Marca CANYON nunca mais!!!!

tonyV

New Member
Se a compra foi online e fora do país ainda passa...diferentes maneiras de fazer as coisas:confused:
Já em loja física é inadmissível. Na factura deve/tem de constar o número do quadro.
 

canuco

New Member
Vou tentar responder a todas as perguntas....
as fotos que coloquei aqui não são minhas, estão num tópico aqui do forum iniciado pelo user Canyon_Portugal sobre bikes roubadas...que ironia!!!!
Eu não tenho fotos com o número do quadro, porque nunca pensei que isto fosse possivel! Nem nunca reparei que o número do quadro não constava na factura.

Em relação á PSP não me entregar a bike, tem a ver com burocracia. Eles apreenderam a bike e agora só pode ser devolvida por ordem do tribunal..
Hoje já fui ao tribunal apresentar todas as provas que tenho e fiz um requerimento para me devolverem a bike...agora vou espera que o sr. dr. juíz estaja bem disposto e dê despacho para a PSP me notificar e me entregar a bike!!!!!

Se vier a recuperar a bike, posso agradecer ás autoridades e não á grande e estupenda marca canyon.

É revoltante ter o meu bem ali á mão e não poder chegar a ele!! E mais revoltado ainda com a postura da marca Canyon em relação ao meu problema. Simplesmente disseram que não podiam ajudar em nada! Eu continuo a dizer que o que me choca mais nem é o facto do número do quadro ser um sticker...mas sim não haver um cruzamento entre o serial number e o número do quadro.
 

quileptor

New Member
..Para proprietários de bicicletas desta marca e para potenciais futuros proprietários (onde me incluo) - vejam e comentem na página FB deles, no post iniciado por um membro deste fórum!! a ver se a resposta é esclarecedora, ou não!! Cumps
 

Pedro Lima

New Member
E normal a PSP ou GNR nao devolver logo a bike como a queixa foi feita ja ha bastante tempo e provavel que tenha seguido para o ministerio publico . Ambas as pastes terao que fazer prova que sao o dono.MAs dera ser possivel fazer prova sem a factura. fotos e outro detalhes. Pelo sim e pelo nao ,nao fales muito no forum numca sabes quem esta a ler ....
 
Last edited:

Richie

New Member
Por acaso, há algumas coisas que não entendo.
O que é um S/N (Serial Number - Número de Série) e um Número de quadro?
Num carro, temos o Nº do motor e o Nº do chassis (acho eu), porque se podem dissociar ambas as coisas. Isto é, retirar o motor de um carro e colocar noutro.
Numa bicicleta, o Número de Série deveria ser o Número do Chassis.
É o BI daquela bicicleta. Há muitas (neste caso) Canyon, modelo XPTO, mas, há só uma com o Número 123456.
Isso é o Número de Série.

Por exemplo, e mais uma vez falo do caso que conheço - perdoem-me -, as SPZ, por exemplo, por baixo do eixo pedaleiro chegavam a ter três números (isto as bicicletas de carbono).
Só um dos números era o S/N que vinha, também, na caixa. Os restantes acho que eram códigos para saberem os lotes dos carbonos e, em caso de problema de garantia, saberem se era algum dos lotes que tinha ou não de ser todo recolhido, etc etc etc.

Acho estranho, mesmo muito, as Canyon terem tantos números, e não haver ligação entre eles.

Agora outra coisa.
A polícia acho que não possa fazer nada contra as fotografias que o (ainda) legítimo proprietário possa apresentar.
Senão vejamos. O Canuno tinha a Canyon dele. Tirava todas as fotos que queria, durante os anos de que era proprietário.
Entretanto, decidia vender a bicicleta a mim, que sou amigo dele.
Como nos conheciamos, eu pagava-lhe a bicicleta e ele dava-me a bicicleta.
Como o negócio foi "limpo", não há papéis. Era entre amigos, tudo bem.
Mas um dia, zangam-se as comadres e a coisa dá para o torto. A amizade acaba e o Canuco (que é má rês) - atenção, estou apenas a imaginar uma situação!!!!! - decide apresentar queixa na polícia munindo-se das fotos que tinha para argumentar que era sua. Quando, afinal de contas, já a tinha vendido!!!!
Ora, a polícia não pode ter presente apenas essas provas.... acho eu!!!

