Maratona de Bragança - Montesinho 101 - 22 de Junho

jp.moutinho

New Member
Caros amigos

No passado domingo decorreu no Parque Natural de Montesinho um grande evento de BTT, organizad o pela Associação de Ciclismo de Bragança. Os cerca de 140 bttista (portugueses e espanhois) que participaram devem estar muito satisfeitos por terem participado neste magnífico evento!!
Aspectos positivos:
- fabulosos trilhos, pouco técnicos mas exigentes em termos físicos
- paisagens magníficas
- postos de abastecimento, em quantidade e qualidade: presunto, bola de carne, queijo, marmelada caseira, vinho, água, sumos, etc,etc... :#1:
- percurso excelentemente marcado! Era impossível os mais distraídos perderem-se! Poderei dizer "EXCESSIVAMENTE BEM MARCADO!!!
- almoço: posta à mirandesa servido à mesa! :#1:

Aspectos negativos:
- nenhuns, a não ser o muito calor e os poucos bttistas que participaram.

Considero que estamos perante um evento de BTT que num futuro muito próximo será um dos mais importantes do país!!!! :podio:
 

Antonio Faisca

New Member
...vi este "passeio" a uns tempos e disse logo que ia!! Mais de 3000 de acumulado nos 100 km eram realmente um desafio muito interessante!!!
...mas depois de umas pedaladas pelas Asturias...um joelho ressentiu-se e pronto... :( :cry:...

Parabéns a Organização e se no próximo ano organizarem outra vez com as mesmas características...quero ir!!
 

jp.moutinho

New Member
Caro António Faísca

Segundo a organização vai haver a edição 2009 que decorrerá na mesma altura, com o percurso a envolver a Serra de Montesinho e a zona de Rio D`onor. O que ganhou os 101 km ( 3300 metros de desnivel acumulado ) fez cerca 5,40 h.
 

axe_GT

New Member
Ola!

Deste evento, só posso dizer - 5 Estrelas!!!! :lol: :lol:

Eu tinha ido passar o Fim-de-semana a Bragança e por coicidencia vi um anuncio do evento, claro que tratei logo de fazer a incrição, como tinha pouco tempo, no domingo, uma vez que ainda tinha de fazer a viagem poara Lx, só fui aos 44km, pelo que não apanheia o parque de Montesinho, e o correspondente "empeno". Mas o percurso que fiz estava tudo muito bem organizado, não vi nenhuma fita de plastico para indicar o caminho, tudo com placas com setas e outros sinais, que indicavam claramente a continuação do percurso, relativamente a este aspecto, estava tudo uma maravilha.
Depois e no que diz aos abastecimentos, foi à transmontana, ninguem passava fome, o mesmo para o almoço, tambem ele à Transmontana, Posta à Mirandesa...
Foi só pena, a pouca gente que aderiu. Um evento destes, mais para o centro do pais, e seria o ai te avias para conseguir uma inscrição.
Espero que para o ano se consiga mobilizar mais gente para participar, principalmente bttistas forasteiros, não se iram arrepender.
Já agora, deixo a ideia, e se a intenção for trazer mais pessoal de fora, e tal como acontece aqui para o Sul e Centro nos grandes eventos do BTT, prova ao Sabado seria mais aliciante, permitindo ao pessoal de longe fazer os percursos mais longos. É só uma ideia!!! :oops:
Foi a primeira vez, que fiz uma prova organizada, de BTT, na minha cidade natal, porque no que diz respeito ao Ciclo turismo, espero ir ai fazer a passeio de Agosto, já estive ai mais anos, e adorei tambem.

Abraço a todos os participantes e elementos da Organização

Alex
 

cagaréu

New Member
jp.moutinho said:
Caro António Faísca

Segundo a organização vai haver a edição 2009 que decorrerá na mesma altura, com o percurso a envolver a Serra de Montesinho e a zona de Rio D`onor. O que ganhou os 101 km ( 3300 metros de desnivel acumulado ) fez cerca 5,40 h.

Esteve na agenda dos Cagaréus e até ainda está no site como podem verificar, mas por indisponibilidade de alguns elementos acabei por mudar de rumo e ir no sábado até a Sertã, mas fica para a proxima.

Quem ganhou os 101 foi o nosso amigo Micx do Btt vale do Vouga.
 

