Mais um indeciso numa FS para XC

ohrc

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Boa tarde, amigos :cool:

É o meu primeiro post, neste forum. Sou mais um indeciso na compra de bicicleta para XC... A única "certeza" que tenho, é que "acho" que quero FS! :D

Neste momento, tenho 2 bicicletas, que já me acompanham há alguns anos. Tenho uma Specialized Big Hit 1 e uma GT Chucker 2.0. Agora, com a idade a avançar os objectivos são um bocado diferentes e, com isto, necessidade de bicicleta nova. Estava a pensar em vender a Spec e comprar um bicicleta, com suspensão total, mais adequada a XC (em segunda mão). Já dei muitos passeios com ela e sei que está (muito) longe de ser o ideal, mas gosto muito do conforto das FS. Muitas vezes, mesmo sabendo que cansa bem mais, prefiro levá-la só por causa do conforto. Assim, gostaria de a trocar por algo (BEM) mais leve e melhor.

Seleccionei as seguintes hipóteses (entre os 600€ e os 1200€), umas em melhor estado que outras mas, numa primeira fase, o importante será a qualidade da bicicleta.

Vou apresentá-las em ordem decrescente de preço, sendo a primeira a mais cara e a ultima a mais barata:

Marca e Modelo - Ano
Specialized Epic Comp 2010
Specialized FSR XC ?
Radon Skeen 8.0 2012
Cube MAS 125 ?
Lapierre X Control 310 2013
Lapierre X Control 310 ?
Scott Spark 40 2009
KTM Prowler 2,0 2013
Rockrider 9.2 2012
Canyon Nerve XC 7,0 2012
Mondraker Factor ?
GT Sensor 2012

Gostaria que os mais entendidos que eu (todos), me ajudassem a tomar uma decisão. Quanto mais vejo, mais indeciso fico. Nem vou entrar pelas HT, roda 26, 27,5 e 29, porque aí é que nunca mais me decido. Estas acho que são todas 26...

Conselhos e sugestões são bem vindos.

Obrigado, desde já

Abraço
 
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DriveMe

Active Member
Boas.

Não será difícil encontrar reviews desses modelos.
Perde algum tempo a pesquisar (vê o site da bikeradar, p.e.).

Ajudava indicares o preço de cada uma, assim como os componentes.
Para reduzir a escolha, convém perceber o estado delas (e parto do princípio que o tamanho do quadro em cada uma das opções é adequado), e se precisam de manutenção (no imediato ou a curto prazo, e para que valores vai essa manutenção) ou substituir algum material. Desta forma podes descartar algumas opções.

Por esses valores, tinha em conta modelos da Giant com o sistema Maestro (Anthen ou Trance).
 

ohrc

New Member
Boas

Obrigado :D

Tenho andado "entretido" com isso. Tenho visto algumas reviews e comparativos. Decidi abrir este tópico para o caso de haver alguém que já teve a mesma indecisão que eu me pudesse ajudar.

Numa primeira fase, o ideal seria retirar as bicicletas que menos se enquadram em XC. Quando a lista estivesse mais reduzida ia colocando mais informações das candidatas finais.. Já procurei por esses modelos, mas não há do meu tamanho. Todos estes são do meu tamanho. Tenho à volta de 1,85 m, por isso, teria de ser L ou maior que 19 polegadas, certo? Não é muito fácil de encontrar bicicletas, com estas características, em segunda mão.
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas :)

Se eu estivesse no teu lugar escolhia a specialized epic, mas apenas porque gosto muito da bicicleta :p

Quando dizes XC, estas te a referir a 80 e 100mm de curso em ambas as suspensões, certo? Porque assim sendo já tens algumas na tua lista que já não dão :)
 

fabio viana

Well-Known Member
Da lista que metes-te acima as melhores para xc são as seguintes:

Até 100mm:
-Specialized Epic Comp 2010
-Scott Spark 40 2009

E as de 120mm:
-Radon Skeen 8.0 2012
-Cube MAS 125
-Rockrider 9.2 2012
-Canyon Nerve XC 7,0 2012

Agora depende do curso que desejas..
 
