Maratona de Bragança - Montesinho 101 - 22 de Junho

#1
Caros amigos

No passado domingo decorreu no Parque Natural de Montesinho um grande evento de BTT, organizad o pela Associação de Ciclismo de Bragança. Os cerca de 140 bttista (portugueses e espanhois) que participaram devem estar muito satisfeitos por terem participado neste magnífico evento!!
Aspectos positivos:
- fabulosos trilhos, pouco técnicos mas exigentes em termos físicos
- paisagens magníficas
- postos de abastecimento, em quantidade e qualidade: presunto, bola de carne, queijo, marmelada caseira, vinho, água, sumos, etc,etc... :#1:
- percurso excelentemente marcado! Era impossível os mais distraídos perderem-se! Poderei dizer "EXCESSIVAMENTE BEM MARCADO!!!
- almoço: posta à mirandesa servido à mesa! :#1:

Aspectos negativos:
- nenhuns, a não ser o muito calor e os poucos bttistas que participaram.

Considero que estamos perante um evento de BTT que num futuro muito próximo será um dos mais importantes do país!!!! :podio:
 
#2
...vi este "passeio" a uns tempos e disse logo que ia!! Mais de 3000 de acumulado nos 100 km eram realmente um desafio muito interessante!!!
...mas depois de umas pedaladas pelas Asturias...um joelho ressentiu-se e pronto... :( :cry:...

Parabéns a Organização e se no próximo ano organizarem outra vez com as mesmas características...quero ir!!
 
#3
Caro António Faísca

Segundo a organização vai haver a edição 2009 que decorrerá na mesma altura, com o percurso a envolver a Serra de Montesinho e a zona de Rio D`onor. O que ganhou os 101 km ( 3300 metros de desnivel acumulado ) fez cerca 5,40 h.
 
#4
Ola!

Deste evento, só posso dizer - 5 Estrelas!!!! :lol: :lol:

Eu tinha ido passar o Fim-de-semana a Bragança e por coicidencia vi um anuncio do evento, claro que tratei logo de fazer a incrição, como tinha pouco tempo, no domingo, uma vez que ainda tinha de fazer a viagem poara Lx, só fui aos 44km, pelo que não apanheia o parque de Montesinho, e o correspondente "empeno". Mas o percurso que fiz estava tudo muito bem organizado, não vi nenhuma fita de plastico para indicar o caminho, tudo com placas com setas e outros sinais, que indicavam claramente a continuação do percurso, relativamente a este aspecto, estava tudo uma maravilha.
Depois e no que diz aos abastecimentos, foi à transmontana, ninguem passava fome, o mesmo para o almoço, tambem ele à Transmontana, Posta à Mirandesa...
Foi só pena, a pouca gente que aderiu. Um evento destes, mais para o centro do pais, e seria o ai te avias para conseguir uma inscrição.
Espero que para o ano se consiga mobilizar mais gente para participar, principalmente bttistas forasteiros, não se iram arrepender.
Já agora, deixo a ideia, e se a intenção for trazer mais pessoal de fora, e tal como acontece aqui para o Sul e Centro nos grandes eventos do BTT, prova ao Sabado seria mais aliciante, permitindo ao pessoal de longe fazer os percursos mais longos. É só uma ideia!!! :oops:
Foi a primeira vez, que fiz uma prova organizada, de BTT, na minha cidade natal, porque no que diz respeito ao Ciclo turismo, espero ir ai fazer a passeio de Agosto, já estive ai mais anos, e adorei tambem.

Abraço a todos os participantes e elementos da Organização

Alex
 
#5
jp.moutinho said:
Caro António Faísca

Segundo a organização vai haver a edição 2009 que decorrerá na mesma altura, com o percurso a envolver a Serra de Montesinho e a zona de Rio D`onor. O que ganhou os 101 km ( 3300 metros de desnivel acumulado ) fez cerca 5,40 h.
Esteve na agenda dos Cagaréus e até ainda está no site como podem verificar, mas por indisponibilidade de alguns elementos acabei por mudar de rumo e ir no sábado até a Sertã, mas fica para a proxima.

Quem ganhou os 101 foi o nosso amigo Micx do Btt vale do Vouga.
 