Acho que esta situação nos faz pensar um bocado a todos.... Infelizmente pelas piores razões!
Boa sorte para o desfecho da situação Canuco!
Abraço
 

Girinhas

New Member
Bruno E. Santos, vou tentar explicar-te um pouco como as coisas funcionam, sei que é mto fácil falar quando desconhecemos a realidade das coisas!
Para resumir sucitamente a PSP só efectuará a entrega da bicicleta mediante factura com o número de série e dados pessoais do proprietário que terá de bater certo com o documento de identificação, porque ai não existe dúvidas que este objecto pertence aquele fulano, existe uma prova física!visto isto não estar acontecer, resta as coisas avançarem para tribunal e mediante provas de fotos do canuco com a bike, mediante testemunhas que vão afirmar que a biciclete é dele, ai sim o juiz irá avaliar e tomar a sua decisão, que de certeza irá proceder à entrega!Toma consciencia de uma coisa a PSP só cumpre o que legalmente está escrito, dai existir os tribunais, para quando existe este tipo de dúvidas o juiz decide, se a PSP pudesse tomar a decisão de tudo não valia a pena existir tribunais!
Outra coisa que as pessoas desconhecem, quando se fala em ouro que pedem para entregar fotos, são fotos da pessoa com o ouro posto, que ai sim sim é uma grande prova, e mais sabes quem procede à entrega quando é nesses casos´?é novamente o tribunal, isto porque tmabém é apanhado o suspeito de as ter roubado e irá a julgamento, onde o lesado pode recorrer aos seus direitos.

Tou aqui farto de dizer o canuco o melhor que tem a fazer é recorrer a um advg de forma a que avance com o processo o mais rápido possível, só está a perder tempo porque já viu que junto CANYON não irá ver o seu problema resolvido.
Ele é um lesado e tem os seus direitos que os pode accionar em tribunal contra o mitra que lhe furtou a bicicleta!

Será que fui explicito?!
 

canuco

New Member
Tou aqui farto de dizer o canuco o melhor que tem a fazer é recorrer a um advg de forma a que avance com o processo o mais rápido possível, só está a perder tempo porque já viu que junto CANYON não irá ver o seu problema resolvido.
Ele é um lesado e tem os seus direitos que os pode accionar em tribunal contra o mitra que lhe furtou a bicicleta!

Será que fui explicito?!

A situação já está a seguir os tramites legais...o caso já está no tribunal.
Continuo é a manifestar o meu desagrado com a marca Canyon....
 

tribito

New Member
Nem sei que diga.......

Isto é surreal..........Este Fim de Semana vou andar a tirar fotos de fatura ao lado da bike e numeros para estar mais seguro..........triste....
 

fitty77

New Member
Infelizmente a questão que o Richie levanta é a mais pertinente com que nos deparamos hoje em dia.

A verdade, eu tenho um quadro que comprei, onde está o numero de série e o mesmo se encontra na factura, mas... O meu quadro é de carbono. Não pode ser gravado e a marcação é feita com um autocolante qe qualquer um pode arrancar.

Para além disso, o que o Richie disse é verdade, na venda de um usado, como é que fazemos? Não existe documento de transmissão de bem... Assim, a verdade é que o numero de série, pouco ou nada ajuda numa bicicleta em caso de roubo, porque não existe um registo de propriedade da mesma. Serve apenas para garantias e pouco mais... No caso da Canyon, pelos vistos não ligam a isso para garantia... No limite, apresentavas a factura, mesmo tendo o numero de série, que era coincidente com o numero no quadro, mas.... ele dizia que a tinha comprado!!! Pagou em dinheiro e até foi à frente de um mano qualquer que ele levou como testemunha... É complicado. O numero de série, de pouco ou nada serve. Pelo menos enquanto não houver um registo central, mesmo que fosse ao nivel das marcas, para registo do proprietário. Não podemos é pedir isso oficialmente pelo governo, porque se não qualquer dia pagamos imposto de circulação. Prefiro pagar um seguro para o roubo (no meu caso, as bikes estão no seguro do recheio da casa).

O que posso dizer ao Canuco, é que se ainda lá tiver a caixa onde veio a bike, pode ser que o numero gravado venha lá referido. E sim, esse numero gravado, pelo que sei (tive uma Canyon há uns anos de aluminio e o numero vinha gravado) é o numero de série... Não sei se entretanto algo mudou...
 

fitty77

New Member
Ainda assim, dizer que Canyon nunca mais... É capaz de ser demasiado. A verdade é que é um problema de todas as marcas. Referes-te ao quadro, mas então... e a suspensão, rodas, pedaleiro, etc, etc, etc??? Tudo isso tem numero de série, mas onde é que isso é facultado pelas marcas que os fabricam, ou pelas marcas que os montam? No fundo, isso seria impraticável, vender-se uma bike com referencia aos numeros de série todos...
 

PBM

New Member
Caro amigo...
acho que tens o teu caso resolvido.caso tenhas este papel com o nemero de serie das rodas...e so tiras o pneu da bike que o numero de serie esta la dento....vou tentar postar fotos da minha roda do cartao e do sitio onde esta o numero de serie...embora defocado....mas da para perceber....
Cumps espero ter resolvido o problema...
 

