Guia de Travessias em (semi)autonomia para totós

ignite

Member
Boas,
Lanço aqui este tópico para interessados em viagens em cima da bicla.
A ideia é o pessoal ir lançando bitaites para que a coisa fique realmente completa e um possível viajante não se esqueça de nada no planeamento da sua epopeia.


Guia de Travessias em (semi)autonomia para totós

Planear percurso
Tipo de terreno (raramente temos apenas um, mas pode haver um predominante)
Pedra solta, areia solta, lama, estrada, estradões, muitos singletracks...

Uma boa política para quem usa GPS é dividir o track da viagem em tracks diários que terminem nos locais de pernoita.
Ajuda a controlar o dia (quanto já se fez, quanto falta, noção da altimetria) e evitam correr o risco de passar o local de pernoita por distração e ter que voltar para trás ou alterar planos, etc.

Altimetria
Rolante, muito sobe e desce
Meteorologia
Condiciona as distâncias ou até a viabilidade da travessia.
Pode alterar as condições do terreno (muito sobe e desce com muito calor custa mais; muita lama também).
Distâncias
Distâncias que, dependendo do tipo de terreno, meteorologia e respetiva altimetria estamos dispostos a fazer por dia
Pernoitas e distâncias entre Pernoitas (partindo do principio que descansamos durante a noite)
É sempre bom um banho ao final do dia e um sono minimamente confortável.
Bombeiros, parques campismo, hotéis, hostels, pensões, couchsurfing, casas de amigos, campismo "selvagem", etc.
É possível, dentro do percurso/distância pretendidos ter um mínimo de condições minimas de pernoita a que estamos dispostos?


Bicicleta
A que temos é adequada? Temos várias? E qual a mais adequada?

Permite levar alforges?
O suporte para bagagem/alforges permite distribuir peso pela bicicleta e menos pelas costas, rins e cóxis(?) - o que se torna muito útil ao fim de uns km's.
Muito peso às costas pode dar origem a muitos problemas fisicos (hérnias, por exemplo).

O controle da bicicleta vai mudar:
- Peso demais à frente torna a direção mais pesada - menos ágil.
- Peso demais atrás vai colar a roda traseira ao chão.
- Muito peso nas costas também nos dificulta no controle do nosso corpo em cima da bicicleta.

Configurações:
Rígidas - Sem qualquer suspensão. São mais fiáveis e também mais desconfortáveis.

Semi-rigidas - Apenas suspensão frontal para conforto e nos ajudar com o controlo da bicicleta. As mais comuns.

Suspensão total - Ligeiramente mais pesadas que as semi-rigidas, mas também mais confortáveis. A fixação dos alforges pode ficar comprometida, limitando-nos a porta-alforges com fixação apenas no espigão de selim.

Materiais Quadros:
Alumínio, Escândio - Os mais comuns e a melhor relação preço/leveza (referência <400€ por aprox 1600gr em quadros rígidos), mas quanto mais leve mais rígido (desconfortável).

Aço, CromoMobdilênio - Mais pesados que os Alumínio (aprox 2200gr em quadros rígidos) mas mais confortáveis. Geralmente menos responsivos nas acelerações, mas absorvem melhor as vibrações e as pancadas.

Titânio - O metal mais nobre e que menos sofre com a fadiga, os mais desejados pela sua durabilidade/fiabilidade. Mais confortáveis que aço, peso semelhante ao alumínio. São também os quadros mais caros.

Fibra de Carbono - Geralmente são os quadros mais leves, utilizados em competição, mas a sua composição semelhante a plástico é a mais fácil de danificar com quedas ou impactos de objectos com arestas (pedras?). Dependendo da forma como o fabricante modele as telas de carbono, podem ser mais leves, pesados, rígidos na zona do pedaleiro, confortáveis nas escoras traseiras, etc. Em média são mais baratos que os titânio e mais caros que aluminio e aço.

Mistos - São configurações já pouco comuns, mas há fabricantes que combinam materiais diferentes (ex: triangulo principal em aluminio e escoras traseiras em carbono) para encontrar formas modelar o comportamento ou o preço dos quadros.

