Mavic SLR para os Jogos Olimpicos

Batas

New Member
tkul said:
Todas as rodas tem raios em compressão... mas mto pouco nas rodas com cruzamento de raios. nestas é desprezavel dado que quando 1 raio esta em compressao já tem outro do lado oposto a funcionar em extensão.

Em rodas c/ raios radiais funcionam mto mais à compressão e extensão... levando ao limite as paredes do cubo.

Quanto aos raios funcionarem só em extensão concordo a 100%, mto mais "estável".

:wtf:

Desisto.

Ok, pegas numa corda. Esticas muito. Está á tracção certo? Ok. Na mesa corda. Esticas pouco. Passou estar à compressão? NÃO. Está com menos tracção.

Numa roda com raios dispostos de forma radial passa-se exactamente o mesmo que numa roda raiada duma forma diferente! TODOS os raios estão SEMPRE em tracção! A estabilidade da roda advém do equilíbro de forças dos raios! Se viras a roda da frente para a esquerda, os raios da direita vão ficar mais esticados, os da esquerda menos esticados, mas nenhum vai ficar comprimido! A roda entrava em colapso!

Nem tudo o que parece é...

Saindo do offtopic...

Estas rodas não me parecem nada mais complicadas de afinar que as ditas "normais"... Estica mais o raio... Estica menos o raio... Um raio partiu, paga.
 

Jepas

Super Moderador
Reforço a ideia que os raios só trabalham à tracção com esta foto:

Mavic_Ksyrium_ES_front_hub.jpg


Relembro que se tiverem dúvidas, olhem bem para as vossas rodas e vejam se os raios estão constrangidos de modo a que não saiam do sítio... porque se assim fosse... como é que desmontavam o raio??? :twisted:

Jepas
 

card050

Member
eeehh laaa... :D
isto já parece o Workshop da Aplicação da Fisica ao BTT! Assim sim, acho que só temos todos a ganhar com isso... é cultura :) :)
continuem por favor, a malta agradece! acho que já estou a começar a perceber a coisa... ;)
abraço
 

350plus

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Em relação a isto da tensão-compressão:

Fui à minha literatura, neste caso o livro "The Bicycle Wheel" por Jobst Brandt, e logo nas páginas iniciais está a explicação do mecanismo de funcionamento dos raios.

Basicamente a argumentação dele é que os raios de baixo suportam parte da carga tal como numa roda de raios de madeira. No entanto a forma como o fazem é diferente.

Ele explica que os raios estão originalmente sujeitos a uma pré-carga bastante grande. Quando o peso do ciclista actua sobre esses raios verifica-se uma diminuição da tensão, sem nunca se entrar num estado de compressão. Os raios actuam então como pequenos pilares rígidos. São rígidos enquanto estiverem tensionados. Isto é um pouco contra-intuitivo mas se pensarmos em termos de equilíbrio de forças faz algum sentido.

Desculpem lá a continuação do offtopic, se calhar até era interessante um tópico á parte para fomentar a discussão deste tema.
 

David Raquel

Active Member
Concordo com o Jepas...

Na minha visão da coisa os raios funcionam apenas à tracção, pois a força que é exercida pelo raio tende para afastar o aro do cubo. Isto no funcionamento "normal" da roda, quando ela está a girar.

No entanto, há que ter em atenção que, quando a roda leva uma pancada, têm que haver raios que absorvam a pancada (neste momento estão a funcionar à compressão) para que não haja deformação nos 2 pontos onde o raio está apoiado (cubo e aro).

Espero que me tenha conseguido explicar lol
 

MrOrbea

New Member
David Raquel said:
Concordo com o Jepas...

Na minha visão da coisa os raios funcionam apenas à tracção, pois a força que é exercida pelo raio tende para afastar o aro do cubo. Isto no funcionamento "normal" da roda, quando ela está a girar.

No entanto, há que ter em atenção que, quando a roda leva uma pancada, têm que haver raios que absorvam a pancada (neste momento estão a funcionar à compressão) para que não haja deformação nos 2 pontos onde o raio está apoiado (cubo e aro).

Espero que me tenha conseguido explicar lol

Dai ter-me saltado um raio do cubo daquela vez :roll:
 

o5car

Member
350plus said:
Basicamente a argumentação dele é que os raios de baixo suportam parte da carga tal como numa roda de raios de madeira. No entanto a forma como o fazem é diferente.

Ele explica que os raios estão originalmente sujeitos a uma pré-carga bastante grande. Quando o peso do ciclista actua sobre esses raios verifica-se uma diminuição da tensão, sem nunca se entrar num estado de compressão. Os raios actuam então como pequenos pilares rígidos. São rígidos enquanto estiverem tensionados. Isto é um pouco contra-intuitivo mas se pensarmos em termos de equilíbrio de forças faz algum sentido.

Nem mais! basta afroxarem 2/3 raios, e pressionarem ou colocarem peso na roda, com a "zona" dos raios frouxos, verão q eles vergam de imediato!