PBM

New Member
hello..
entao aqui vao fotos da roda...papel do numero de serie e onde encontralo dentro da roda
27042013089.jpg


http://img138.imageshack.us/img138/5975/27042013091.jpg
 
Last edited:

mpc

New Member
Boas canuco,

A opinião que tenho perante este caso é,

Sobre a Canyon -» a atitude da Canyon é lamentável e merece claramente nota negativa por partes dos clientes e potenciais clientes. Fica muito mal, não proteger os seus clientes!

Sobre a PSP -» fiquei na dúvida, se lhe foram apresentadas as provas mínimas pelo dono da bike (por exemplo fotos, factura, e outras provas) canuco a bike devia-te ter sido entregue e mais nada! E sem mais burocracias! Até porque o potencial vendedor (o ladrão) provou de algum modo que a bike lhe pertence? não pois não?
Se foi isto que aconteceu, é lamentável actuação da PSP neste caso e teve uma actuação negativa!

Sobre a compra da minha Cannondale, na BikeZone, posso informar que na factura, sem eu dizer nada, vinha registado o nº do quadro! Claro, se a roubarem podem sempre riscar o nº quadro gravado debaixo do eixo pedaleiro! Claro que nada é infalível, mas pelo menos fica o procedimento correcto, da Cannondale e da BikeZone!
 

PBM

New Member
Vou tentar colocar de novo as fotos....de referir que a minha bike e uma canyon nerve xc7 de 2011...e como desmontei a roda verifiquei que tinha mesmo um furo lento eheheh ele há coisas...
27042013091.jpg


27042013090.jpg
 

canuco

New Member
PBM, isso já ajuda e muito...Obrigado, é mais uma prova a meu favor.

Sobre a Canyon -» a atitude da Canyon é lamentável e merece claramente nota negativa por partes dos clientes e potenciais clientes. Fica muito mal, não proteger os seus clientes!

Sobre a PSP -» fiquei na dúvida, se lhe foram apresentadas as provas mínimas pelo dono da bike (por exemplo fotos, factura, e outras provas) canuco a bike devia-te ter sido entregue e mais nada! E sem mais burocracias! Até porque o potencial vendedor (o ladrão) provou de algum modo que a bike lhe pertence? não pois não?
Se foi isto que aconteceu, é lamentável actuação da PSP neste caso e teve uma actuação negativa!

O que mais me revoltou na Canyon foi o facto de se descartarem a dizer que não podiam ajudar em nada....não é assim que se tratam os cliente. Ao menos que aprendam com as asneiras que fazem e mudem um pouco a politica deles.

Quanto á PSP, acho que foram impecáveis, eu que até os costumo criticar....
Fizeram o que podiam fazer...ficaram tão espantados quanto eu quando viram que o número da factura não era o mesmo do quadro....ficaram sem saber o que fazer e decidiram apreender a bike até alguém provar que é sua posse...acho que estiveram bem. O "vendedor" da bike ainda a queria levar com ele dizendo que era dele...
 

abelha2

Active Member
Mpc isto não pode ser assim:

"Sobre a PSP -» fiquei na dúvida, se lhe foram apresentadas as provas mínimas pelo dono da bike (por exemplo fotos, factura, e outras provas) canuco a bike devia-te ter sido entregue e mais nada! E sem mais burocracias! Até porque o potencial vendedor (o ladrão) provou de algum modo que a bike lhe pertence? não pois não?
Se foi isto que aconteceu, é lamentável actuação da PSP neste caso e teve uma actuação negativa!
"

Se a bike teve desaparecida 1 ano ele podia tirar fotos....As fotos pouco ou nada provam. Alias nas fotos nao se vendo o numero de serie, ha muitas bikes iguais.

E imagina que o rapaz nem sequer foi ele que a roubou? e a comprou como usada? Aliás nem a factura prova que a bicicleta ainda é dele, pois como falaram é uma factura de compra, nao um registo de propriedade. A policia não tem o poder de julgar ninguem. Para isso servem os tribunais.

Esta semana comprei uma bike usada e nao tenho a factura dela nem nada que prove que a comprei, pois foi pago em dinheiro. Se o antigo dono for a psp dizer que lhe roubei a bike como é? tiram-ma e devolvem-na? Por isso mesmo guardei todos os emails que troquei com a pessoa e imprimi, por uma questão de segurança. Mas se fosse de um valor superior nao fazia o negocio numa esquina, no minimo numa loja em que tivesse testemunhas e um qualquer papel... (resumindo, lá por neste caso a bicicleta ter sido roubada, noutros pode ser quem a vendeu, a tentar ficar com a bike e o dinheiro, daí haver necessidade de provar as coisas, não podemos reagir po impulso)

Espero que consigas recuperar a bicicleta. Pois para todos os efeitos tens uma queixa apresentada, e mais provas que a bike te pertence que ele.
 
Top