Kona CoilAir 2008

350plus

New Member
Dado o interesse na famosa rampa do PUF, como membro da desorganização que escolheu o percurso deixo-vos a informação de que a mesma têm 27% de inclinação na zona mais íngreme! Subir aquilo numa bike com essa geometria é mesmo obra!

E Gavião, bela bike! Pena no PUF estar de faxina como guia senão pedia-te para me deixares dar uma voltinha. Também levava uma Kona mas a minha têm 0 mm de curso. :D
 

Gavião

New Member
:p Obrigado 350plus

e obrigado pelo grande PUF que nos reservaste. Bem, obra maior foi fazeres o PUF (ainda por cima como organizador) na tua Kona SS :p Isso sim, isso é que são pernas :mrgreen: O trajecto escolhido permitiu passar na Quinta da Ferreirinha (logo no início) que foi onde casei em Setembro de 2004, assim como passar pela oficina do Sr. Monteiro que fez toda a parte de granito da minha casa (logo a seguir ao parque dos Carvalhos :?: :?:), locais que revi com alguma saúdade e ao mesmo tempo alegria.

Tou convicto que vou ao PUF 7 em Albergaria se nos encontrarmos por lá, fica prometida uma voltinha. Mas sei que tens outras KONAS :mrgreen: :mrgreen:
:wink:
 

Gavião

New Member
:p Bem, deixando um pouco a Rampa dos Prazeres de lado, voltemos ao prazer da Kona :mrgreen:

No mês de Fevereiro, a revista espanhola Solobici editou um teste à Kona CoilAir Supreme 2009. Trata-se do modelo topo de gama para este ano e, à parte um ou outro pormenor e pintura, não há grandes alterações para o modelo de 2008 (acho que a caixa de direcção passou a ser 1/8 em cima e 1/5 em baixo), para além das óbvias diferenças em termos de equipamento de um modelo topo de gama para o "base" :mrgreen: Com isto quero dizer que o funcionamento será semelhante, com vantagem natural para o modelo topo de gama que utiliza componentes melhores e mais leves.

Para colorir um pouco mais o tópico, fica então aqui o teste publicado pela Solobici ao modelo Supreme 2009. 8)

solobici1.jpg


solobici2.jpg


solobici3.jpg


solobici4.jpg


solobici5.jpg


solobici6.jpg


solobici7.jpg


Como referi, salvas as devidas distâncias, o comportamento da CoilAir 2008 será semelhante, atento o sistema de suspensão, curso e geometrias. Claro que o Fox RP 23 funcionará naturalmente melhor que o RP 2, bem como a Fox à frente funcionará melhor, terá mais regulações, sendo ainda mais leve, que a Marzocchi 55 TST2, mas isso é tudo uma questão de €€€ :mrgreen:

Mais informação sobre o Magic Link http://www.konaworld.com/08_tech_magic.htm

Quem tiver um pouco mais de curiosidade e paciência, pode ver este vídeo com explicações sobre o funcionamento do Magic Link pelo seu próprio inventor - Brian Berthold.
Música e imagens on-board. Aqui fica :wink:

http://bikemag.com/av/flash/kona_magic_link_berthold_vid/
 

jcor

New Member
É sem duvida uma bela maquina posso comprovar, pois tenho uma desde meados de janeiro e tenho feito de tudo o que me aparece pela frente desde algumas pistas de downhill (Caldelas, Canedo) passeios pela cidade escadas saltos e os passeios domingueiros em Valongo com alguns km entre 30 e 50 dependendo da disposição :D.
Só posso dizer que estou muito contente com a bike, o unico ponto negativo será mesmo o peso, quando comprei a minha pesava 17.5kg e após alguns upgrades está com 16kg, baixar aos 15 só com uma Fox na frente.
Na altura da compra optei pela bike que me desse mais gozo naquilo que mais gosto de fazer e até agora posso dizer que acertei em cheio além de que é mesmo linda :mrgreen:.
De referir que comprei o modelo base de 2009 e tive um pequeno problema com o quadro, problema esse resolvido no espaço de uma semana com a entrega de um quadro Supreme com amortecedor RP23 e travão flutuante :shock: já era um apaixonado pela marca e ainda fiquei mais.
De referir que os pesos acima mencionados já incluem o travão flutuante sistema este que acresce algum peso ao conjunto mas que em situações mais hardcore faz-se notar pela eficiência que confere ao sistema quando em travagem.
Resumindo, este tipo de bicicleta é o ideal para quem não compete e gosta de tirar partido de tudo o que a montanha tem para oferecer, uma vertente com cada vez mais adeptos o enduro/ all-montain :yeah:

