Kona CoilAir 2008

Gavião

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:p Boas pessoal do Pedal,
Depois de ter finalizado a montagem da Poison Curare http://www.forumbtt.net/index.php/topic,14675.75.html tive que fazer uma pequena pausa nas voltinhas de BTT. Assim, de meados de Outubro a princípios de Dezembro de 2008 estive no estaleiro, mas a Poison foi emprestada ao meu amigo TheVixe, que gostou tanto dela que acabou por ficar a ser o seu dono. Mas enquanto estava em "modo de pausa" comprei uma revista de BTT inglesa, a Mountain Bike UK - MBUk - e fiquei :shock: com as promoções de bikes que as lojas inglesas estavam a fazer. Enamorei-me por duas "meninas":
a Giant Reign 2 de 2008 http://www.winstanleysbikes.co.uk/product/13210/Giant_Reign_2_Bike_2008 e
a Kona CoilAir de 2008 http://www.winstanleysbikes.co.uk/product/13494/Kona_CoilAir_Bike_2008
Qualquer delas a 999£ e com o euro a aproximar-se cada vez mais da libra a cada dia que passava. Decidi comprar a Giant, por ter menos curso de suspensão e consequentemente ser um pouco menos agrassiva. No entanto no dia em que ia fazer a compra, o tamanho 18' deixou de estar disponível. Bem, "não vou deixar escapar a Kona", pelo que não deixei a compra para o dia seguinte. Depois de todas as peripécias da compra on-line da bike, que estão relatadas a partir daqui http://www.forumbtt.net/index.php/topic,228.3150.html dia 06 de Dezembro de 2008 e continuam até ao dia 02/03 de Janeiro http://www.forumbtt.net/index.php/topic,228.3350.html, lá chegou a "encomenda" no dia 31 de Dezembro de 2008

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Bem, para caber no caixote não podia vir toda montada :!:

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Depois de algum trabalho de montagem, lá ficou montada para a foto

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Ficou no entanto uma coisa de forma provisória, que acabou por condicionar a utilização da bike nos dias que se seguiram :mrsock:
Assim como os "Bifes" circulam pela esquerda e têm o volante dos automóveis à direita, também nas suas bikes eles têm algo de diferente.
Os travões: o de trás fica do lado esquerdo e o da frenta no direito. E eu que já devia perceber mais um pouco disto, achei que a bike tinha de ir ao mecânico para trocar a posição deles (sangrar travões e etc.) :!: Na estreia da Kona CoilAir já depois de muito andar, pensava já estar habituado à posição dos travões, mas depois de uma descida muito íngreme tive de travar a fundo e aí nunca mais me lembrei que eles estavam trocados e mandei um tralho de todo o tamanho que me empenou os costelas todas do lado esquerdo, e que hoje ainda sinto alguma dor :mrsock:, mas não deixei de andar nenhum fim de semana por causa disso. Não posso é fazer grande esforço :?:
 

Gavião

New Member
:p Pax, moderador atento :!:
A análise está a decorrer, mas tive de fazer uma pequena pausa. :mrgreen:
Depois da má estreia com a bela da Kona CoilAir, outros dias mais interessante se seguiram, e que permitiram ter uma noção mais real da "máquina".

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Como a bike é para pura diversão, para as minhas voltinhas de fim de semana e para um ou outro passeio organizado que possa fazer com um máximo de 40/60 kms, acho que serve perfeitamente, se calhar é até agressiva demais, pois apesar de gostar de fazer as descidas com toda a velocidade e por cima de pedras e raízes para fazer os saltos, não sou nenhum "pro" do DH ou FR, mas sempre dá uma maior confiança e segurança.

Depois de cerca de 180 kms a pedalar com a bike, quais são as primeiras impressões a retirar :?:
Bem, em primeiro lugar, apesar da marca referir que a CoilAir sobe como uma máquina de XC, não nos podemos esquecer que ela pesa para aí uns 16 ou 17 kgs :!: Logo que vi o BikeGuard estava lá estampado "18 kgs" :shock: Até me assustei :s
No entanto, nas subidas bem empinadas e mau piso (pedras, raizes e buracos) a bike sobe muito bem, bem melhor do que poderiamos esperar. Aliás, sendo uma bike com 160 mm de curso na frente e 170 mm atrás contava até não conseguir subir algumas trialadas que aparecem na zona onde ando, mas puro engano e ainda bem. :!:

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Vejam os próximos episódios :mrgreen:
 

Songo

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Tambem aproveitei a descida da libra para fazer negocio com uma inglesa :shock:

Tal como tu também comprei um modelo de 2008 com um desconto porreiro, e depois de algumas tentativas falhadas, tal como tu, também acabei por ficar com uma bike que faz um nadinha mas de curso do que estava a pensar à partida (embore seja menos do que a tua)

Obviamente as semelhanças nao acabam por aqui, ja que a minha tabém vinha com os travoes "do avesso" no entanto plo menos o meu modelo (avid 5) da para usar de "cabeça para baixo" e bastou trocar as manetes de lado =)

Boa sorte com a máquina :wink:
 

Snyker

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Oi amigo "Gavião" :!:

Antes de mais parabéns pela menina nova!