Anita

New Member
Olá,

Eu sou a Rita, estive ontem na maratona de Bragança, só fiz os 44km, mas chegou bem para levar um grande empeno, aliás acho que 20km chegavam para o empeno.
Espetáculo, adorei, e já estou pronta para o proximo (espero que seja ao sabado para poder ir aos 70km, pois a viagem até à capital ainda é longa).
Esteve tudo 5 estrelas, nunca vi um raid, passeio ou seja o que fôr tão bem marcado, não davam a minima hipotese de erro, os fotografos foram impecáveis, a posta estava um espetaculo.

Obrigado à excelente organização
Ana Rita
 

Xpectro

New Member
Viva,

Montesinho 101 estava anunciado como um grande empeno mas superou as expectativas.
Após um breve aquecimento começamos a subir para o primeiro abastecimento, sempre a subir, e ao fim de 20 kms lá estava ele. Ao bom costume transmontano a organização presenteou-nos com uma mesa farta e variada (há quem diga em excesso para uma maratona). Quando a simpática senhora que nos recebia nos perguntou, a mim e ao meu parceiro, se queriamos uma cervejinha fresquinha pensei em ficar logo por ali :lol:, havia presunto, bola de carne, tanta coisa boa que foi dificil resistir à tentação de aceitar a cerveja e esperar pelo carro de apoio que nos levasse de volta à cidade de Bragança... mas lá nos pusemos de novo a caminho.
Veirifquei os kms e a altimetria, sensivelmente 20 kms e 870 metros de acumulado. Faltavam cerca de 57 kms e 1200 de acumulado (para os 77 kms, pois já se fazia sentir o empeno), adivinhava-se um percurso acessível com o acumulado distribuído pelos kms.
Arrancamos a todo o gás pois apareceram as primeiras descidas sempre pouco técnicas e rápidas, há que aproveitar para ganhar algum terreno. Os kms foram passando sempre a bom ritmo muito rolantes com velocidades bastante boas. As paisagens sempre muito bonitas e o grau de dificuldade baixo do percurso apartir do abastecimento permitia que as apreciassemos. Mas... faltavam cerca de 1200 metros de acumulado para o fianl dos 77 kms.
Aos 50 e poucos kms fomos presentados com o digestivo para os dois abastecimentos que tivemos entretanto (os dois da mesma qualidade, excelentes), uma subida em alcatrão longa e com uma inclinação semelhante ao calor que se fazia sentir e para piorar a situação exposta ao sol. Coisa de crianças comparada com a subida que nos esperava uns kms mais adiante. Tenho pena da malta que foi para os 107 kms e chegou a esta "última" subida com mais de 90 kms :shock:, foram 3 kms a subir sempre à mão. Estava um elemento da organização no cimo da subida e informar que já só faltava mais uma subida até ao final :evil:, para evitar desistências presumo eu :lol:.
Durante essa última subida o termómetro do meu ciclocomputador indicava temperaturas na ordem dos 40 graus chegando aos 43 graus dada a exposição ao sol.
Resumindo foram 5h 30m muito duros, que poderiam ser mais divertidos se o acumulado estivesse mais distribuido pela totalidade dos kms.
O almoço foi muito bom como seria de esperar depois do que vimos nos abastecimentos. Este é sem dúvida um evento para aqueles que gostam de desafios.
Balanço positivo para uma malta da organização muito simpática.

Boas pedaladas...
 

lipa

New Member
Sem dúvida uma das melhores maratonas que já fui...
Participei nos 77km porque de facto o calor não ajudou em nada... A tal "Penúltima" subida tive que a fazer a pé e já nem água tinha no camelback :( q desespero pois já era 12:30 e o sol a bater no corpo em nada ajudava, o que vale é que por nos esperava o ultimo abastecimento... acho que nunca fiquei tão contente por ver um sr. com garrafas de água á nossa espera. Até abracei o senhor... lol
Gostei também do espírito de entre ajuda dos participantes. Foi uma maratona sem dúvida fantástica e com paisagens memoráveis.
Para o ano la estarei novamente...
 

OSAC

New Member
Boas...
Estava muito curioso em relação a esta maratona, tanto pela dificuldade anunciada mas também pelos trilhos e paisagens... uma vez que já tinha tido a oportunidade de estar de férias na serra de Montesino.
Espectativas superadas, trilhos muito bons, rolantes mas durinhos qb!!! :mrgreen:
Foi o verdadeiro empeno aquelas subidas finais, feitas a pé :evil:, mas valeu a pena!!! :wink:
Obrigado a todas as pessoas envolvidas no evento pela simpatia e disponibilidade, em particular ás senhoras nos abastecimentos que foram uma simpatia. :D
Boas pedaladas
 
Top