Dicas de um bikepacker, froids
A contrário do senso-comum, prefiro uma bike rigida para as travessias "comuns", tipo travessias mais no conceito do ciclo-turismo e/ou com menores troços de trialeiras e poucos trilhos com tecnicidade média/alta envolvidos. Travessias do genero Caminhos de Santiago, etc, em que a quantidade de trilhos mais exigentes que se encontra não superam os estradoes, caminhos de bom piso ou estradas asfaltadas.
Permitem maior capacidade de carga por nao se ter que lidar com SAGs de amortecedores e limitações de espaço por eles criados.
Menos sujeitas a problemas, especialmente nos pivots de rotação e por consequente mais fiáveis quando longe de casa.

Para travessias maioritariamente exigentes, quer pelo tipo de caminhos, quer pela tecnicidade dos mesmos, uma suspensão total pode ser uma boa aposta.
No entanto, podemos contar com menos capacidade de carga e ter em mente que a disposição da mesma está condicionada à geometria do quadro e esçaço utilizado pelo amortecedor. Mais peças móveis originando maior hipotese de avarias graves.

Na minha opinião, e de uma forma geral, bikes rígidas (HT), de aço ou titanio são a melhor escolha. Mas todos os outros materiais servem de igual maneira.
A opção de montar forqueta ou suspensao na frente também pode ser equacionado, optando pela primeira em travessias de ciclo-turismo. Eu pessoalmente prefiro com suspensao.


Pneus:
Não usar pneus velhos que possam comprometer a travessia.
Evitar pneus nunca testados e que não conhecemos o comportamento.

Pneus muito estreitos podem rolar melhor, mas teremos de usar pressões maiores, o que ao fim de muitos km’s pode ser uma causa de desconforto enquanto que pneus muito largos podem oferecer conforto e aderência extra, mas comprometem o rolar. O truque é um meio termo, dependendo do tipo de percurso predominante ou dependendo de fases cruciais da travessia.

Rasto a gosto conforme as necessidades:
- Tacos uniformes e muito juntos podem rolar melhor, mas podem comprometer a tração em situações de lama, onde o escoamento pode ser dificultado.
- Tacos separados podem comprometer o rolar, mas podem escoar melhor a lama.

Há muitos guias online e existem avaliação de pneus mediante comportamento nas páginas dos fabricantes.

Encontrem um equilibrio entre conforto, rolar e segurança nos pisos que vão percorrer.
O conforto é importante porque as pequenas vibrações cansam ao fim de algumas horas, o rolar é importante porque se vão cansar menos e a segurança é importante porque querem chegar ao fim do percurso.

Dicas de um bikepacker, froids
Pneus com laterais robustas que não rasguem com facilidade em trilhos mais exigentes (pedras, etc). Não têm que ser de arame, podem ser de kevlar, mas desde que as paredes nao sejam tipo folha de papel, normalmente conhecidos como "Light". Esse tipo de pneu é bom para a corrida de domingo ou para meter na balança. Para andar descansado longe de casa, optem por pneus "hardskin" ou semelhantes.
Tubeless, preferencialmente. Camaras com liquido caso o tubless nao seja possivel.


O que levar?

Sobrevivência
Documentos pessoais, dinheiro, cartão multibanco, cartão com contactos úteis.
Comida/hidratação até ao próximo ponto de abastecimento (se houver) e backup para mais um dia, se acharem conveniente:
- Hidratos de carbono
- Cereais
- Fruta / Frutos secos
- Isotónicos
- Açucar
Talheres compactos/faca
Recipiente para comer
Fogão compacto e tacho ou supermercados e/ou restaurantes?
Kit 1ºs socorros
Manta sobrevivência
apito para sinalização audível, preso na asa da mochila e ficar acessível
espelho para sinalização visual
Comprimidos para aliviar dores (aspirina, ben-u-ron) ou anti-inflamatórios
Seguro FPCUB ou semelhante?

Pernoitas
Saco cama caso soluções tipo acampamento - compacto, leve e de acordo com as temperaturas previstas para a noite
Esteira para o saco-cama. Pode representar gramas extra, mas vale pelo conforto e para nos proteger da descida de temperatura do solo durante a noite.

Tenda:
- Leve e compacta
- Minimamente adequada às condições climatéricas - neve é diferente de praia no verão
- Fácil de montar e transportar. Com possibilidade de dividir componentes entre alforges e mochila.

Uma esteira pode ser útil para adicionar conforto no saco cama (temperatura e piso), mas também pode ser peso/volume extra e desnecessário.