Aqui ficam umas foto da dita e seu feliz proprietário em momentos de puro prazer :mrgreen: :mrgreen:

pbpic3120489.jpg

DSC01063.JPG

A lingua de fora era a brincar :mrgreen:
pbpic3277308.jpg
 

Gavião

New Member
:p Hello jcor,

Grandes momentos a bordo da tua CoilAir :p Tenho de arranjar um fotógrafo para postar aqui umas fotos dinâmicas, como devem ser :!: :mrgreen:
De facto comungo da tua opinião. Cada vez gosto mais da bike e uso-a para todo o tipo de percursos (excepto DH e FR, como já referi, apesar de ter encontrado umas descidas com uns saltos bem fixes). Mas até em percursos de estrada, que tenho feito durante a semana à noite, a CoilAir rola bem.
Grande sorte, trocarem o quadro pelo topo de gama, com o DOPE e o Fox RP 23 :D Já agora qual era o problema do quadro :?: Por acaso não era uma pequena riscadela na pintura :?: :mrgreen: :mrgreen:

Bem, como postou o Ariel300, a Marzocchi tem mesmo o problema que ele referiu. Tirei o ar todo e mesmo assim não consegui que a suspensão fizesse mais de 110/120 mm dos 160 mm de curso :mrsock:
Contactei a KonaWorld que me confirmaram tratar-se de um problema comum das 55 de 2008. Deveria contactar o distribuidor local (bikecenter) para eles procederem à reparação sob garantia.

Vamos ver como corre o processo. Obrigado Ariel300
 

jcor

New Member
Boas Gavião!
O meu quadro tinha um pequeno defeito naquele reforço que envolve o amortecedor, estava meio torto por assim dizer, e ainda bem :mrgreen:
Isso da tua suspensão não é nenhum problema grave até porque já existe solução á muito tempo, problema será teres de ficar sem ela durante algum tempo, talvez uma semana :|
Vai mostrando aí umas fotos dessa maquina em acção :wink:
Um dia destes ainda fazemos um encontro nacional de Konas :mrgreen:
Abraço!
 

Gavião

New Member
:p Boas jcor

Podia ser que me trocassem o quadro por causa de duas descascadelas pequenas também no tubo que envolve o amortecedor. Podiam trocar pelo Supreme branquinho do ano passado :mrgreen:, ah e com o Fox RP 23 eh eh :!:

Realmente já há por aí algumas Konas que se podiam encontrar :mrgreen: Só um amigo meu trazia logo as três Konas dele :mrgreen: O pior é que só pode montar uma de cada vez :mrgreen: :mrgreen: Bem, espero que não venha aqui a moderação censurar :!: Ou alguém das "Pedaladelas" ficar escandalizada, mas só estamos a falar das nossas bikes :!: :twisted:

Quanto à suspensão, vou ter que levar a uma loja, tipo a BikeZone, para eles a enviarem para a BikeCenter. Não posso ser eu a enviar :mrsock: Espero que não levantem problemas por não ter comprado a bike lá :|

Tive a reparar nas fotos, tens montado atrás um LarsenTT :?: Que tal é o pneu :?: Agarra bem :?: E a rolar :?: Tive para fazer o mesmo, mas acabei por meter dois High-Roller 2.35 convertidos em tubless, que me parecem um bom compromisso entre aderência e resistência ao avanço.

Bom fim de semana a todos e boas pedaladas :p
 

jcor

New Member
Gavião!
Para um uso misto aconselho vivamente o uso de Larsen atrás, até porque uso um high roller atrás quando vou preparado SÓ para descer e só nesse caso se justifica, a meu ver. Se experimentares vais gostar porque rola mesmo muito melhor a bike, sem comprometer a eficacia.
Quanto á suspensão desde que tenhas a factura de compra da bike acho que não deve haver quaisquer problemas. :wink:
 

Gavião

New Member
:p Hello,

Agora ando às voltas com a suspensão :!: Se não fosse o Ariel300 ainda não tinha tratado de nada, mas realmente já tinha notado que a 55 só fazia parte do curso. Depois de contactar a Kona Europa, a Bikecentar e ter o post do companheiro jcor, lá fui procurar a factura de compra da bike. Pepelada, mais papelada e não aparece. Contactei a Winstanleysbikes e eles prontamente ma enviaram, oferecendo-se para ajudar neste ou em qualquer outro problema que possa ter. Fica-lhes bem..., mas tenho de resolver isto cá e parece tudo bem encaminhado.

Mas a bike ainda não parou e neste fim de semana fiz um percurso bastante diferente, com muito terreno de péssimo piso, grandes valas e lama, subidas bem empinadas e descidas a condizer.