Realmente, estou a ver que o pessoal aproveitou a descida da libra :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Foi uma bela peripécia negocial com o “bifes” mas o que interessa é que estás (estamos) contentes com os produtos adquiridos a preços simplesmente 5*, também tive o mesmo problema com os travões mas nada que não se resolva :twisted:

A bike está muito fixe e pelo que li no post da “Poison” vem de encontro ao que gostas de fazer no BTT.

Agora é aproveitar ao máximo e divertires-te com ela, tudo de bom e boa sorte.

Cumprimentos
 

Gavião

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:p Hello Malta,

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Durante esta pequena pausa na análise da CoilAir 2008, percorri mais alguns kms, o que me permitiu retirar mais algumas conclusões e tentar limar algumas "arestas" mais vivas no comportamento da bike.

Em primeiro lugar, e algo que deveria ter feito logo no primeiro dia, foi acertar a pressão dos pneus :mrgreen: A que estava foi acertada (ou não) pela loja, e estava um pouco baixa, e portanto, custava bastante rolar.

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Mesmo com a pressão mais elevada, os Maxxis Advantage revelam-se uma pequena desilusão. Apresentam um importante grau de resistência ao avanço no asfalto, em piso de terra molhado (pesado) e em lama (parecem que colam), pelo que dão cabo das pernas (que o diga na Retorta, pois era só lama), até porque são muito largos.

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Pelo contrário, nas subidas muito íngremes de mau piso, tipo pedras e raízes, agarram até bastante bem (claro que o sistema de suspensão também dá uma boa ajuda), com excepção das pedras lisas e molhadas (verdete), mas aí não deve haver milagres, a não ser os Kenda Navegal.
Já a a curvar os Advantage não incutem a confiança que precisamos, principalmente nas descidas mais rápidas, onde passamos por cima de tudo e nem estamos a ver muito bem onde pomos a roda. Dá a sensação, e não só, que vai saír de frente em qualquer curva em que nos inclinamos mais um pouco. Já para não falar nas descidas em estradões de bom piso em terra seca, em que parece que vamos resvalar à mínima curva. Por isso já lá não estão.

Neste momento estão, provisoriamente, uns Kenda Nevegal 2.1, que tirei da Mondraker, enquanto não chegam os Maxxis Hi-Roller 2.35!
Depois de ler alguns artigos em revistas e alguns tópicos aqui no Fórum, achei que seriam os mais indicados para uma bike enduro e diminuir um pouco a resistência ao rolamento.

Depois, acertar melhor a pressão do Fox RP2. Na altura deixei o amortecedor com um SAG demasiado generoso, pelo que praticamente andava sempre na posição de propedal (que tem o nível 3) e só o abria para fazer as descidas a curtir.

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Com um SAG de 25%, mantenho agora o Fox na posição de aberto em quase todas as situações, passando para o propedal apenas nas subidas muito acentuadas ou em subidas longas em bom piso, em que se nota mais o martelar dos pedais.
Como complemento, ajustei o pequeno amortecedor do "Magic Link" para o meu peso de 85 kg e para permitir à bike adoptar a geometria mais baixadora quando estamos precisamente a... baixar (descer). Para tanto bastou rodar o pequeno manípulo para apertar ao máximo o tal amortecedor.

Depois, e numa tentativa (que para mim se tem revelado acertada) de tornar a bike ainda mais polivalente, substituí os pratos e o bash da pedaleira. Assim, em vez dos 24/36/bash, tem uns mais normais 22/32/44.

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Até nem ficou mal.
Como uso a CoilAir para tudo (claro que não faço FR nem DH), com grandes subidas para depois curtir a descer, passeios domingueiros e "sabadeiros", raids e passeios organizados, torna-se mais facil percorrer e ultrapassar um maior número de adversidades e alterações do relevo.