Cuidados pessoais
Pomadas assaduras
Pó de talco (assaduras, dias sem banho, gordura do cabelo)
Detergente “multifunções” para banho, roupa e loiça
Escova/Pasta de dentes
Protetor solar

Vestuário
Óculos para proteger do sol e de pedras, ramos, etc
Uma muda de roupa casual
Toalha para banho (ex: toalhas microfibras de natação por serem compactas)
Chinelos para banho caso se usem balneários
Vestuário extra para pedalar - 1 ou 2 dias:
- Mesmo que se lave a roupa ao final do dia, pode não estar seca no dia seguinte
- Podemos cair e rasgar umas calças, sempre temos backup

Ferramentas e afins
Chave tipo canivete suiço (sextavadas, chave philips, chave de fendas, etc)
Chave corrente
Elos de corrente e/ou links rápidos extra
Dropout
Cabos de mudanças e travões (caso sejam mecânicos)
Pastilhas/Calços de travão - Com o peso extra da bagagem, vão gastar muito mais.
Câmeras de ar / Remendos
Raios para rodas, caso a travessia seja prolongada e por zonas remotas
Cadeados para roda frente , trás e tenda
Fita-cola - nunca se sabe quando algo se parte ou é necessário fixar algo.
Abraçadeiras de plástico - fixar objectos ou alguma solução mecânica
Fio de nilon e agulha - pode dar jeito para coser algo.


Navegação/Comunicação
Bússola
Mapas
GPS com pilhas/bateria extra
Pen com tracks e software do GPS - backup
Telemóvel com saldo, carregador e powerbank

Registo
Bloco de notas e caneta/lápis
Máquina fotográfica (com possibilidade de filmar?) - uma máquina reflex pode fazer boas fotos em mais situações, mas representa no mínimo 500g extra e não a vamos querer estragar com uma queda. Sugiro uma action camera ou uma máquina compacta a pilhas.
Pilhas/Baterias, Cartões de memória extra.

Mochila
1º Ultimas coisas a ser usadas (Ex: saco cama)
2º Coisas pesadas para equilibrar o centro de massa da mochila
3º Restantes coisas e acesso rápido

Evitar peso além dos 5kg e levar apenas o essencial para terminar o percurso.
Evitar coisas que possam ser desnecessárias na mochila e alforges.

Levar objectos que não queremos molhar dentro de sacos do lixo na mochila e/ou alforges. Nunca se sabe quando chove ou caímos numa ribeira e há coisas que vamos mesmo querer manter secas (telemóvel, meias, saco-cama, etc.).
Máximo recomendado de 25L - Cabe muita coisa, se usados todos os pequenos espaços livres.
Uma mochila de campismo pode permitir um reservatório de água (tipo camelbak) e apertos no final das costas e no peito, deixando as alças dos ombros mais laças para poupar as costas.

Contactos
Podem adicionar contactos úteis às primeiras entradas visíveis no telemovel (Ex: AAA Mãe)
Contactos úteis:
- Bombeiros
- Alojamentos
- Pontos de passagem
- Pessoas que possam ser uteis nos locais ou "em casa"
- Etc

Informação a deixar aos que ficam
Track gps / mapas
Info de alojamentos, possíveis encontros e pontos de passagem
Dias/horas de passagem previstos por cada local

Dicas extra:
- Tentem lavar a roupa, evitando levar uma muda para cada dia (caso a travessia tenha mais de 2 ou 3 dias). Vão poupar em peso.
- Truques tipo cada pessoa leva uma peça da tenda e outra o camping gas, dividindo e levando apenas um peças que podem partilhar e que não precisam redundância (ex: cameras de ar)
- Enrolando um componente da tenda ao saco cama ou à roupa pode ajudar a poupar volume.
- Caso fiquem em sítios pagos para alojamento, confirmem antes se estão abertos, se os serviços disponibilizados se encontrem disponíveis para o momento em que vão lá estar e se é possível guardar as bicicicletas.

- Alimentem-se e hidratem-se sempre um um pouco antes de terem fome ou sede, assim o corpo não vai entrar em descompensação e é sempre melhor ir alimentando que recuperar de uma quebra.
- Curtam o percurso e façam nas calmas se levarem peso extra.







Venham os bitaites, criticas e afins :)

Abraço,
p.sanches
 
Last edited:

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Mais completo que isto é difícil!!!

Acho que este guia é uma "ferramenta" essencial para quem procura uma verdadeira aventura.

Um abraço

ny12xx
 

huppy

Member
Alterem os tracks para acabarem sempre no sitio onde vão dormir, não imaginam o quanto isto vos pode ajudar!
 