Lama e chuva
img009w.jpg


Traialeira a subir com grandes regos
thevixe075.jpg


Travessia de um riacho
img018bsu.jpg


A posição não é a mais ortodoxa, pois queria entrar no rio a fazer cavalo, mas havia muita lama e não consegui grande velocidade :mrgreen:

Com sorte não dei um mergulho

thevixe077.jpg


Recepção de um pequeno salto, mas o fotógrafo não foi muito rápido no "Gatilho", mas também com o telemóvel não dá para grande coisa.

De qualquer forma há um pequeno vídeo que depois, se tiver piada (ainda não o vi) posto aqui.

Para já tudo na mesma, ou seja, grande capacidade para subir e rolar (para o tipo de bike, é claro) e para descer até parece que já somos uns experts tipo Emanuel Pombo ou Cláudio Loureiro (só dois que me lembrei agora), sim, já para não falar no Sam Hill, eh eh :mrgreen:

Nada de problemas, com excepção do já comum e esperado na Marzocchi, Fox RP2 sem perdas de ar, sensível e sem permitir grandes bombeios, Magic Link a funcionar sem ruídos mas a dizer presente, rodas direitinhas sem empenos e travões a surpreender.

A bike está com cerca de 600 kms e conto que na "revisão dos mil" possa dar uma ideia mais avalizada dos componentes mais importantes.
 

Gavião

New Member
:p Oi,

No Domingo era a última volta antes de entregar a Kona na Bikezone para enviarem a Marzocchi 55 para a garantia. Com a ajuda do nosso colega do pedal "jcor" tudo está bem encaminhado, mas agora não tenho a bike durante uns tempitos, espero que não sejam muitos :mrgreen: :mrgreen:
Obrigado "jcor" pela ajuda.

Mas antes de a entregar, lá houve mais uma manhã de bons trilhos pela zona de Espinho, Idanha e Nogueira.

Em Espinho, junto ao mar, podemos dar um saltito junto à piscina

dsc03246t.jpg


O salto foi tão alto que o fotógrafo até me cortou a cabeça :mrgreen:

dsc03247y.jpg


Aterragem sem sobressaltos, mas nota-se que a 55 tá com pouco curso, pois a suspensão traseira absorve bem o impacto
mas na frente sente-se bem a recepção nos pulsos. :s

A seguir temos a entrada para um pequeno túnel por baixo da linha do comboio

dsc03256.jpg


São os "Trilhos Urbanos" em Espinho. Depois, já fora de Espinho, podemos encontrar os
"Trilhos Rústicos de pinhal e mato"

dsc03265x.jpg


Bem, não sabemos mexer muito bem na máquina fotográfica, mas era preciso carregar no "gatilho" com alguma
antecedência para captar o momento e por isso nunca saem como queremos. Por outro lado, as imagens não transmitem
com realidade a inclinação do percurso, parecendo sempre tudo muito mais plano.

Uma referência aos Maxxis High-Roller. Numa recepção de um pequeno salto, resultante dos inúmeros ressaltos do percurso,
inclinei-me mais do que o que devia para a esquerda e a roda resvalou parecendo que ia perder a frente, mas depois o pneu
agarrou-se tenazmente com os tacos exteriores, evitando a minha queda que parecia inevitável. :twisted:

Bem, mais um dia de puro gozo e muito prazer a bordo da CoilAir, cada vez se abusa mais dela, com situações que antes se fazia com alguma apreensão, agora se fazem com toda a naturalidade. Parece tudo fácil, mas a diferença está na bike :mrgreen:
 

Snyker

New Member
Boas manobras amigo "Gavião" e nice pictures, pena teres salto tanto e cortarem-te a cabeça... :p

Que essa suspensão venha rapidamente, para depois poderes desfrutar a 100% nessa bela "cabra!, imagino depois as emoções... :twisted:

Cumprimentos
 

Gavião

New Member
:p Oi,

Iloper, vi o teu blog, que se está a compor :!: Muito fixe, tens de continuar.

És da Covilhã :?: Pareceu-me ver uma referência à Covilhã no Bolg. Fica só um cadito longe :mrgreen: mas tem de certeza grandes trilhos e "spots" para ficarmos bem no "boneco" :mrgreen:
Que belas bikes, sim senhor. A Mondraker é qualquer coisa, mas a Orange é um modelo muito raro.
Os ingleses é que têm muito essa marca para venda, mas não são nada baratas :s

Também tenho uma Mondraker, é a Ventura Disc de 2006. Vai ser a bike que me vai safar estes dias, eh eh :mrgreen:

Obrigado Skyker, espero ficar só um fim de semana sem a Kona :mrgreen: A suspensão vai no início de uma semana e regressa no final da outra a tempo da voltinha do costume. Segundo a BikeZone tem sido assim e espero que não seja muito diferente comigo.

