Maxxis Ikon 2.2 EXO

meloy

New Member
EXO com 3C é a combinação mais resistente!

de qualquer das formas posso te dizer que eu tenho uns ikon folding sem nada de EXO ou 3C e comprei-os em 2ª mão (o dono anterior diz ter andado 300 km de enduro por sintra (reino da pedra)
eu entretanto já meti 1500 km em cima de todo o tipo de terreno!
e não tive nem tenho nenhum rasgão!!! e passei por sítios que ainda hoje me pergunto como não aconteceu nada aos pneus!!!
e ainda vão continuar durante uns belos km!!! (assim espero eu continuar satisfeito com eles!!! :D )

é verdade! o anterior dono andava com os pneus convertidos em tubeless!

por isso a escolha é tua!
 

meloy

New Member
Como já deves ter lido por este post! este pneu é mesmo bom! tanto à frente como atrás
Eu usei à frente e depois atrás e digo te que gostei muito dele tanto num lado como do outro!
mas se só tivesse 1 (como tenho) e tivesse de optar escolhia para trás! é mais confortável!!!
se não tivesse a sorte de me terem dado pneus! tinha comprado 1 ikon para a frente e outro ikon para trás!
já experimentei fast track, ground control, nobby nic e... ikon é o melhor :) mais versátil para todas as condições e sobretudo muito confortável!

os 3c ou exo é sempre uma segurança extra! mas mesmo assim só o compraria com toda a certeza se fosse converte-los a tubeless!!
caso contrario iria olhar para o preço e ver se a diferença iria compensar!

eu ao início pensava que era um pneu de desgaste muito rápido!
mas como te disse! comprei em 2ª mão e já lhe pus 1500 km e continuam iguais (actualmente está atrás e continuam a agarrar nas subidas de pedra etc... sem derrapar!!!)
penso que o unico inconveniente é mesmo o preço (reconheço que são um bocadinho caros)!!! mas isso quando se compara a marcas de qualidade um pouco inferiores!!
se fores comparar com a schawble não são assim tão caros!
de qualquer das formas mesmo com o preço que têm continuo a aconselhar!!
 

miguelcarromeu

Active Member
Referiste algumas das minhas dúvidas concretas! Estava na calha o Fast Track; neste momento tenho Ground Control na frente e The Captain atrás - gosto, mas acho-os melhores para terrenos não tão secos como os desta altura.

A comprar serão para usar em tubeless pois tenho aros ZTR.
 

meloy

New Member
Tenho de começar enviar estes posts que escrevo aqui no forum à maxxis a ver se tenho algum pneu de borla :D lol!!!
 

Neodrake

New Member
Alguém já usou este pneu com tubeless homemade? Se sim qual a versão do pneu? Uso o caffelatex não irá provocar o problema das bolhas?

Agradeço a quem puder dar feedback, tava a pensar colocar este pneu ou o larsen, em principio este será mais indicado para o Inverno atrás?
 

davidream

Active Member
bOAS!
Na minha experiência, este pneu é bom para XC no geral,trilhos técnicos(pedra/terra solta)singles ou em simples estradão em terra..servem bem(vim de Maxxis CrossMark,e a diferença é brutal(para melhor claro)dá muito mais confiança.
No entanto como Pneu da frente tem limitações óbvias...pois se perdermos o cuidado,perde-se a frente da bike!!(neste aspecto muito inferior ao Ignitor/mas tb muito superior ao Crossmark como Pneu da frente)mas é normal dado o próprio perfil do Pneu.
Gosto tb especialmente do "pormaior" de serem leves,o que ajuda claro.