Eu por mim ia para as mais recentes, neste caso as de 2013, porque devem estar em melhor estado, com componentes mais modernos, logo mais evoluidos e teoricamente melhores.

A Lapierre tem um sistema de suspensão bastante decente e que funciona bem, era a minha opção.
A Ktm pareçe-me que tem mais curso, logo deve ser um pouco mais pesada.
A Canyon é de 2012 mas como em principio deve ser das mais bem equipadas para o preço, também deve ser uma boa opção.

Avalia também as gamas das suspensões, travões, transmissão, etc ( toda a transmissão, as marcas mais caras normalmente cortam bastante neste aspecto, são capazes de ter um desviador traseiro de uma gama para chamar a atenção e depois pratos, manipulos, desviador frente por exemplo são de uma gama mais baixa. )
 

abelha2

Active Member
Eu tenho uma suspensão total com 120mm de curso, e as vezes penso senão teria sido melhor ir para os 140mm, pois gosto de um sag generoso, para permitir maior conforto.
Acho que menos de 120 é "curto" para quem precisa de conforto, pois ou anda com um sag generoso e sempre a "bater" a suspensão, ou anda com ela mais dura, e o conforto diminui.

Tenho uma ghost AMR 5700, da geração de 2013, e até agora 5 estrelas mesmo.
 

fabio viana

Well-Known Member
Acho que menos de 120 é "curto" para quem precisa de conforto, pois ou anda com um sag generoso e sempre a "bater" a suspensão, ou anda com ela mais dura, e o conforto diminui

Nesta parte concordo com o abelha2...

Mas se o objectivo é andar em percursos de XC os 120mm são mais que suficientes, mas existe pessoal que diz que pratica XC, mas na realidade já esta mais no ALL Mountain :p

Contudo o melhor é o ohcr dizer qual o tipo de terreno em que anda, porque por exemplo quando li a parte em que ele precisava de uma bike para XC mas com conforto sugeri as de 100 e 120mm, mas se o ohcr usar a bicicleta em terrenos mais acidentados ao estilo AM, vai precisar de mais de 120mm para ter o conforto que deseja :)

Cumps
 

ohrc

New Member
Boas

Muito obrigado pela ajuda! Todas as opiniões pesam na decisão final..

Em relação ao curso, o que me dizem da Specialized Strumpjumper FSR Expert com suspensão Fox talas que permite regular 100mm, 120mm e 140m? Amortecedor Fox, com sistema brain. Rodas Malic SLR. Acham apropriada para XC?
 

fabio viana

Well-Known Member
Sim, é uma boa bicicleta, com bom equipamento, e sempre podes regular a suspensão para as voltas de XC(100mm) como para as mais viradas para o AM(140mm).
 

2stupid

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Viva!

Apenas um pequeno reparo, eu não "consigo" andar com a minha a menos de 140mm, (à falta de melhor expressão) o feeling muda completamente, não gosto. Ando sempre a 140mm e sem qualquer problema.
A minha faz também 140mm de curso traseiro, em modelos com menos curso poderá ser diferente.

Boa sorte com a nova máquina, seja ela qual for.

Peace
2stupid
 

ohrc

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Obrigado!! :D

Respondendo com mais calma às questões... Actualmente, praticamente só faço percurso em cidade mas, com a compra da nova bicicleta, pretendo modificar um pouco isso, Gostava, inclusivamente, de participar em passeios e "maratonas". Esta Specialized Strumpjumper FSR Expert parece-me uma boa hipótese por poder conciliar o melhor de vários mundos, podendo adaptar as suspensões às necessidades do momento. Bem vejo o que me custa acompanhar os meus amigos, a maior parte com HT, na Big Hit.... :fpalm:

Ainda analisei a hipótese de comprar uma HT 29. Como sou alto, talvez até ficasse mais "proporcional", mas acho que iria sentir falta do amortecedor. Com a FS posso sempre bloquear o amortecedor, já com a HT não o posso adicionar. Não sei, é a ideia que tenha, talvez esteja errado. Se quiserem comentar...