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Por exemplo, fiz o raid à Lama na Retorta com a CoilAir já com os três pratos. Foram 45 kms em que só não subi uma "ravina" mesmo no final, pois já estava bastante cansado (e mesmo que não estivesse não me estava a ver conseguir subir aquilo).

Bom, e então que é que ganhei com isto?
Para já, com o acerto das pressões dos pneus e amortecedor, ganhei menor resistência ao rolamento (avanço) e maior facilidade a subir (principalmente se levasse o Fox aberto). Depois ganhei em conforto. Com o Fox em Propedal, não era aquele "sofá". Apesar de absorver os impactos, torna a bike bastante mais dura. Apesar do aumento da pressão, em posição aberta o Fox permite um conforto excelente e, ao mesmo tempo, pedalar sem bombeio e desperdício das nossas forças. Depois, a descer aquilo devora tudo, é impressionante a facilidade com que passas por cima das pedras, valas, raízes, etc. e ainda pedalas para ganhar mais velocidade, sempre à procura de uma lomba que te catapulte para mais um salto (voar, mas baixinho :mrgreen:), e sempre podemos saltar umas escadinhas :twisted:

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Quanto ao pedaleiro, já referi a maior facilidade a subir (prato de 22) e maior "ponta" com o de 44, desde que as pernas acompanhem :!:

Com os Kenda Navegal 2.1 a bike ganhou em quase tudo. Rolam melhor que os Advantage, pois são bastante mais estreitos, sobem bem todas as traialeiras, dão toda a confiança a descer. Aliás, no Domingo, numa descida bastante inclinada de gravilha, resolvi abusar e esticar por lá abaixo, e chegado à curva, onde normalmente travava muito e punha o pé de lado para compensar o escorregar dos pneus, fiquei :shock: :shock: pois ia muito mais depressa do que o costume e os pneus não escorregaram nada. Depois lá me lembrei que tinha os Kenda e... tudo explicado. Em que é que a CoilAir perdeu com os Kenda :?: Na estética :!: :!: :mrgreen: Realmente com suspensões de 160mm à frente e 170 mm atrás, os 2.1 ficam muito estreitos e perdem-se lá no meio, parecendo que a bike tem pneus de neve, como os carros de rallye :mrgreen:

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Bem, depois falaremos da Marzocchi 55 TST2 e dos travões, ok?
 

tiago46

New Member
:clap: :clap: :clap:
Boa analise Gavião estou a gostar de ler, ainda para mais num tipo de bikes que há poucas analises aqui no forum.

Qual é o peso da bicha???

Estou também em vias de adquirir uma nova montada, e esta é uma excelente opção pelo preço, se bem que não estava virado para tanto curso, mas se conseguir um peso razoavel com algumas alterações pode ser uma excelente escolha.


Cps.
 

Snyker

New Member
Amigo "Gavião" tudo em forma?

Estou como o "Tiago46", dá gosto ler as tuas análises :!:

Já à algum tempo que não se lia nada sobre esta "kona...", sou muito novo nestas andanças para comentar as tuas opções, (e agradeço todos os conselhos que me deste) mas realmente para o teu tipo de andamento essa alteração do pedaleiro, era de esperar, bem como os pneus :!:

Continua a curtir na tua "Jinga" migo, realmente esse raid à Lama na Retorta, de ser muito fixe :!:

Faltam é mais uma fotos para dar cor ao tópico e a malta apreciar esse avizinho... com lama então, deve ficar um mino :!:

Abraço
 

Gavião

New Member
:p Hello,

Obrigado Snyker e Tiago46 :oops:

editei o post anterior, para lhe dar um pouco de côr :mrgreen:
Tiago46, eu não pesei a bike, mas no bikeguard referia lá uns nada abonatórios 18 kgs. Contudo, o mais pesado devia ser o DVD da Fox :mrgreen: Deverá andar entre os 16 e os 17 kgs. A solobici de Fevereiro tráz o teste da CoilAir Supreme de 2009 e o peso anda nos 15 kgs. Sendo o topo de gama, depreendo que a minha (modelo base) deverá pesar mais 1,5 ou 2 kgs.

