Mais um indeciso numa FS para XC

ohrc

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Obrigado. Vou verificar!

:)offtopic: Ontem, por volta da 23 e qualquer coisa, estive parado de carro na ponte móvel de Leça. De repente, apareceram prai 30 ciclistas numa grande festa. Não era ninguém daqui? Gostei imenso do espírito com que estavam e deu-me imensa vontade de me juntar à "festa". Entretanto, estive a avaliar as bicicletas e eram quase todas HT. Deixou-me a pensar..... :fpalm:Em conclusão, comecei a ver umas HT roda 29. Só para matar a curiosidade.)
 

fabio viana

Well-Known Member
Em leça da palmeira não sei se era alguém daqui, mas existe um grupo em Vila do Conde, que se junta na loja Biciadus e eles costumam fazer uns nocturnos porreiros pelo que vejo.
 

ohrc

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Pois... Pareceu-me que eram de Matosinhos porque se separaram depois de atravessar a ponte. Estavam a regressar. Estava a perguntar porque, sendo de Matosinhos, gostava de me juntar e experimentar dar umas voltas com o pessoal.

Obrigado
 

ohrc

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Boa tarde! :D

Ando a partir a cabeça com o tamanho dos quadros... Com +/- 1.85 m de altura e 0.80 m entre-pernas, que tamanho será? L ou 19"?

Vejo por ai tópicos que dizem que as medidas das Canyon são um bocado diferentes. Será um M? Não consigo encontrar a "ferramenta" da canyon para descobrir o tamanho do quadro.
 

ohrc

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Obrigado.

Estava um bocado baralhado. Para além das minhas bicicletas serem M, vi uma Lapierre Zesty 514 de 2011 (QUE ADOREI), tamanho M, que parecia o meu tamanho. Pelo menos eu senti-me bem em cima dela, mas tinha um avanço comprido. Talvez isso também tenha ajudado.

Vou-me manter à procura de uma bicicleta tamanho L. Não quero vir a ter problemas, a longo prazo...

:yeah:
 

ohrc

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Já agora, como é que vejo se o quadro é o meu tamanho. Há alguma forma de verificar se está grande ou pequeno, ao sentar na bicicleta?

Por exemplo, na bicicleta que vi, coloquei o calcanhar no pedal e tinha a perna completamente esticada. Isso é uma questão de regulação do selim, certo? (Não ultrapassava o limite) Não quer dizer que o quadro fosse o meu tamanho?

(Desculpem se as perguntas forem completamente absurdas!)

Obrigado

EDIT: Fiz um Bike Fit:
Entre-pernas - 80 cm
Tronco (Até ao pescoço) - 155 cm
Braço (Até à mão) - 60 cm
Resultado - 17.17"

Altura do selim - 70.64 cm
Do selim à ponta do avanço - 71.50 cm

O que é que vos parece?
 
Last edited:

ohrc

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Muito obrigado :D

Alguém conhece a Lapierre Zesty 514? Tem muitos extras mas, de origem:

Frame:ZESTY 514 Carbon/Alloy 7005 SL OST 140mm
Rear Shock:FOX Float RP2 High Volume 200×57
Fork:FOX 32 FRL FIT 140 (?) White 15mm axle
Front Derailleur:SHIMANO XT 10S FDM77010E6X
Rear Derailleur:SHIMANO XT RDM773SGS 10S
Number of Gears:30
Shifters:SHIMANO SLX 3×10S
Chainset:SHIMANO SLX 10S 175mm
Chainrings:24×32×42
Bottom Bracket:Shimano Integrated bearings BB SMBB7141A
Cassette:Shimano HG81 11×36 10S
Chain:Shimano CN-HG74
Front Brake:FORMULA RX1 180mm Black/Champagne
Rear Brake:FORMULA RX1 180mm Black/Champagne
Brake Levers:FORMULA RX1 180mm Black/Champagne
Handlebars:Lapierre Riser Pro 30×680 2011
Stem:Lapierre XM 31.8×80mm
Headset:Alu S-Integrated Cartridge Tapered
Rims:SHIMANO XT WHM778 Centerlock
Front Tyre:HUTCHINSON Cobra / Cougar UST 2.2
Rear Tyre:HUTCHINSON Cobra / Cougar UST 2.2
Saddle:FIZIK Goby XM Black/Grey
Seatpost:SYNCROS FL V2 31.6×350
Weight:Approx 26.89lbs/12.2kg ----» Foi pesada, com pedais, e pesava 12.4 kg.

O que é que vos parece para XC/AM? É de 2011.