Faz algum sentido eliminar as hipóteses que não têm suspensões FOX?

Obrigado por toda a ajuda.

Abraço
 

Hardskin

Well-Known Member
Mais que que uma questão de feeling, a sensibilidade de inicio de curso e por consequência a leitura do terreno, é alterada quando este é baixado numa suspa em que o mesmo seja variável.

 

SeteGu

Active Member
ohrc said:
Faz algum sentido eliminar as hipóteses que não têm suspensões FOX?
A meu ver não faz... porque há mais vida além da FOX. Além do mais, dentro da FOX, há varias gamas... não é tudo topo de gama só por ser FOX. As gamas são: Evolution, Performance e Factory (sentido crescente de qualidade). Convém ter atenção a isso.

Na minha opinião, a nível de curso, talvez o ideal seja 120mm... visto que é bastante polivalente. Com 140 ou 160 naturalmente ganha-se conforto mas para XC puro e duro é capaz de ser desperdício. Vê este vídeo:
[video=youtube;xPVHwoMhQ-A]https://www.youtube.com/watch?v=xPVHwoMhQ-A[/video]

Talvez a rapidez seja o menos relevante... mas dá para tirar umas ideias.
 

ohrc

New Member
Obrigado. Logo vou ver o video com atenção..

Só disse isso (da FOX) porque, normalmente, dentro das marcas, o modelo mais fraco vem com uma suspensão (Rock Shox, por exemplo) e os melhores modelos vêm com FOX. Foi mesmo a única razão, até porque nunca tive uma bicicleta com suspensão FOX.... Por acaso, a minha ideia seria os 120mm mas, se der para regular, melhor. A Specialized Strumpjumper vem com susp Fox Talas.

O sistema brain também me agrada MUITO. Pelo que percebi, impede que o amortecedor trabalhe enquanto estamos a pedalar, certo? A subir, por exemplo.. Uma FS, nunca é como uma HT, a subir, certo? Mas não é muito diferente, pois não? Pelo menos vejo muitos grupos de ciclistas, em cidade, com FS. A minha é que é um caso à parte..
 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Talas, salvo erro, será performance ou factory e no fundo indica que o curso é variável.

Mesmo sem o brain na maioria das FS podes bloquear manualmente a suspensão e amortecedor sempre que te apeteça. No entanto nas versões mais baratas ou "hardcore" (Enduro/DH tipicamente com 160mm ou mais) tal pode não ser possível.

Em terreno irregular (a subir) o amortecedor até pode ajudar a manter a roda colada ao terreno... ao contrário das HT que vai com a roda sempre a saltitar e a perder tração.

EDIT: Por vezes até há regulações intermédias que não bloqueiam totalmente mas tornam o amortecedor menos sensível para não bombear tanto.
 
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fabio viana

Well-Known Member
Por vezes até há regulações intermédias que não bloqueiam totalmente mas tornam o amortecedor menos sensível para não bombear tanto.

Esse sistema é comum nas Scott Spark/Genius com o twinlock :)

Por isso se o ohcr, encontrar uma scott spark ou genius com esse sistema, ficava bem servido.

O sistema brain também me agrada MUITO. Pelo que percebi, impede que o amortecedor trabalhe enquanto estamos a pedalar

Sim é isso, porém alguns rider's com o sistema brain queixam-se da falta de sensibilidade no inicio de curso, mas nada de preocupante.
 

ohrc

New Member
Juntei mais algumas informações das candidatas:

Specialized Epic Comp 2010
CARBONO
Rodas mávic tubless
Velocidade xt 3×10
Pedaleira xt
Suspensões fox specialized sistema inteligente ar brain. 100mm
Cassete e corrente shimano
Discos shimano frente 180mm