Realmente tenho de ler o livro de instruções da máquina fotográfica :p
Até lá, como disse, vou andar na Mondraker. Se tirar fotos também ponho aqui. :wink:
 

Iloper

Member
Agradeço a visita ao meu humilde blog... :wink:

Sou da Guarda/Covilhã/onde o btt me levar... Temos de combinar umas Serra da Estrela Sessions com o Snyker e ir tentar partir os quadros a descer desde lá de cima... :D
 

Gavião

New Member
:p Hello,

boas notícias, a CoilAir já chegou. A BikeZone enviou-me ontem um sms a dizer que a bike estava pronta e, vai daí, fui buscá-la hoje de tarde :!: Pena que o "jcor" estava de folga. É preciso ter pontaria :mrgreen:
Tenho que agradecer ao "jcor" os seus préstimos, pois ajudou-me em todo este processo de recepcionar e enviar a suspensão para a garantia, e em tudo o mais que ele terá feito e que eu não faço a mínima ideia, para que não demorasse mais de uma semana e meia. Obrigado "jcor" e obrigado BikeZone :wink:. Realmente este Forum tem destas coisas :p

Mas enquanto a CoilAir esteve na BikeZone, passou um fim de semana, e como tal, como havia prometido, levei a Mondraker Ventura Disc.

dsc03282.jpg


Já não estava habituado, nem à geometria da bike, nem ao facto de ser uma rígida e de levarmos a porrada toda nas costas :mrgreen:
Ainda assim, a Mondraker neste tamanho (17'' curto) tem uma geometria que permite um XC bastante agressivo e, portanto, baixar com grande à vontade, no estilo das Specialized HardRock de 2005/6. Muito brevemente, para o Off-topic não se alongar, está equipada com uma Marzocchi MZ Race 120 mm (de origem das Factor de 2006), travões mecânicos Avid bb5, guiador, avanço e espigão de selim FSA, selim Ges e pneus Kenda Navegal 2.1.

Na foto é uma subida muito inclinada, em que fazemos apostas para ver quem é que a consegue ultrapassar. Pela primeira vez consegui subir ou não levasse os Kenda Navegal montados :twisted:

dsc03275.jpg
 

Snyker

New Member
Oi, amigo "Gavião" as coisa sempre se resolveram pelo melhor, e num belo prazo... assim está bem :!:

Já deves de estar a preparar-te para o fim de semana :lol:

Bem gostei de te ver na Mondraker, também dá para fazer uns jumps :mrgreen:

Gostei foi de ver essa subida... bela inclinação e parece não dar para vir embalado... isso ai é que é ganhar força nas "canetes" :mrgreen:

Cumps e boas pedaladas
 

Gavião

New Member
:p Oi Snyker,

O processo de enviar a Marzo 55 para a garantia desenrolou-se bastante depressa e sem qualquer problema. Fundamental é ter a factura de compra da bike. Todos trabalharam bem, incluindo a BikeCenter (que não referi no post anterior - à qual também devo agradecer) pelo que já tenho a minha menina em casa.
Fiz um pequeno teste, travando e comprimindo a suspensão e foi quase toda ao fundo, pelo que o problema foi bem resolvido.
Vou ter é pouco tempo para experimentar este fim de semana, pois tenho a festa de 2º Aniversário da minha filhota no sábado e Domingo de manhã tenho uma pequena reunião. De tarde entro em estágio para estar presente na grande (espero eu) festa no Dragão :mrgreen:

Voltando às bikes, e à Mondraker, esta bike já tem umas belas histórias para contar às "netinhas", pois já a desmontei toda, para montar uma bike de suspensão total e, aos poucos, fui comprando novas peças e recolocando as que havia retirado, até conseguir ter uma segunda bike. Pouco tempo depois, em meados de 2008, fui visitado pelos amigos do alheio que me roubaram esta Mondraker e a Univega RAM 950 ES :cry: :cry: :cry: :mrsock:. Passadas três semanas recuperei a Mondraker, tirando-a das mão do "artista" que andava com ela :twisted:.

No fim de semana passado também deu para matar as saúdades da Poison Curare, pois o The Vixe deixou-me fazer as descidas e até dar uns pequenos saltos. Não tirei fotos, mas há um pequeno vídeo. Vou ter que aprender a colocar aqui os vídeos, pois é mais fácil ver as bikes em acção. Acho que vou ter que falar com o AndreXTR, pois vídeos é com ele :twisted:
 
Top