, mas agrada-me o fato de ao olhar para o pneu e verificar que o balão não sobressai mais que os tacos. Em termos de aderência a frente ainda não fugiu, tanto em terreno muito irregular como em curva, e nota-se que vai sempre bem colado ao chão. A tração também é muito boa visto os tacos serem um pouco altos.
A verdade é que com um pneu mais fino para ser rolante tem de se colocar bastante mais pressão para ele não deformar, é ótimo para alcatrão, mas depois para btt ?
Por outro lado a roda ficou maior por o pneu ser bastante alto, para terem uma ideia o espaço que ia do pneu antigo ao arco da suspensão ultrapassava os 2 cm, agora é cerca de 1 cm. Ao inicio e principalmente a subir parecia que ia mais pesado, mas isso apenas se deve ao facto de a roda ter maior diâmetro o que faz que eu à mesma velocidade e com a mesma mudança vá a pedalar um pouco mais lento para atingir a mesma velocidade. Também achei que a bike ficou um pouco mais lenta nas acelerações.
Por fim e também para afastar a tese que pneus mais largos fazem mais resistência ao rolamento, principalmente em alcatrão, posso afirmar que apesar de já ter tido muitos pneus rolantes e finos, não noto perdas de andamento nestes pisos, o pneu tem um piso bastante rolante. Mas mesmo supondo que se perde um pouco no rolamento em alcatrão e nas acelerações, que percentagem corresponde esses aspectos numa prova de btt ? Talvez 5 ou 10 %, enquanto nos outros 90% é sempre a ganhar com este pneu.
Se existem aspetos negativos poderão ser o preço de algumas versões e a lama.
Experimentem para comprovar, eu estou bastante satisfeito, as pedras e os buracos ficaram mais pequenos, estas são as vantagens das 29er e agora das 27,5, não só pelo diâmetro da roda mas também pela largura dos pneus.
Abraço
Victor Ramos