Santacruz Superlight 2009
Suspensão e amortecedor Fox
Protecções/películas contra riscos e pedradas no quadro
Espigão de selim em carbono THOMSON
Avanço THOMSON
Travões hidráulicos topo de gama HOPE
Selim ultra-leve
Pedaleira Shimano XT
Rodas MAVIC
Guiador em carbono SPECIALIZED

Radon Skeen 8.0 2012
Suspensão Fox Factory 32 120mm
Amortecedor Fox Float RP23 BV 120mm.
Shimano XT SL-M780
DT Swiss X 1600
Compatível com roda 27,5.
12.2 kg

Cube AMS 125 2012
Suspensão RockShox Reveletion 150
Amortecedor Fox Float RP23
Rodas sun ringle TM.26 com pneus Schwalbe Nobby Nic e Fat Albert
Travões syroker ryde com discos 180mm
Cassete e corrente e desviador dianteiro SLX, pedaleira Deore , desviador traseiro XT, shifters SLX 3x9.
Pedais de encaixe

Lapierre X Control 310 2013
Suspensão Rock Shox e amortecedor Lapierre
RockShox Recon Gold Solo Air Turnkey with Remote Lockout 120mm
LP R Hydraulic Damping Technology
Formula RX, 180mm Front and 160mm Rear Rotors
Shimano SLM591 Deore 3x10-Speed
13.4 kg

Specialized Strumpjumper Expert 2008
Rodas 26 Mavic SLR
Suspensão Fox Talas com bloqueio e regulação de curso
Suspensão traseira Fox Fade, com brain.
Travões hidráulicos Avid Juicy 7
SRAM X 0.9
Shimano M-760 XT Hollowtech II
DT custom X430 rims

Lapierre X Control 310 (Não sei o ano, nem se é o meu tamanho)
Suspensão dianteira FOX RL f-series 120mm
Amortecedor traseiro lapierre 100mm
Desviador traseiro shimanho XT dianteiro Slx travoes shimano
Rodas Mavic cross ride
Pneus novos maxxis selin fizik
12,3 Kg

Scott Spark 40 2009
Quadro ALU
Suspensão Rockshock Sid World Cup
Travões XTR
Amortecedor rock shox monarch rl 2015
Cubos XTR
Aros dt swiss xr 4.2d
Pesa 11,2kg

KTM Prowler 2,0 2013
Suspensão dianteira Rock shox revelation 490 air 130/100mm regulavel,
Amortecedor Rock shox Monarch3.3 150/130 regulavel,
Desviados dianteiro Shimano lx,
Desviados traseiro Shimano Xt,
Travões de disco Shimano lx,
Rodas Fulcrum Redpower

Canyon Nerve XC 7,0 2012
Rodas mavic cross ride
Suspensões fox
Float RP2 Boost Valve XXV
SRAM PG-1070 12-36 10-speed
12 Kg

Gt Sensor 4 2012
Rodas DT Swiss.
Um dos travões é Shimano.
3x9 velocidades.
Suspensão Raidon 120mm
X-FUSION O2 R
 

SeteGu

Active Member
Salta-me à vista a Canyon. É das mais baratas e mais recentes. Tem 120mm? Que FOX tem?

O sistema de amortecimento deles creio que costuma ser bom.
 

ohrc

New Member
Boas.

Obrigado

Suspensão: 32 F120 FIT RL 120mm
Amortecedor:
Float RP2 Boost Valve XXV 120mm - Propedal (Não sei o que é isto)
Travões: Elixir 3
Transmissão: Shimano XT

Entretanto, a Lapierre também ficou quase ao mesmo preço:

Lapierre X Control 310 2013
Suspensão Rock Shox e amortecedor Lapierre
RockShox Recon Gold Solo Air Turnkey with Remote Lockout 120mm
LP R Hydraulic Damping Technology
Formula RX, 180mm Front and 160mm Rear Rotors
Shimano SLM591 Deore 3x10-Speed
13.4 kg


Em termos de componentes é bastante pior, não é? Está é em melhor estado.
 
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