Sugestao para quem faz revisoes a suspensoes (profissionais ou amadores)
Por falta de sitio onde fazer porcaria, ate muito recentemente tenho pago para me fazerem a revisao as suspensoes. E o resultado tem ficado bastante aquem das expectativas, dado os valores cobrados.
O que se passou foi o seguinte. Das ultimas 3 vezes que me fizeram revisoes/reparacoes as suspensoes (uma Reba e uma Lyrik), vieram sempre com oleo a mais, ou no circuito de compressao, ou nas jarras.
Nao vou citar nomes, porque o proposito do topico nao e bater em ninguem, e errar e humano. Mas a primeira vez foi com a Reba nos EUA, antes de trazer a bicicleta de volta para Portugal. O mecanico pos oleo em excesso no circuito de compressao. Como resultado da pressao em excesso no Motion Control, o vedante da haste do rebound foi a vida, e o oleo correu para as jarras, ficando basicamente com uma forquilha rigida passados poucas centenas de km.
Esta reparacao saiu-me do bolso e ja foi feita em Portugal. Quando recebi a suspensao, e para confirmar a resolucao do problema, tirei o ar todo para ver se ela fazia so 100mm de curso que devia e... so fazia 80mm. Fiz uns kms com ela assim para ver se era do vedantes, mas nao houve alteracoes. Diagnostico provisorio: oleo em excesso, ou no Motion Control ou nas jarras. Tive que a abrir para descobrir, e era nas jarras. Podia ter enviado de volta, mas mais 2 semanas sem a suspensao, nao obrigado.
A terceira vez foi com a Lyrik, tambem nos EUA (mas um mecanico diferente), quando mudaram o oleo do Mission Control. Nas voltas a seguir notei que nao conseguia usar o curso todo como habitual. Tiro o ar todo e... pois e, oleo em excesso. Essa levei-a la ao mecanico, e quase que tive que me chatear com ele para verificar. Mas a cara com que ele ficou quando viu que tinha razao compensou a chatice.
Portanto, deixo aqui o apelo, a quem faz da vida mexer em suspensoes (e tambem aos proprietarios que fazem as revisoes), que incluam na rotina de testes apos intervencao (se e que se dao ao trabalho de fazer tal coisa) comprimir a suspensao sem ar na camara (ou com a mola retirada), para se certificarem que nao levou oleo em excesso.E que o trabalho de sapateiro fica a vista uns kms a frente, quando os vedantes vao a vida.
Eu por mim tao cedo nao pago a ninguem para me fazer trabalhos de amador a preco de profissional nas minhas suspensoes.