#6
Olá,

Eu sou a Rita, estive ontem na maratona de Bragança, só fiz os 44km, mas chegou bem para levar um grande empeno, aliás acho que 20km chegavam para o empeno.
Espetáculo, adorei, e já estou pronta para o proximo (espero que seja ao sabado para poder ir aos 70km, pois a viagem até à capital ainda é longa).
Esteve tudo 5 estrelas, nunca vi um raid, passeio ou seja o que fôr tão bem marcado, não davam a minima hipotese de erro, os fotografos foram impecáveis, a posta estava um espetaculo.

Obrigado à excelente organização
Ana Rita
 
#7
Viva,

Montesinho 101 estava anunciado como um grande empeno mas superou as expectativas.
Após um breve aquecimento começamos a subir para o primeiro abastecimento, sempre a subir, e ao fim de 20 kms lá estava ele. Ao bom costume transmontano a organização presenteou-nos com uma mesa farta e variada (há quem diga em excesso para uma maratona). Quando a simpática senhora que nos recebia nos perguntou, a mim e ao meu parceiro, se queriamos uma cervejinha fresquinha pensei em ficar logo por ali :lol:, havia presunto, bola de carne, tanta coisa boa que foi dificil resistir à tentação de aceitar a cerveja e esperar pelo carro de apoio que nos levasse de volta à cidade de Bragança... mas lá nos pusemos de novo a caminho.
Veirifquei os kms e a altimetria, sensivelmente 20 kms e 870 metros de acumulado. Faltavam cerca de 57 kms e 1200 de acumulado (para os 77 kms, pois já se fazia sentir o empeno), adivinhava-se um percurso acessível com o acumulado distribuído pelos kms.
Arrancamos a todo o gás pois apareceram as primeiras descidas sempre pouco técnicas e rápidas, há que aproveitar para ganhar algum terreno. Os kms foram passando sempre a bom ritmo muito rolantes com velocidades bastante boas. As paisagens sempre muito bonitas e o grau de dificuldade baixo do percurso apartir do abastecimento permitia que as apreciassemos. Mas... faltavam cerca de 1200 metros de acumulado para o fianl dos 77 kms.
Aos 50 e poucos kms fomos presentados com o digestivo para os dois abastecimentos que tivemos entretanto (os dois da mesma qualidade, excelentes), uma subida em alcatrão longa e com uma inclinação semelhante ao calor que se fazia sentir e para piorar a situação exposta ao sol. Coisa de crianças comparada com a subida que nos esperava uns kms mais adiante. Tenho pena da malta que foi para os 107 kms e chegou a esta "última" subida com mais de 90 kms :shock:, foram 3 kms a subir sempre à mão. Estava um elemento da organização no cimo da subida e informar que já só faltava mais uma subida até ao final :evil:, para evitar desistências presumo eu :lol:.
Durante essa última subida o termómetro do meu ciclocomputador indicava temperaturas na ordem dos 40 graus chegando aos 43 graus dada a exposição ao sol.
Resumindo foram 5h 30m muito duros, que poderiam ser mais divertidos se o acumulado estivesse mais distribuido pela totalidade dos kms.
O almoço foi muito bom como seria de esperar depois do que vimos nos abastecimentos. Este é sem dúvida um evento para aqueles que gostam de desafios.
Balanço positivo para uma malta da organização muito simpática.

Boas pedaladas...
 
#10
Sem dúvida uma das melhores maratonas que já fui...
Participei nos 77km porque de facto o calor não ajudou em nada... A tal "Penúltima" subida tive que a fazer a pé e já nem água tinha no camelback :( q desespero pois já era 12:30 e o sol a bater no corpo em nada ajudava, o que vale é que por nos esperava o ultimo abastecimento... acho que nunca fiquei tão contente por ver um sr. com garrafas de água á nossa espera. Até abracei o senhor... lol
Gostei também do espírito de entre ajuda dos participantes. Foi uma maratona sem dúvida fantástica e com paisagens memoráveis.
Para o ano la estarei novamente...
 
#11
Boas...
Estava muito curioso em relação a esta maratona, tanto pela dificuldade anunciada mas também pelos trilhos e paisagens... uma vez que já tinha tido a oportunidade de estar de férias na serra de Montesino.
Espectativas superadas, trilhos muito bons, rolantes mas durinhos qb!!! :mrgreen:
Foi o verdadeiro empeno aquelas subidas finais, feitas a pé :evil:, mas valeu a pena!!! :wink:
Obrigado a todas as pessoas envolvidas no evento pela simpatia e disponibilidade, em particular ás senhoras nos abastecimentos que foram uma simpatia. :D
Boas pedaladas