SoveskY

New Member
Acho que também é interessante levar fita cola (rasgões, coisas que se partam, etc) ou então um fio de nylon e uma agulha para coser alguma coisa que seja necessária. O pó de talco também é extremamente útil devido à sua versatilidade. Por exemplo para dias em que não haja possibilidade de tomar banho o pó de talco é muito útil por exemplo para evitar acumulação de gordura no cabelo, evitar assaduras, entre outras funções.

Para os que sofrem de dores de cabeça constantes é extremamente útil levar uns ben-u-rons ou similar, mas isso já estará dentro dos primeiros socorros.

Bom artigo :)
 

ignite

Member
Obrigado huppy e SoverskY.
As vossas sugestões foram adicionadas ao planear percurso, cuidados pessoais e ferramentas, respectivamente.
 

NC0sta

Member
Comapnheiro ignite,
isso sim é uma lista para umas travessias. Basta pegar no que lá escreveste e adaptar ás circunstancias de cada um.

Bom 2013 e boas pedaladas.
 

PEDROGT

New Member
Bom tópico, é a minha praia, o que realmente gosto. Durmo em tenda, campismo selvagem e tomo banho nos lugar mais invulgares. Vou sempre sozinho e cruzo-me quase sempre com outros cicloturistas tb sós. Só levo mapas. Como o que cozinho. Gosto muito e tenciono continuar. Único inconveniente é deixar os meus filhos e a minha mulher. Desafio a todos a experimenta.
Boas pedaladas, devagar e com paixão.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Excelente tópico, sem dúvida. Pela primera vez (para mim) temos agendada uma "brincadeira" destas (2 dias) para a próxima primavera que se avizinha. Estou mesmo ansioso, confesso. :)
 

Aseda Masao

New Member
Boas PEDROGT sera k podes compartilhar com a gente mais experiencias ou sites onde um gajo possa ter mais informação sobre a parte do pernoitar tipo em campismo selvagem, o comer e o tomar banho? Tou com ideias de fazer a rota vicentina ou a via algarviana mas o dinheiro ta curto e queria fazer da forma mais economica possivel!
 

edumad

Member
O carácter da viajem também informa bastante o tipo de preparação e equipamento a levar.
Podes fazer uma travessia por Portugal em ciclo-turismo muito relax, onde podes ir mais leve pois ligando vário pontos turísticos, coisas como mantimentos e mudas de roupa ficam simplificadas. Mas também podes fazer a mesma viagem mais em "aventura", em maior autonomia, em que tomar banho todos os dias é se passares por um ribeiro, a roupa usas a mm e dormes numa tenda.
Há sitios onde o carácter fica imposto, por mais ciclo-turistica que se queira fazer uma viagem daqui até à China, se fores a pedalar o caminho todo, tens de estar mais autónomo em preparação: vários mudas de roupa é impossivel, reserva de mantimentos é obrigatória, etc.
 

edumad

Member
O ignite fez uma boa lista de coisas em que pensar, agora cabe a cada enviar dicas para preencher a lista.

Por exemplo, terreno e distância. Podes querer evitar as estradas ao máximo, mas se forem longas distâncias, uma bicla em carbono toda equipada pode ser uma máquina espetacular mas pouco adequada se algo correr mal, ou pode simplesmente não permitir levar a carga requerida.
 

jnoiva

Member
Muito boa iniciativa do Ignite. Sou também um praticante ativo de travessias em semi-autonomia desde há muito.

Deixo aqui a ligação da última aventura que fiz. No blog tem algumas dicas de como preparamos as coisas e o que levamos.

INTRO

http://fugadovale.blogspot.pt/2013/09/introducao-depois-de-10-anos-ligar-os.html

RESUMO

http://fugadovale.blogspot.pt/2013/10/fuga-do-vale-2013-conquista-das-aldeias_15.html

Podem depois navegar nos diversos dias para ler e ver fotos.

Boas pedaladas!

antes_vau.jpg
 

froids

Active Member
Assim de repente, lembro-me de umas quantas coisas que levo sempre nas minhas aventuras e que não fiquei com ideia de ler na tua lista:

apito / espelho
manta de sobrevivencia

Mais importante que a tenda é a esteira. Por melhor que seja o saco-cama em que vamos dormir, se nao estivermos isolados do solo, vamos ter uma noite de mer"$%
Não só pela falta de conforto como pelo elevado arrefecimento a que o solo é sujeito mesmo durante os meses de verão (nao se esqueçam que o ar quente sobe).