David Raquel said:
No entanto, há que ter em atenção que, quando a roda leva uma pancada, têm que haver raios que absorvam a pancada (neste momento estão a funcionar à compressão) para que não haja deformação nos 2 pontos onde o raio está apoiado (cubo e aro).
Ao meu ver, o q "segura" essa pancada, não é os raios da zona da pancada q entram em compressão, mas sim os raios do lado oposto fazem a tensão. Conta muito aqui é a resistencia do aro, pois se o aro dá nessa mesma zona de impacto, não é os raios q suportam, pois partem ou empenam de imediato...

... não sei me fiz entender... :oops:
 

Batas

New Member
:eek:fftopic:

Acho que deviam parar com a discussão acerca dos raios e sobre se funcionam à compressão ou tracção...

Quando leio coisas tipo:"No entanto, há que ter em atenção que, quando a roda leva uma pancada, têm que haver raios que absorvam a pancada (neste momento estão a funcionar à compressão) para que não haja deformação nos 2 pontos onde o raio está apoiado (cubo e aro). JURO que parece que sinto uma faca a entrar na barriga.

Por favor... Suplico... Esqueçam a palavra compressão.

Uma altura uma pessoa, muito exigente disse-me: "Quando te perguntarem algo para o qual não sabes a resposta, não respondas. Vai para casa, estuda o assunto, e formula uma resposta fundamentada".

:back2topic:

A Mavic parece que tirou um curso em maquinagem não? Aqueles aros estão super maquinados... Embora podiam ter pintado tudo de preto... :s
 

o5car

Member
Batas said:
A Mavic parece que tirou um curso em maquinagem não? Aqueles aros estão super maquinados... Embora podiam ter pintado tudo de preto... :s

Pois é Batas, mas assim ninguem ou muito pouca gente reparava q o "dito cujo" tinhas umas SLR de 2009!!! ;) e quem tem as de 2008, concerteza q vai querer "actualizar-se" :lol: :pipocas: :pipocas: :pipocas:

Viva o shunnig!
 

David Raquel

Active Member
Batas said:
:eek:fftopic:

Acho que deviam parar com a discussão acerca dos raios e sobre se funcionam à compressão ou tracção...

Quando leio coisas tipo:"No entanto, há que ter em atenção que, quando a roda leva uma pancada, têm que haver raios que absorvam a pancada (neste momento estão a funcionar à compressão) para que não haja deformação nos 2 pontos onde o raio está apoiado (cubo e aro). JURO que parece que sinto uma faca a entrar na barriga.

Por favor... Suplico... Esqueçam a palavra compressão.


Ai sim? então e explica-me la o que ha assim de tão errado? Segundo as aulas de estática que tive não me parece que esteja a dizer uma barbaridade! Mas pronto, fico à espera de uma resposta...
 

JorgeSantos

New Member
:back2topic:


Trocava de imediato as minhas Slr de 2008 por estas de (2009))

2009_m10.jpg


Eu gosto do aspecto "maquinado" dos aros. Aliás já nas Crosstrail que também possuo uma das coisas que mais aprecio é a estética do aro. No fundo apoveitaram a "ideia" das crosstrail e implantaram nas Slr. Acho o resultado final muito bom.
 

Batas

New Member
Eia... Josant, olha que o pessoal da Mavic ainda te vai processar por estares a dizer que se poderão ter baseado num modelo inferior para redesenharem as slr :mrgreen:

Como será a versão para V's...? 8)
 

Alf

Active Member
As antigas são muito mais bonitas, mas estas, mais sóbrias.

Nunca gostei do maquinado das crosstrail, portanto... :twisted:
 

pinhocastro

New Member
Eu devo ter as vistas tortinhas!!!!
anda tudo maluco?
onde é que estas SLR são bonitas? podem ser boas, leves e o raio... mas bonitas...
ST? não são bem mais bonitas? por falar nisso confirma-se que ficam na mesma?

Abraço
Pinho
 

XC_biker

Utilizador Banido
Josant said:
:back2topic:


Trocava de imediato as minhas Slr de 2008 por estas de (2009))

2009_m10.jpg


Eu gosto do aspecto "maquinado" dos aros. Aliás já nas Crosstrail que também possuo uma das coisas que mais aprecio é a estética do aro. No fundo apoveitaram a "ideia" das crosstrail e implantaram nas Slr. Acho o resultado final muito bom.

será que são maquinadas ao autocolantes apenas a decorar???

alguem sabe dizer peso???

cumprs
 

JorgeSantos

New Member
Parecem-me mesmo maquinadas :roll:

Já nas Crosstrail ao olhar distraido parece autocolante, mas depois constata-se que não o é. :wink:

Especulação acerca do peso : Devem ser mais leves...................os aros levam menos aluminio :lol: :lol:
 

prasquete

New Member
ISM 3D é como se chama o processo de maquinacao das paredes e centro do aro
Ate agora era so ISM, na parte central do aro

Deixaram-no pulido porque quiseram, porque as ST, tb tem, apesar da nervura central, que segundo eles dá mais resistencia, mas pintaram a parte que foi "desbastada" de preto.

cups
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Boa questão oh Batas, será que que a versão para v's também vai ter este "socalco" lateral ?! :mrgreen: :lol:

Não gosto da estética justamente por os "socalcos" não serem pretos. Será que a evolução passou exclusivamente por este aspecto? E peso? Quantos gramas a menos?
 
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