tenho acompanhado este tópico e os vários disparates que por aqui se têm escrito.
Canuco, percebo a tua frustração perante toda esta situação, mas como já viste, a Canyon não é a única marca a ter este procedimento.
Não defendo a Canyon (não tenho nenhuma, nem conto vir a ter, independente desta situação), e apesar dos vários disparates que aqui têm sido expostos (não os quero identificar, pois serei de imediato atacado, e não é esse o objectivo do teu post), mas não posso deixar de comentar e expor a minha opinião.
Foi feita a comparação com carros e motas e respectivos números de série. Ora, caso alguém venda uma mota ou carro com o número de série adulterado, isso é crime. Não se pode alterar este dado!!!!! Agora, se como referido pela Canyon, o número gravado no quadros não é único, mas sim de uma série ou lote de quadros, não é uma primary key que vai resolver....sim, sou programador.
Mas vender uma bike sem registos é muito mais facil que um carro ou mota….muitas pessoas não verificam estas questões quando da compra, tu não o fizeste, eu posso dizer-te que nem factura tenho…
Pelos meus escassos conhecimentos da coisa, um quadro de carbono é moldado, logo esse número deve ser gravado no quadro quando da moldagem, e o mesmo molde, manda o mesmo número sempre. Alumínio já é gravado à posteriori....e aí sim, pode perfeitamente corresponder ao número de série. Julgo eu…
Agora, julgo também que muitos parecem "cães" aos círculos a tentar morder a cauda. Caramba, tiveste um infortúnio, e foste à PSP (que como deves compreender, ficou do teu lado e apreendeu a bicicleta para apresentações de titularidade), apresentaste queixa e deverás ter deixado as características na queixa, e possíveis riscos, marcas, que a tornam única...
Tens uma queixa apresentada, tens uma factura, ou um registo na Canyon, e tens a tua versão para explicar a um juiz, e essa de certeza que será bem mais credível que a do outro (se tiveres do teu lado a marca, que pelo que vi já se prontificou para prestar esclarecimentos, mas que tu aparentemente negas, seria melhor)
O que tem o outro? Nada, agora já nem a bicicleta…e uma história mal contada….
Agora, também não sou radical ao ponto de dizer que tens culpa, pois deverias ter guardado melhor a bicicleta, etc, acho apenas que deverias ter do teu lado o representante, por pouca ajuda que te possa dar, embora o recuses. Creio ainda que isso te iria beneficiar perante um juiz.
Não creio ainda que isto seja motivo para dizer que a Canyon é uma má marca com maus produtos. Quando a compraste, foi a tua escolha, mas acho que sou unânime em agradecer a tua chamada de atenção pelo que te aconteceu, e que pelos vistos acontece em várias marcas.
Agora, é muito complicado provar que uma bicicleta é mesmo nossa, no caso do carbono…
Vejamos o seguinte caso:
Eu roubo bicicletas (suponhamos, ok). Se roubo, roubo mais que uma….
Roubei a tua, facilmente a desmancho(terei outras obtidas da mesma forma), troco suspensões, rodas, selim, etc….isto é fácil….e vendo….mesmo assim, conheces o quadro? E como provar? E se o quadro tiver sido pintado a seguir?
É muito complicado…num carro ou mota, tem uma chapa gravada, além do número visível nalguns sítios(os carros possuem uma janela no para-brisas), etc, número de motor(que pode ser mudado) mas o chassis tem de corresponder aquela matrícula…o ideal seria algo deste género,que no entanto, como alguns utilizadores que tenho assistido, gastam mundos e fundos para tirar 3 gr numa bike, o que fariam a esta chapa? ou como alguém já referiu, um chip, que iria encarecer e de que maneira o produto, o que é desde logo uma incoerência numa marca como a Canyon….alguns users deram boas sugestões, mas todas falíveis…
Resta-me desejar-te a melhor das sortes neste caso todo, mas julgo que tens do teu lado várias coisas que abonam a teu favor….mas se tiveres a Canyon, também só tens a ganhar…vais ver que a tua bike vai voltar ao “ninho”…