Maxxis Ikon 2.2 EXO

JoãoLopes

New Member
Bolhas nunca tive, uso normais convertidos a tubeless.. O meu problema (azar) é com os vidros e cortes, ando com os pneus cheios de tacos. :(
 

Rui Marçal

New Member
Eu tive 2 Kenda Nevegal tubelesse e a partir do momento em que se corta o interior e entra líquido para lá, começa a aparecer bolhas por todo o pneu e tens de manda-lo fora. Estes cortes interiores são feito quando tens pouco ar e bates em algo com o pneu e fica ferido na roda ou quando fazes um furo maior e entra líquido para o interior do pneu.

A Kenda era uma das minha marcas preferidas mas estou um pouco escaldado com estas situações. Por agora fico-me pela Maxxis...
 

petiagos

New Member
A minha experiência foi feita com 30 psi à frente e 32 atrás. Não me dei mal...
Em relação ao Rocket Ron parece que poderei usar um pouco mais de pressão do que estava habituado. Os Ron com um pouco de pressão a mais ficam completamente diferentes.
Tinha de ser com a pressão certinha ... senão o comportamento mudava muito.
Os Ikon ... parece que são mais tolerantes ... e se assim for ... maravilha !!!
 
Last edited:

petiagos

New Member
Os tais 29 psi também deve ser porreiros.
Vou experimentar mais 2 ou 3 medidas de pressão diferentes...mas o set inicial que experimentei não deve andar longe do meu ideal.
Poderei baixar 2 ou 3 psis...
a ver ...
 

Rui Marçal

New Member
São porreiros principalmente no inverno para a pedra onde se pode descer mais uns psi...Com esta regulação estamos mais sujeitos a furos, mas como o pneu faz um balão bem grande também permite andar com pressões mais baixas que um pneu com menos balão, como por exemplo um de medida 1.9, seria impensável andar com esta pressão.
 

essence_s

New Member
Vocês têm o cuidado de medir exactamente a pressão que têm nos pneus?
Eu faço isso por apalpação e sei logo se tenho ar a menos ou a mais.
 

Rui Marçal

New Member
Boas essence_s,

Se estiver uns dias sem andar ou sem confirmar o ar, meço sempre antes de sair...O mesmo faço para a pressão da suspensão e amortecedor, e aqui não dá para fazer a apalpação, tarado...
 

luis.andrade

New Member
Boa tarde,

Rui Marçal, agora que já usas o Maxxis Ikon há algum tempo, que tal se comporta quanto ao desgaste atrás?
Obrigado.
 

Rui Marçal

New Member
Já não dizia nada por aqui há algum tempo, mas o Luis.andrade e chamou-me à atenção para isso e então lá vai...


Pneu Maxxis Ikon frontal:

Tem agora 550km.

Não apresenta qualquer desgaste.

Nenhum furo e muito fácil de converter a tubelesse.

Continua muito estável, muito rolante. Para mim o melhor pneu até agora que já usei.

Estava com algum medo das laterais por não ser tubelesse mas não tem qualquer rasgo em lado nenhum. Já andei pelo meio de muita pedra.

Com muito barro é mau por ser muito largo.

Ontem andei no meio de regos em terreno ligeiramente arenoso e com muito pedra rolante e saibro. Portanto terreno muito escorregadio e traiçoeiro devido aos regos. Comportou-se muito bem, eu é que ainda não tenho kit de unhas para confiar mais na frente, pois apanhei muitos sustos com o High Roller naquele mesmo piso, mas no inverno onde havia mais tração que agora.



Pneu Maxxis Ikon traseiro:

Tem agora 450km feitos.

Apresenta um desgaste muito ligeiro, normal para o uso.

Nenhum furo e muito fácil de converter a tubelesse.

Continua muito estável, muito rolante. Para mim o melhor pneu até agora que já usei embora o Maxxis Crossmark não fique muito atrás.

Trepei alguns trilhos com falta de tração, com muito saibro solto, pedra redondas e cascalho. E quando digo trepei, foi mesmo porque as subi. Quem ia comigo com outro set de pneus, High Roler embora algo gastos, patinava muito mais e isso era claríssimo. A descer onde ele ia muitas vezes com o pneu de rastos, o meu poucas vezes arrastava. Ok, eu sei que depende da condução de cada um e até da sensibilidade dos travões. Mas noto que este Ikon mesmo para trás é excelente.

 

meloy

New Member
Bom posso dizer-te que tenho o pneu à 1400 km de todo o tipo de terreno,.. mt pedra, mt lama, pouco asfalto,... e o pneu continua igual ao dia que o comprei (em 2ª mão já usado)... sinceramente não noto desgaste e continua a responder da mesma forma!
já andou à já andou atrás, já andou à frente,... e voltou para trás!!!
é só pena não ter dois ikon's mas à que gastar os outros que tenho!

(é verdade tenho a versão simples em kevlar, sem exo e sem 3c)

de furos tive 2 por ter pouca pressão (furo de mordidela de cobra :( ... mas foi resolvido com mais um pouco de pressão ...)
 
Last edited:

luis.andrade

New Member
Muito obrigado pelas respostas!

Estava a pensar colocar um destes pneus atrás para substituir o meu Racing Ralph 29x2.25 que está a ficar muito gasto.
E como vou fazer a MEX (Maratona Extreme da Serra da Estrela) no dia 6, queria levar um pneu que desse algumas garantias atrás.

À frente vou manter o "meu" Nobby Nic 29x2.25 Performance. Aquele rasto de tractor é magnífico em qualquer tipo de terreno.
Mas também ando louco por experimentar um dos mais recentes modelos da Maxxis, o Beaver 29x2.00, mas em relação a esse pneu, vou abrir um post novo para recolha de opiniões.
 

Rui Marçal

New Member
Olá Luis,

Eu quase que costumo dizer que atrás qualquer pneu serve, mas claro que não é bem assim. Foi realmente na frente que notei as maiores diferenças, mas também porque a medida real do High Roller era bem mais inferior que a do Ikon. Atrás também é o melhor pneu que já experimentei. A ti aconselho-te a ires para a versão EXO, a mais reforçada pois na pedra pode dar muito jeito devido aos cortes laterais. Embora me pareça que a pedra da Serra da Estrela não tenha tantas facas que o PNSAC é sempre bom ter reforço lateral.

Não sei se já consegues arranjar a versão EXO nas jojas físicas, pois até há uns 2 ou 3 meses atrás o importador não arranjava. Se calhar tens mesmo de ir para as lojas online.

Boa maratona.
 

Rui Marçal

New Member
Induzi a malta em erro ontem ao dizer que o Ikon da frente tinha 550km e o de trás tinha 450km...

A quilometragem certa e agora confirmada e aferida pela ASAE é:

Frente: 1522 km;
Atrás: 900 km.

Até fiquei admirado com os km que eles já fizeram, nem me tinha apercebido.

O da frente não tem qualquer desgaste e o de trás está muito ligeiramente desgastado. só dá para ver o desgaste comparando ao da frente, que se não os compararmos diria que também não teria desgaste nenhum.
 
Top