Usem a ideia de que devem empacotar apenas aquilo que vão efectivamente precisar e não aquilo que podem eventualmente vir a precisar. Este conceito nao é facil de apreender de inicio, mas facilmente vos poupa muito peso extra.

Usem da ideia que uma peça de roupa, por exemplo, pode ter mais do que uma função. Pode servir para vestir, mas tambem pode servir de isolante para a parte das pernas se optarem por uma esteira de meio-corpo... Cada peça de equipamento que levarem pode servir mais do que uma função. Pensem no que levar com essa permissa em mente.

Em modo "bivaque" ou campismo selvagem, o banho pode ser em qualquer hora do dia e em qualquer lado. Vao andar horas sozinhos no meio dos montes. Se encontrarem um ribeiro nao podem lavar-se aí?! Porque levar champoo. O sabao branco serve para roupa e para o corpo e cabelo. Por 4 ou 5 dias ninguem morre! E aliás, lembram-se da permissa anterior?! ;)

Outra coisa importante...
Existem "n" formas de se fazer "viagens" de bike. Várias formas de encarar e sentir as grandes distancias.
Podemos fazer a tal "Transportugal" no relax, em cicloturismo, como podemos faze-la em formato "Race", correndo contra o tempo, como por exemplo a http://holylandmtbchallenge.com/ ou a http://tourdivide.org/
Estas sao so duas formas de encarar as viagens de bike como disse, mas há mais e todas elas com caracteristicas bem distintas no que refere à preparação da aventura e ao material a carregar...

Quando tiver mais tempinho hei-de preparar mais info e mais especifica e depois posto aqui.


Abraçorros!
:xau:
 

froids

Active Member
A minha praia são as grandes distancias, é disso que eu gosto!
Mas eu gosto mesmo, mesmo, mesmo, é do conceito do "self-supported" :D

Nos links que eu coloquei acima vão ler o "conceito" da aventura e percebem logo do que se trata! Completamente diferente de um "passeio" de cicloturismo ou mesmo btt por "etapas"...

Daí que o "preparar" mapas e percursos gpx e tal, terminar cada dia no sitio da pernoita, deixa de fazer sentido.

Para vos dar um exemplo:

Eu estou a preparar a minha travessia da GR22 - Grande Rota das Aldeias Historicas. Sao perto de 600kms que irei tentar completar em 5 dias ou menos. Para tal vou obrigatoriamente dormir ao relento, num sitio qualquer, na maioria das noites. E digo na maioria porque se um local que me permita pernoita coincidir com o final de um dos meus dias de pedal, excelente e tentarei aproveitar, mas nao levo nada marcado de antemao.
Basicamente porque nao sei quantos quilometros vou fazer por dia. Vou arrancar e pedalar ate ser hora de jantar, depois pedalar mais um pouco e dormir quando for hora de dormir, acordar e seguir novamente repetindo a rotina anterior.

O track para mim vai ser linear. Levo programadas as distancias que me permitem fazer o percurso no tempo que pretendo, por isso se fizer mais ou menos quilometros por dia, sei se estou ou nao dentro do meu tempo previsto...

A muda de roupa deixa de fazer sentido...

As baterias dos dispositivos electronicos ganham uma importancia acrescida.

A comida tem que ser bem racionada e tem que garantir os gastos caloricos do dia... para todos os dias da aventura. Eu so garanto os meus jantares e pequenos almoços. Os almoços costumo fazer "volantes" ou quando apanho algo aberto.

Se for verão, dispenso a tenda e levo apenas um toldito pequeno (tarp) ou mesmo apenas um saco de bivaque (bivy) para o saco cama e durmo "bajo las estrellas" :D

E essa experiencia, sim! Aconselho vivamente.
A tenda está para o campismo selvagem, como o preservativo para o sexo. Por melhor que seja, vai-se sempre sobrepor entre ti e a experiencia! :D

Abraçorros!
:xau:
 
D

DanielColunas

Guest
Eu sou novo no BTT (comecei há cerca de 1 mês) e agora mesmo acabei de me registar.
Vi com enorme curiosidade este tópico, mas só quero ter a certeza que ainda estamos a falar de bicicletas porque eu tenho dúvidas que o meu carro leve isso tudo xDDD
 

froids

Active Member
DanielColunas, ficarias surpreendido com a quantidade de coisas que esta malta consegue levar às costas e penduradas nas bikes ;)

Abraçorros e bem vindo!
:xau:
 
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