No entanto a rolar em alcatrão ou paralelo por ex. bastante inferiores aos Crossmark,pois noto que dado serem muito "moles" colam muito ao chão,até no ruído que fazem ao rolar se nota isso,e ao curvar nota-se(mais uma vez devido a serem muito flexiveis)que parece que dobram/moldam...é esquesito.
Note-se que refiro-me ao IKON normal(Kevlar) sem o composto 3C(que provavelmente resolverá a dita excessiva flexibilidade,dada a introdução de diferentes borrachas nos vários perfis)e a protecção EXO,mas com esses extras os preços são exorbitantes!!
Ponto de situação,uso actualmente na minha bike tanto á frente,como atrás,estou bem mais contente do que quando usava Crossmark,mas não acho que sejam ainda o que procuro(talvez o modelo 3C/Exo seja..mas o pr€ço!!!)o uso em XC é bom...mas futuramente irei experimentar outros...
My 2 cent!!
Cumps
 

daSilva15

New Member
um colega meu, comprou 2 Ikon 29"
1 Ikon EXO 3C - Roda Trás
1 Ikon Kevlar - Roda Frente
Resultado, na primeira saida furou no meio dos tacos o pneu traseiro.. o da frente até agora zero problemas.. ambos convertidos a Tubless...
 

Azofree

New Member
Pessoal, eu ando de bike de btt à cerca de 10 anos, e até à cerca de duas semanas atrás nunca havia utilizado pneus mais largos que 1.95, e digo que já não foram poucos os utilizados. Sempre fui um pouco cético a pneus mais largos principalmente por achar que fazem mais resistência ao rolamento e que são mais pesados

No entanto ouvindo alguns conselhos de amigos e verificando outras opiniões também aqui na net, decidi agora colocar na bike uns Maxxis Ikon 2.2 EXC convertidos a tubeless. Das versões que se encontram à venda nas lojas da net, achei que esta seria a melhor opção, tem um preço ao nível de outros pneus de qualidade (cerca de 37€) não é o mais leve nem o mais pesado das várias versões (cerca de 515g).

Pois bem, depois de duas semanas a andar com eles aqui na região de Sesimbra, Arrábida e Cabo Espichel e de experimentar várias pressões de ar, não poderia estar mais satisfeito, o pneu traseiro com cerca de 20 PSIs praticamente não deforma (eu peso cerca de 68 kg) e permite ultrapassar as irregularidades do terreno e as pedras com menor resistência, os ganhos em termos de esforço, rapidez, conforto, confiança, segurança e robustez são evidentes.

Em estradões compactos e com alguma gravilha e pedra é fabuloso, é simplesmente um pneu para terreno seco, rolante e rápido. Também ainda não apresenta desgaste, embora não tenha andado tanto assim, mas dá para ver que é um pneu bastante duradouro.
Ao nível de furos e apesar de achar que as laterais são um pouco finas não há nada a registar, mas agrada-me o fato de ao olhar para o pneu e verificar que o balão não sobressai mais que os tacos. Em termos de aderência a frente ainda não fugiu, tanto em terreno muito irregular como em curva, e nota-se que vai sempre bem colado ao chão. A tração também é muito boa visto os tacos serem um pouco altos.

A verdade é que com um pneu mais fino para ser rolante tem de se colocar bastante mais pressão para ele não deformar, é ótimo para alcatrão, mas depois para btt ?

Por outro lado a roda ficou maior por o pneu ser bastante alto, para terem uma ideia o espaço que ia do pneu antigo ao arco da suspensão ultrapassava os 2 cm, agora é cerca de 1 cm. Ao inicio e principalmente a subir parecia que ia mais pesado, mas isso apenas se deve ao facto de a roda ter maior diâmetro o que faz que eu à mesma velocidade e com a mesma mudança vá a pedalar um pouco mais lento para atingir a mesma velocidade. Também achei que a bike ficou um pouco mais lenta nas acelerações.


Por fim e também para afastar a tese que pneus mais largos fazem mais resistência ao rolamento, principalmente em alcatrão, posso afirmar que apesar de já ter tido muitos pneus rolantes e finos, não noto perdas de andamento nestes pisos, o pneu tem um piso bastante rolante. Mas mesmo supondo que se perde um pouco no rolamento em alcatrão e nas acelerações, que percentagem corresponde esses aspectos numa prova de btt ? Talvez 5 ou 10 %, enquanto nos outros 90% é sempre a ganhar com este pneu.

Se existem aspetos negativos poderão ser o preço de algumas versões e a lama.

Experimentem para comprovar, eu estou bastante satisfeito, as pedras e os buracos ficaram mais pequenos, estas são as vantagens das 29er e agora das 27,5, não só pelo diâmetro da roda mas também pela largura dos pneus.