Vou tentar postar aqui o teste, pois com base nele fiz uns acertos no "Magic Link", que se olharmos para ele num momento de compressão da bike, podemos ver o seu retraimento a acompanhar o Fox RP2. Não é preciso que o Fox esgote para que o pequeno amortecedor entre em acção. :roll:

Tiago46, já compraste a nova bike :?:

Apesar de ter bastante curso, a CoilAir defende-se bastante bem em todo o tipo de terrenos e sobe bastante bem, apesar de não ser como uma XC a subir.
No Sábado fiz o PUF 5 em Santo Tirso e portou-se bastante bem (vejam o relato do evento e as fotos que vale bem a pena). Aliás, foi como que um teste de fogo para a Kona e respectivo Gavião.
Aspectos que mais sobressairam: a possibilidade da CoilAir subir com a "facilidade" de outras bikes com menos curso (ex: 120mm) - já tive FS com 100mm e 125mm e as subidas custavam-me sempre :!: :mrgreen: Não vos custa subir a vocês :?: Fico sempre cansado quando chego ao cimo das picadas :mrgreen:
Depois nas descidas, a bike "traga" tudo, é só pedir ao pessoal que saia da frente..., pois aqui vamos nós, e o cunjunto não é nada leve + ou - 100 kgs :!:
Finalmente, a resistência do material. Fui literalmente "placado" :shock: por um pau que se engatou no quadro e imobilizou de imediato a bike, com saida projectada do Gavião. Não se estragou nada, nem entortou ou riscou. Passados mais alguns kms, um novelo de arame que se enleia no pedaleiro, rodas, quadro e desviador traseiro. :s Só foi preciso alguma paciência para desenrolar o arame, pois não levava alicate de corte :!:
Ah, e os Kenda Navegal são mesmo qualquer coisa! Uma aderência em qualquer piso como nunca tinha visto e uma resistência a toda a prova, apesar do furo! Numa descida do PUF 5 feita a abusar (estreita, com pedras e raízes, buracos e tudo e mais alguma coisa, saltei e aterrei com a roda traseira mesmo num penedo esquinado e com o lado direito do pneu :s Apesar do estrondo que foi - pensei que o tinha rebentado e partido o aro (ou ficado num oito) - não aconteceu nada :!: Toca a rolar :p
Pena a importante resistência ao rolamento. Hoje a bike foi meter os Maxxis Hi Roller 2.25. Espero não me arrepender, até porque vão ser convertidos para "tubless". Depois vamos ver como se comportam, pois ainda sai um pouco caro :mrsock:

Preciso de ajuda para mexer na Marxocchi 55 TST2 :mrgreen:. Não percebo nada do que diz o manual e tenho medo de descomandar aquilo tudo. Acho que a 55 precisava de um pouco mais de sensibilidade inicial. Alguma ideia :ideia: :ideia:
 

tiago46

New Member
Não Gavião, ainda estou em estudos de mercado. :lol: :lol:
Só daqui a 2/3 meses é que estou a pensar comprar.

Até lá vou lendo as analises e procurar promoções na net.


Vai dando novidades aí da tua bicha.

Cps.
 

Iloper

Member
boas!!

grande bike ai tens para abusar a descer... agora subir deve doer.. :D

mas é da maneira que ganhas musculo!

grande compra!

Abusa que ela deixa... 8)
 

Gavião

New Member
:p Oi
Iloper já chegou a tua nova montada :?:

Para já estou muito contente com a CoilAir, até porque tenho andado 2x por semana e, portanto, é o dobro do gozo :!:
É claro que a bike é um pouco pesada, mas a pedalar não se nota muito e até sobe muito bem para o tipo de bike. Não é uma Spark em carbono mas...
vejam esta foto do PUF 5 em Santo Tirso, postada no tópico pelo Tiago Cunha

puf5q.jpg


Adivinhem que bike é aquela que vem a ser montada pelo bttista que tráz o jersey do fórum :mrgreen:
Uuhmm, uma marzocchi branca e um jersey a dizer Gavião, não pode ser, é uma Kona CoilAir :mrgreen:
A subir aquela ravina :!: Digo-vos uma coisa, parecia uma parede de alcatrão, nunca tinha visto tal :!:
Ah, já chegaram os Maxxis High-Roller.
 

Ariel300

New Member
Caro Gavião,

Sou um feliz proprietário de um modelo idêntico ao seu. Tendo a bicicleta deste fins de Setembro, os únicos problemas que tive, são relacionados com a marzocchi 55 que desde cedo começou a dar problemas, a não efectuar o curso todo devido a um problema nos O rings que vem desde a sua montagem de fábrica, mas a sua substituição é bastante simples e eficaz. o outro problema são os copos da referida suspensão que vão para garantia pois ganha bastante folga.

Posso desde já dizer-lhe que muito provavelmente terá os mesmos problemas com a sua suspensão, pois quase todas as pessoas que conheço com suspensões marzzochi com cartuchos tst2 deram esse problema assim como o problemas dos copos também é normal acontecer, nada o que a garantia não resolva de vez.