Tenho melhores hipóteses no primeiro post?? :fpalm:
 

DriveMe

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A ideia que tenho das Zesty é que são do melhor.. para os anos em que sairam para o mercado, e comparando com a concorrência desses anos.
Salvo erro, o curso é de +-140, pelo que é bastante para XC mas ideal para AM e mesmo Enduro.
Alguns quadros, de determinados anos, tinham a fama de ceder.
Não deve ser difícil encontrar feedback desses modelos.

Posso estar enganado, não pesquisei sobre isto. :)
 

ohrc

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Obrigado

Eu fiquei completamente apaixonado pela bicicleta. Depois, comecei a procurar e realmente encontrei alguns casos de "problemas" mas, em anos anteriores... Fiquei um bocado de pé atrás, por isso é que vos pedi a opinião.

Parece-me melhor do que qualquer uma do primeiro post, não? Vem com muitos extras.. O senhor da loja onde ela está (que não é o dono dela) diz que só em extras tem mais do que o valor dela. Foi usada, inclusivamente, em maratonas. Será uma bicicleta otima para descer e subir, certo?

Tem suspensão FOX de 140mm.
 

PedroTenreiro

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Atenção que as FS requerem mais atenção e manutenção por terem pontos de rotação que se danificam com o tempo. Obviamente são mais dispendiosas também porque quando chega a hora de trocar rolamentos a conta costuma ser mais de 100€. Tirando isso... tem muitas vantagens em relação às HT.
Tive uma FS em alumínio que troquei por o quadro partir, por uma HT em carbono para XC. Gostei muito da FS, sem dúvida, mas as HT para mim têm um cantinho especial. São muito mais ágeis e "puras" embora sejam bastante mais desconfortáveis. Depois desta HT, tive até há pouco tempo uma outra em carbono mas de enduro tendo recentemente trocado o quadro por outro em aço, para all mountain.
 

ohrc

New Member
Obrigado :yeah:

Ainda estive na duvida se queria HT ou FS. Agora, tenho a certeza que quero FS. Mais tarde até posso vir a adquirir uma HT mas, para já, vai ser mesmo FS. Pretendo dar umas voltas com ela em cidade e em passeios de XC, até posso vir a experimentar umas maratonas..

A dúvida entre os vários modelos tem me deixado maluco mas, agora, estou muito inclinado para a Zesty. É muito bonita e parece-me estar muito bem equipada. Já vi óptimas reviews (incluindo na bikeradar 4.5 em 5 estrelas). Fez todas as revisões numa loja que conheço e isso também me dá muito mais confiança.

O que acham?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
mas, para já, vai ser mesmo FS. Pretendo dar umas voltas com ela em cidade e em passeios de XC, até posso vir a experimentar umas maratonas..

Isso que escreveste.. não faz sentido nenhum para esse tipo de utilização comprar uma FS!!! Mas se estás decidido, avança.

Essa Zesty 514... é uma bike para trail (para ires para monsanto ou para sintra para os trilhos).. não é nada adequada para XC/ maratonas ou passeios pela marginal.
 
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ohrc

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Obrigado, Pedro.

Ahahah. Acredito perfeitamente que não faça grande sentido.. Percebo pouco disto. Na tua opinião, o que faria mais sentido, comprar uma HT? Ou uma FS mais virada para XC, tipo Spark?

Neste momento, tenho uma Spec Big Hit e o uso que lhe dou é esse.. O problema é que não me consigo aventurar em trails com ela porque é muito "dura" nas subidas. Queria algo mais polivalente, que desse para tudo, subir e descer... Mas com conforto..
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Epá.. a minha F29, tem um conforto assinalável.

Um companheiro de pedal, com 63 anos, trocou uma Specialized FS, por uma specialized HT ( topos de gama) , mais leve, mais económica de manter e não teve diminuição de conforto. Claro que em situações de terrenos irregulares a FS, aderia melhor ao terreno.

Basta comprares uma HT 29 em carbono e com uma suspensão melhorzita, para sentires melhorias de conforto. 100mm de curso chega e sobeja. Monsta pens amis largos ajuda no conforto, assim como não exagerar na pressão dos pneumáticos.
Nas bikes, não há milagres e o mais caro é normalmente melhor que o mais barato ( mais leve, mais confortável, mais eficiente) MAs tem de se saber que componentes tem para efectuar comparações.
 

fabio viana

Well-Known Member
É assim, para teres conforto para o tipo de uso que vais dar, a meu ver era melhor ires para uma HT.

Eu mudei para um RCZ Race de 2011 e o desenho das escoras em conjunto com o espigão em carbono, fez uma grande diferença em conforto relativamente ao meu quadro anterior.. Por isso estar a comprar uma FS para ti secalhar vai ser demais para o uso que vais dar.

Mas nada como experimentar uma boa HT e uma boa FS nos teus trilhos, para saberes se realmente se justifica ter uma FS ou se uma HT chega.
 
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