Abraço
Victor Ramos
 

Rui Marçal

New Member
Boas Vitor,

Sem dúvida que o que escreveste é precisamente o que se passa e se conseguiste "sentir" essas diferenças todas tiro-te o capacete, pois muita malta não tem qualquer sensibilidade para testar e ver diferenças.

Um pneu mais largo, sem ser em alcatrão ou estradão com piso bom tem menos "arrasto", tal como acontece com as 29'. A grande diferença não está no diâmetro da roda mas sim na largura da roda que as 29' trazem calçadas de fábrica. Não te esqueças que as bikes 26' até à muito pouco tempo atrás traziam pneus abaixo de 2.1...Agora já não.

Um rasto mais largo "cai" menos nos buracos e por isso "prende" menos nas imperfeições do terreno.

Quando dizes que a aceleração ficou prejudicada, aí já é pelo diâmetro da roda ser maior como descrevestes e muito bem. Ainda pior se os teus anteriores pneus 1.95 são mais leves ou tem o mesmo peso desses. No meu caso isso já não aconteceu. O que aconteceu foi o contrário, pois eu com a troca também retirei quase 200grs em cada pneu a menos.

Neste momento, a minha roda é quase uma 27'5, sem gastar dinheiro, lol...

Agora, com um balão destes, os Ikon em gravilha e areia é um mimo, aquilo vou, parece que tem uns skys. A confiança da malta aumenta uma parga, lol....

Falas que é um pneu para piso seco. É verdade, mas olha que em piso molhado não perdi para o que tinha e vais ver que se portam muito bem. O pior é se apanhas barro a sério...mas aí, nem os pneus de lama vão muito mais longe.

Boas voltas.
 

JoãoLopes

New Member
Boas,

Podem tirar fotos à altura do rasto e indicar os kms? Ando para testar este pneu mas o preço torna-o o proibitivo. Estou habituado a 20€ pneu..
 

Rui Marçal

New Member
Em relação às fotos do rasto tinhas logo no 1º post que fiz mas aqui vai:



Em km, já fiz cerca de 2000km na frente e depois passei o pneu para trás onde já fez alguns 500km...o rasto está agora com cerca de 0,8mm. Em novo não sei quantos tinha, mas o meu Ikon da frente, que só rodou na frente e tem cerca de 200km tem agora cerca de 0,96mm, portanto deduzo que em novo deva ter cerca de 1mm de espessura.

Em termos comparativos com o Maxxis Ignitor ou o Small Block 8 em novo, a espessura de ambos é de cerca de 1,3 mm.

Quanto ao preço proibitivo...é muito relativo...O pneu, é das peças mais importantes de uma bike, onde podes tirar peso sem gastares quase nada, onde te pode dar mais rendimento a pedalar, mais segurança e mais confiança. Um pneu faz na boa mais de 2000 km atrás, pelo menos nas minhas mãos que não são nada meigas...Por isso 50€ por um pneu que te pode trazer tantas vantagens, não acho que seja caro....
 

daSilva15

New Member
isso de dizer que tens uma 27.5/650b quase de borla nao é bem assim..
é bem diferente ter umas rodas 26 com um pneu com balao enorme, do que ter umas rodas 650b com um pneu baixinho! eu tenho as 2 opçoes, ikon, e 650b e digo de já que o ikon para tempo seco é do melhor que existe ;) para o inverno nao aconselho!
estou ansioso que chegue o ikon650b...
 

Rui Marçal

New Member
daSilva15, boa tarde,

Claro que não é bem assim. Mas não te esqueças que há malta com 27,5 com pneus mais baixos que este Ikon, ou seja, em termos de diâmetro ficamos iguais, para o resultado final que tenho é mesmo muito barato.

Além disso, o Insignia acabou de encontrar Ikon a 20€, lol...

E a medida 27,5 já existe há muito tempo.
 

Rui Marçal

New Member
Deve receber essas alterações...acontece que o site da Maxxis é uma treta. Eu sei que vai sair o Maxxis Ardent racing e no site nem sinal dele, lol...
 
Top