Como você comprou a bicicleta num site estrangeiro, não sei como funciona em termos de garantia. Aconselho que se informe das suas garantias internacionais.

De resto posso-lhe dizer que a bicicleta faz pistas de DH ou free ride e aguenta com grandes saltos, quanto ao peso fica nos 17.5 pesada em uma balança de bikes, mas esse peso rapidamente baixa para os 16,5 com uma simples mudança de pneus com kit tubless, para passar para os 15kg terá de montar umas rodas mavic cross max sx, um espigão thompson um guiador easton lite dh e um avanço sunline all moutain.


boas pedaladas
 

Gavião

New Member
:p Oi Ariel300,
obrigado pelas dicas :wink:
Na altura segui o teu tópico e as primeiras impressões da tua CoilAir, e até o preço que pagaste na Bikezone de Braga.
Provavelmente tenho o tal problema de a Marzocchi 55 não fazer o curso todo, pois já a forcei e parece estar a fazer apenas 2/3. De qualquer forma atribui a uma má regulação do ar, pois desde que a comprei que não acertei a pressão. Como o manual não é muito correcto, não quis estar a mexer e depois descontrolar aquilo tudo. Acho que está pouco sensivel no início do curso. Mas vou acertar a pressão para o meu peso (85kgs - alguém sabe qual a pressão) e depois se não conseguir usar o curso todo vou ver como resolver isso. A bikezone fará a tal substituição? Mesmo que fora da garantia?
Para já a suspensão não apresenta qualquer folga, mas também ainda só andou cerca de 550kms.
Não tenho ideia de emagrecer muito a bike. Para já levou o kit tubless e nota-se bastante pelo menos a rolar, até porque também substituí os Advantage 2.4 pelos High-Roller 2.35. É mais fácil (barato e saudável) eu emagrecer 5kgs do que tirar 1kg à bike. :mrgreen:
 

Snyker

New Member
Oi amigo "Gavião" tudo bem :?:

Bem pelo que leio esse canhão é pesadote mas depois de ter visto esta imagem...

Gavião said:
puf5q.jpg


Adivinhem que bike é aquela que vem a ser montada pelo bttista que tráz o jersey do fórum :mrgreen:
Uuhmm, uma marzocchi branca e um jersey a dizer Gavião, não pode ser, é uma Kona CoilAir :mrgreen:
A subir aquela ravina :!: Digo-vos uma coisa, parecia uma parede de alcatrão, nunca tinha visto tal :!:

Pernas não te faltam :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E com subidas destas não deve ser difícil tingirem esse ultimo objectivo...

Gavião said:
Não tenho ideia de emagrecer muito a bike. Para já levou o kit tubless e nota-se bastante pelo menos a rolar, até porque também substituí os Advantage 2.4 pelos High-Roller 2.35. É mais fácil (barato e saudável) eu emagrecer 5kgs do que tirar 1kg à bike. :mrgreen:

Imagino foi depois o gozo que deve ter dado a descer :hehe:

Cumprimentos, e continuação de boas pedaladas :!:
 

Gavião

New Member
:p Oi Iloper, :mrgreen:
por acaso aquela parte nem era a mais íngreme, 100 metros antes ainda era bem pior. A decisão de subir aquilo montado não foi a mais inteligente. Certos estavam os outros, pois a subida era bem longa, e aquele esforço fez-se pagar mais à frente. De qualquer forma, não conhecia o percurso e por isso não devia ter arriscado :roll:. Mas fiquei bem na foto :mrgreen:
 

Gavião

New Member
:p
mig.falcao said:
bela kona! :oops:
nao resisti a tentaçao :D :D :D
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Obrigado pelo elogio :wink:

Snyker said:
Oi amigo "Gavião" tudo bem :?:

Bem pelo que leio esse canhão é pesadote mas depois de ter visto esta imagem...

Pernas não te faltam :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Oi Snyker, tenho seguido o tópico da tua Norco branquinha e sei que está tudo bem contigo e com a tua menina :p

Pois é, a operação às varizes em Outubro passado parece estar a mostrar os seus frutos. No final do mês já posso tirar a meia elástica que uso desde então
e assim vou poder voltar a usar calção como sempre fiz. De qualquer forma não se fiem na foto, pois não é assim tanta força.
Só queria mostrar que a bike é muito polivalente e posso fazer tudo com ela, mesmo subir algumas ravinas, como a da imagem :D

Hoje, como tem sido habitual às quartas feiras, dei mais uma voltinha noturna, sempre por estrada. Foram 30 km bem puxadotes, mas não tem grande piada.
Valeu mesmo pelo exercício.
 
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